1 de abril de 2018

Lição 02: Uma casa de oração - Juniores de 9 e 10 anos












Revista do aluno:

   
INICIANDO A SUA AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:

   


Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.


Clipe da música "Orar é"






Eu Preciso Orar -Aline Nascimento For Kids






O telefone do céu é a oração





Turma do Cristãozinho - Leia a Bíblia e faça oração (Oficial)





Jessyca Kids - Telefone (DVD Jornal da Alegria)
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

É hora do versículo:
Memorizando


“Pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos". (Is 56.7b – ARC). 


  História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  
Mateus 21. 13
13 Ele lhes disse: – Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: “A minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’.” Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões!


 Efésios 6. 18
18 Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.

  


MUITO LEGAL A BOA  IDEIA


Recursos visuais








Certa vez perguntaram a certo pastor qual o segredo do seu sucesso e ele respondeu, primeiro oração, segundo oração e terceiro oração, se todos nós orássemos todos os dias a igreja seria mais produtiva, mais dinâmica e mais forte. Orar é se colocar nas mãos de Deus para que Ele cumpra a sua vontade na terra.


“Pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos". (Is 56.7b – ARC).

Texto bíblico em estudo: Mt 21.13; Ef 6.18.

Introdução
Oração é um tema que nunca esta na moda, e acredito que não exista uma pessoa que não se descuide nesta area, só que orar é um dever de cada cristão em Lc. 18. 1, Jesus falou que devemos orar sempre e nunca desistirmos.

A importância da oração
Podemos até pensar porque fala-se tanto de oração? É porque quando falamos de oração estamos falando de comunhão, de relacionamento e de intimidade com Deus. Certa vez perguntaram a certo pastor qual o segredo do seu sucesso e ele respondeu, primeiro oração, segundo oração e terceiro oração, se todos nós orássemos todos os dias a igreja seria mais produtiva, mais dinâmica e mais forte. Orar é se colocar nas mãos de Deus para que Ele cumpra a sua vontade na terra.

Quando queremos medir a temperatura do corpo, do tempo e das maquinas nos usamos o termômetro, na vida do cristão a temperatura de sua espiritualidade é medida pelo tempo gasto em oração e na comunhão com Deus e com Sua palavra, se nos não orarmos e nem lermos a Bíblia certamente esfriaremos em nossa fé.

Você pode estar pensando eu não tenho tempo para a oração e nem para ler a Bíblia eu digo que falta vontade desejo, pois temos tempo para ver televisão, para irmos a lanchonete, para visitar nossos amigos, familiares enfim temos tempo para tudo ou melhor fazemos aquilo que nos da prazer, o que temos que aprender é disciplinar a nossa vida de oração, o tempo temos que subtrair de alguma atividade qualquer. O que temos que aprender é que nenhum homem é maior que a nossa vida de oração.

Quando lemos no livro de Hebreus 11 que fala dos heróis da fé, com toda a certeza eles tiveram que se disciplinar na vida de oração, Noé não teria construído a arca segundo a vontade de Deus se não tivesse uma vida de oração, Abraão não seria o pai da fé se não fosse um homem de oração, Isaque não teria recebido uma esposa virtuosa se não fosse um homem de oração, José não teria vencido a tentação se não fosse um rapaz de oração, Elias o homem do fogo, conservava uma vida de oração, Eliseu era um homem movido pelo sobrenatural ele tinha unção sobre ele porque tinha uma vida de oração ( era tamanha a unção sobre a vida dele que ate mesmo depois de morto os seus ossos ressuscitaram uma pessoa 2 Reis 13. 21 isto porque orava), Neemias foi o grande reconstrutor dos muros de Jerusalém, porque era um homem de oração, Daniel foi lançado na cova dos leões e milagrosamente guardado ali, porque não alterou sua agenda de oração aqueles que tem a oração como algo indispensável em sua vidas jamais são abandonados por Deus e são sempre lembrados pelo Senhor.

Nossas orações são na igreja e também onde estivermos, em nossas residências, na escola, na rua, pois podemos orar em pensamento. Deus sempre está atento as nossas orações.

Conclusão
Se mantermos vida de oração teremos poder, quanto maior a vida de oração maior o grau de santidade, muita oração muito poder e santidade, pouca oração pouco poder e pouca santidade, nenhuma oração nenhum poder e nenhuma santidade

Como orar?
Dedo Mínimo: Orar por mim.
Dedo Anelar: Doentes , pobres e fracos.
Dedo Médio:(o dedo mais alto): Pelas autoridades
(presidente,governador,etc).
Dedo Indicador: Orar pelos responsáveis por nós
(pastores,professores da escola e EBD)
Dedo Polegar: Orar pelos que estão mais perto de mim
(minha família, meus amigos e meus vizinhos)

Respostas da oração (Visual sinal de trânsito)
Verde - Sim (1 João 5:14 e 15)
Vermelho- Não (Tiago 4:13)
Amarelo - Espere ( Salmo 37:7)




Molde de igreja para maquete




Molde de igreja para maquete









Atividades

Resultado de imagem para atividades reverência na casa de Deus









Dinâmica: A Oração é a Chave
Material:
1 cadeado pequeno e chaves, 1 caixinha que pegue cadeado, objetos pequenos de valor.

Procedimento:
Coloque os objetos na caixa. A chave que abre a caixa ou o cadeado que tranca a caixa deve conter uma etiqueta com a palavra ORAÇÃO. Mostre a caixinha com o cadeado, aos seus alunos que para termos acesso ao que está dentro da caixinha precisamos de usar chave certa. Caso contrário não conseguirá abrir o cadeado que fecha a caixa. Agora tente abrir a caixa usando outras chaves. Agora mostre-lhes a caixa e diga que existem muitas outras fechaduras que necessitam das suas chaves próprias para que possam ser abertas, como por exemplo: A porta da nossa casa, a fechadura do carro, a fechadura da mala, da loja, do portão etc.
Há, porém, um tipo de fechadura bem diferente dessas que aqui se encontram. Essa fechadura necessita de uma chave diferente também. É a fechadura da maravilhosa dispensa de Deus (coloque a caixa sobre a mesa e não mostre a chave).
Agora indague: Se este caixinha fosse a dispensa de Deus e você necessitasse de uma ou mais bênçãos, como ajuda na angústia, perdão ou força, cura, como você poderia ter acesso a essas coisas? Será necessário uma chave especial, uma chave própria para abrir esse tipo de fechadura (mostre que a caixa está fechada).
Vamos tentar agora descobrir qual é a chave especial que necessitamos para abrir a maravilhosa dispensa de Deus. (Agora abra usando a chave correta).
Em seguida fale: Há apenas uma chave que pode abri-la. É a chave da oração (segure a chave correta, rotulada com a palavra ORAÇÃO).
Comente, em poucas palavras, como Elias usou a chave da oração para provar que Deus é o único Deus verdadeiro (I Reis 18:17-36) e como a Igreja orou pela libertação de Pedro (Atos 12:5-12).
(Abra a caixa e mostre o seu conteúdo.) Jesus disse: "Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei" (João 14.14).
Peça para um dos alunos ler o texto de João.



Texto de reflexão: O Peso da Oração
Uma pobre senhora, com visível ar de derrota estampado no rosto, entrou num armazém, se aproximou do proprietário conhecido pelo seu jeito grosseiro e lhe pediu fiado alguns mantimentos. Ela explicou que seu marido estava muito doente, não podia trabalhar e que tinha sete filhos para alimentar.
O dono do armazém zombou dela e pediu que se retirasse do seu estabelecimento Pensando na necessidade da sua família ela implorou:
"Por favor senhor, lhe darei o dinheiro assim que tiver..."
Em pé no balcão ao lado, um freguês a tudo assistia, se aproximou do proprietário do armazém e disse para entregar o que aquela senhora necessitava para a sua família por sua conta. Meio relutante, o comerciante se dirigiu para a pobre mulher:
"Você tem uma lista de mantimentos?"
"Sim," respondeu ela.
"Muito bem, coloque sua lista na balança, o quanto ela pesar eu lhe darei em mantimentos!"
A pobre mulher hesitou por uns instantes e com a cabeça curvada retirou da bolsa um pedaço de papel, escreveu alguma coisa e o depositou suavemente na balança.
Os três ficaram admirados quando o prato da balança com o papel desceu e permaneceu embaixo.
Completamente pasmado com o marcador da balança, o comerciante virou-se lentamente para o seu freguês e comentou contrariado:
"Eu não posso acreditar!!!"
O freguês sorriu e o homem começou a colocar os mantimentos no outro prato da balança. Como a escala da balança não equilibrava, ele continuou colocando mais e mais mantimentos até não caber mais.
O comerciante ficou parado ali por uns instantes olhando para a balança, tentando entender o que havia acontecido...
Finalmente, ele pegou o pedaço de papel da balança e ficou espantado pois não era uma lista de compras e sim uma oração que dizia:
"Meu Senhor, o senhor conhece as minhas necessidades e eu estou deixando isto em suas mãos..."
O homem deu as mercadorias para a pobre mulher no mais completo silêncio, que agradeceu e deixou o armazém.
O freguês pagou a conta e disse:
"Valeu cada centavo..."
Só mais tarde o comerciante pode reparar que a balança havia quebrado. Entretanto, só Deus sabe o quanto pesa uma oração...
Creia em Deus, e saiba que através de sua oração Ele é capaz de fazer aquilo que aos olhos humanos parece impossível.
Autor: Desconhecido

Lembrancinhas:




Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.

Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.




Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS  

 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 


Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.


Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.


Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


Ovelhinhas de Cristo.
  

Leia a Bíblia
 


Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:
Créditos
Revista Cpad - Juniores

escoladominicalinfantil.blogspot.
www.escoladominical.net
espaço ministério infantil
Adaliahelena.blogspot.com
Alegria em ensinar educação ".
Ensinoinfantilnum lique.blogspot.com

pequeninosdejesusblogspot.com
www.pequeninospracristo.com
recursosdeevangelismo.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
historiasdasementinha.blogspot.com
cathia ajuda para professores da ebd
semeandoasalvacao.blogspot.com

criancasipmar.blogspot.com/
feitocomcarinhoporpaula.blogspot.com
trabalhinhos.blogspot.com
materialparaoministerioinfantil.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
tiahelprecursos.blogspot.com

BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista juniores Cpad
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA

 


JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.


Orai em todo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário