25 de março de 2022

Aula Bíblica Jovens e adultos, Central Gospel – Lição 13: Relacionamento Pela Obediência

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição: Relacionamento Pela Obediência
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. Procure ser criativo na exposição da aula.

Palavra introdutória
Deus é o criador e o sustentador do universo: Ele chama as estrelas pelo nome (Is 40.26) e ainda conta os fios de cabelo da nossa cabeça (Mt 10.30). Não há sombra de dúvida: a grandeza e a autoridade absoluta de Deus sobre a terra e os céus, sobre os homens e os demais seres criados são inquestionáveis.
Nesta derradeira lição, estudaremos: A obediência devida a Deus; o significado de obedecer; o dever humano de obedecer
a Deus; os perigos e as desvantagens que há em não obedecer
a Deus e as recompensas que há em obedecer ao Senhor.

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
  Gênesis 12.1-5
1- Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2- E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.
3- E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
4- Assim, partiu Abrão, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã.
5- E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram a terra de Canaã.


TEXTO AUREO
  
Atos 5.29
Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. 


LEITURA DIÁRIA
2ª feira - Deuteronômio 13.4
A obediência faz muitas exigências

3ª feira Gênesis 22.18
Há recompensa para quem obedece

4ª feira - Hebreus 11.8
Obediência é ato de fé

5ª feira 1 Samuel 15.22
E melhor obedecer do que cultuar

6ª feira Romanos 5.19
A obediência tem um pai

Sábado - Filipenses 2.22
A obediência impõe respeito


1. O QUE SIGNIFICA OBEDECER
Deus é soberano; não há nada e ninguém, em todo o universo, que possa competir com a autoridade divina. Obedece-lo, portanto, não é uma opção, mas uma obrigação (Dt 13.4).
A Bíblia dá inúmeros exemplos de pessoas que obedeceram a Deus; dentre elas destaca-se Abraão, um grande ícone veterotestamentário.


1.1. A obediência de Abrão
Abrão não conhecia o Deus verdadeiro, até que um dia foi surpreendido com a Sua voz, que lhe ordenou deixar a sua terra, parentela e a casa de seu pai para seguir rumo a um destino totalmente desconhecido (Gn 12.1). Haveria uma grande recompensa por aquele ato de obediência: o Senhor faria dele uma grande nação, abençoá-lo-1a, engrandeceria o seu nome e faria dele uma bênção. Além disso,
amaldiçoaria quem o amaldiçoasse e o usaria para abençoar todas as famílias da terra (Gn 12.2,3).
*  Pessoas que deram exemplo de obediência: Noé (Gn 6.22); Calebe (Nm 32.12); Elias (1 Rs 17.5); Ezequias (2 Rs 18.6); Josias (2 Rs 22.2); Davi (Sl 119.106); Zorobabel (Ag 1.12); José (Mt 1.24); Zacarias (Lc 1.6); Paulo (At 26.19); Jesus e muitos outros.


1.2. A obediência tem relação direta com a fé
Abrão, confiando inteiramente no Senhor, saiu rumo ao desconhecido. 
Ele estava esperançoso de ver as promessas de Deus cumprirem-se em sua vida. No interregno da viagem, no entanto, Abrão passou por alguns percalços; mas, mesmo assim, seguiu em frente.
Aliada à obediência, estava a sua fé (Hb 11.8). Ambas as virtudes estavam tão entrelaçadas em Abrão, que ele chegou a oferecer Isaque em oferta quando Deus pediu que ele sacrificasse o seu unigênito (Hb 11.17). Devido à sua coragem, Abraão e chamado de nosso "pai na fé" (Rm 4.12, 16).


2. JESUS, EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA
Em Adão e Jesus, temos os extremos entre a desobediência e a obediência. A desobediência entrou no mundo por Adão, o que fez dele o representante da desobediência, enquanto Jesus tornou-se o representante da obediência (Rm 5.19).


2.1. Jesus, uma vida de obediência

Jesus, o último Adão, trouxe consigo a obediência que faltou ao primeiro Adão. Da infância até o final de Sua vida na Terra, o Senhor deu exemplo de obediência: Ele estava sujeito aos Seus pais terrenos (Lc 2.51) e também ao Pai celestial (Lc 2.49); foi obediente a Deus na Sua encarnação (Fp 2.7,8); no batismo (Mt 3.15); na tentação (Mt 4.1-11); no Getsêmani (Mt 26.39) e seguiu em obediência até a morte (Fp 2.8).


2.2. O preço da obediência

A Obediência de Jesus ao Pai não foi apenas uma escolha, mas um caminho espinhoso que Ele teve de seguir. Seu compromisso de obediência tinha de ser exemplar em todos os sentidos, a fim de que os Seus discípulos aprendessem com Ele (Hb 5.8). Sua obediência servil, todavia, resultou em Sua exaltação; de obediente Jesus passou a obedecido (Hb 5.9). Obediência a Deus impõe um preço muito alto a se pagar


3. A OBEDIÊNCIA À PALAVRA
Deus jamais deixou o homem sem uma clara revelação dos Seus propósitos. Quando ainda não havia a Palavra escrita, Ele revelava-se pela consciência - isso aconteceu até os dias dos patriarcas, culminando na formação do Seu povo, os hebreus, na saída do Egito. A partir de então, o Senhor passou a revelar-se de modo mais explicito, enviando a Sua Palavra e as Suas leis, por intermédio de Moisés.
A Palavra de Deus é um contrato a ser seguido e obedecido na relação do homem com o Eterno. A reivindicação de obediência à Palavra não aceita exceção. Quebrar uma regra implica transgressão, e para a transgressão há punição.


3.1. Obediência às leis divinas

No passado, Deus criou um código legal para o Seu povo. Para que Suas promessas se cumprissem, era necessário que as leis desse código fossem acatadas (Êx 19.5). O povo hebreu comprometeu-se em obedecer à Palavra do Senhor mais de uma vez (Êx 19.8; 24.7). A lei mosaica continha punições severas para a quebra de alguns dos seus artigos. Algumas transgressões eram altamente ofensivas, culminando na morte do transgressor; por isso, desobedecer era um risco muito alto, que a maioria não
queria correr. Mesmo assim, havia muitos que a desobedeciam.


3.2. Os ritos sagrados não substituem a obediência

Muitos ofertantes se escondiam atrás dos seus sacrifícios, enquanto mantinham vivos, no coração, os seus pecados. Tudo não passava de mera religiosidade.


3.2.1. Saul e os amalequitas
Saul perdeu a oportunidade única que Deus lhe dera de extinguir completamente os amalequitas. Saul, na realidade, exterminou aquele povo, mas preservou o rei Agague e o seu gado. O profeta Samuel cobrou dele a ação incompleta, mas Saul tentou justificar-se, alegando que aqueles animais ser viriam para os sacrifícios a Deus. Por causa disso, o Senhor aborreceu-se com Saul e decretou o fim do seu reinado (1 Sm 15.26).
Quanto aos sacrifícios, Deus deixou claro que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros (1 Sm 15.22). Em outras palavras, significa dizer que de nada nos adianta cultuá-lo, se não obedecermos a Sua Palavra!


3.3. A Bíblia é o livro da obediência
As recomendações bíblicas para a obediência são amplas.
Ela adverte:

Os filhos a obedecerem aos seus pais (Ef 6.1);
os servos a obedecerem aos seus senhores (Cl 3.22; Ef 6.5-7);
os crentes a obedecerem as autoridades constituídas (Rm 13.1-7; Mt 22.21); os crentes a obedecerem às autoridades eclesiásticas, a começar da própria igreja (Mt 18.17);
os crentes a obedecerem aos seus pastores (Hb 13.17);
os anjos do céu a serem submissos a Deus, prestando-lhe obediência (Sl 103.20).


3.4. Obediência e fé
A sociedade humana é regida por leis e todos sabem que têm obrigações para com elas. A quebra das leis pode resultar em sanções perigosas e até em condenação de morte nos países em que a pena capital é uma realidade. Por que, então, ainda hoje muitos não tributam à Palavra de Deus o respeito que lhe é devido? Por que muitos não temem quebrar regras divinas? Quem obedece a Deus, o faz por fé; por isso a Bíblia relaciona a fé diretamente à obediência: E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé (At 6.7).
A fé, em alguns contextos, deixa de ser o meio para se chegar a Deus, sendo usada como uma metáfora para autoidentificação, ora com o evangelho, ora com a Palavra e ora com a própria causa do Reino: Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome (Rm 1.5).


CONCLUSÃO
Para nos relacionarmos com Deus, precisamos estar atentos às Suas ordens, a tempo e fora de tempo, sem questionar Suas decisões soberanas. Quanto a isso, Paulo nos adverte:
De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor (Fp 2.12).


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Segundo as palavras do profeta Samuel, o que é melhor do que sacrificar a Deus?
Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 65 - Central Gospel.


 


Adultos: Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus
 

Um comentário:

  1. Tenho que orar mais pedindo a Deus que me ensina a obedecer muito mais. Melhor obedecer do que sacrificar.
    Ótimo estudo.

    ResponderExcluir