4 de março de 2022

Aula Bíblica Jovens e adultos, Central Gospel – Lição 10: O relacionamento de Enoque com Deus

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição: O relacionamento de Enoque com Deus
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. Procure ser criativo na exposição da aula.

Nesta lição, meditaremos no que a Bíblia tem a dizer sobre Enoque, um homem cujo relacionamento com Deus foi tão íntimo, estreito e profundo, que, um dia, ele foi tirado da Terra para viver com Ele no céu.

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Gênesis 5.18-24
18- E viveu Jarede cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque.

19- E viveu Jarede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos e gerou filhos e filhas.

20- E foram todos os dias de Jarede novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.

21 - E viveu Enoque sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém.

22- E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas.

23- E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.

24- E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.

Hebreus 11.5
5- Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus.


TEXTO ÁUREO
  
Amós 3.3
Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? 


LEITURA DIÁRIA
2ª feira - João 3.5
É necessário nascer de novo
3ª feira - João 4.24
Deus é Espírito
4ª feira - 1 Coríntios 2.11
Somente o espiritual entende
5ª feira Gênesis 4.26
O início da vida piedosa
6ª feira Romanos 9.20
Deus é inquestionável
Sábado 1 Tessalonicenses 4.17
Um dia seremos absorvidos pelo Senhor


1. PARA ANDAR COM DEUS, É PRECISO NASCER DE NOVO
Nos dias de Enoque, não se falava em regeneração ou em conversão. O modo como Deus lidava com os seres humanos era diferente, mas fica claro que algumas pessoas se interessavam por Deus, enquanto outras não.

Enoque viveu, em um passado remoto, a mesma experiência que a Igreja viverá no futuro, segundo a promessa feita pelo Senhor Jesus. Enoque tipifica a esperança gloriosa da Igreja, que é morar no céu (Jo 14.2,3).


1.1. O ingresso na vida espiritual a partir da nova aliança
Os principais termos usados na Palavra de Deus para fazer referência ao ingresso na vida espiritual são: conversão e regeneração.

A conversão está ligada ao arrependimento, e arrependimento implica renunciar o caminho do pecado, para percorrer o caminho da salvação.
A regeneração tem a ver com o novo nascimento (Jo 3), no qual a pessoa morre para a velha vida de pecado e ressurge como nova criatura em Cristo Jesus (2 Co 5.17).


1.1.1. Reflexões necessárias sobre o novo nascimento
Alguns aspectos estão contemplados no ingresso à vida espiritual: além do aspecto jurídico, que se dá pela justificação (Rm 5.1), do aspecto moral, que se dá pela santificação (1 Co 6.10,11), está presente também o aspecto regenerativo, que se dá pelo novo nascimento, no qual a pessoa recebe uma natureza espiritual (Jo 3.3,5).
Há de se destacar, neste ponto, alguns pressupostos do relacionamento com Deus:

Relacionar-se com Deus não e um processo automático.
Ouvir falar de Deus não faz de nós um Seu seguidor.
Ninguém jamais se relacionará com Deus a não ser pelo Espírito, porque Deus é Espírito (Jo 4.24).


1.2. A crise da conversão
Conversão é uma crise porque implica mudança total e radical de vida. A conversão dá início ao relacionamento do homem com Deus.
Como exemplos de pessoas que enfrentaram uma crise de conversão, citamos: Pedro, Tiago e João (Lc 5.11); e Saulo (At 9.3-6,17,18).


2. PARA ANDAR COM DEUS, É PRECISO CONCORDAR COM ELE
2.1. Não basta crer em Deus
E comum pessoas declararem que acreditam em Deus; isso, porém, não é suficiente. Por mais que essas pessoas expressem sinais de religiosidade, grande parte delas não vive a vida nos termos de Deus. Muitos não aceitam a Bíblia como regra de fé e prática; não conhecem a Deus nem mesmo preocupam-se em saber como agradá-lo.


2.2. Discordar de Deus é rebelar-se contra Ele
Não é pouco o número de pessoas que se rebela contra Deus, devido aos acontecimentos injustos que a vida apresenta. Mas, pode a criatura indagar a Deus sobre coisas que parecem estar fora do lugar (Rm 9.20)? Quem provocou desarranjo na natureza foi o homem (Gn 3.18; Rm 8.20,22).


2.3. Ninguém pode questionar a soberania de Deus
É muito fácil concordar com o Senhor quando tudo vai bem, mas, quando surgem lutas no caminho e coisas ruins nos sobrevêm, como reagimos? Há crentes pacientes, com convicções inabaláveis. Mas, nem todos agem assim. Concordar com Deus significa não questionar a Sua soberania. Deus não precisa dar conta dos Seus atos a ninguém (Rm 9.20).


2.4. Os pensamentos de Deus são inatingíveis
Há situações, cujo significado não pode ser compreendido no momento em que nos acontecem. Algumas delas serão entendidas em um futuro próximo; outras, no entanto, só serão apreendidas na eternidade. Fato é que não absorveremos, intelectivamente, tudo o que nos sucederá durante a nossa caminhada com Deus, neste tempo. Quem vive por fé, confia e segue em frente (Rm 11.34)!
Concordar com Deus significa crer na Sua Palavra e andar com temor e tremor diante dele. Deus é um fogo consumidor (Hb 12.29); rigoroso nos Seus juízos, mas também misericordioso para com todos os que o invocam (Sl 34.8; Sl 103.8).


3. ENQUE, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO
3.1. Para agradar a Deus é preciso ter uma vida de fé
Hebreus 11.6 referenda o versículo anterior, que fala exatamente de Enoque. Ele foi trasladado, porque era homem de fé. Deus tem prazer naqueles que nele confiam; afinal, Ele é digno de confiança!


3.2. Para agradar a Deus não se pode viver na carne
O plano da vida espiritual consiste em mortificara carne. Paulo trabalha bem essa dualidade entre o viver na carne e o viver no Espírito em sua carta aos Romanos (Rm 8.1-14). Na carta aos Gálatas, o apóstolo declara que viver na carne implica dar vazão ao pecado (Gl 5.19-21).


3.3. Para agradar a Deus é preciso ser ofertante

Paulo agradece ao irmão Epafras por ter trazido oferta dos irmãos de Filipos para ele, quando estava em prisão. O apóstolo reconhece que ser ofertante é algo que também agrada a Deus (Fp 4.18).


CONCLUSÃO
A vida de Enoque é uma lição completa do que significa relacionar-se com Deus. Esse relacionamento teve um começo e, aparentemente, nunca foi interrompido. Enoque sempre concordou com Deus, por entender que Ele sabe tudo e que Jamais erra, e viveu uma vida de fé. Como resultado, Deus tirou-o da Terra e levou-o para si. Vale ou não vale a pena relacionarmo-nos com Deus?


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Por que Enoque foi trasladado para o céu?
Fonte: Revista Lições da Palavra de Deus n° 65 - Central Gospel

 
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:



Adultos: Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário