12 de janeiro de 2023

Plano de Aula Bíblica Adolescentes/Cpad – Lição 03: A Grandeza da Criação

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👇
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
👇
A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
EI PROF.
Você já parou para analisar a complexidade do corpo humano? O homem tem respostas para várias coisas, mas há alguns mistérios dessa “máquina” criada por Deus, que ainda não tem explicação. Ao longo do estudo desta lição medite na grandeza de Deus. Eleve seu pensamento ao Senhor. Veja como Ele tem sustentado teu corpo ao longo de tantos anos, de maneira fantástica e incomparável. Pense em como você foi formado no ventre, ganhou forma ao longo das semanas de gestação e em como os órgãos cresceram e os membros foram tomando forma, até que você veio à luz. Davi meditou nisso e ficou perplexo (Sl 139.13-16). 
Louve a Deus pelo dom da vida!

PONTO DE PARTIDA
Para esta lição, leve para a sala de aula imagens, vídeos ou recortes de revistas ou jornais que demonstrem o funcionamento do corpo humano e as belezas da fauna e da flora, e compartilhe com os alunos. Ainda, de acordo com os recursos visuais disponíveis, prepare uma apresentação, por meio de projetor de imagens ou de um televisor. Use os recursos ao seu alcance. O propósito é ilustrar para os alunos a grandeza do corpo humano e demonstrar a riqueza da fauna, bem como a diversidade da flora (você pode apresentar, por exemplo, plantas medicinais disponíveis na sua região). 
Apresente cada imagem e informação de acordo com o desenvolvimento dos tópicos da lição

VAMOS DESCOBRIR
Você já parou para pensar na grandeza do universo, dos mundos animal e vegetal, e no corpo humano? Os detalhes são tão grandiosos que impressionam a qualquer observador, até mesmo aos cientistas. A vida não surgiu de forma espontânea, em processos guiados de forma cega, ao longo de milhares de anos. O universo não surgiu a partir de uma explosão, em que o caos deu lugar ao mundo como vemos, perfeitamente organizado. A verdade é que tudo veio à existência pela vontade de Deus. O Senhor criou todas as coisas.

  Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Deus criou os céus e a Terra - LOUVOR - Crianças, Intermediários e Adolescentes


Comunidade Internacional da Zona Sul - Marca De Cristo (Clipe Oficial MK Music)



Aline Barros - Tudo Foi Criado por Deus



A CRIAÇÃO DO HOMEM Alessandra samadello 


•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
 
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👉 Apresentem o título da lição:
A Grandeza da Criação
👇 👇
Para iniciar apliquem a:
Dinâmica: A Grandeza da Criação
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a criação dos céus e da Terra, conforme Gênesis 1.1.

Material:
A Bíblia

01 quadro branco

01 marcador de quadro branco
Procedimento:
- Peçam para os alunos abrirem a Bíblia no livro de Gênesis, capítulo 01.

- Leiam: “No princípio criou Deus o céu e a terra”(1:1).

- Perguntem: Em quantos dias aconteceu a criação?

Aguardem as respostas. Falem que no relato bíblico há o registro de 06 dias, porque no 7º Deus descansou.

- Agora, proponham que os alunos apontem o que foi criado em cada dia da criação.

Eles devem ler e apontar o que foi criado. É interessante escrever no quadro branco para chamar a atenção.

- Depois, solicitem para que os alunos falem sobre a beleza, a complexidade de apenas 04 das obras divinas na criação.

- Em seguida, afirmem: É sobre a grandeza da criação o tema da lição de hoje.Vamos começar?
Fonte da dinâmica por Sulamita-
Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.
👇
LEITURA BÍBLICA 
  Gênesis 1.1-25
1 No princípio criou Deus o céu e a terra.

2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.

10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.

16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,

18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.

25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.

Bíblia online
Bíblia sagrada online



A MENSAGEM
Pois foi o Espírito de Deus que me fez, e é o sopro do Todo-Poderoso que me dá vida.
Jó 33.4


DEVOCIONAL
Segunda » Sl 33.6
Terça » Sl 146.6
Quarta » Pv 3.19
Quinta » Jr 10.12
Sexta » Is 40.28
Sábado » Hb 11.3


OBJETIVOS
- ENSINAR o relato da criação, em todas as suas fases;
- PONTUAR complexidades do corpo humano, mostrando a impossibilidade do surgimento espontâneo e aleatório da vida;
- INCENTIVAR o adolescente a adorar o Deus Criador.


HORA DE APRENDER
I – O RELATO DA CRIAÇÃO
1- A criação dos céus e da terra. 
Os céus e a terra são criações de Deus. O Senhor os criou a partir do nada. Ou seja, não havia uma matéria inicial para Deus criar a partir dela. O mundo também não foi feito a partir de Deus, pois Ele é eterno e a criação teve um início. Apenas Deus é eterno (Gn 21.33; Is 26.4; 1 Tm 1.17). 

A criação foi feita a partir do nada. 
Ela veio a existência apenas pelo poder de Deus. Do primeiro ao quarto dias de criação (Gn 1.1-19), Deus preparou todo o habitat para receber os animais e os homens:
• No primeiro dia, criou os céus, a terra e a luz;
• No segundo, fez divisão entre a água; águas de cima e águas debaixo;
• No terceiro, ajuntou as águas num só lugar e apareceu a terra seca; à terra foi ordenado que produzisse vegetais (plantas com sementes e árvores frutíferas);
• No quarto dia, foram criados os luminares, o sol, a lua e as estrelas.


2- Deus criou o mundo animal. 
Tendo criado o habitat perfeito, o Senhor, no quinto dia, criou toda a diversidade de espécies de seres vivos aquáticos e de aves no quinto dia. Em seguida, toda a diversidade de espécies de animais selvagens, domésticos e que se arrastam sobre a terra, no sexto dia (Gn 1.20-25). Quando Deus ordenou que fossem criados todos os tipos de seres vivos do mar e da terra (Gn 1.20,24), milhares e milhares de criaturas surgiram em um número impossível de ser catalogado. E como tudo isto veio a existir? Por meio da Palavra de Deus (Sl 33.9). A voz de Deus é poderosa e dá vida (Gn 2.1).


I- AUXÍLIO TEOLÓGICO
“O ‘Nada’ do qual. Deus criou era o Nada Absoluto – Quando o teísta declara que Deus criou ‘do nada’, ele não quer dizer que nada’ era algum tipo de algo invisível e imaterial que Deus usou para fazer o universo material. Nada significa absolutamente nada, quer dizer, só Deus existia e totalmente nada mais. Deus criou o universo, e depois, e somente depois, houve qualquer outra coisa que existia. Se ‘nada’ fosse realmente um algo escondido ou secreto, então a criação seria de qualquer outra coisa (ex matéria).

Mas os teístas demonstram que a criação saiu do nada (ex nihilo). Em suma, a criação do nada significa verdadeiramente que Deus não usou qualquer coisa quando Ele criou o universo. Ele trouxe à existência pelo seu próprio poder. A Criação do Nada não É Criação pelo Nada – O teísmo acredita que o universo veio a ser (existir) do nada, mas só por Alguém (Deus); não afirma que nada produziu algo (…).

De fato, no cerne da crença teísta no poder causal de Deus está a rejeição da premissa de que nada pode criar algo. Só algo (ou alguém) pode causar algo […]. Deus criou o universo sem a ajuda de qualquer matéria ou substância preexistente. Ele a fez pela sua própria onipotência infinita’’ (GEISLER, Nornan. Teologia Sistemática. Vol 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp. 926,927).


II – A CRIAÇÃO E MARAVILHOSA
1- A grandeza da fauna. 
A expressão fauna é utilizada para indicar o grupo de todos os animais. A palavra também pode ser utilizada para destacar os seres de determinada região. No Brasil, no dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Fauna, pois nosso país tem grande parte da biodiversidade de fauna e flora do planeta. São mais de 100 mil espécies. Só em terras brasileiras, por exemplo, segundo os institutos especializados, são cerca de 15 milhões de diferentes insetos e mais de 3 mil espécies de peixes, isto é, somente em água doce. A natureza testemunha o poder do Criador (Sl 19.1).


2- A diversidade da flora. 
A palavra flora indica a diversidade de plantas de um determinado ecossistema. A ordem de Deus em Gênesis 1.11 foi que a terra produzisse “[…] todo tipo de vegetais, isto é, plantas que deem sementes e árvores que dêem frutas. Estima-se que no Brasil esteja de 10% a 15% de toda a biodiversidade do planeta. São cerca de 46 mil espécies de vegetais, divididas em várias categorias. Estas plantas e os produtos delas derivados são utilizados para alimentação, medicina, vestuário, construção civil, móveis, fabricação de papel, produção de perfumes etc. Sem essa diversidade da fauna a vida humana seria impossível (Gn 2.15,16).


II- AUXÍLIO TEOLÓGICO
“A Fonte da Criação
 – A fonte da criação é um Deus teísta. Só Ele pode criar algo do nada (Agostinho, LCG 11.23). Deus é a ‘Causa Primeira’ (Agostinho, LCG, p. 23). Ele é o ‘Começo’ além do qual não há começo. Ele é eterno e não-causado. Ele é indivisível e imutável (Agostinho, CG, 11.10). Ele é infinitamente sábio e poderoso. Além disso, Deus criou voluntariamente. Como observou Aquino: ‘Não é necessário que Deus desejasse qualquer coisa exceto ele mesmo’ (St, la.46.1) […]. A criação é designada a todos os três membros da divindade, porque em Deus a sua existência é ‘idêntica à sua essência e comum a todas as três pessoas, e é, então, uma atividade de toda a Trindade, não peculiar a uma Pessoa’. Deus não apenas criou, mas só Deus pode criar. ‘Criar é, propriamente dito, causar ou produzir o ser (existência) das coisas’ (Aquino, ST, la.45.6).

Só Deus pode causar algo para entrar em existência; os seres humanos não podem criar. ‘O homem individual não pode ser absolutamente a causa da natureza humana, porque ele seria então a causa de si mesmo’. Na realidade, ‘nenhum ser criado pode produzir um ser absolutamente’” (GEISLER, Nornan. Teologia Sistemática. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 927).


III- GRANDEZA E MISTÉRIOS D0 CORPO HUMANO
1- Uma máquina extraordinária. 
Você sabe do que o corpo humano é formado? Oitenta órgãos do corpo humano, 206 ossos, 5 litros de sangue, 160 mil quilômetros de vasos sanguíneos, 86 bilhões de neurônios e cerca de 38 trilhões de células, compostas por um mesmo DNA. Observe agora mesmo o pulsar do coração e sua respiração. Note o ar entrando e saindo dos pulmões. Um ser humano costuma ter de 90 mil a 100 mil batimentos cardíacos por dia e cerca de 23 mil respirações em 24 horas.

Deus formou Adão do pó da terra. Não havia nele vida. Depois, “[_] soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo” (Gn 2.7). O que havia naquele sopro divino? Havia vida. A vida que só Deus pode dar. O salmista tinha certeza que o homem foi criado por Deus, e que o Senhor o via quando era formado de forma misteriosa no ventre de sua mãe (Sl 139.13-16).



2- A grande complexidade do corpo humano. 
Um conhecido biólogo molecular chamou de “complexo irredutível” o sistema que, se for retirada qualquer uma de suas partes, o funcionamento básico torna-se impossível. Um exemplo disto é o olho humano. Se qualquer parte fundamental do olho não funcionar adequadamente é impossível ter a visão. O olho humano é muito complexo. Ele é formado quando a criança está por volta de 5 meses de gestação.

Cerca de 1 milhão de terminações nervosas ópticas estendem-se do cérebro para encontrar e alcançar outro milhão de terminações nervosas ópticas que se estendem do olho e todas se combinam perfeitamente. — Um processo evolutivo guiado pelo nada poderia levar ao surgimento do olho humano? Não mesmo! Deus criou cada detalhe do ser humano!


3- A vida não surgiu por acaso. 
O que dizer diante da grandeza do corpo humano? Pensar que somos fruto do acaso e da sorte é rejeitar o princípio de que toda a criação é obra de uma mente inteligente. Esse ser superior que tudo criou é o único Deus verdadeiro, o Todo-Poderoso!


III – AUXÍLIO PEDAGÓGICO
A fim de conduzir sua turma ao entendimento que a complexidade da criação aponta para a grandeza do Criador, compartilhe com seus alunos a informação abaixo. “Vamos dar uma olhada em mais um exemplo, obtido dos recentes progressos na biologia molecular: a surpreendente harmonia do ‘sistema de fábrica’ de uma célula humana. Geraldo Schroeder, PhD pelo MIT, descreve da seguinte maneira: ‘Com a exceção das células sexuais e sanguíneas, cada célula no seu corpo está produzindo aproximadamente duas mil proteínas a cada segundo.

Uma proteína é uma combinação de um número de aminoácidos, de trezentos a mais de mil. Um corpo humano adulto é constituído de aproximadamente setenta e cinco trilhões de células. Cada segundo, de cada minuto, de cada dia, o seu corpo, e o corpo de todo o mundo, está organizando aproximadamente 150 milhares, de milhares, de milhares, de milhares, de milhares, de milhares de aminoácidos em cadeias de proteínas, cuidadosamente construídas. Cada segundo; cada minuto; cada dia.

O tecido do qual nós, e toda a vida somos feitos, está sendo continuamente tecido novamente, a uma velocidade tremenda e assombrosamente rápida’. É impossível à lógica supor que tais sistemas complexos – sistemas que trabalham juntos de uma maneira tão precisa e harmoniosa – surgiram ao acaso. Isto é completamente absurdo” (MUNCASTER, Ralph O. Examine as Evidências. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 34, 35).


CONCLUSÃO
Tudo foi criado por Deus: os céus e a terra, o sol, a lua e as estrelas, todos os animais, grandes e pequenos, as incontáveis plantas do reino vegetal e os seres humanos. Tudo foi criado de uma forma poderosa. A criação é convocada todos os dias para louvar ao Criador: “Todos os seres vivos, louvem o Senhor! Aleluia!” (Sl 150.6).


VAMOS PRATICAR
1- De acordo com o conteúdo da lição, faça a cruzadinha:

PENSE NISSO
O Brasil é um país muito grande, mas em quase todos os ambientes é possível ter algum contato com a natureza. Separe um tempo para fazer isso. Observe o nascer e o pôr do sol. Contemple as estrelas. Ouça o canto dos pássaros e observe de perto plantas e folhas. Medite na grandeza de Deus e O adore por seu imenso poder.


Sugestões:
Recursos visuais
1º DIA
Feche os olhos e veja como era o mundo. Aguarde os adolescentes fecharem os olhos e fale enquanto estiverem com eles fechados.

Tudo era escuro, sem forma e vazio. Mas Deus disse: Haja luz! Deus chamou a luz de dia e o escuro, de noite. Isso aconteceu no primeiro dia. 

Que bom que Deus fez o dia e a noite.

(Faça um retângulo branco e preto para simbolizar dia e noite. Apague as luzes e ligue - Quando Deus falou: - HAJA LUZ!)


2º DIA
Já no segundo dia, Deus separou a água e fez o céu.
Vamos olhar para o céu! Procure uma janela ou vá ao ar livre com os adolescentes olhem para o céu. Como o céu é alto e grande.

(Faça uma nuvem com plumante cola um pedaço de papelão e coloca um elástico e prega no teto. As águas de TNT azul.)


3º DIA
No terceiro dia, Deus fez a parte seca e a chamou de terra. A parte com água Deus chamou de mares. Na terra, Deus mandou que brotassem árvores, flores e frutas.
E Deus viu que tudo ficou bom... Viva! Quem gosta de comer as frutas gostosas que Deus fez?



4º DIA
No quarto dia, Deus fez o grande sol para iluminar o dia, e a lua e as estrelas para iluminarem a noite. Como Ele é bom.



5º DIA
No quinto dia, Ele criou os animais que moram nas águas e as aves. Como os peixes nadam? E como os pássaros fazem no céu? Muito bom!


6º DIA
Foi no sexto dia que Deus criou os animais para viverem na terra. Vamos dizer o nome de alguns animais...
E foi no sexto dia que Deus fez algo muito especial, que será?
Deus fez o homem e a mulher. Adão e Eva.
Deus viu o que havia feito e ficou feliz. 
Ele disse: tudo ficou muito bom!

7º DIA
Deus criou tudo em seis dias. Então, no sétimo, Ele descansou...
Conclusão
Depois que Deus criou o homem, Ele deu um lindo jardim para o homem morar e cuidar de tudo que havia criado.



O Senhor te abençoe e capacite!
Uma excelente e produtiva aula.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.

Seja imitador de Deus
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário