19 de janeiro de 2023

Plano de Aula Bíblica Adolescentes/Cpad – Lição 04: Humanidade, a Coroa da Criação

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
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O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
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EI PROF.
A lição trata de um tema extremamente prático: A mordomia. Deus confiou ao homem muitos bens para administrar. São dádivas materiais e espirituais. Se mal administradas, podem trazer problemas por toda a vida. Algo que ficou evidente durante o período de pandemia foi a dificuldade de muitos em administrar a saúde da mente, bem como a fé; Isso elevou o número de casos de transtorno de ansiedade e depressão nesse período. Por isso, ore por sua vida e pelos seus alunos, para que firmados na fé em Jesus Cristo e arraigados em sua Palavra, vocês tenham condições de gerir bem a fé e as emoções em todo o tempo. Lembre-se, Aquele que nos fez mordomos, está conosco e nos ajuda a cumprir sua vontade em tudo.

PONTO DE PARTIDA
Para introduzir o tópico três, selecione três alunos. 
Peça-os que informem como tem administrado os seguintes bens dados por Deus: 
A saúde do corpo (que envolve a alimentação, atividades físicas e disciplina do sono); 
A saúde da mente (evitando ocupar os pensamentos com filmes, séries e conteúdo prejudiciais nas redes sociais)
–  A igreja local (questões sobre a frequência aos cultos, envolvimento com o departamento de adolescentes, reuniões de oração etc). 
-  Afirme aos alunos que esses são exemplos de bens que o Senhor tem dado aos seus filhos. 
-  Destaque que nós devemos administrar essas bênçãos com sabedoria, pois, um dia Deus exigirá que prestemos contas de tudo que Ele nos confiou.

VAMOS DESCOBRIR
Todos nós já recebemos um dever de casa para ser feito, seja na escola ou em casa. De um jeito ou de outro, é possível ver as seguintes semelhanças: alguém com autoridade falando o que deve ser feito, a pessoa a quem a tarefa é confiada, e a própria obrigação em si, ou seja, a missão. Quando você recebe alguma tarefa você costuma obedecer? Hoje aprenderemos que a humanidade recebeu algumas bênçãos e responsabilidades de Deus.
  Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
(LETRA) O homem no Jardim - Dimael Kharrara - YouTube


No princípio criou Deus


Deus criou os céus e a Terra - LOUVOR - Crianças, Intermediários e Adolescentes


Comunidade Internacional da Zona Sul - Marca De Cristo (Clipe Oficial MK Music)



Aline Barros - Tudo Foi Criado por Deus


A CRIAÇÃO DO HOMEM Alessandra samadello 

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
 
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
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Tenham uma excelente e produtiva aula!
👉 Apresentem o título da lição:
Humanidade, a Coroa da Criação
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Para iniciar apliquem a:
Dinâmica: Fui criado por Deus
Objetivo: 
Refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da criação de Deus.

Material:
½ folha de papel ofício

01 lápis grafite

Procedimento:
- Escolham um aluno e peçam para que ele permaneça diante da turma.

- Distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e 01 lápis grafite.

- Peçam para que eles desenhem o colega, observando os detalhes, procurando ser o mais fiel possível ao que estão vendo. Eles devem desenhar em 1 minuto.

- Depois, recolham os desenhos e fixem no quadro.

- Observem os desenhos e deixem que os alunos analisem o resultado.
Alguém conseguiu no desenho se aproximar da realidade, isto é, reproduzir o colega? Por quê?

Observem as respostas.
Por mais que haja na turma alguém que desenhe bem, sempre haverá diferença e o resultado não copia com exatidão os traços do colega.

Percebemos como é difícil desenhar. Imaginem fazer o primeiro ser humano!

- Agora, falem: Olhem para seus colegas. Observem as características dos colegas, são diferentes mesmo tendo os mesmos membros, olhos, boca, nariz, orelhas etc.

- Depois, enfatizem: Só Deus tem poder para criar com tanta perfeição e diferentes características entre as pessoas. Nem mesmo os gêmeos univitelinos são iguais. E as impressões digitais? Não há um ser humano que tenha impressão digital igual ao de outra pessoa.

- Perguntem: Afinal, somos produtos da criação de Deus ou da evolução?

Aguardem as respostas.
- Para concluir, peçam para que os alunos repitam: Fui criado por Deus!
Fonte da dinâmica por Sulamita-
Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.
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LEITURA BÍBLICA
  Gênesis 1.26-31
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.

30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

  Gênesis 2.15
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.



Bíblia online
Bíblia sagrada online


A MENSAGEM
Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher.
Gênesis 1.27.


DEVOCIONAL
Segunda » Gn 1.26-28
Terça » Gn 2.8-15
Quarta » Gn 2.18,21-24
Quinta » Sl 33.9
Sexta » Cl 3.1,10
Sábado » 1 Co 10.31


OBJETIVOS
- DESTACAR a narrativa bíblica sobre a criação do ser humano;
- ENSINAR que o ser humano foi criado à imagem de Deus;
- ENFATIZAR a responsabilidade do ser humano diante da Criação.


HORA DE APRENDER
I – A CRIAÇÃO DO SER HUMANO
1- O relato da criação.
A Bíblia revela como o ser humano foi criado (Gn 2.7). Com as próprias mãos, Deus formou do pó da terra a Adão. Em seguida, soprou em suas narinas uma respiração de vida e, assim, o homem se tornou um ser vivo. Já para criar a mulher, Deus fez cair um pesado sono em Adão. Em seguida, retirou do homem uma costela, fechou a carne de Adão e, com o material original do primeiro homem, formou a mulher (Gn 2.21,22). O relato da criação é confirmado ao longo de toda a Bíblia, por diferentes escritores, em diferentes épocas (1 Cr 1.1-4; Jó 31.33; Lc 3.38; 1 Tm 2.13; Rm 5.14; 1 Co 15.45). A Palavra de Deus é verdadeira e Fiel.


2- O Conselho da criação.
Na criação dos céus e da terra Deus usou a palavra e tudo veio a existir (SL 33.9). Em relação aos seres humanos, a trindade foi reunida para criar algo diferente. Era uma reunião solene, para uma finalidade grandiosa. Essa nova criação não estava ligada aos astros, nem aos mares, tampouco surge da terra. Deus disse;”[…] — Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco […]” (Gn 1.26).


I – AUXÍLIO DIDÁTICO
Barro e sopro – O relato da criação lembra-nos de que nós, seres humanos, somos criaturas tanto espirituais quanto biológicas. Quando Deus soprou a vida em Adão, Ele o fez um ser espiritual.
O homem não é animal, mas uma direta e especial criação de Deus.
Adão/ser humano – ‘Adão’ é uma palavra hebraica, o nome do primeiro homem, mas também é o termo bíblico para a humanidade.
O homem sozinho foi:
(1) direta e pessoalmente formado pelo Senhor, que lhe deu o fôlego de vida (Gn 2.7);
(2) criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26,27);
(3) dado a ele o direito de governar a criação como representante de Deus (Gn 1.29, 28-30);
(4) moralmente responsável para obedecer às ordens de Deus (Gn 2.16,17); e
(5) dado uma natureza que requer intimidade, relacionamento com Deus e as pessoas […].

Costela de Adão – Uma Linda tradição judaica observa que Deus não tirou Eva do pé do Adão, para que ele não tentasse dominá-la; ou da sua cabeça, para que ela se visse acima. Em vez disso, Deus tirou Eva da costela de Adão, para que os dois pudessem caminhar Lado a lado ao longo da vida” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 26).


II- CRIADOS À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS
A imagem e semelhança Deus no ser humano (Gn 1.27) aponta, em primeiro lugar, para o propósito da vida humana: Amar e servir ao Criador.
Outro aspecto da imagem e semelhança é a capacidade do homem em se relacionar com outros seres humanos. Ela também diz respeito ao poder para dominar sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens. Para isso, o homem utiliza sua inteligência para refletir, falar, tomar decisões etc. Após a entrada do pecado no mundo, essa imagem de Deus no homem foi afetada, mas ainda pode ser encontrada.


AUXÍLIO TEOLÓGICO
A primeira parte da declaração de propósito é que o homem foi feito segundo a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26), um propósito reiterado como tendo sido realizado com a nuança adicional de distinção de gênero (v.27). De acordo com a recente erudição, há estudiosos que argumentam que a tradução das palavras hebraicas besalmenu fà nossa imagem’) e kidmutenu (conforme a nossa semelhança’) deveriam ser ‘como a nossa imagem’ e ‘conforme a nossa semelhança’, respectivamente.

Quer dizer, o homem não está na imagem de Deus, ele é a imagem de Deus. O texto não fala o que o homem é, mas o que ele tem de ser e fazer. É uma declaração funcional e não de essência. Da mesma maneira que imagens ou estátuas representavam deidades e reis no antigo Oriente Próximo, até o ponto em que eram praticamente intercambiáveis, assim o homem, como a imagem de Deus, foi criado para representar o próprio Deus como o soberano sobre toda a criação.

Esta metáfora ousada é esclarecida nitidamente em Gênesis 1.26b, que explica o que significa para o homem ser a imagem de Deus: ‘Domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra” (ZUCK, Roy B. (ed). Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp. 26, 27).


III- CRIADOS PARA SEREM MORDOMOS
A criação e os animais deveriam ser cuidados e preservados. 
O sustento dos seres humanos também viria da natureza (Gn 1.26,28-30). Esta responsabilidade é chamada de mordomia. A mordomia é o privilégio de administrar bens materiais e espirituais confiados pelo Criador aos seres humanos (Gn 1.27,28).


1- A mordomia antes da Queda.
Tendo criado o homem, o Senhor deu a ele obrigações no Éden. Adão e Eva deveriam cuidar do jardim e nele fazer plantações (Gn 2.15), era a mordomia da terra. Além disto, deveriam exercer domínio sobre os animais (Gn 1.26). O casamento também foi uma benção dada aos seres humanos ali (Gn 2.24). A mordomia envolvia ainda a correta alimentação (Gn 2.16). Até para os animais havia orientação alimentar (Gn 1.30)


2- A mordomia depois da Queda.

Tendo pecado, o homem e sua esposa já não podiam mais administrar como no princípio. Para Adão, o trabalho da terra tornou-se penoso (Gn 2.17,18). Nesses novos tempos, os administradores passaram a ter muitas dificuldades.


3- Bons mordomos do Senhor.
Todos nós devemos exercer a mordomia dos bens dados por Deus à humanidade. Jesus também ensinou sobre isso. Ele advertiu seus ouvintes sobre a mordomia quando contou a parábola dos talentos (Mt 25.14-30), reafirmando que todos nós temos responsabilidades de cuidar bem daquilo que o Criador nos confiou.
O adolescente cristão deve glorificar a Deus como bom cuidador dos presentes dados pelo Criador:

• O corpo – Como templo do Espírito Santo (1 Co 3.16; 6.19), deve ser bem alimentado, repousar as horas necessárias por noite e ser exercitado regularmente. Todo o nosso ser deve ser guardado puro para a vinda do Senhor (1 Ts 5.23).
• A mente – A sede das emoções deve ficar ocupada com a Palavra do Senhor para meditação (Sl 119.27,48) e com pensamentos saudáveis (Fp 4.8). Para proteger a saúde mental tudo deve ser levado a Deus em oração, pois isto afasta a ansiedade (Fp 4.6,7). O cristão deve confiar no Criador e Pai que cuida de todas as coisas (Mt 6.25- 34). Além disto, o cristão deve viver alegre (Fp 4.4), desfrutar da família e de tudo que é agradável diante de Deus.
• O espírito – O espírito diz respeito ao meio espiritual pelo qual nos comunicamos com Deus, pela fé. O Espírito de Deus testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Por isso, sempre devemos buscar a presença de Deus.
• O tempo – Tudo que o cristão faz deve ser para glória de Deus (1 Co 10.31). Portanto, cada instante deve ser aproveitado com sabedoria, sabendo que há tempo para todas as coisas (Ec 3.1-8).
• A igreja local – Temos no Brasil o privilégio de poder frequentar a igreja Local livremente, sem embaraços e sem perseguições. Devemos ser presentes nos cultos e nas demais atividades da igreja (Sl 133.1; Hb 10.25).


III – AUXÍLIO TEOLÓGICO
Gênesis 1 também afirma que a humanidade foi criada para sujeitar a terra e ‘dominar’ sobre ela e as criaturas vivas do mar, da terra e do ar. Alguns estudiosos, à luz das palavras de Gn 1.26, sugerem que é exatamente o domínio exercido sobre a humanidade que constitui a imagem de Deus (embora essa relação aponte mais uma consequência que uma definição). Mas o que significa sujeitar e dominar?

O último verbo, utilizado 24 vezes no Antigo Testamento, geralmente se refere a relacionamentos humanos: um amo e seu escravo (Lv 25.43); os chefes e os trabalhadores (1 Rs 5.16); um rei e seus súditos (Sl 72.8); o soberano de um país e uma outra nação (Lv 2.17). Diversas dessas passagens (por exemplo, Lv 25.43 e Ez 34.4) sugerem que esse domínio deve ser exercido com cuidado e responsabilidade. Não é permitido nada destrutivo e explorador […].

O mesmo verbo utilizado com a humanidade em Gênesis 1.28 é aplicado em relação ao sol e à lua em Gênesis 1.16- para governarem, respectivamente, o dia e a noite – e com certeza não há nenhuma alusão a ações abusivas ou irresponsáveis aqui’’ (HAMILTON, Victor P. Manual do Pentateuco. 2 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p.27)


CONCLUSÃO
Deus criou o homem com suas próprias mãos. Feitos à imagem e semelhança de Deus, fomos constituídos mordomos de diversos bens. Assim, o Criador espera de nós que sejamos bons administradores de todas as boas coisas que Ele nos confiou.


VAMOS PRATICAR
1- Encontre as palavras a seguir no caça palavras: Adão, Eva, Jardim, Mordomia Pecado, Éden.

PENSE NISSO
Durante o estudo da lição você pensou em alguma área da vida que deve ser um mordomo melhor? A lista da lição pode ser ampliada. Sim, há mais bens que o Senhor nos deu para administrar. Veja só: A família, a adoração, dízimos e ofertas, trabalho, finanças, as boas obras etc. Lembre-se que daremos conta a Deus de tudo que fizermos.
2 Coríntios 5.10.

O Senhor te abençoe e capacite!
Uma excelente e produtiva aula.

Adolescentes: Para Pais, Lideres, Estudos, Pregações, Lições bíblicas, dinâmicas, subsidios, Pré - aulas - Arquivo

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
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