9 de setembro de 2020

Lição 11: Ageu, Chegou o Tempo de Reconstruir - Central Gospel

Vídeo aula:
Endereço na descrição do vídeo


 



TEXTO BÍBLICO:
Ageu 1:1-8
1 No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo:

2 Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.

3 Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:

4 Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?

5 Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.

6 Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado.

7 Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.

8 Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor.



Ageu 2:23
23 Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o Senhor, e far-te-ei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos.





TEXTO ÁUREO:
A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:9


Objetivos:
Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá ser capaz de:
1. Saber que os que voltaram do cativeiro, eram individualistas, cuidavam dos seus próprios interesses, a Casa do Senhor estava abandonada e esquecida.
2. Entender que a nação foi castigada, porém eles não entendiam que os males provinham do Senhor.
3. Compreender que o povo se despertou para se acertar com o Senhor, através das advertências.



INTRODUÇÃO
Os estudiosos acham que Ageu recebeu este nome, porque? No hebraico Hagi ou Hagias à Hagi significa festa. Provavelmente ele recebeu este nome por ter nascido em dia festivo. Pela tradição judaica, Ageu retornou do cativeiro babilônico ainda criança, e uma outra corrente alega que ele era idoso quando escreveu sua profecia, e teria conhecido o templo, antes de ser destruído.
O que significa livro pós-exílio? Ageu é um dos três, os outros dois são Zacarias e Malaquias. Com mensagem de exortação e encorajamento, pois o povo estavam preocupados tão somente com eles mesmos, ninguém ligava para a situação em que se encontrava o templo do Senhor. O profeta começou a encorajar o povo a reconstruir a casa de Deus.



PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você pode passar exemplos de coisas que ocorrem nas igrejas hoje.
- “por ter nascido em um dia festivo”, para o judeu o nome era dado de acordo com a ocasião ou circunstância do nascimento.
- “seu nome não aparece na lista”, as mulheres e crianças não eram contados em Israel, naquela época.
- “escombros do antigo templo”, na verdade já haviam começado a obra do templo com Zorobabel Esdras 3.8, porém eles pararam a obra diante da perseguição Esdras 4.24 Ageu começa a profetizar com a obra da casa de Deus só nos alicerces.




Tema principal: 
Prioridades, Deus tem que ocupar o primeiro lugar em nossas vidas.



INTRODUÇÃO
Ao estudarmos este pequeno livro, nos fica a nítida compreensão de que os propósitos de Deus para seu povo independem de quem, como, quando, onde as coisas podem acontecer. Ele simplesmente levanta dos mais simples aos mais nobres, tanto os grandes, como os pequenos, anônimos ou conhecidos, com ou sem genealogia. O fato é que, Ele mesmo é o autor de toda a história, e como Senhor de tudo, tem usado seus escolhidos para fazê-la conhecida, e neste plano, estamos nós inseridos como porta vozes a seguir o exemplo de Ageu.




UMA BREVE BIOGRAFIA DO PROFETA
-AGEU, significa festivo. Profeta contemporâneo de Zacarias.
-Foi o primeiro profeta pós-exílico. Os outros dois foram Zacarias e Malaquias
-Zorobabel era o Governador de Judá e Josué o Sumo sacerdote
-Tinha por volta de oitenta anos quando iniciou seu curto ministério profético.
-É o décimo dos doze “profetas menores”, assim chamado não por ser de menor importância, mas devido aos poucos capítulos de seu livro.
-Passou setenta anos no cativeiro babilônico, retornando com uns 50.000 judeus para sua Pátria, conforme o edito de Ciro rei da Pérsia (Ed.1:1,2).
-Seus oráculos foram transmitidos em um período de quatro meses, a partir do segundo ano de Dario em 520 A.C (Ag.1:1,15; 2:1,10), e mesmo assim alcançou grande êxito.





O LIVRO DE AGEU ESTRUTURA-SE DA SEGUINTE FORMA:
1: O desafio da renovação da Aliança ( Ag.1:1-6) Uma mensagem de exortação pela negligência do povo.
2: A promessa da Renovação.(Ag.2:1-9) O segundo templo seria diferente em glória.
3: O chamado à Santidade. (Ag.2:10-19) Um questionamento para os sacerdotes.
4: Zorobabel com descendente Davídico.(Ag.2:20-23) Esta profecia tinha caráter messiânico.




Conclusão:
Freqüentemente a Palavra do Senhor leva-nos a honrar o passado, ao mesmo tempo em que conclama-nos a enfrentar a realidade do presente. Deus trabalha hoje como trabalhou ontem. Ele nos escolheu como escolheu Abraão, Davi, Zorobabel, Ageu e garante sua presença conosco assim como foi com eles no passado também.
Editora Central gospel.





Bíblia online
Bíblia sagrada online


Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 63 - 3º Trimestre de 2020 - Mensageiros de Deus em tempos de crise e de restauração - Profetas menores: Central Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário