29 de dezembro de 2022

Plano de Aula Bíblica Adolescentes/Cpad – Lição 01: Criacionismo x Evolucionismo

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
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O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
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A AULA VAI COMEÇAR
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PLANO DE AULA
EI PROF.
Estamos iniciando um novo trimestre.
Nossos estudos estarão concentrados no livro de Gênesis. Por isso, é necessário que você leia mais uma vez o primeiro livro da Bíblia. Também é preciso que tenha bons livros para auxiliar você na preparação das aulas. Busque formar uma boa biblioteca, conforme suas possibilidades. Entretanto, conte com os textos complementares que estão disponíveis em sua revista. Em cada lição, selecionamos trechos de grandes obras e disponibilizamos como auxílios teológicos e didáticos. Você também pode acessar outras obras editadas pela CPAD e relacionadas ao assunto de cada lição.

PONTO DE PARTIDA
Prof. Utilize uma folha de papel pardo para estender no chão. Sente-se com os alunos ao redor dela. 
Dê a cada aluno um lápis ou caneta e peça que um a um assinem a folha, em qualquer lugar do espaço. (Você também pode fazer essa atividade utilizando uma folha sulfite. Passe a mesma a cada aluno e peça que assinem o próprio nome.) As assinaturas serão as mais diversas, grandes e pequenas, extensas ou curtas etc. Mostre aos alunos que cada um tem uma assinatura e esta é pessoal e identifica cada pessoa. E conclua dizendo que, de igual modo, Deus deixou, sua assinatura na obra da criação (Sl 119.1; Sl 111.3; Rm 1.20). Essa marca reflete o seu poder e glória e deve levar todo homem a temer o Criador.

VAMOS DESCOBRIR
Você já ouviu falar sobre Criacionismo e Evolucionismo? A Bíblia ensina claramente que Deus criou o mundo e o ser humano. Por outro lado, é comum o ensino escolar, da proposta evolucionista, que é contrária à verdade bíblica, ensinar algo distinto. Saiba que a Bíblia está correta e não erra no relato da Criação. O Criacionismo é o ensino que defende que tudo o que existe foi criado por Deus. Já o Evolucionismo nega essa possibilidade.

  Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Aline Barros - Tudo Foi Criado por Deus


EU NÃO VIM DO MACACO NÃO | Nayanne For Kids | Informações Descrição do vídeo!


Autor da Criação Diante do Trono


Alessandra Samadello - O Boneco Adao.avi


MUITO BOM | A criação



A criação do homem
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
Criacionismo x Evolucionismo
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- Para iniciar o estudo apliquem a:
 Dinâmica: Origem do Universo
Objetivo: 
Introduzir o estudo sobre a origem do universo.

Material:
01 quadro branco

01 marcador de quadro branco

Figuras de elementos que compõem o universo(vejam no procedimento)

Observação:

As figuras podem ser impressas ou apresentadas no notebook, tablet etc.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.

- Falem: Hoje, vamos estudar sobre a origem do universo.

- Perguntem: O que é universo?

Anotem as respostas dos alunos no quadro.

Depois, acrescentem outras informações.

- Apresentem para os alunos várias figuras que compõem o universo, tais como: mar, praia, animais, aves, plantas, planetas, estrelas etc.

Mostrem também o movimento de rotação e translação da Terra.

- Perguntem: Como todas estas coisas foram criadas? O que vocês sabem sobre isto?

Aguardem as respostas. É importante que todos falem.

Certamente, as respostas podem variar: criação de Deus, evolucionismo, Big Bang(explosão), nunca houve criação(sempre foi assim) etc.

- Na lição de hoje, vamos estudar isto sob dois pontos de vista: A origem do mundo como criação de Deus e o do Big Bang.

- Falem o que a lição apresenta e enfatizem que os cristãos creem que Deus é o criador do universo, de acordo com a Bíblia(nossa regra de fé e prática).

“No princípio criou Deus o céu e a terra”(Gênesis 1:1).

“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente”(Hebreus 11:3).

É importante conhecer o que a Bíblia diz e outras teorias, para saber defender seu posicionamento – o Criacionismo.

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”(1 Pedro 3:15).

“Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência”(1 Timóteo 6:20).
Fonte da dinâmica por Sulamita- Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.

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OU ASSIM!
PARA INICIAR
RELETINDO
Prof. Forme grupos de 3 a 4 integrantes.
Em seguida, confeccione um cartaz apresentando cada dia da criação. Organize numa lista a ordem em que Deus criou os céus, a terra e, inclusive, o homem. Ao final, os cartazes deverão ficar expostos no mural da sala ou local de fácil visualização.
ATIVIDADE SOB ORIENTAÇÃO SUA PROF.
LEVE PARA A SALA DE AULA O MATERIAL NECESSÁRIO PARA CONFECÇÃO DO CARTAZ:
FIGURAS DE PAISAGENS, SOL, LUA, ESTRELAS, ANIMAIS, MONTANHAS E MARES, REVISTAS, LIVROS, TESOURA,FITA ADESIVA.

OU
JOGO DA CRIAÇAO.
Que tal fazermos um jogo da Criação?
-Organize no quadro uma coluna com os números de 1 à 6. Confeccione cartões com as- imagens das coisas que Deus criou de acordo com os dias da Criação. Acima da coluna numérica, coloque escrito “CRIAÇÃO”. Se preferir, você pode reaproveitar as figuras do quadro “Refletindo”. Recorte figuras como: a luz; o céu; árvores e plantas; o sol, a lua e as estrelas; os animais e o homem. Coloque as figuras dentro de uma caixa de modo que os alunos não possam vê-las. Chame um aluno por vez para tirar uma figura de dentro da caixa. Peça para ele explicar o que a figura representa e a qual dia da Criação está relacionada. Em seguida, o aluno deve fixar a figura na coluna desenhada no quadro, de acordo com o dia da criação a que está relacionada. Se ele acertar, ganha pontos; se errar, a figura volta para a caixa e outro aluno tem a sua vez.

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LEITURA BÍBLICA
  Gênesis 1.26-31
1 No princípio criou Deus o céu e a terra.

2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.

10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.

16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,

18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

  Gênesis 2.7
7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.


A MENSAGEM
Então Deus disse: — Que haja luz! E a luz começou a existir. Gênesis 1.3.


DEVOCIONAL
Segunda » Gn 1.1
Terça » Gn 2.7
Quarta » Jó 38.1,4
Quinta » Ne 9.6
Sexta » Is 48.13
Sábado » Jr 10.11,12


OBJETIVOS
- APRESENTAR e defender a doutrina da Criação;
- EXPLICAR a teoria do Evolucionismo e suas limitações;
- DEMONSTRAR a superioridade do texto bíblico sobre teorias humanas e temporais.


HORA DE APRENDER
I- O ENSINO DA CRIAÇÃO DIVINA
1- Uma doutrina fundamental. 
A Bíblia Sagrada, em seu primeiro versículo, afirma: “No começo Deus criou os céus e a terra” (Gn 1.1). Esse texto deixa claro que Deus é Criador. O verso também é a introdução de todo relato da criação, o que envolve os céus, as águas, a terra, o reino vegetal, os astros, os seres marinhos, aves, animais e a raça humana (Gn 1.1-27). O Senhor fez tudo o que desejou fazer (Sl 135.6), ninguém o aconselhou para que tomasse suas decisões (Is 40.14).


2- A criação aponta para o Criador.
Ao olharmos para o universo notamos que não é possível supor que ele veio a existir aleatoriamente. Nos últimos anos da década de 1990, os cientistas descobriram que existem 29 características do universo, precisamente ajustadas, para que a vida na terra seja possível. Outro cientista, ganhador do Nobel de Física em 1978, afirmou que as observações da ciência moderna apontam para uma criação sobrenatural. Em resumo, seria impossível o planeta Terra existir em condições perfeitas para a vida, a não ser que tenha sido planejado para este fim. Tal combinação é chamada de “sintonia fina”. O profeta Isaías, há milhares de anos, já anunciou que Deus é quem criou todas as coisas (Is 45.18).


3- A precisão científica da Bíblia.
A Bíblia não é um manual científico. No entanto, ela apresenta muitas afirmações relacionadas ao campo da ciência. Vejamos alguns exemplos que a Bíblia mostra há milhares de anos, mas que a ciência só descobriu recentemente:
• O ciclo hidrológico (Jó 36.27,28; Ec 1.7);
• A terra está suspensa no vazio (Jó 26.7);
• O ar é pesado (Jó 28.25);
• Tempo, espaço e matéria tiveram um começo (Gn 1.1,17,18; Jo 17.5; 1 Co 2.7);
• A terra é uma esfera (Is 40.22);
• As estrelas são incontáveis (Jr 33.22).

Há vários outros exemplos que demonstram a grandeza da Palavra de Deus, do Senhor e das verdades bíblicas sobre a ordem natural do mundo. Tudo isto deve levar o ser humano a crer em Deus e ter confiança no relato das Escrituras.


AUXÍLIO PEDAGÓGICO
“Adolescentes – Esta faixa de idade é caracterizada por muitos conflitos emocionais. Isto se deve à transição da infância para a vida adulta. Eles não são crianças nem adultos, e não se entendem a si mesmos. Gostam de discutir todo tipo de assunto, são inseguros e julgam que ninguém consegue compreendê-los. Independentemente do que dizem os especialistas, se sentem realmente adultos.

Esta é a época de grandes mudanças físicas e mentais: crescimento acelerado, desarranjos da pele, consciência do sexo e muitas outras transformações bruscas. No campo mental, a habilidade de prestar atenção é bastante aumentada. O mesmo acontece com a capacidade de memorização, julgamento e raciocínio. Na área social, o adolescente possui uma nova consciência de sua personalidade e um interesse novo e crescente nas outras pessoas. Está profundamente interessado no que os outros pensam dele, principalmente os do sexto oposto.


SUGESTÃO DE ATIVIDADES
– Indiscutivelmente, o professor deve lançar mão de todas as técnicas e atividades didáticas disponíveis para facilitar a aprendizagem e dinamizar as suas aulas. As principais são: discussão em grupo, debates, painéis, dramatização, estudos de casos, simpósios e dinâmicas de grupos” (TULLER, Marcos. Recursos didáticos para a Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 59,60).


II- A TEORIA DO EVOLUCIONISMO
1- O que significa.
Evolucionismo é a teoria que defende o surgimento da vida através da evolução lenta e gradativa das espécies. Tal ideia é contrária à doutrina bíblica de que Deus criou os homens, a natureza e os animais. Segundo a proposta evolucionista, ao longo de milhares de anos e por meio de sucessivas etapas, os seres vivos sofreram adaptações, de acordo com o ambiente no qual viviam, até chegarem ao estado atual.


2- O pressuposto naturalista.
O Evolucionismo está apoiado no naturalismo. Filosoficamente, o naturalismo defende a ideia de que apenas as leis e forças naturais operam no mundo. Nessa hipótese, não há espaço para o sobrenatural. Logo, as idéias naturalistas excluem Deus de todas as suas conclusões. Portanto, neste campo, todos já iniciam as investigações científicas partindo do pressuposto de que não é aceitável nenhuma proposta sobrenatural.


3- O Evolucionismo não pode ser provado cientificamente. Infelizmente, a teoria evolucionista não é ensinada como uma hipótese ou sugestão para explicar o surgimento da vida, mas como verdade absoluta. Uma vez assim colocada diante dos alunos, faz com que o Criacionismo pareça ser uma explicação anticientífica e sem fundamentos sólidos. Entretanto, a verdade é que as conclusões de cientistas evolucionistas estão cheias de suposições e hipóteses não comprovadas cientificamente. Em pontos das pesquisas em que não há certeza ou comprovação, eles fazem conclusões forçadas e que descartam Deus e o fator sobrenatural do cenário. Até hoje, a teoria evolucionista não foi comprovada cientificamente.


II – AUXÍLIO DIDÁTICO
“Supõe-se que a Evolução Seja Verdade – Infelizmente, vivemos em uma sociedade onde se supõe que a evolução é um fato. Uma pesquisa na Literatura escrita por evolucionistas indica que as conclusões foram baseadas na suposição inicial de que a evolução é um fato. Várias teorias foram, então, consideradas, para ver qual delas melhor se encaixa no ‘fato’ da evolução. Em tais casos, a evolução propriamente dita jamais foi questionada. Nunca se sugeriu que um projeto inteligente e sobrenatural poderia, na verdade, ser uma teoria mais razoável e ter mais evidências que o suportassem.

A suposição de que a evolução é um fato tem resistido durante décadas, e isso somente mudará quando os cientistas decidirem (…). Os Fatos Vêm à Tona – Agora, até mesmos evolucionistas dedicados reconhecem que o neodarwinismo não é nada além de uma teoria – apesar das suas próprias pressuposições de que é um fato.

Tais cientistas repetidamente descrevem passos teóricos da evolução, usando palavras e expressões como ‘talvez’, ‘possivelmente’, ‘nós pensamos que’, ‘se’, e assim por diante. Na verdade, nem um sequer dos passos críticos de transição identificados pelos evolucionistas tem qualquer evidência forte” (MUNCASTER, Ralph O. Examine as Evidências. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 37,38).


III – A PALAVRA DE DEUS PERMANECE PARA SEMPRE
1- O Evolucionismo e o registro fóssil.
Talvez alguém questione: “os fósseis comprovam o Evolucionismo?” — Não. Se comprovasse, deveriam ser encontrados fósseis que demonstrem a suposta transição nas espécies. Por exemplo, deveria haver muitos fósseis de animais em transição da água para a terra. Os registros fossilizados até indicam alguma pequena alteração nas formas de vida, mas nada que apoie de forma robusta a teoria da evolução (Rm 1.25).


2- O testemunho bíblico sobre a criação.
Vários textos bíblicos dão testemunho da criação divina, como relatada em Gênesis (Sl 102.25; Pv 3.19; Cl 1.16; Hb 1.10). O Senhor colocou a terra em seu preciso lugar para que fosse habitada (Is 45.18). O profeta Isaías declarou: “O Senhor Deus criou os céus e os estendeu; formou a terra e tudo o que nela existe e deu vida e fôlego a todos os seus moradores […]” (Is 42.5). Deus falou por meio do profeta: “Fui eu que fiz a terra e criei os seres humanos para morarem nela. Com as minhas próprias mãos, estendi o céu e ordenei que o sol, a lua e as estrelas aparecessem” (Is 45.12).


3- A palavra de Deus sempre permanecerá.
Paulo declarou que desde que o Pai criou o mundo, suas qualidades podem ser vistas na criação (Rm 1.20). Mas, muitos homens se recusam a reconhecer o Senhor como Criador e não lhe dão glória; antes, são ingratos. Por causa disso, suas mentes estão vazias e cheias de escuridão (Rm 1.20,22). Apesar de todo esforço tolo do ser humano, Deus nunca deixará de ser o único e sublime Criador. Sua Palavra é a verdade e permanecerá para sempre (1 Pe 1.24,25).


III – AUXÍLIO DIDÁTICO
“O registro fóssil está completo? – Charles Darwin escreveu em seu livro A Origem das Espécies que ‘a seleção natural pode agir somente pela preservação e acúmulo de modificações herdadas infinitesimalmente pequenas, benéficas ao ser preservado’. Ele prosseguiu perguntando: ‘Por que, se as espécies descenderam de outras espécies, por graduações imperceptivelmente finas, nós não encontramos inúmeras formas de transição, por todas as partes?

Por que não está toda a natureza em confusão [ele está falando sobre as plantas e os animais de hoje], em vez das espécies como nós as vemos, bem definidas’? Finalmente, ele se pergunta, ‘mas, segundo esta teoria, incontáveis formas de transição devem ter existido, por que não as encontramos incrustadas, em quantidade incontáveis, na crosta da terra’? Na época de Darwin, tínhamos escavado relativamente poucos fósseis, em comparação aos incontáveis milhões de que dispomos hoje em dia para análise.

Mas a validade do que ele diz não se alterou. Se o registro fóssil realmente demonstrasse evolução, teríamos encontrado ‘incontáveis’ espécies de transição, apresentando variações infinitesimalmente pequenas” (MUNCASTER, Ralph O. Examine as Evidências. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 50).


CONCLUSÃO
O Criacionismo bíblico é a verdade sobre a origem da vida. O Evolucionismo não se apoia em verdades científicas confiáveis. Deus criou tudo o que existe. É Ele quem mantém a natureza e a vida humana. Ele é o dono de toda a Criação (Sl 24.1).


VAMOS PRATICAR
1- Encontre as seguintes palavras no “caça palavras”: Criacionismo, Criação, Evolucionismo, Homens, Naturalismo e Sobrenatural. As palavras estão escondidas na horizontal, vertical e com palavras ao contrário.

PENSE NISSO
Você já se sentiu desconfortável na escola ao ver a teoria da evolução ser ensinada como única verdade? Esta lição é um chamado de Deus para que você dedique seus esforços para compreender mais sobre o Criacionismo. Certa vez, um cientista disse: “Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muita, nos aproxima”.


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SUBSIDIO EXTRA
CHOQUES APARENTES ENTRE CIENCIA E A BÍBLIA.
A teoria da evolução ensina que as formas de vida se originaram em uma só forma, as espécies elevadas vieram das inferiores. Um caramujo se tornou peixe que chegou a réptil, o que era réptil veio a ser pássaro, em resumo o macaco que veio a se tornar homem. Segundo a teoria de evolução, o que existia na antiguidade era matéria e a força. E num determinado momento, quando, a ciência não o sabe precisar o tempo, surgiu uma fagulha de vida entre a matéria e a força. Uma célula com uma centelha de vida que veio a dar origem às coisas vivas.

Segundo a teoria esta pequenina fagulha deu vida desde o vegetal ao homem, a vida neste caso ascendeu de forma gradual e constante, passando por diversos processos. Indo de inferiores a escalas superiores até chegar ao homem. A teoria da evolução choca com a Bíblia, pois na medida em que as coisas foram criadas, Deus disse: “segundo a sua espécie” (Gn 1.11, 12, 21, 24, 25).

O que é uma espécie? É o conjunto de indivíduos semelhantes, eles conseguem cruzar e reproduzir entre si dando origem a descendentes. O conceito multidimensional afirma que espécie é um conjunto de indivíduos que partilham o mesmo fundo gênico, morfologicamente semelhantes e capazes de se cruzarem entre si em condições naturais, e se isola reprodutivamente de outros grupos semelhantes, caso venham a cruzarem não originam indivíduos férteis. Neste conceito indivíduos de espécie diferentes não se cruzam por vários motivos, dentre eles: falta de interesse sexual, condições anatômicas diferentes, caso venha a cruzar não geram, pois os cromossomos não formam pares e se gerarem será híbrido (burros, mulas).

A evolução tenta derrubar este conceito quando verifica espécies em que os indivíduos são muito semelhantes (gorila x orangotango – chipanzé e bonobo – jegue x égua), que cruzam entre si sem serem da mesma espécie. E ainda vão mais além quando percebem que espécies diferentes em alguns casos se cruzam e dão origem a descendentes férteis (tigre e leão que da origem ao ligre ou tigreão), os machos são estéreis, mas as fêmeas são férteis.

A ciência tem catalogado cerca de um milhão e setecentas mil espécies. É interessante que apenas alguns poucos números de espécies diferentes se cruzam. E é importante lembrar que mesmo assim precisam ser incentivadas e algumas estarem em cativeiros. A proliferação de uma espécie, por muitas gerações se tornará uma raça. Há muitas raças de cachorros, por exemplo, mas a espécie é a mesma, todos pertencem à família canina. Deus criou as espécies com capacidade de se desenvolverem em variedades novas.

A verdadeira ciência lida com fatos comprovados, enquanto que a teoria evolucionista especula, não podendo provar o que diz.

A ORIGEM DO UNIVERSO
Não existiria mundo se não existisse Deus, a bíblia destaca com clareza o trabalho da Trindade Divina, na orientação e criação de todas as coisas. Diante das provas bíblicas não há como negar que Deus seja o Criador. No primeiro livro Genesis, o verbo barah’ é usado para descrever o ato da criação. Uma demonstração de que os fenômenos físicos vieram a existir naquela ocasião. Não havia uma existência previa, nem mesmo de um átomo de hidrogênio.

É importante lembrar que tudo fora feito do nada, Deus é o sujeito da Criação. O verbo ‘barah’, somente é usado no sentido de criar em relação a Deus, jamais ao homem. 
Veja:
1. O ato de criar revela o poder de Deus (Is 40.26) – poder que emana do próprio.
2. Revela a Majestade (Am 4.13) - fala da grandeza
3. Deus de ordem (Is 45.18)
4. Demonstração da soberania (Sl 89. 11-13)

Também é usado o termo yatsar (formar, modelar) Deus não somente criou como deu forma as coisas. Não há duvida que Deus Criou (bara’), modelou (yatsar), fez (‘asah), (Is 29.16).

AS ESPECULAÇÕES SOBRE A ORIGEM
1 – Teoria da Grande explosão:
Baseado nos estudos de Einstein, sobre a relatividade, acreditam que o Universo era uma grande bola de Hidrogênio que se expandiria indefinitivamente. E alcançaria distancias quase infinita. Uma grande explosão desta bola de hidrogênio fez que surgissem os mundos, numa cifra de bilhões de anos. Esta é uma teoria que acredita na matéria.

2 – Teoria da nebulosa original:
Ensina que Deus criou a matéria e espalhou-a no universo, a terra surgiu num estado gasoso de hidrogênio.

3 – Teoria da substancia original:

No principio de tudo, havia uma substancia original e indefinida e desconhecida que deu origem aos elementos (terra, o ar, o fogo e a agua). Um desses elementos deus origem a vida (Talis acreditava que tudo provinha da agua)

4 – Teoria do panteísmo:
Deus não cria nada, tudo é parte dele, portanto Deus e a natureza são a mesma coisa.

5 – Teoria de evolução:

Acreditam no processo da transformação gradual.

Lamarck (1744 – 1829) – acreditava que o processo era espontâneo. A teoria lamarckiana é desacreditada, mas as ideias pré-darwinistas sobre a evolução é personificada em Lamarck.

Foi ele de fato quem introduziu o termo biologia (Wikipédia.org)

Darwin (1809 -1882) – acreditava no processo, buscando a lei do uso e desuso. Naturalista Inglês que propôs a teoria da evolução para explicar o fenômeno da biologia, como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Darwin era frequente aluno da escola da igreja da Inglaterra, estudou Teologia anglicana, entendeu na natureza a prova da existência de Deus, era Ortodoxo, citava a Bíblia como autoridade moral. Porem nunca teve fé suficiente para crer nas passagens do Antigo Testamento e com a morte de sua filha, abandonou de vez os cultos. Porem sempre afirmou nunca ter sido ateu no sentido de negar a existência de Deus, portanto acreditava ser mais um agnóstico. (Wikipédia.org)

5- Criacionismo (Gn 1.1):
Jamais poderemos confundi-la com qualquer teoria, sobre as origens. A teoria cientifica ou especulativa tem propósito investigatório, já a Bíblia tem propósito mais elevado, que é revelar ao homem a soberania divina (Hb 11.3). Até mesmo os pesquisadores mais incrédulos, conclui que todas estas belezas e complexidades do Universo, quanto a sua ordem e equilíbrio. Só há um meio de explica-los, “há um SER criador”, e é neste universo de pensadores, que vão denominarem Deus de varias formas. Porem a Bíblia é correta e nós cristãos reconhecemos que ele é o Deus único e verdadeiro que criou todas as coisas, tudo existe devido a vontade divina (Sl 19.1).

Enquanto que as teorias usam chavões, como possíveis afirmações, a Bíblia é categórica em dizer: “No principio Criou Deus os céus e a terra.” (Gn 1.1). Não sabemos a data nem como, o pastor N. Lawrence Olson, comenta que há varias interpretações por partes dos comentaristas. Alguns são de opinião que (Gn 1.1), trata-se apenas de uma preliminar que antecede a narrativa da criação e que em sete longos períodos, chamados de dias o mundo é transformado em um belo estado de cosmos.

Outros são de opinião que (Gn 1.1), refere-se à criação original do sistema solar num longínquo passado, em estado de perfeição. Neste caso há um abismo em distancia milenares entre o versículo 1 e 2, devido a terra ter sofrido uma calamidade, tornando-a em caos. Então os seis dias é de reconstrução e não de criação. (O Plano Divino Através dos Séculos, CPAD – pp 27,28)

Seja qual for o resultado das analises que fizerem de Gn 1.1, a passagem refere-se à criação dos céus e da terra. Portanto num passado em que não sabemos precisar, Deus criou o sistema solar, que é chamado de Criação Original. É possível observar de fato que Gn 1.2, que a terra tornou-se um caos. Qual seria a razão? A queda de Lúcifer? (Ez 28.12-16; Is 14.12-14). A terra não fora criada como relata o versículo, sem forma e vazia e coberta de trevas, ela tornou-se um caos.

Segundo estudiosos o primeiro versículo, relata a criação, da terra mineral era o local de habitação do “Querubim da guarda ungido”. No dia em que ele quis ser igual ao Altíssimo, a terra se tornou inabitável e foi mergulhada nas aguas. Foi neste dia a explosão? Não sabemos se de fato houve tal explosão, assim como não sabemos por quanto tempo a terra tenha ficado imergida nas aguas.

A terra que agora existe (2Pe 3.7), fora tirada do estado caótico, sob a administração divina. Eram dias de 24 horas? O relato bíblico cronometra apenas a criação do homem e não a criação do mundo. Durante muito tempo a ciência zombou e desacreditou a Bíblia sobre o primeiro dia da criação. Hoje já se sabe que há a luz cósmica e ela é independente do sol. Portanto o primeiro calor não foi solar e sim químico. (Gn 1.3-5)

O segundo dia foi instituído o firmamento, o que nós chamamos de céus, ou seja, a atmosfera que separa as aguas de sobre a terra (Gn 1.6-8). No terceiro dia foram colocados os relevos, formando os vales para ajuntar as aguas, aquilo que conhecemos como mares (Gn 1.9-13). Foi também nesse dia ordenado à produção de relvas e arvores frutífera.

Há vários depósitos de carvão gerados por restos soterrados de plantas tropicais e subtropicais durante eras geológicas, como também o diamante que é termodinamicamente estável do carbono, pressionado por mais tempo, numa profundidade muito maior e temperatura elevadíssima em torno de 1500º C. São materiais que parece não ter submetido à luz solar, encontrada em todos os continentes.

Já o quarto dia é muito discutido na ciência, mas é o que a Bíblia afirma: “Haja luminares na expansão dos céus”. O sol para presidir o dia e a lua e as estrelas para reger a noite (Gn 1.14-19). O quinto dia aparece novamente à expressão: “E Deus criou”, veja que somente o vers. 1, e depois no vers. 21, aparece que Deus criou todas as aves e os animais marinhos (Gn 1.20-23). Há quem concorde que houve vida animal na terra original e que pereceram no castigo, que veio sobre a terra. Na recriação não foram ressuscitados. Seria fácil para explicar os fosseis encontrados de animais extintos, ou seja, desconhecido pela humanidade. Os traços químicos mais antigos já encontrados em rochas é o de Omã, Península Arábica, que data 635 milhões de anos. As bactérias dão sinais de existência há cerca de 2,5 bilhões de anos, os fosseis visíveis de animais mais antigos, datam 580 milhões de anos. (Noticias Terra,com.br/ciência/interna)


A ORIGEM DOS ANIMAIS E DO HOMEM A LUZ DA CIENCIA E DA BÍBLIA (Gn 1.24-31).
O sexto dia é especial, neste dia é produzido na terra a alma vivente, dos animais, provavelmente dos que estão por ai hoje segundo as suas espécies, com capacidade de frutificar e multiplicar. “E viu Deus que tudo era bom”. Finalmente vem a coroa de criação, o homem.

O homem não é um ser pré-existente, sua existência é histórica e inexoravelmente, ligada à data que Deus lhe deu existência. Também não é uma emanação da substancia de Deus, não se confunde o artista com a obra. Assim como também não é uma forma de Deus, embora a Bíblia use linguagem antropomórfica, em momentos para descrever Deus. Mas não se pode imaginar Deus, como tendo pés, mãos, ou qualquer outro membro. E como já estudamos o homem não surgiu de um processo evolutivo, como afirmou Charles Darwin. A tese darwinista nunca se tornou um fato cientifico, até hoje é visto como uma teoria.

O homem é um ser criado, não veio debaixo, não se trata de um produto das forças desta vida. Agora não se pode descartar que a origem seja do alto. O homem foi criado mediante o poder de Deus, sua existência é um ato do Criador (Gn 1.27). E por determinação divina o homem recebeu um organismo físico (Gn 2.7a ; Ec 12.7). Em que tempo o homem foi criado? Eis ai um tema de discussão entre teólogos conservadores e evolucionistas.

Ninguém tem maior autoridade que o Criador, para falar de sua própria criatura. O homem foi feito diferente da vida vegetal e animal, tanto terrestre, quanto à aquática. A criação do homem foi um solene conselho divino (Gn 1.26), foi Deus quem o quis criar (Gn 1.11, 20, 27). As demais coisas Deus disse: “apareça”, mas ao criar o homem, olhou para Ele mesmo e disse: “Façamos o homem segundo a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Uma criatura para coroar a criação (Sl 8.5-8).

Portanto a viagem dos naturalistas em 1859, passando por diversos países, incluindo o Brasil, para pesquisar animais e insetos, concluíram que as espécies se transmutaram. Eles ficaram famosos, inclusive Charles Darwin, escreveu o livro “A origem das espécies”, tem origem maligna com o proposito de desacreditar as Escrituras Sagradas. A intenção dos cientistas ateus é provar a irracionalidade do homem, contrario da revelação bíblica, que é mostrar ao homem, que quem o criou foi Deus.

O homem é uma criação especial, Deus além de cria-lo, também tem por ele um zelo todo especial (Is 45.11,12). A todas as demais criaturas, Deus simplesmente deu ordem, mas o homem fez questão de tê-lo por perto. O homem é um ser falante, um ser capaz de apreciar as belezas, de distinguir, planejar. E principalmente de adorar. 
O homem foi feito a imagem de Deus. Não é uma cópia de Deus, mas é um ser de:
1. Personalidade – Deus é um ser pessoal, fala, sente e se relaciona.
2. Moral – Deus tem a capacidade de saber o que é certo e o que é errado, o homem também.
3. Racionalidade – Deus tem capacidade de raciocínio, conhecimento cientifico, literário, tecnológico. O homem também alcança esses conhecimentos.
4. Governabilidade – Deus exerce domínio sobre todas as coisas, o homem é um dominador por criação.
5. Autoconsciência – Deus tem consciência de si mesmo, o homem também.
6. Sociabilidade – A essência de Deus é amor, por pior que seja a índole do homem, ele ama alguém.

Imagem é uma comparação, semelhança – aquilo que imita pessoa ou coisa. Semelhança é uma analogia, uma imitação é ser da mesma natureza; ex: assim como é este é aquele (Dicionário Globo). Quando Deus disse façamos o homem segundo a nossa imagem, ele fez um ser pessoal, com capacidade de conhecer e diferenciar as coisas, raciocinar. A capacidade de Governo vem do Próprio Deus: “e domine ele” (Gn 1.26), todos tem conhecimento de existência. Um ser que não consegue viver sozinho, portanto é gregário. “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2.18, 24).

Quanto à semelhança é a imagem plena (Ef 4.21,24), ao ser criado o homem foi feito em Verdade (Jesus), Justiça (Deus), e Santidade (Espírito Santo). O pecado corrompeu toda estrutura humana, mas a semelhança foi a principal prejudicada. Com o passar do tempo à verdade se tornou escassa a justiça desapareceu e o ser humano se tornou imundo sem santidade alguma.

É nesta condição de caído que os homens têm buscado formas de fugir da realidade. A evolução procura isentar o homem de 
qualquer responsabilidade, para com o Criador.
Comentarista. Silas Daniel.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
RODRIGUES, Jair – Antropologia Teológica, 2011 - Apostila.

Deus nos criou com um propósito: vivermos eternamente ao seu lado como filhos amados. Por isso, tenha uma vida de adoração ao Criador. Saiba que tudo o que existe é sustentado pelas mãos de Deus.


CURIOSIDADE BÍBLICA🤓

O Senhor te abençoe e capacite!
Uma excelente e produtiva aula.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.

Seja imitador de Deus
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