


Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.


__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.



Livros da Lei (Pentateuco):
- Gênesis,
- Êxodo,
- Levítico,
- Números e
- Deuteronômio.
Livros Históricos:
- Josué,
- Juízes,
- Rute,
- 1 e 2 Samuel,
- 1 e 2 Reis,
- 1 e 2 Crônicas,
- Esdras,
- Neemias e
- Ester.
LIVROS POÉTICOS:
- Jó,
- Salmos,
- Provérbios,
- Eclesiastes e
- Cânticos dos Cânticos de Salomão.
Livros Proféticos:
Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
Essa categoria geralmente é subdividida em cinco profetas maiores (de Isaías a Daniel) e doze profetas menores (de Obadias a Malaquias).
Esses trinta e nove livros são os mesmos encontrados no Cânon hebraico. Mas na Bíblia hebraica esses escritos possuem uma organização diferente, e se concentram em três categorias principais:
- A Lei: os cinco livros de Moisés (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio).
- Os Profetas: essa categoria possui duas subdivisões, os Primeiros Profetas (Josué, Juízes, Samuel e Reis) e os Profetas Posteriores (Isaías, Jeremias, Ezequiel e os Doze Profetas Menores).
- Os Escritos: essa categoria também é composta por três subdivisões. A primeira subdivisão compreende os Livros Poéticos (Salmos, Provérbios, Jó).
A segunda subdivisão é chamada de Cinco Rolos (Cânticos dos Cânticos, Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester).
Por fim, a terceira subdivisão é formada pelos Livros Históricos (Daniel, Esdras-Neemias e Crônicas).
A contagem de livros do Cânon hebraico geralmente resulta num total de 24 livros — pelo menos na contagem mais comum.
Isso não quer dizer que a Bíblia hebraica contém menos livros que o Antigo Testamento da Bíblia cristã.
O conteúdo é exatamente o mesmo, a diferença no número de livros ocorre simplesmente pela forma como eles estão organizados.
Por exemplo: os livros dos doze profetas menores são considerados apenas um único livro na Bíblia hebraica; assim como os livros de Esdras e Neemias.
Além disso, alguns livros não são divididos em dois volumes como no Antigo Testamento da Bíblia cristã (Samuel, Reis e Crônicas).
A organização do Antigo Testamento presente na Bíblia cristã deriva da Septuaginta, que é a tradução grega da Bíblia hebraica.
A formação do Cânon do Antigo Testamento
A lista de livros do Antigo Testamento muitas vezes leva ao seguinte questionamento: Como foi decidido que um determinado livro devia ser reconhecido como Palavra de Deus? A resposta diz respeito à formação do Cânon do Antigo Testamento.
Primeiro, a palavra “cânon” deriva de uma palavra grega que basicamente indica uma vara reta de medir, ou seja, de forma simples podemos dizer que o “cânon” é uma régua.
Com o tempo, essa palavra passou a ser aplicada para indicar a relação de livros considerados sagrados por terem sido inspirados por Deus e que, portanto, regulamentam a fé e a conduta cristã.
Não é nada fácil estudar a formação do Cânon do Antigo Testamento, porque isso aconteceu há muito tempo. Mas de forma resumida, parece que quando finalmente os livros do Antigo Testamento começaram a ser escritos, esses livros foram sendo naturalmente recebidos pela comunidade da aliança como a genuína Palavra de Deus.
Então antes mesmo de o Cânon do Antigo Testamento ser fechado, os livros que já tinham sido escritos anteriormente já eram considerados sagrados pelos israelitas.
Por exemplo: no tempo dos juízes de Israel, a Escritura do Pentateuco já era recebida como a Palavra de Deus; bem como no tempo dos profetas os escritos anteriores também já eram aceitos.
Isso indica que os livros do Cânon do Antigo Testamento sempre possuíram um caráter auto identificador.
Da mesma forma como o Espírito Santo inspirou a Escritura, Ele também operou nos corações do povo de Deus para que a Escritura fosse reconhecida como a autoridade legitima sob a qual os crentes devem se submeter.
Então ao longo do tempo, os escritos individuais foram sendo agrupados numa coleção. Mas apesar de posteriormente alguns concílios terem sido organizados como o objetivo de tratar da questão da canonicidade dos escritos do Antigo Testamento, a verdade é que a fixação do Cânon como conhecemos hoje não resulta da vontade humana, mas da providência de Deus.
Providencialmente, Deus agiu através das ações humanas em todo o processo da formação do Cânon, desde sua origem até sua preservação e aceitação pela comunidade judaica.
Fonte: https://estiloadoracao.com/antigo-testamento/









__Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender com os irmãos.
___Sugiro fazê-los recordar a infância e cantar, com a turma, a canção “ A Bíblia” do Diante do Trono Infantil e testá-los para verificar a ordem dos livros numa segunda atividade. Disponível em: https://www.letras.mus.br/ana-paula- valadao/1188524/.
B-I-B-L-I-A É O LIVRO DO MEU DEUS | Canção para o Dia da Bíblia

Estudar a classificação dos 39 livros do Antigo Testamento.
Material:
Bíblias dos alunos
04 caixas
Nomes digitados(ver no procedimento)
- Apresentem para os alunos 04 caixas identificadas com os seguintes nomes:
Pentateuco
Históricos
Poéticos
Proféticos
Dentro da caixa do Pentateuco: Gênesis a Deuteronômio
Dentro da caixa dos Históricos: Josué a Ester
Dentro da caixa dos Poéticos: Jó a Cantares de Salomão
Dentro da caixa dos Proféticos: Isaías a Daniel(Profetas Maiores), Oseias a Malaquias(Profetas Menores)
- Falem: Estamos agora estudando sobre os livros que compõem o Antigo Testamento. Estes livros estão divididos em 04 blocos com estes nomes(apontem as caixas e leiam cada nome).
- Que tal agora, conhecer cada livro destes 04 blocos?
- Entreguem para 04 alunos, as 04 caixas.
Peçam para que eles abram e leiam o intervalo de início e fim dos nomes dos livros.
Os demais alunos devem acompanhar a leitura dos nomes dos livros que compreendem o intervalo, observando o índice da Bíblia para poder identificá-los por completo.
Aguardem que os alunos realizem esta atividade.
- Para concluir, perguntem:
Alguém lembra de algum fato ou versículo destes livros?
Aguardem as respostas.



















Filipenses 3:13,14


👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO





Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

4. Pôr em prática

Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus




Que aula linda, Deus os abençoe e os capacite cada dia mais
ResponderExcluirMuito bom...parabens
ResponderExcluirAmém!
Excluir