25 de março de 2022

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 13: A apostasia , dos últimos dias

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👉 Apresentem o título da lição: A apostasia , dos últimos dias
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. Procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
Prof. Segundo as Escrituras, a apostasia é um pecado contra a fé cristã e, ao contrário do que alguns pensam, está presente nos dias atuais não apenas como um sinal da vinda de Cristo, mas como uma atividade maligna contra a Igreja do Senhor. Ore a Deus para que seus alunos não se desviem, seguindo a doutrinas de demônios e apartando-se da genuína fé cristã. Oriente-os para que tenham cuidado com as antigas e novas heresias que contrariam a Palavra de Deus.
👉   As epístolas de Paulo a Timóteo foram escritas aproximadamente entre 61 a 65 d.C. 
Embora o Doutor dos Gentios tenha escrito a primeira, provavelmente na Macedônia, e a segunda em Roma, ambas tratam do mesmo tema: A apostasia dos últimos tempos (1 Tm 4.1-5; 2 Tm 3.1-9). Timóteo era um jovem pastor que dirigia a igreja de Éfeso na província da Ásia. Naquela época, não somente Éfeso, mas outras seis cidades da mesma província, estavam sendo assoladas por diversas heresias (Ap 2.6-20) relacionadas principalmente à idolatria, ao materialismo, ao profetismo e à imoralidade. Daí, a necessária e urgente admoestação dos apóstolos: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas… que nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé” (Ap 2.7a; 1 Tm 4.1a). Esta advertência não é apenas histórica, mas profética.
👉  Paulo dizia que, depois de sua partida, lobos ferozes se infiltrariam no meio do rebanho para o destruir, conforme descrito em Atos 20.29-31. 
Observamos uma preocupação e, ao mesmo tempo, uma advertência quanto a sagacidade dos falsos profetas e mestres. Tendo em vista a preservação da fé, os lideres deviam estar em constante vigilância, como os pastores que ficavam acordados à noite toda para zelar por seu rebanho contra os lobos que o rondavam. A expressão "lobos ferozes", nos mostra a condição dos falsos mestres, que vivem à espreita para saciar seus desejos. Eles estão mais preocupados
com suas ambições do que com a necessidade do rebanho, gostam de atrair pessoas com suas falácias e buscam resultados rápidos sem qualquer sacrifício. A outra expressão a ressaltar é que estes falsos mestres "falarão coisas perversas", isto está relacionado às fábulas judaicas, às noções gnósticas com suas emanações divinas como as hierarquias angelicais e o legalismo dos judaizantes, cujas interpretações são combatidas por Paulo e João.
  
Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
BUSCAI PRIMEIRO / CORINHOS




Marca de Cristo - Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul


Vanilda Bordieri | Dependemos de Deus


É Hora de Vencer Cassiane


Aline Barros - Recomeçar
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!

TEXTO DE REFERÊNCIA:
1 Timóteo 4.1-6


VERSÍCULO DO DIA
2Timóteo 4.3
Virá o tempo em que não sofrerão a sã doutrina, mas tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores, conforme as suas próprias concupiscências.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
* Conceituar a palavra apostasia;
* Enumerar os aspectos da apostasia;
* Compreender que é possível vencer o espírito da apostasia.


VERDADE APLICADA
A apostasia é sinal da iminente vinda de Cristo.


🙏
MOMENTO DE ORAÇÃO
Oremos para que Deus nos dê graça e força para vencer os tempos trabalhosos.


LEITURA SEMANAL
Seg 2Ts 2.3-4
Cuidado com a apostasia.

Ter Hb 2
Atentando com diligência para a Palavra

Qua 2Tm 3.1
Os últimos dias serão trabalhosos.

Oui Jo 2.18-19
A última hora e os anticristos.

Sex At 20.29
Lobos vorazes se infiltrarão na igreja.

Sab 2Co 2.17
Cuidado com os mercenários da Palavra de Deus.


INTRODUÇÃO
A Palavra de Deus faz recomendações acerca da apostasia dos últimos dias. Cabe a nós nos preparar e nos orientar conforme a Palavra de Deus para que não venhamos ser presas fáceis de lobos vestidos de ovelha.


🔑
PONTO-CHAVE
O conhecimento de Deus e uma vida de oração nos darão vitória ante a apostasia.


Bíblia online
Bíblia sagrada online



1 - O QUE SIGNIFICA APOSTASIA?
A expressão "apostasia traz a ideia de renegar algo; na maioria das vezes, traz o sentido de renunciar as crenças de uma determinada religião ou abandonar a fé. O termo latim "apostasía", significa abandono de um partido.


1.1. Apostasia doutrinária

Paulo é enfático ao dizer a respeito da apostasia doutrinária. 
O texto diz que alguns apostatarão da fé, porque seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios (1Tm 4.1). Essas doutrinas de demônios são disseminadas por falsos mestres que estão a serviço de Satanás, e infiltrados no meio do rebanho para distorcer a verdade de Deus. Que Deus nos dê discernimento espiritual para que venhamos combater estes falsos mestres. Na visão de Judas, estes homens se assemelham a nuvens sem água que são levados pelo vento e árvores sem raiz e infrutíferas (Jd 12). A Bíblia diz que temos a unção do Santo e sabemos tudo porque conhecemos a verdade (1Jo 2.20).


1.2. Apostasia moral

A apostasia moral se caracteriza pelo abandono de uma vida de santificação e pelo retorno às práticas da natureza pecaminosa. Infelizmente, existem pessoas que, após experimentar uma comunhão com Deus, caem e passam a viver uma vida sob o domínio da carne, evidenciando assim as obras da carne. Na extensa lista que Paulo enumera para Timóteo (2Tm 3.1-5), percebemos uma semelhança com as obras da carne listadas pelo Apóstolo ao escrever sua carta aos irmãos da região da Galácia (Gl 5.19-21). Algumas das características do desvio moral são: avareza, soberba, amizade aos deleites, e não ser
amigo de Deus. Urge à igreja viver em santificação!

REFLETINDO
A apostasia dos últimos tempos nos mostra o quanto precisamos estar alertas, pois a volta de Cristo se aproxima". Pr. Davi Nacif


2 - OS ÚLTIMOS DIAS SERÃO TEMPOS TRABALHOSOS

Paulo é claro ao afirmar que viveremos tempos trabalhosos (2Tm 3.1), durante os quais o grande desafio da igreja é permanecer fiel a Deus. A expressão tempos trabalhosos vem do termo grego "chale-
pos, que significa difícil. Fica explícito que, neste tempo, os homens não terão padrão moral e eles fugirão da verdade.


2.1. Uma sociedade entregue ao pecado
Pelas características dos homens e suas ações, percebemos que neste tempo as pessoas viverão a libertinagem e serão dominados pelo hedonismo. Conforme diz o texto, os homens serão amantes de si mesmos, vivendo uma vida sem pensar nos outros, ou seja, o egoísmo será manifesto em sua plenitude. Outra característica desta época é a avareza: as pessoas farão tudo para obter lucro. Este é o retrato de uma sociedade sem Deus e que vive à mercê de seus deleites. Em tempos de grande convulsão, necessário é olhar para cima, porque a nossa redenção está próxima (Lc 21.28).


2.2. Desviarão seus ouvidos da verdade
Paulo salienta a Timóteo que chegaria um tempo em que as pessoas não aguentariam ouvir a verdade, pois teriam comichão nos ouvidos e, como consequência, estabeleceriam líderes que apoiassem seu estilo de vida (2Tm 4.3-4). Infelizmente, não são poucas as pessoas que andam atrás de novidades, inovações e modismos que atendam as expectativas de sua maneira de viver. Percebemos o esforço de alguns lideres tentando ajustar o Evangelho às pessoas; quando, na realidade, as pessoas é que necessitam ajustar a sua vida ao Evangelho. A recomendação bíblica é que Jesus vem buscar um povo especial, zeloso e de boas obras (Tt 2.14).


3 - COMBATENDO O ESPÍRITO DA APOSTASIA
E inevitável que ocorram os levantes e venham os ventos de doutrina. A igreja primitiva sofreu tenazmente com as muitas heresias e perseguições, mas a obra seguiu adiante, pois a igreja perseverava
na doutrina dos Apóstolos, na oração e na comunhão (At 2.42-43)


3.1. Permanecendo na verdade
Diante do quadro de degradação moral e doutrinária que viria sobre o mundo, Paulo aconselha Timóteo a permanecer naquilo que aprendeu. A Escritura, é proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça (2Tm 3.16). Como amantes da verdade, não nos é lícito correr atrás do que dá certo ou daquilo que o povo quer ouvir, mas precisamos estar fundamentados no verdadeiro Evangelho, que é o poder de Deus na transformação da sociedade. Não podemos nos curvar diante das conveniências dos falsos ensinamentos. Evangelho é mudança de vida e renúncia.


3.2. Seja sóbrio e cumpra o seu ministério
O último conselho de Paulo está registrado em 2Timóteo 4.5: "Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério'" Diante de tanta conturbação, o obreiro precisa se conservar equilibrado, fazendo sempre o uso da temperança e não permitir que seu ministério seja interrompido por distrações. Os tempos podem ser trabalhosos, mas precisamos avançar. Jesus deixou claro que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja (Mt 16.18). O Deus que confiou a nós tamanha responsabilidade é fiel para nos fortalecer todos os dias; capacitando-nos a batalhar pela fé no cumprimento da carreira. Paulo teve a honra de dizer: "Combati o bom combati, acabei a carreira e guardei a fé (2Tm 4.7).


CONCLUSÃO
Não podemos perder tempo com falsos mestres e suas inovações, o Evangelho de Cristo possui tudo o que o ser humano precisa para vencer essa jornada e alcançar os Céus.
Vivemos dias de grande degradação, tempo em que a corrupção impera, quando várias igrejas estão descompromissadas com a Verdade.
Fonte/Conectar+ 1 trimestre 2022
Revista Betel Dominical Jovens Conectar+ 1 trimestre 2022
Comentarista: César Pereira Roza de Melo.

  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição do vídeo:
 



Utilizem a:
Dinâmica: Vida Frutífera
Objetivo:
Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e moral.
Alertar sobre a apostasia e a infidelidade a Deus.

Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno

Procedimento:
- Distribuam a metade da folha de papel ofício para cada aluno.
- Orientem para que eles desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do lado direito).
- Agora, solicitem que eles façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em que ou em quem está alicerçado.
Está firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte quer derrubá-la? É bom ter cuidado com a apostasia e com os falsos mestres.
No solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como este solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?
- Para concluir, falem: Temos plantando boas sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus? Não façamos como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou Deus, com apostasia, infidelidade a Deus.Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo/blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com


Para concluir, leiam o texto “Plantando boas sementes.
Texto de Reflexão
Plantando Boas Sementes
“Como principiante no jardim, logo aprendi que um terreno não cultivado era impróprio para a plantação de sementes e para o crescimento. Mas quando plantei boas sementes numa terra bem preparada, o sol e a chuva fizeram a sua parte, até que veio a colheita.
Um terreno bem preparado, as sementes certas e a bênção de Deus são essenciais para a produção de frutos, não somente num jardim, mas também na vida cristã.
O profeta de Deus, Oseias, pregou este princípio ao povo de Israel. Eles haviam semeado sementes de maldade e confiavam nos seus próprios caminhos, em vez de confiar em Deus. Então eles comeram os frutos amargos de mentiras, especialmente a mentira de que a sua própria de que sua segurança e sucesso vinham da sua própria força militar(Oseias 10.13).
Oseias rogou a Israel para seguirem a Deus – deixaram o terreno endurecido dos seus corações e “buscar ao Senhor”. Se eles semeassem justiça, iriam colher a misericórdia do Senhor e Ele faria chover bênçãos sobre eles.
Está o solo do seu coração resistindo a Deus e à Sua Palavra, em vez de ser receptivo(a)? Está você confiando na sua própria maneira de viver em vez de confiar em Deus? Então é tempo de buscar o Senhor em sincero arrependimento, semear atos e atitudes certas na sua vida e crescer espiritualmente. Acima de tudo, dependa do poder de Deus e não do seu próprio para que sua vida seja frutífera.
Fonte: Nosso Pão Diário.




Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. João 4:35
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2.15.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário