26 de setembro de 2020

Lição13: O fim vem! Betel conectar

  
Textos de Referência.
Ezequiel 20.11,15
11Eu lhes dei os meus decretos e lhes tornei conhecidas as minhas leis, pois aquele que lhes obedecer por elas viverá.

12Tam­bém lhes dei os meus sábados como um sinal entre nós, para que soubessem que eu, o Senhor, fiz deles um povo santo.

13"Contudo, os israelitas se rebelaram contra mim no deserto. Não agiram segundo os meus decretos, mas profanaram os meus sábados e rejeitaram as minhas leis, mesmo sabendo que aquele que a elas obedecer por elas viverá. Por isso eu disse que derramaria a minha ira sobre eles e os destruiria no deserto.

14Mas, por amor do meu nome, eu agi, evitando que o meu nome fosse profanado aos olhos das nações à vista das quais eu os havia tirado do Egito.

15Com mão erguida, também jurei a eles que não os levaria para a terra que eu lhes dei, terra onde há leite e mel com fartura, a mais linda de todas as terras,




Versículo do dia

E o diabo que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20.10.



Verdade aplicada
Para os perdidos será o fim de tudo, mas para os salvos será o início de um novo tempo.



👉 Objetivos da Lição
- Entender que o fim será para os perdidos;
- Mostrar que Deus será o juiz de toda a terra;
- Compreender que os homens receberão a justa condenação.



Introdução
O fim sobre a Terra se aproxima. Depois de vários acontecimentos em que a terra será alvo de pragas e castigos, já não existirá mais fauna, nem flora e nem habitantes. Conforme diz o profeta Ezequiel 7.1, "o fim vem, sobre os quatro cantos da Terra".



    Ponto chave
O juízo final selará os destinos dos perdidos para sempre.



1. O JUÍZO DE TODA A TERRA

Diante de toda humilhação de Jesus no calvário, chegará o tempo em que se cumprirá o que foi dito por Paulo, ao dizer que Deus lhe deu um Nome que é acima de todos os nomes, e que diante de Cristo todo joelho se dobrará; sim, perante Aquele que julgará o mundo com retidão, todo joelho se dobrará.



1.1. Quem será o Juiz?
Pelo Texto Sagrado, entendemos que Cristo, O Prometido das nações, será o grande Juiz naquele dia. É interessante notar que, em Mateus 26.66, Cristo foi "réu de morte", enquanto em 1 João 



2.1, "Ele é o nosso advogado" mas, no dia do juízo final, Ele se assentará no trono para julgar os mortos que ressuscitarão para serem julgados. 
Vemos uma exaltação completa do Pai sobre Jesus, pois de réu de morte agora está nos posto de Juiz de toda a Terra. Quando o Juiz de toda a Terra se apresenta, o universo natural foge diante da grandeza e da presença daquele que julgará com retidão.



1.2. Ressuscitando para vergonha eterna
No livro profético de Daniel, encontramos que, naquele dia, muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão para vergonha e desprezo eterno. Quando João tem a visão do grande trono branco, ele contempla todo o tipo de pessoas, descrevendo-os como "grandes e pequenos" aqueles que estavam diante do trono. Neste dia, estarão todos os tipos de pessoas, independente de classe social, racial e política, para serem julgadas e receberem o veredito final. Todos ressuscitarão: seus corpos serão trazidos à tona de onde estiverem, serão ressuscitados para serem julgados e condenados.



Refletindo
As condenações serão feitas pelo próprio Deus e não terão instâncias superiores para apelação. César Roza



2. O JUÍZO FINAL
É bom salientar que este julgamento não será para a Igreja mas, sim, para aqueles que morreram sem Cristo, Este evento se dará no final do milênio, após a guerra de Gogue e Magogue.



2.1. Não haverá reversão da sentença
Quando o veredito for anunciado, os ímpios serão designados para o seu destino final. Vale salientar que a sentença será cumprida imediatamente, pois não caberão recursos ou embargos declaratórios. Paulo advertiu que o juízo seria sem misericórdia. A própria posição de Jesus não é mais de advogado e sim de juiz. Ao contrário do que acontece hoje, os que forem condenados neste grande julgamento não serão beneficiados por terem cursos superiores, nem regime semiaberto ou redução de pena por bom comportamento. A sentença será por e para toda eternidade; sem direito a recorrer a outras instâncias, pois é juiz de toda a Terra, o Deus Todo-Poderoso que jugará e dará a sentença.



2.2. Serão lançadas no lago de fogo
A punição para os condenados é viver eternamente em tormento. Jesus, ao referir-se a este lugar onde os condenados serão lançados, resumiu dizendo: "onde o bicho não morre e o fogo jamais apaga" e "onde haverá prantos e ranger de dente". Vale salientar que este lugar não foi feito para o homem, mas sim para o diabo e seus anjos. Infelizmente, muitas pessoas se rebelaram contra Deus e começaram a praticar coisas que ofendem a santidade de Deus. Convém saber que o inferno existe, e, para lá, irão todos aqueles cujo nome não foi achado no Livro da Vida.

...este julgamento não será para a Igreja mas, sim, para aqueles que morreram sem Cristo.




3. TUDO QUE EXISTE ACABARÁ
Quando Jesus se refere ao fim do mundo, Ele fala da consumação de todos os desígnios de Deus e da destruição; quando tudo que nossos olhos contemplam não existirá mais. Por isso, João, em sua visão apocalíptica, chega a dizer que o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe.



3.1. O fim da tríade do mal
O diabo que vivia enganando as nações, não mais existirá (Ap 21.10), todas as hostes do mal terão seu fim de influência sobre a terra ao serem jogados no lago de fogo, onde, por toda a eternidade, estarão presos e serão atormentados de dia e de noite.
O fim de todos estes seres do mal chegará no tempo, pois o mundo que Deus recriará para viver com o seu povo não terá espaço para o mal.



3.2. O fim dos reinos e impérios
Quando Deus puser um ponto final neste mundo cósmico, não terá império, reino ou nação alguma que subsista. Hoje contemplamos uma briga entre as potências mundiais pelo domínio de territórios, da economia e da extração de petróleo; quantas guerras já dizimaram vidas e mais vidas, simplesmente pela prepotência de homens dominadores, mas o fim chegará sobre os reinos e impérios da Terra. Na visão de Daniel, uma pedra vem do céu destruindo todos os reinos existentes.
O único reino a permanecer é o Reino do Messias, que é um reino eterno, tendo como base a justiça e a verdade.




Conclusão
Antes do novo céu e da nova terra, haverá o Juízo Final, onde o Juiz de toda a Terra selará eternamente o destino de todos os que negaram o sacrifício e a mensagem da cruz.



Eu aprendi que:
O fim virá sobre a Terra; o os que foram profanos e rebeldes ao Evangelho receberão a justa condenação no juízo final.



Vídeo aula:
Endereço na descrição dos vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário