19 de setembro de 2020

Lição 12: A implantação do Reino de de Deus: Betel conectar

Versículo do dia
E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Apocalipse 21.1



Verdade aplicada

Deus tem um lugar reservado para todos os redimidos na consumação de Seu Reino.



Textos de Referência.
Apocalipse 21.1-8

1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

6 E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.

7 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.




👉 Objetivos da Lição
- Entender que o milênio acontecerá depois de muito sofrimento;
- Compreender
que o grande projeto de Deus foi se relacionar com o ser humano;
- Mostrar
que, na consumação de tudo, habitaremos em um novo céu e uma nova terra.



Introdução
Após a guerra o Armagedom, será estabelecida na Terra mil anos de paz, que servirão de preambula da instauração do novo céu e da nova terra. Lembrando que, entre o milênio e a recriação da terra, haverá ainda a grande guerra de Gogue e Magogue.



Ponto chave
O dia do triunfo dos remidos se aproxima, quando entrarão na cidade pelas portas.



1. A INSTAURAÇÃO DO MILÊNIO
Depois da Terra ser quase destruída pelos selos, trombetas, pragas da ira de Deus e também pela batalha do Armagedom, Cristo implantará o Reino milenial na Terra. Esta nova dispensação será inaugurada no fim da 70ª semana de Daniel, ao fim dos 7 anos de tormento e punição.



1.1. Entendendo o milênio
A expressão em latim para mil anos é "millenium"; como o próprio nome sugere: Milênio. Será um período em que Cristo reinará sobre a Terra; de acordo com a passagem profética de Salmos 72.8. Seu reinado se estenderá de uma extremidade a outra. Segundo o relato que está em Isaías 11, neste período, reinará a justiça e a verdade, os animais viverão em harmonia. Os animais ferozes e peçonhentos não farão mal e a Terra se encherá de conhecimento de Deus.



1.2. Quem estará no Milênio?
O texto de Apocalipse 20.4 sugere algumas pessoas que estarão no milênio, os sobreviverem ao período de dor e sofrimento, como também os mortos em Cristo, que morreram durante o período da Grande Tribulação por não terem adorado a Besta e nem terem aceitado o sinal dela em sua vida. O texto é claro em dizer que eles "viverão e reinarão com Cristo durante mil anos". Vale ressaltar que, neste período, o diabo estará preso no abismo em cadeias, conforme o registro bíblico em Apocalipse 20.2.



Refletindo
Morte, lamento e dor são características de um mundo de pecado...e não fazem parte daquilo que Deus tem preparado para os que O amam. Rubens Szczerbacki


2. NOVO CÉU E NOVA TERRA
A Grande esperança da Igreja se cumprirá, o dia em que o Reino de Deus será consolidado no céu e na terra e todo este planeta será renovado. Viveremos em um mundo completamente transformado ao lado de nosso Deus.



2.1. Características deste Reino
A Palavra de Deus nos garante que haverá justiça, paz e alegria no espírito (Rm 14.17). Neste novo céu e nesta nova terra não haverá lugar para a corrupção, pois a justiça de Deus dominará a Terra; não haverá discórdia e nem brigas, pois a paz do Cordeiro cobrirá a face da Terra e a tristeza não terá mais lugar. Deus enxugará de nossos olhos todas as lágrimas. (Ap 21.4). Lá não teremos motivos para chorar mas, sim, para celebrar; a alegria tomará conta da vida das pessoas.



2.2. Não haverá morte, pranto e nem clamor
Neste Reino preparado para os remidos não existe mais a morte, nem angústia, nem dor e enfermidade, pois o nosso corpo será glorioso, capaz de suportar todas as coisas (Fp 3.21). Quando o escritor, Paulo, fala deste corpo glorioso, ele está dizendo que o corpo não será atacado por enfermidade, não estará sujeito à morte, pois conforme Apocalipse 20.14, a morte será lançada no inferno. Não teremos lutas ou tribulações para nos desesperar, mas somente viveremos por toda a eternidade com Cristo.

...Será esta a capital de todo o reino que, naquele momento, estará na terra permanentemente.


3. A NOVA JERUSALÉM
Na visão descrita por João, encontramos em Apocalipse 21.2, menção à cidade santa, a nova Jerusalém que descia do céu. Será esta a capital de todo o reino que, naquele momento, estará na terra permanentemente.


3.1. Uma cidade inigualável
Na visão apocalíptica, João conta em detalhes sobre esta Santa Cidade. A nova Jerusalém tem a glória do Deus Todo-Poderoso. João diz que esta cidade não necessita de luz, pois a glória do Cordeiro é que traz todo o brilho e fulgor (Ap 21.23). Outro detalhe interessante é que o seu muro é de jaspe e a cidade de ouro puro. Por mais que João tente expressar o fulgor daquela beleza, ele não consegue, pois excede a qualquer padrão de beleza e riqueza da Terra. Os fundamentos da cidade são doze no total e todos feitos de pedras preciosas, a saber: jaspe, safira, calcedônia, esmeralda, sardônica, sárdio, crisólito, berilo, topázio, crisoprásio, jacinto e ametista.


3.2. Será a glória e a honra das nações
No milênio, a nova Jerusalém estará pairando nos ares, acima da Jerusalém terrestre mas, quando a Terra for renovada pelo próprio Deus, descerá à Terra para ser a capital do Reino de Deus.
Segundo o relato bíblico, as nações andarão na sua luz e trarão para ela glória e honra. As portas destas jamais se fecharão, ali não haverá noite e nem mesmo entrará nela a corrupção, perversidade ou mentira. Só morarão nesta cidade aqueles que alvejaram as suas vestes no sangue do Cordeiro e aqueles cujos nomes estão no Livro da Vida.


Conclusão
A ditosa cidade nos espera com todo o seu fulgor; tudo está preparado, esperando apenas os vencedores da saga terrena.


Eu aprendi que:
O mistério será apenas o preâmbulo do Reino que virá e que não terá fim.





 
 Bíblia online
Bíblia sagrada online


Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:

  

Jovens: Betel Conectar, 3º Trimestre de 2020 | Fim dos tempos: o arrebatamento e o juízo de Deus?



Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário