4 de setembro de 2020

Lição 10: Atravessando a crise com perseverança: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

Vídeos aulas:
O endereço na descrição dos links







Bíblia online
Bíblia sagrada online


Texto Áureo
Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos. Salmo 119.71



Verdade Aplicada
Diante das crises da vida, o cristão precisa persistir no Senhor, a fim de alcançar a vitória.

👉Objetivos da Lição
- Expor a sutileza de Satanás contra os cristãos.
- Demonstrar a autoridade de Deus sobre Satanás.
- Apresentar a grandeza da misericórdia divina.



TEXTOS DE REFERÊNCIA
Jó 1. 8-12
8. E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
9. Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
10. Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
11. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
12. E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.



Hinos Sugeridos

Harpa Cristã: 33




Harpa Cristã: 88




Harpa Cristã: 196



Introdução
Nesta lição, veremos que Jó foi provado através de diversos males, mas, ainda assim, permaneceu fiel ao Senhor. Jó preconiza que em tudo devemos ser fiéis, independente das circunstâncias.
1. A crise pode chegar a todos
Diante deste momento de crise que estamos vivendo, Satanás tem causado uma inquietação altamente negativa no ser humano. Por meio da vida de Jó percebemos que o sofrimento é inesperado, não pronuncia que está chegando, como também é democrático, pode chegar a todos.
1.1. Existem momentos em que Deus nos prova.
Por que sofre o justo? Como suportar o sofrimento? Não poderíamos deixar de escrever que, assim como Jó, existem momentos em nossa vida que seremos provados. Por meio da história de Jó, podemos resgatar valores e princípios bíblicos para serem vivenciados durante as adversidades, os quais nos nortearão e nos auxiliarão a perseverar confiando e esperando no Senhor.
1.2. Deus nunca nos abandona.
Nascemos em um mundo onde nos deparamos com frustrações e dores em vários momentos. Esta pode ser a causa de tantas pessoas debaterem com seriedade o sentido do sofrimento humano. Porém o que mais consome o ser humano são as dores e a aparente solidão, na qual se sente abandonado por Deus. Abandonar o Senhor não fazia parte do plano de Jó [Jó 2.10]. Mesmo com as inquietações e as dores tomando conta de sua vida, Jó não abriu mão do cuidado de Deus.
1.3. Um livro que retrata o sofrimento humano.
O livro de Jó pode ser lido como um esclarecimento a respeito do sofrimento humano nas suas variáveis formas (física, emocional, familiar, psíquica e espiritual). Diversos autores tentam encontrar respostas para o silêncio de Deus; arriscam encontrar uma palavra de conforto para aqueles que, por diversos motivos, carregam consigo o gosto amargo da dor. Este homem era justo, se desviava cuidadosamente de ações que transgrediam as leis de Deus. Ele era um homem que indubitavelmente se desviava do mal. Mas, como todos nós, a crise chegou para ele. Recentemente, a pandemia que assolou o mundo trouxe sofrimento a muitos cristãos. Diante disso, podemos constatar que as crises não escolhem idade, sexo, classe social, ela vem para todos. Nesta ordem de ideias, o livro de Jó praticamente sumiu da bibliografia dos defensores da "teologia da prosperidade". A Bíblia relata dezenas de personagens que experimentaram o sofrimento na sua vida. Abel, José, Elias, Jeremias, Daniel, Ester, Paulo e o próprio Senhor Jesus são apenas alguns exemplos.
2. Significativos exemplos de fidelidade
Afrigido com as perdas de seus bens, filhos e acometido de uma chaga maligna, Jó toma um pedaço de telha, senta-se sobre as cinzas para raspar suas feridas, tentando assim aliviar um pouco de seu sofrimento. Seguindo uma linha dos ímpios, a mulher de Jó o aconselhou a amaldiçoar a Deus e morrer. Em caminho contrário ao que propôs a sua esposa, e disposto a esclarecer de uma vez por todas sua confiança em Deus, Jó seguiu trilhando a avenida da fé.
2.1. O principal alvo de Satanás é a família.
Quando falamos que Jó perdeu seus dez filhos de uma única vez, nos esquecemos que sua esposa havia perdido os mesmos filhos [Jó 1.18-19]. Pairava uma dúvida na mulher de Jó: o que adiantava ter um marido fiel e íntegro, que desviava do mal, e ainda assim com toda sua retidão não servir de nada para livrar os seus filhos da morte? Esta mesma mãe observou seu esposo diversas noites saindo para oferecer sacrifícios ao Senhor, sem ao menos saber se seus filhos haviam pecado [Jó 1.5]. Esta interrogação a faz propor a Jó que expresse uma certa "revolta" contra Deus para que abreviasse a chegada da morte. Diante de tal questionamento, a fé de Jó permaneceu intacta. Mesmo diante de tanto sofrimento, nada havia mudado em relação à sua vida com Deus, Jó nos faz perceber que é por meio de nossa confiança em Deus que iremos vencer todas as frustrações da vida [Pv 23.17-18; 24.14]. Que o Senhor nos proporcione a fé e estrutura emocional de Jó, para que na hora da crise não nos desesperemos.
2.2. Não renuncie a sua integridade.
Na hora da dor, muitos têm dado as costas para Deus. Enquanto Paulo se orgulhava em ter em seu corpo as marcas de Cristo [Gl 6.17], Jó de igual modo pôs o amor a Deus como bússola para guiar e viver uma vida de justiça. Essa linha de conduta adotada por Jó, ao ver de Satanás não era muito convincente [Jó 1.11]. Porém, mesmo após perder seus filhos, o que levou a Satanás a prosseguir com sua denúncia mentirosa a respeito da fidelidade de Jó [Jó 2.4-5]. Mas, contrapondo a acusação de Satanás, por meio de uma relação harmoniosa com Deus, Jó se saiu vencedor [Jó 2.10].
2.3. Na crise o Senhor continua cuidando dos Seus.
Mesmo diante das crises, não devemos esquecer que nossas vidas pertencem a Deus. Encontramos na Bíblia que os nossos "tempos estão nas mãos" do Senhor [Sl 31.15]. Assim, os propósitos de Deus para os Seus nesta terra se cumprirão, bem como os que se referem à eternidade [Rm 8.28; Fp 1.6]. É preciso permanecermos no esconderijo do Altíssimo [Sl 91.1] e na certeza de que Ele cuida de nós, ainda que atravessando um vale de sombra e morte [Sl 23.4].
3. Servir a Deus em meio às dificuldades
Muitas pessoas se utilizam de suas crises para não obedecerem à voz de Deus. Na vida de Jó podemos constatar a fragilidade da nossa carne, uma vez que o homem se tornou mortal por causa do pecado [Rm 5.12]. Nós podemos ser fracos, mas Deus não é. Ele nos deixou o Espírito Santo para nos fortalecer e nos ajudar a vivenciarmos momentos de crise com fé e esperança.
3.1. É preciso manter a confiança em Deus.
Quando estamos diante das crises o descontentamento aflora por toda parte. Ninguém melhor que Jó para nos ensinar acerca das tristezas e frustrações desta vida. Ele conheceu a dor, aflição, abandono, rejeição, num momento tão significativo de sua vida. Ainda assim, ele manteve sua confiança em Deus [Jó 1.21]. Por meio da vida de Jó, vemos que podemos até passar por crises extremamente difíceis, mas com a ajuda de Deus alcançaremos uma vida plena de vitória sobre os infortúnios da vida. Jó nos ensina que as adversidades não podem nos separar do amor de Deus [Rm 8.38-39].
3.2. Aquele que confia no Senhor não recua.
Mesmo não compreendendo a causa de tanto sofrimento, Jó continuou crendo em Deus. Ele é o exemplo de uma pessoa que foi recompensada por crer e procurar conhecer mais o Senhor [Hb 11.6]. Fora de seu livro, é citado também como referencial de retidão e paciência [Ez 14.20; Tg 5.11]. Iremos privilegiar aqui a referência de Tiago. Ele menciona a capacidade de Jó em lidar com o sofrimento. Aliás a Bíblia está repleta de exemplos de fé. Pessoas que em meio às tristezas e frustrações da vida foram vitoriosas. Podemos colocar nesta lista Jó por sua capacidade de tirar força em meio às crises [Hb 11.34]. O livro de Jó não fornece todas as respostas sobre o sofrimento humano, mas nos traz a certeza de que Deus não está indiferente ao que se passa com a humanidade. Todavia podemos ter a mesma certeza de Jó em meio ao sofrimento [Jó 19.25].
3.3. É preciso ter experiência com Deus.
Jó acreditava que conhecia Deus, mas seu conhecimento era incapaz de revelar os verdadeiros traços do caráter do Senhor [Jó 42.5]. Jó poderia não conhecer a Deus conforme acreditava, mas Deus conhecia a Jó e por ele dava bom testemunho. Vemos que depois da crise o último estágio de Jó foi superior ao primeiro. Deus virou o cativeiro de Jó, lhe restituindo o que havia perdido [Jó 42.10-17]. Depois de tudo, Jó viveu para ver sua quarta geração, pois Deus ainda tinha planos para o Seu servo nesta terra. Deus sempre nos presenteia com o melhor, contudo Ele sempre irá requerer fé e obediência. Esta lição mostrou por meio da vida de Jó, que depois das tempestades sempre vem a bonança.



CONCLUSÃO
Nesta lição, vimos que, mesmo num contexto de adversidades, Deus é Poderoso para levar adiante o Seu plano na vida dos que nEle confiam e esperam. Enquanto todos em torno de Jó viam a morte, Deus vislumbrava a vida. A história de Jó é um exemplo para todos nós até o dia de hoje.



SLIDES

Fonte dos slides: www.revistaebd.com



Adultos:Revista Betel Dominical - 3º Trimestre de 2020: Tema: Transformando as adversidades em cenários de milagres e vitórias



Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário