27 de maio de 2022

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 09: Sou Filho de Deus?

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam esta sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição:  Sou Filho de Deus?
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.

PLANO DE AULA
A AULA VAI COMEÇAR
Prof. Na aula desta semana seus alunos aprenderão a diferença entre ser uma pessoa que acredita em Deus e ser, de fato, filho de Deus. 
Há uma diferença clara entre aqueles que dizem acreditar na existência do Criador e aqueles que estão na presença do Senhor e já se tornaram seus filhos, mediante a fé em Jesus Cristo (cf. 2 Co 5.17).

Há muitas pessoas que pensam não haver diferença entre criaturas e filhos de Deus. 
Os que afirmam isso querem justificar o pensamento de que não é preciso praticar os ensinamentos da Bíblia ou mesmo frequentar uma igreja, haja vista que todos foram criados por Deus. No entanto, isso não é verdade, pois para ser filho de Deus a pessoa precisa acreditar que Jesus Cristo é o Unigênito Filho de Deus, e que todos os que assim creem tornam-se filhos de Deus por “adoção” (cf. Ef 1.5).

Ser adotado significa que apesar de sermos criados por Deus, à medida que cremos e obedecemos ao Evangelho, somos tornados por Deus seus filhos mediante a fé (cf. Rm 5.1). Significa que não merecíamos esta condição espiritual no Reino de Deus, mas Ele, por seu amor e misericórdia, manifestou a vontade de nos alcançar, salvar e nos transformar em seus filhos com direito a herança dos bens celestiais, principalmente, a habitar com Ele eternamente (cf. Ef 1.3-5).

Na lição desta semana, o primeiro tópico tem como título
“O que é Ser Filho de Deus?”. 
Este tópico tem como finalidade mostrar os requisitos que precisam ser preenchidos por uma pessoa que almeja torna-se filho(a) de Deus. A Palavra de Deus apresenta esses requisitos: precisa crer em Jesus (1 Jo 5.1), deve obedecer aos mandamentos de Cristo (1 Jo 5.2,3), deve vencer o mundo pela fé (1 Jo 5.4), ser pacificador (Mt 5.9). À medida que a pessoa crê em Jesus e pratica a sua Palavra, amadurece enquanto filho de Deus e apresenta o testemunho cristão como prova de que, realmente, acredita em Deus e, por isso, o Senhor o reconhece como filho legítimo (cf. Jo 1.12,13).

No tópico 2, cujo título é “Fomos Adotados”, tem como proposta apresentar o processo de adoção divino. 
A adoção caracteriza uma pessoa que não é filho biológico, mas ao ser adotado passa a ter os mesmos direitos e deveres dos filhos legítimos. Ser adotado não o desqualifica na condição de filho, afinal de contas, para Deus, não há acepção de pessoas. As maiores bênçãos que os filhos de Deus que foram adotados podem receber são a vida eterna e o Espírito Santo. A vida eterna porque diz respeito ao auge da comunhão com Deus. Não existe nada mais importante do que poder desfrutar a eternidade ao lado de nosso Senhor e Salvador Jesus (cf. 1 Jo 3.1-3). E o Espírito Santo é a promessa divina de que, cheios dEle, seríamos capazes de cumprir o chamado divino e alcançar muitas almas para o Reino Celestial (cf. Lc 24.46-49).

No tópico 3, que tem como título “Precisamos Ser Obedientes ao Pai”, o destaque é a importância de obedecer a Deus. 
Todo filho de Deus, lavado e remido no sangue de Jesus, deve entender que a obediência a Deus não é uma opção. Como filhos, temos o dever de obedecer ao Senhor testemunhando diante dos homens que o amamos e o honramos. O nosso testemunho confirma às pessoas que existe um Deus soberano e bondoso nos céus que nos permite chamá-lo de Pai (cf. Rm 8.15). Desfrutar desse privilégio é motivo de termos um coração grato a Ele.

👇
ATIVIDADE CRIATIVA
Para fixar os conhecimentos abordados na lição, recorte várias tiras de papel e escreva nelas algumas características daqueles que são filhos de Deus e daqueles que são considerados criaturas de Deus. 
Coloque as tiras numa sacola ou caixa e, em seguida, peça que cada aluno retire uma tira. Cada um por vez deverá ler, explicar a característica e dizer a quem pertencem: Se aos filhos de Deus ou às criaturas de Deus. Ao final, você pode fazer os apontamentos.

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções
.· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
 Cante: 

Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Fernandinho - Jesus Filho de Deus



EU TENHO A MARCA DA PROMESSA


Obedecer - Diante do Trono Crianças


Vamos Adorar A Deus & Eu Te Louvarei Senhor - Corinhos Evangélicos- Letra

Para ilustrar o tópico que trata da adoção, utilizem a dinâmica “Aba, Pai!”.
Dinâmica: Aba, Pai!
Objetivo: 
Refletir sobre a adoção proporcionada por Deus a humanidade, mediante a salvação em Jesus.

Material:
01 coração pequeno confeccionado de cartolina ou EVA

02 figuras de um contorno do corpo humano
Procedimento:
- Escrevam no quadro a palavra ADOÇÃO.
- Falem: Por meio da salvação em Cristo, fomos adotados por Deus. Isto aconteceu por causa do seu grande amor.

- Em seguida, leiam: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).

- Nesse momento, entreguem para os alunos um coração pequeno.

- Falem: Este coração representa o amor de Deus que nos alcançou quando cremos no sacrifício vicário de Cristo.

- Leiam, Jo 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”.

- Falem: Isto fez toda a diferença em nossa vida. No passado, quem éramos e hoje quem somos?

- Fixem um desenho do contorno do corpo humano no quadro e escrevam as características abaixo, referentes ao tempo passado, antes da salvação:

Criaturas

Servos do pecado

Escravos

Sem herança


Sem direito

Perdição eterna

Culpa do pecado

- Depois, fixem o outro desenho do contorno do corpo humano no quadro e escrevam as características abaixo, referentes ao tempo presente, com a salvação:

Filhos de Deus

Filhos de adoção por Jesus Cristo

Libertos do pecado

Família de Deus

Casa do Pai

Herdeiros de Deus

Coerdeiro de Cristo

Filiação eterna

Parecidos com o pai

Amados pelo pai

Direitos e deveres espirituais

- Para concluir, leiam:

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”(Romanos 8:14,15).

Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//Blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
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Tenham uma excelente e produtiva aula!






   
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Comentarista/ Renato Paúra, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.
 
Vídeo aula
O endereço e crédito na descrição do vídeo.


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O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!! 

Pré-Adolescentes 11 e 12 anos: Dinâmicas, Brincadeiras, Lições Bíblicas: Arquivo
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Lembre-Se...
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Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
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