3 de setembro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 10: Os materiais usados no Tabernáculo

* A paz do Senhor.
* Vejam estas sugestões:
👉 Apresentem o título da lição, Os materiais usados no Tabernáculo


Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente aula!
LEITURA DIÁRIA
  Segunda Rm 11.33-34 
Os projetos de Deus são insondáveis.

Terça Is 55.8-9 
Os pensamentos de Deus são maiores que os nossos.

Quarta Sl 139.6
 A ciência de Deus é maravilhosa.

Quinta Sl 24.1
 Deus é soberano.

Sexta Is 46.10 
Deus sabe do fim antes do início.

Sábado Êx 35.5 
A oferta era do que o povo tinha.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


Versículo do dia
  Porque tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. 
Romanos 15.4


Verdade aplicada
Deus tinha grandes propósitos com cada detalhe do Tabernáculo.


Objetivos da lição
👉  Descrever as origens dos materiais do Tabernáculo;
👉  Compreender a verdade espiritual em cada material;
👉  Evidenciar a existência de um projeto divino.


🙏
Momento de oração
Que venhamos agir com voluntariedade na obra de Deus entendendo que os projetos dEle são maiores que os nossos.


Introdução
Deus pede ao povo para trazer donativos para a construção do Tabernáculo, porém Deus enumera vários itens, pois não era apenas o material, mas também seu significado espiritual presente e vindouro.


PONTO CHAVE
Deus queria expressar verdades em cada detalhe do Tabernáculo.


1 - OFERTAS DE ORIGEM ANIMAL
Deus pede ao povo para trazer aquilo que eles tinham e de modo voluntário, porém existia uma lista do que realmente era necessário para a confecção do Tabernáculo.


1.1. Animais marinhos

Na lista de itens registrados em Êxodo 25.1-7 encontramos alguns animais cujo habitat é o mar. Os tecidos azul e púrpura eram obtidos através de moluscos e têm uma representação muito grande. Alguém para ofertar este tipo de material teria que fazer um esforço a mais, pois não era tão comum, ao mesmo tempo em que Deus queria mostrar através do Tabernáculo que Ele é o criador de toda a vida animal que existe e por isso os homens precisavam ser gratos e cuidar do meio ambiente. As cores em destaque mostram a realeza de Jesus e todo o projeto celestial para com a humanidade (Azul); já a cor púrpura era a cor mais preciosa dos tempos antigos, mostrava a nobreza de Jesus como Rei e dominador dos céus e terra (Sl 24.1).


1.2. Animais terrestres
Deus queria também uma representação de animais terrestres, por isso na lista de exigência aparece tecido vermelho, peles de cabra, peles de carneiro e couro. O tecido de cor vermelha fala do sacrifício de Jesus ao derramar Seu sangue, e representa o Evangelho de Marcos, simbolizando o sofrimento de Jesus. O sacrifício de cabras tinha a ver com o pecado e a maneira como o pecado era coberto; já as peles de carneiro tingidas de vermelho revelam a consagração e dedicação a Deus (Êx 29). Deus em Sua Onisciência, através das cores e materiais do Tabernáculo, estava revelando mistérios da divindade. Mas, temos que tomar cuidado para não nos prendermos em simbologias e sim compreender as verdades bíblicas.


Refletindo
Nada no Tabernáculo é fruto do acaso, Deus determinou minunciosamente a construção. 
Pr. Napoleão Falcão


2 - MATERIAIS DE ORIGEM VEGETAL
Não foi por acaso que Deus, por diversas vezes, disse a Moisés para fazer tudo conforme a revelação que recebera (Êx 25.40), pois tudo deveria estar em perfeita harmonia até mesmo com as profecias messiânicas que viriam no decorrer da História. No que tange aos materiais vegetais, em sua maioria, apontam par a natureza humana de Cristo.


2.1. O linho fino e a madeira de acácia

O linho fino, olhando do prisma bíblico tem muito a ver com a justiça de Cristo (Ap 19.8). No Tabernáculo, a justiça de Deus estava em evidência através do linho fino, isto é perceptível nos rituais quando Deus perdoava o pecado do povo. Outro material utilizado em que quase todas as mobílias do Tabernáculo é a madeira de acácia ou cetim. A madeira de acácia se destaca pela durabilidade e resistência quanto aos fenômenos da natureza. Este material faz alusão a natureza humana de Jesus, porém percebemos que, mesmo vivendo em um ambiente hostil, corrupto e um sistema religioso corrompido, Ele não pecou. O texto neotestamentário registra que, em tudo foi tentado, porém sem pecado (Hb 4.15). Assim como no ambiente adverso, a madeira deveria preservar suas características, Jesus também deveria manter Sua essência e consumar a obra redentora.


2.2. O óleo e o azeite da unção
No Tabernáculo, precisava de óleo para manter o Candelabro iluminando o Lugar Santo. A exigência divina era que deveria ser azeite puro da oliveira (Êx 27.20). Sabemos que a extração deste azeite passa pelo processo do esmagamento, ou seja, uma alusão ao sofrimento de Cristo, mas óleo fala da unção do Espírito Santo em nossa vida nos ajudando a compreender as verdades do Evangelho. Existem também as especiarias para o óleo da unção, a saber: mirra, canela aromática, cálamo aromático, cássia e azeite de oliveiras (Êx 30.23-24). A revelação aqui é a unção do Espírito Santo capacitando os santos para atuar na execução do IDE. Destaca-se também s especiarias para o incenso aromático para ser queimado diante de Deus. Este incenso mostra a oração intercessora e a adoração ao verdadeiro Deus.


3 - MATERIAIS DE ORIGEM MINERAL
Esta classe de materiais são caros e evidenciam verdades acerca da realeza e divindade de Jesus. Mesmo estando em pleno deserto, Deus exige materiais de primeira qualidade e pomposos na feitura do Tabernáculo. A lição que fica aqui é que Cristo em toda a sua glória viria para habitar entre os homens.


3.1. O ouro, a prata e o bronze
Estes materiais representam muitas verdades no Tabernáculo e são dignas de nota. O ouro, por exemplo, através de seu brilho, sua beleza e sua perfeição, aponta para a divindade e a glória de Jesus. Quase todos os móveis do tabernáculo feitos com madeira eram revestidos de ouro, porém o Castiçal era todo de ouro. O bronze pode ser percebido no revestimento do Altar de Holocausto, simbolizando o poder e o juízo contra o pecado. É justamente no Altar de Holocausto que a justiça de Deus era feita com o sacrifício. Todos os ganchos usados para sustentar as cortinas eram de prata; a prata simboliza o preço pago pela expiação e remissão do pecado da humanidade. Infelizmente, traz à memória também o fato de judas ter vendido Jesus por trinta moedas de prata (Mt 26.15). Existem muito mais conexões, mas nossa mente é limitada para conhecer os mistérios infinitos de Deus em Sua Palavra.


3.2. As pedras preciosas
As pedras preciosas deveriam ser ofertas para a confecção do peitoral sacerdotal. O éfode era um corpete contendo doze pedras de diferentes cores e tipos, a saber: sárdio, topázio, carbúnculo, esmeralda, safira, diamante, jacinto, ágata, ametista, turquesa, sardônica e jaspe. A representação destas pedras mostra o valor das tribos e que deveria estar sobre o coração do sumo sacerdote, mostrando o ofício sacerdotal da intercessão. A Bíblia diz que o coração de Deus está sobre o homem (Jó 7.17), e nossos nomes estão gravados nas palmas de Suas mãos (Is 49.16).


Subsídio Bíblico e Histórico
Muito destes materiais ofertados pelo povo haviam sido trazidos do Egito. Quando o povo ainda era escravo, Deus fez uma promessa a Israel: "E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios, e acontecerá que quando sairdes, não saireis vazios, porque cada mulher pedirá à sua vizinha e a sua hóspeda vasos de prata e vasos de ouro...", Êx 3.21-22. Em Êxodo 12.36 vemos o cumprimento desta profecia. O termo usado é "despojar", porém quanto olhamos para o original hebraico a ideia é de "conquistar". Os israelitas não roubaram e nem saquearam nenhum material, mas Deus de forma sobrenatural abriu o coração dos egípcios apara abençoar os hebreus. Quiçá, como forma de pagamento por todos os quatrocentos anos de escravidão. Deus em Sua Onisciência já estava preparando os materiais que seriam necessários para a construção do Tabernáculo e estava atuando como provedor. Salmos 23 mostra Deus como pastor do Seu povo, e, na construção do Tabernáculo não faltou nada, mesmo vivendo em condições adversas. Esta é a certeza que temos: Deus proverá livramento, fartura, alegria e paz. Nada no âmbito material ou espiritual nos faltará (Texto Extraído da lição Betel Dominical - 2 Tri\1993).


CONCLUSÃO
O Tabernáculo mostra que os projetos de Deus são harmônicos e conta com as contribuições de seus servos fiéis.

👉  Os artesãos do Tabernáculo foram dotados de habilidades sobrenaturais (Êx 31.3-5), realizando uma variedade de atividades, das mais simples as mais complexas. Vemos a atuação especial do Espírito Santo, capacitando-os na execução de obras artísticas sob o comando divino (Êx 35.30-34).

👉  Mesmo vivendo em situações adversas no deserto, o povo não hesitou em doar seus pertences para a construção do Tabernáculo.

  
Pré - aula:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


VIDEO
Lições do Tabernáculo - Apontando para Jesus




Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário