26 de setembro de 2020

Lição 13: Perseguido, mas não derrotado: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

TEXTOS DE REFERÊNCIA
2 Coríntios 11. 24-30
24. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
25. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
26. Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
27. Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.
30. Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza.

Texto Áureo
Em Deus louvarei a sua palavra; em Deus pus a minha confiança e não temerei; que me pode fazer a carne? Salmo 56.4



Verdade Aplicada
Uma firme confiança no Senhor e um viver convicto na verdade do Evangelho são fundamentais para não sucumbirmos diante das crises.


👉Objetivos da Lição
- Mostrar que Deus sempre nos socorre.
- Apresentar a grandeza da chamada de Paulo.
- Explicar que as crises são passageiras.




Hinos Sugeridos
Harpa Cristã: 196





Harpa Cristã: 198




Harpa Cristã: 296


Introdução
Nesta lição, veremos como Paulo foi um propagador do Evangelho e como Cristo lhe deu forças para enfrentar as prisões, açoites e perseguições. apesar de tanto sofrimento, Paulo não abriu mão de sua caminhada cristã.
1. Um chamado em meio às perseguições.
O apóstolo Paulo nos deixou como legado uma biografia admirada por muitos. Um homem sempre disposto a realizar a obra de Deus com excelência.
1.1. Uma transformação milagrosa.
O chamado de Jesus a Paulo no caminho de Damasco pôs fim a toda perseguição praticada por Paulo ao cristianismo. De maneira repentina Paulo abandona a sua agressividade aos cristãos para ser um zeloso anunciador do Evangelho de Cristo [At 26.28]. Ele chegou a discorrer sobre seu sofrimento pela Noiva de Cristo, das marcas em seu corpo por ela e do seu amor zeloso que sempre teve pela Igreja [Gl 6.17]. Os cristãos de hoje, a exemplo do apóstolo Paulo, necessitam refletir na sociedade em que vivem o perfeito caráter de Cristo.
1.2. Sua missão era maior do que sua dor.
O apóstolo Paulo é um exemplo de obreiro que cumpre a missão mesmo num contexto de perseguição e desprezo. Jesus disse por diversas vezes que nossa caminhada neste mundo não seria fácil. A vida de Paulo nos ensina que ser cristão não é brincadeira. O apóstolo Paulo sofreu bastante. No entanto, não desistiu de sua missão.
1.3. A luz brilhou nas trevas.
O que é verdadeiramente surpreendente na chamada de Paulo é a sua entrega incondicional ao Senhor. Devemos ter em mente que Saulo de Tarso foi um dos maiores perseguidores dos cristãos. Ele colocava suas ideias em prática sem poupar energia, tempo ou dinheiro. Antes, porém é mister dizer que Paulo pertencia a famosa seita dos fariseus. Esta influente seita determinava que a Lei devesse ser seguida sem questionamentos. Os cristãos da Igreja Primitiva pregavam que a salvação só era possível mediante ao arrependimento e à entrega de sua vida ao Senhor [Mt 3.2]. Esta mensagem ia de encontro a tudo que Paulo acreditava. Afinal, a lei estabelecia que um homem pendurado num madeiro era maldito de Deus [Dt 21.22-23]. Este era o pensamento de Paulo em relação ao Senhor Jesus.
2. Socorro em tempo de crise
No momento de crise e solidão Deus enviou Barnabé para socorrer Paulo. Quando precisamos de ajuda, Deus é o nosso socorro. Ele não nos abandona na hora da dificuldade. Barnabé se dispôs a ajudar um homem que estava sendo desprezado por todos. Assim, Barnabé somou de maneira sem igual para a expansão do Evangelho. Que o Espírito que estava sobre barnabé também repouse sobre nós.

2.1. Crise política.
A perseguição tem acompanhado a história da igreja desde sua fundação. A Igreja Primitiva enfrentou diversas perseguições, que ocasionaram a morte de muitos cristãos [At 12.1-2]. A recusa de ser leal ao imperador como a uma divindade era motivo para ser alvo de perseguição. E o discípulo de Cristo só reconhecia um Senhor: Jesus Cristo. No ano 64 d.C., o imperador Nero acusou os cristãos pelo incêndio que devastou a cidade de Roma. A história nos mostra que os cristãos que confessassem sua fé eram torturados, lançados na cova dos leões e queimados. Assim foi e assim tem sido. A Igreja nunca está imune às perseguições, contudo continua de pé e continuará prevalecendo contra o inferno em nome de Jesus [Mt 16.18].

2.2. Crise econômica.
A crise econômica é um dos piores males que o ser humano pode viver. Esta pandemia que se alastrou pelo planeta, recentemente, trouxe sérias consequências para o Brasil e para o mundo. Também no período da Igreja Primitiva existiam milhares de pobres e necessitados que eram amparados pelos cristãos [At 4.34-35]. O amor por seus irmãos em Cristo induziu Paulo a organizar uma coleta a fim de socorrê-los. Ele mesmo administrava um fundo para os cristãos pobres da Judeia [1 Co 16.1-3]. O que vemos então? Que a liberalidade acompanhada do cuidado com os mais humildes fez com que muitos servissem a Cristo pelo exemplo dos fiéis.

2.3. Crise espiritual.
As heresias estavam presentes na Igreja, fazendo mal a muitos [2 Pe 2.1]. Paulo quase foi morto por adoradores da deusa Diana. Os ourives estavam mais preocupados com o seu ganha-pão do que com sua fé [At 19.24]. Alguns rituais praticados pelos cristãos despertaram desconfiança por parte dos romanos. Por se tratar de um povo ateísta, eles não conseguiam entender como os cristãos não adoravam a ídolos em seus cultos e como se colocavam de pé e os olhos fechados, orando sem nenhum elemento visível. Diante de tamanha crise espiritual por parte de muitos, Paulo consolidou a sua fé em Cristo, tendo a certeza de que Ele era seu socorro.
3. A provisão de Deus em tempos difíceis
Temos um Deus que supre todas as nossas necessidades. Assim como cuidou do povo de Israel no deserto, Deus cuidou de igual modo de Paulo.
3.1. Devemos confiar no Senhor.
Devemos ser dependentes do Senhor em tudo que fazemos [Mt 6.34]. Paulo foi atormentado e preso, juntamente com Silas, por expulsar de uma jovem um espírito de adivinhação, que dava grande lucro aos seus senhores [At 16.18-20]. Contudo em meio à crise, Paulo não perdeu o ânimo e, juntamente com Silas, não abriu mão de louvar ao Senhor. As circunstâncias não os impediram de ser uma bênção, mesmo na prisão!
3.2. Nada pode nos separar do amor de Cristo.
A vida do apóstolo Paulo nos faz ver seu sofrimento constante por onde passava: prisões, espancamentos, apedrejamento, naufrágio, emboscadas, roubos, insônia, fome, perseguição, solidão, doença, desidratação, entre outros. Ainda assim, Paulo não desistiu de servir a Deus em toda sua caminhada cristã. Ele testemunha que era movido continuamente pelo pleno conhecimento do imensurável amor de Cristo ao morrer por todos nós [2 Co 5.14]. Se louvarmos a Deus em meio às nossas crises, assim como fez Paulo, deixaremos de ser pessoas tristes e amarguradas [Gl 2.20]. 
3.3. Não deixe o medo destruir seus sonhos.
O medo é um expressão emocional própria do ser humano. Paulo não se deixou levar por motivos infundados para realizar a obra de Deus. Ele não temia o que lhe poderia fazer o homem [At 21.13]. Devemos ter em mente que o medo em demasia impede as bênçãos.



CONCLUSÃO
Com vistas a uma melhor compreensão, há que se dizer que os dias de Paulo não eram melhores do que os dias de hoje. Mas podemos afirmar que Paulo superou as suas crises buscando refúgio em Deus. Devemos de igual modo possuir a fé necessária para descansarmos no Senhor. 



Vídeos aulas
Fonte nas descrições dos vídeos: 


  


SLIDES
Revista Betel
Fonte dos slides: www.revistaebd.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário