5 de maio de 2022

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 06: Quem é Deus No Antigo Testamento?

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição:   Quem é Deus No Antigo Testamento?
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.

PLANO DE AULA
A AULA VAI COMEÇAR
SUBSIDIO PARA AJUDAR NO PREPARO DA AULA!
O Deus do Antigo Testamento é o mesmo do Novo Testamento?
Bobby Conway
“Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!” (Isaías 30.18)
Muitas pessoas assumem erroneamente que o Deus do Novo Testamento difere do Deus do Antigo Testamento. Eles o fazem porque acham que o Deus do Antigo Testamento é um rabugento temperamental e volátil, enquanto consideram o Deus do Novo Testamento como um doce pai sem regras, gracioso e glorificado. É assim que a Bíblia apresenta um embate entre os Deuses? O Deus benevolente total do Novo Testamento contra o Deus malevolente total do Antigo Testamento?
-A resposta resumida é “não”. Enquanto consigo ver como as pessoas chegam a tal conclusão com um olhar simples para as Escrituras, não consigo ver como a afirmação se mantém sob um olhar firme. Para o estudante neófito da Bíblia, é possível; para o estudioso honesto da Bíblia, inconcebível. Mesmo um recém devoto pode ver um retrato consistente do único verdadeiro Deus.

Mediante uma inspeção mais aproximada das Escrituras fica evidente que Deus é gracioso e justo e que ambas as qualidades estão descritas tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Admito que alguém talvez veja a evidência da graça de Deus mais distintamente no Novo Testamento, onde sua graça é cravada na cruz por meio da morte expiatória de Jesus, mas isso não significa que o Deus do Antigo Testamento era desprovido de graça.

Nem um pouco.
Vamos considerar um pouco da ampla evidência.

Desde o primeiro livro da Bíblia, a graça de Deus foi rapidamente aplicada com a finalidade de cobrir o primeiro pecado humano (Gênesis 3.21). Além disso, enquanto seguimos em nossa caminhada através do Antigo Testamento, a graça de Deus continua aparecendo. Por exemplo, tomemos os profetas. Esses chamados “profetas de juízo” também eram “mensageiros da graça”. Pense no seguinte. Deus não era obrigado a emitir um alerta para aqueles que estavam em rebelião aberta contra ele. Uma sirene. Um chamado de alerta. O próprio fato de serem alertados repetidamente é um verdadeiro sinal do amor de Deus e da vontade em derramar sua graça sobre o seu povo.

Além disso, sua graça não é limitada. Não, ela é sem limites. Sua graça possui tentáculos de amplo e longo alcance. Considere os ninivitas. O profeta Jonas sabia muito bem que Deus é gracioso, tanto que ele estava ressentido por isso. Ele inclusive fugiu de Deus tentando evitar ser o mensageiro dele. Após Deus ter derramado sua graça e misericórdia sobre os ninivitas, Jonas orou: “Senhor, não foi isso que eu disse quando ainda estava em casa? Foi por isso que me apressei em fugir para Társis. Eu sabia que tu és Deus misericordioso e compassivo, muito paciente, cheio de amor e que prometes castigar mas depois te arrependes” (Jonas 4.2).

Assim como a graça incondicional de Deus é vista no Antigo Testamento, assim também sua santa justiça está onipresente no Novo Testamento. Leia Romanos 1–3 e então tente dizer que “Deus não é justo!”. Ou considere a história em que Jesus purifica o templo (Marcos 11.15-17). Ali vemos a justa ira de Deus em carne e osso. Além disso, consideremos o quanto Jesus falou sobre juízo (Mateus 13.36-43,47-50; 25.41-46; Lucas 12.4-5; 16.19-31). É algo espetacular. E para cobrir tudo isso, simplesmente leiamos o livro de Apocalipse e veremos rapidamente que Deus é um Deus justo (Apocalipse 20.11-15).

Após uma inspeção mais detalhada, fica claro que a Bíblia não retrata um deus de duas cabeças, bipolar e que sofre de crise de identidade, nem o Novo Testamento insere um calço teológico entre eles para separar deuses. Antes, a Bíblia inteira nos apresenta um Deus multifacetado que é justo e gracioso.
-Publicado com permissão do ministério The One Minute Apologist (disponível em: <https://oneminuteapologist.com/blog/is-the-god-of-the-old-testament-the-same-god-of-the-new-testament/>)
Fonte copiada/disponivel em:https://www.chamada.com.br › mensagens › o_deus_do...


•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções
.· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

 Cante: 

Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
DEUS é bom / corinhos - Rony Silva


Quem É Deus Como Nosso Deus | DVD Esperança | Diante do Trono


A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM


Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Deus no Antigo Testamento
Objetivos:
Promover participação efetiva do aluno, utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem, utilizando um filme.
Enfatizar a ação de Deus na vida do povo de Israel.
Material:
01 filme sobre o povo de Israel(detalhes no procedimento)

Celular ou notebook dos alunos

01 quadro branco

01 marcador para quadro branco

Bíblia dos alunos

Procedimento:
Dias antes da aula:
- Utilizando o grupo de WhatsApp da turma, orientem os alunos para que eles assistam um filme sobre o povo de Israel.

Vocês devem escolher o filme no YouTube, assisti-lo antes de fazer a indicação para os alunos.

Depois, vocês enviam o link para o WhatsApp da turma.

Orientem os alunos para que observem no filme: a origem do povo de Israel, a libertação do povo cativo no Egito, os milagres, as alianças, as ordenanças, a obediência ou desobediência a Deus e suas consequências, cumprimento da promessa da terra prometida.

No dia aula:

- Iniciem falando que nesta aula vamos conhecer mais sobre Deus, especificamente no Antigo Testamento.

- Falem sobre os feitos divinos na criação e o Dilúvio.

- Em seguida, falem: Agora, vamos estudar sobre o que foi solicitado, para que vocês realizassem durante a semana, com relação ao filme que trata sobre a ação divina na vida do povo de Israel.

- Coloquem no quadro os pontos que vocês pediram para que os alunos observassem no filme.

Colocar um ponto de cada vez e pedir para que eles relatem sobre o item de forma objetiva.

Neste momento, para cada item analisado, é importante que os alunos estejam com a Bíblia aberta para ver onde está escrito e posteriormente lerem em seus lares.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//Blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!






Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Comentarista/ Renato Paúra, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.
 
Vídeo aula
O endereço na descrição dos vídeos.

Bíblia online
Bíblia sagrada online

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!! 


Pré-Adolescentes 11 e 12 anos: Dinâmicas, Brincadeiras, Lições Bíblicas: Arquivo

Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO


Lembre-Se...
você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário