19 de setembro de 2020

Lição 12: Zacarias, Um Apocalipse no Antigo Testamento - Central Gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Zacarias 1.1-2
1 No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:

2 O Senhor se irou fortemente contra vossos pais.


Zacarias 14.4-9
4 E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.

5 E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo.

6 E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz, nem espessa escuridão.

7 Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas acontecerá que ao cair da tarde haverá luz.

8 Naquele dia também acontecerá que sairão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isto.

9 E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.



TEXTO ÁUREO 
E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
Zacarias 4.6



OBJETIVOS
Saber que Zacarias fez parte da primeira Leva de Judeus que voltou do cativeiro babilônico. 
Entender como o profeta entregou a mensagem para a reconstrução do templo sem temer seus inimigos. 
Compreender que as visões do profeta eram referentes à sua época e também relacionadas ao futuro.



INTRODUÇÃO:
Zacarias significa "O Senhor Jeová se Lembra". O pai de Zacarias chamava-se Baraquias era filho de Ido. O profeta iniciou seu ministério dois meses depois de Ageu e não se sabe quanto tempo durou seu ministério, pela tradição judaica ele foi membro da grande sinagoga em Jerusalém. Zacarias foi contemporâneo de Ageu, Zorobabel e do sumo sacerdote Josué.



1. DESTINATÁRIOS E PROPÓSITO
O profeta estava preocupado em que a forma de governo continuasse Teocrático.
Teocracia = Governo exercido por Deus, no êxodo Deus governou através de Moisés e depois através de Josué. Zacarias entendia que para avançar no governo teocrático, dependeria da postura do povo diante da aliança estabelecida com Deus. As profecias de Zacarias foram destinadas aos moradores de Judá e em particular aos moradores de Jerusalém



1.1. O Profeta do Apocalipse
O livro é composto de grande teor escatológico, em Zacarias 14:04 fala sobre o Senhor colocar os pés sobre o monte das oliveiras, estabelecendo definitivamente o reino do Senhor. Zacarias falou mais sobre o Messias do que todos os outros profetas menores juntos, sendo chamado de o profeta do apocalipse. Sua mensagem alcançou o início do milênio.



1.2. Conteúdo
O livro começa lembrando do pecado de gerações anteriores, motivando a geração atual a arrepender-se e voltar-se para Deus, depois vem uma sequencia de oito visões, descrevendo as principais características da era messiânica. 
Chamada ao Arrependimento Oito Visões Um ato Simbólico Alegria da Era Messiânica Triunfo da Era Messiânica.



2. AS VISÕES DE ZACARIAS

Quatro Cavalos Quatro Chifres Homem com um Cordel de Medir Sumo Sacerdote com as Vestes Sujas Um Castiçal e Duas Oliveiras Um Rolo Voante Uma Mulher e um Efa de Cereais Quatro Carros Puxados por Cavalos Oito visões interligadas, recebidas três meses depois da primeira mensagem proferida pelo profeta, caracterizam o livro de Zacarias como um escrito Apocalíptico.



2.1. A Primeira Visão:
Os Quatro Cavalos Um homem estava montado em um cavalo vermelho e atrás dele estavam cavalos vermelhos, morenos e brancos ( Zc.1:8). Estes são os que o Senhor tem enviado para andarem pela terra. eles responderam que ja haviam andado pela terra e que ela estava tranquila e em descanso. (O cavalo vermelho estava parado entre as murtas (murta é um tipo de arbusto).



2.2. A Segunda Visão:
Os Quatro Chifres A visão dos quatro chifres refere-se aos poderes que dispersaram Judá, Israel e Jerusalém. ela é seguida da visão de quatro ferreiros, instrumento de Deus utilizado para castigar àqueles que fazem mal ao povo de Deus. Obs: Os ferreiros vieram também para dispersarem Judá.



2.3. A Terceira Visão:
O Homem com um Cordel de Medir Esta visão tem dois propósitos: Verificar as dimensões da cidade que sera reedificada e apontar a futura Jerusalém, citada por João em Apocalipse 11:1-2. Esta passagem ainda mostra que Jerusalém será habitada como aldeia sem muros e que o Senhor será para ela um muro de fogo e que o Senhor será a glória da cidade.



2.4. A Quarta Visão:
O Sacerdote de Vestes Sujas Zacarias viu satanás fazendo oposição ao sumo sacerdote, Josué, e que este estava com as vestes sujas, Josué estava ministrando, utilizando vestes que não eram sagradas ou adequadas para o sumo sacerdote, suas vestes sujas foram tiradas, sua iniquidade foi purificada e ele vestiu as vestes apropriadas.



2.5. A Quinta Visão:
Um Castiçal Com Sete Lâmpadas e Duas Oliveiras Nesta época o templo estava sendo reconstruído, no castiçal de ouro tinham sete lâmpadas alimentadas com azeite que vinha diretamente das duas oliveiras, representando a glória do Senhor ali presente. Passando a limpo: As duas oliveiras = dois poderes, religioso e político (Josué, o sumo sacerdote e Zorobabel, o governador), Deus estava encorajando estes dois para a restauração do templo e da nação de Judá.



2.6. A Sexta Visão:
Um Rolo Voante Os rolos estavam anunciando a maldição que viria sobre aqueles que não andassem em conformidade com a Lei do Senhor.



2.7. A Sétima Visão:
A Mulher e um Efa de Cereais Zacarias viu um cesto de cereais fechado com uma tampa de chumbo, quando abriram a tampa, havia uma mulher assentada dentro do cesto, depois a visão foi alterada, surgiram duas mulheres com asas semelhantes à de uma cegonha, e voavam levadas pelo vento. Elas pegaram o cesto e transportaram-no para a Babilônia A primeira mulher representava a idolatria e os tipos de iniquidade cometidos O cesto representava o pecado do povo Quando levado para a Babilônia estava mostrando que a iniquidade seria tirada



2.8. A Oitava Visão:
Os Quatro Carros Puxados por Cavalos Os quatro carros puxados por cavalos eram agentes de Deus que tinham a missão de manter vigilância sobre o mundo.



3. A VISÃO ESCATOLÓGICA
O profeta ainda apresentou algumas mensagem de Deus para a nação (Oráculos), e por fim falou sobre o retorno de Jesus com a Igreja, que estará com Ele em glória, para a instauração do tempo milenar.



3.1. Os Oráculos
As mensagem que o profeta entregou ao povo:



3.1.1. O Renovo 
Zacarias 6:9-15 fala sobre a consagração de Josué, o sumo sacerdote, representando o Messias. O qual edificará o templo, levará a glória e assentar-se-á e dominará no seu trono, trazendo renovo.



3.1.2. O Jejum 
O profeta trouxe uma mensagem desafiando o povo que estavam prosperando financeiramente a jejuar e a buscar a justiça social, pois estavam preocupados somente com o crescimento pessoal individual.



3.1.3. O Zelo Pelo seu Povo 
O Senhor mostrou mais uma vez que zela por Jerusalém, esta passagem (Zc.8:1-3) mostra a paixão imensa que o Senhor tem por seu povo.



3.1.4. Outros Oráculos 
Fala-nos da sentença do Senhor contra as nações vizinhas, denuncia os governantes estrangeiros de Juda, chamados de pastores e anuncia o restabelecimento do seu povo, e por fim faz distinção entre os pastores bons dos insensatos. 3.2. Um Belo Quadro Escatológico No final do livro Jerusalém aparece cercada por inimigos, porém seu derradeiro desfecho é a purificação de Israel. O Senhor não abandona o seu povo.



CONCLUSÃO:
O profeta anunciava mensagem de denúncia de pecados, anunciava os juízos de Deus para aquele tempo, e também trazia uma mensagem para um tempo distante. O profeta estava vendo o sofrimento e o castigo do povo, mas enxergava também escatologicamente.




RESPOSTAS PARA PERGUNTAS DIFÍCEIS
1. Por que Zacarias é às vezes chamado de “Apocalipse do Antigo Testamento”? A mensagem de Zacarias funciona mais ou menos como a do livro de Apocalipse. Suas profecias são relevantes tanto para os ouvintes imediatos de Zacarias quanto para gerações futuras. Essa característica se deve à estrutura da profecia, uma vez que o profeta inicia cada uma das três seções principais (capítulos 1—6; 7—8; 9—14) com referências históricas, mas, logo em seguida, avança no tempo e trata do segundo advento, quando o Messias voltará para o seu templo, a fim de estabelecer seu reino aqui na terra.

O profeta lembrou o povo de que o Messias tinha um compromisso imediato e em longo prazo. As palavras de Zacarias eram, portanto, “boas e confortadoras” (1:13) tanto para os exilados do tempo do profeta como para o remanescente do povo escolhido de Deus nesse dia futuro. É essa função dupla de falar para o presente e para o futuro que leva algumas pessoas a conferir a Zacarias o título de “Apocalipse do Antigo Testamento”.



APROFUNDAMENTO
1. Como você aplica em sua vida o conhecido versículo de Zacarias 4:6? 2. A qual evento histórico Zacarias 12:10 se refere?



3. De que maneiras Zacarias falou sobre o ciúme de Deus?



4. Como Zacarias adicionou sua voz à de Ageu para incentivar o povo a reconstruir o templo?



5. O que Zacarias tem a dizer a respeito de eventos futuros além do tempo de Cristo?
Manual bíblico MacArthur

Nenhum comentário:

Postar um comentário