Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.
OBJETIVO
Iniciar a história
Cadeiras
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Os alunos devem permanecer fora do círculo.
- Falem: Vamos fazer de conta que aqui é um aprisco, isto é, um lugar onde os pastores levavam as ovelhas.
Neste momento, andem com os alunos pela sala, fazendo voltas se houver espaço até chegar ao aprisco, entrando com os alunos no círculo.
- Depois, comecem a contar os alunos, aqui representando as ovelhas.
- Em seguida, falem: Está faltando 01 ovelha!
Observação: vocês devem combinar com um aluno para se esconder em local próximo a sala. Este combinado deve acontecer antes da aula começar.
- Agora, comecem a procurar a ovelha perdida.
- Para finalizar, cheguem com a ovelha e de forma alegre diga: Encontrei a ovelha perdida.
- Em seguida, falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a Parábola da Ovelha Perdida.
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Atividades para as Crianças Pintarem, recortarem e montarem uma cena de um Pastor tomando conta das ovelhas.
A porteira pode ser feita de palitinhos de picolé, vendidos em papelarias. Cole sobre um papelão bem duro, pois as crianças irão manusear na brincadeira.
Você pode aproveitar e usar essa dinâmica para a memorização do versículo.
A criança que repetir o versículo todo virá à frente e participará da brincadeira de colocar a porteira para fechar o aprisco.
Todas as crianças deverão ter a sua vez!
seus nomes e participarem da dinâmica.
Máscara de Ovelha
Olha que legal:
Lembrancinhas
Pra você!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
A AULA VAI COMEÇAR!
INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
O Bom Pastor
· Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Minha Ofertinha eu vou dar
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adora-r a Deus e porque devemos.
Ensine como devemos adora-r a Deus e porque devemos.
Mara Lima - Ovelha travessa.avi
MEU BOM PASTOR
Clube da Cristina Mel - Ovelinha Feliz
MEU BOM PASTOR - 3PALAVRINHA
Heloisa Rosa - Jesus é o Caminho (Ao Vivo)
Queridas tias e tios.Eu Sou Ovelha - Vaneyse
Clube da Cristina Mel - Ovelinha Feliz
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
APRESENTANDO A LIÇÃO:
Relembrar rapidamente a história da semana anterior.
Acolhimento:
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.
OBJETIVO
Descobrir a bondade e o amor do Bom Pastor.
MEMORIZANDO
"Eu Sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas."(João 10.11). Cadeiras
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Os alunos devem permanecer fora do círculo.
- Falem: Vamos fazer de conta que aqui é um aprisco, isto é, um lugar onde os pastores levavam as ovelhas.
Neste momento, andem com os alunos pela sala, fazendo voltas se houver espaço até chegar ao aprisco, entrando com os alunos no círculo.
- Depois, comecem a contar os alunos, aqui representando as ovelhas.
- Em seguida, falem: Está faltando 01 ovelha!
Observação: vocês devem combinar com um aluno para se esconder em local próximo a sala. Este combinado deve acontecer antes da aula começar.
- Agora, comecem a procurar a ovelha perdida.
- Para finalizar, cheguem com a ovelha e de forma alegre diga: Encontrei a ovelha perdida.
- Em seguida, falem: Na aula de hoje, vamos estudar sobre a Parábola da Ovelha Perdida.
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Salmos 23. 1-6
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.Salmos 23. 1-6
2 Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Vídeo:
Fonte e crédito da lição www.CPAD
👇
Sugestões:
Recurso visuais:Sugestões:
Recursos Visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
Sugestões de atividades:
👇 👇
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
ATIVIDADES
- Cenário ovelha
- Imprimir os moldes e pinte
- Dobrar nas linhas pontilhadas e colar as abas
- colar em papel cartão ou papelão - formar o 'cenário'
- Improvisar pernas para a ovelha e colar em uma bolinha de algodão
- As crianças podem colar a cabeça da ovelha (ou, se forem crianças maiores - podem criar toda a ovelha e cenário).
Leve o seu cenário já pronto para servir de modelo.
Você pode confeccionar o seu cenário em tamanho muito maior e colocar várias ovelhas dentro.
- Imprimir os moldes e pinte
- Dobrar nas linhas pontilhadas e colar as abas
- colar em papel cartão ou papelão - formar o 'cenário'
- Improvisar pernas para a ovelha e colar em uma bolinha de algodão
- As crianças podem colar a cabeça da ovelha (ou, se forem crianças maiores - podem criar toda a ovelha e cenário).
Leve o seu cenário já pronto para servir de modelo.
Você pode confeccionar o seu cenário em tamanho muito maior e colocar várias ovelhas dentro.
Ovelhinhas de Cristo.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Criança de jesus tem energia pra gastar
Brincadeira:
Professor(a): Providencie cartões com nomes de animais repetidos, por exemplo: 3 cartões com o nome gato, três com galo, três com porco, etc. Entregue para as crianças.
Cada aluno receberá um cartão com o nome de um animal e não deverá mostrar para ninguém. Cada criança imitará o som de seu animal e procurará o som do animal que tem o som igual ao dela (os animais iguais). O grupo que conseguir juntar-se primeiro vence.
Reflexão: As crianças estavam perdidas em meio a tantos animais e, somente quando pararam para ouvir e prestar atenção puderam ajuntar-se com seus semelhantes (animais iguais). Quando todos se encontraram ficaram felizes pois poderiam vencer o jogo.
A história que Jesus contou sobre a Ovelha Perdida trata exatamente da alegria que existe quando uma coisa é encontrada!
E que grande alegria há quando alguém para, ouve e presta atenção e decide andar no Caminho do Senhor!!!!
Professor(a): Providencie cartões com nomes de animais repetidos, por exemplo: 3 cartões com o nome gato, três com galo, três com porco, etc. Entregue para as crianças.
Cada aluno receberá um cartão com o nome de um animal e não deverá mostrar para ninguém. Cada criança imitará o som de seu animal e procurará o som do animal que tem o som igual ao dela (os animais iguais). O grupo que conseguir juntar-se primeiro vence.
Reflexão: As crianças estavam perdidas em meio a tantos animais e, somente quando pararam para ouvir e prestar atenção puderam ajuntar-se com seus semelhantes (animais iguais). Quando todos se encontraram ficaram felizes pois poderiam vencer o jogo.
A história que Jesus contou sobre a Ovelha Perdida trata exatamente da alegria que existe quando uma coisa é encontrada!
E que grande alegria há quando alguém para, ouve e presta atenção e decide andar no Caminho do Senhor!!!!
Dinâmica da porteira
Sugestão: Usar pazinhas de sorvete para as crianças colarem num grande cartaz, montando a cerca. As crianças poderão recortar uma ovelha cada uma e colocar seu nome dentro (folha com ovelhas abaixo - especialmente para essa atividade). Colar no cartaz, dentro do aprisco.A porteira pode ser feita de palitinhos de picolé, vendidos em papelarias. Cole sobre um papelão bem duro, pois as crianças irão manusear na brincadeira.
Você pode aproveitar e usar essa dinâmica para a memorização do versículo.
A criança que repetir o versículo todo virá à frente e participará da brincadeira de colocar a porteira para fechar o aprisco.
Todas as crianças deverão ter a sua vez!
Folha com ovelhinhas para as crianças escreverem os seus os
seus nomes e participarem da dinâmica.
http://ebdcordeirinhosdecristo.blogspot.com
Dinâmica:
Ovelha Perdida
Atividade em classe:
- Uma criança é escolhida e seus olhos vendados. Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um circulo ao seu redor. A criança com os olhos vendados vai apontando com a vara e pergunta: "Você é a minha ovelha perdida"?A criança apontada deve pegar a vara e leva-la perto da sua boca e emitir um bramido(mééé), disfarçando a voz, mas se for reconhecido deverá tomar o lugar da criança que está com os olhos vendados. Cada vez que isso acontece, os jogadores mudam de lugar para não ser reconhecido a sua posição.
Máscara de Ovelha
Olha que legal:
Lembrancinhas:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas?
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Leia a Bíblia
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Vamos lá!!!
Alcançando crianças para Jesus
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
👉 Fontes consultadas:
Créditos lições bíblicas -Revista Cpad - Juniores
👉
professoraiclea.blogspot.com/
sementeagapecampinas.blogspot.com
ebdinterativa.com.br
Evangelizando Crianças
Ensino infantil num clique
ministeriososkids.blogspot.com
Tias Amanda & Valentina: Feira
EBD ANIMADA
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
www.escoladominical.net/
Histórias da Sementinha
Ovelhinhas de Jesus Cristo
Água Viva Kids
wwwprojetodedeuscriancascom.blogspot.com.br
ministerio infantil e juniores
EBD - Mais que Vencedores
adaliahelena.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
(Ageu 2:4,5).
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário