23 de abril de 2018

Lição 05: Um buraco no telhado: Primários - de 7 e 8 anos


Sugestões para o Desenvolvimento da Lição:
Receba as crianças com atenção e alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes.


  Faça uma casa com caixa de papelão. Copie a figura e cole na cama. Prenda barbante nas quatro pontas para descer a cama pelo telhado. Faça uma buraco no telhado para passar a cama.

– Conte a história com fantoche de vara.


– Conte com figuras apoiadas no rolo de papel.


-Objetivo
Ministre sua aula de forma que ao término, seu aluno possa compreender que mesmo diante das dificuldades precisamos perseverar crendo, pois Deus sempre enviará auxilio.


Você já precisou da ajuda de um amigo para fazer algo para você? como foi? (Deixe as crianças falarem.) Que bom podermos contar com bons amigos!
Certa vez, uma homem precisou de alguns amigos para fazerem algo importante para ele.




Título da Lição:


Memória em ação:




Pré - aula:



Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.



Momento do louvor:
Cante:








   Trabalho manual:
Ideias para o ensino acima.
De preferência recorte quatro retângulos de cartolina ou papel cartão para ficar mais resistente, fure uma das pontas com furador e una os quatro retângulos com alfinete tipo dançarina para contar a história. O molde está acima, nas ideias para o ensino. Conte a história manuseando os retângulos para que as crianças aprendam e contem em casa. Dê um para cada criança e conte a história resumida com os retângulos. Dessa forma: Jesus estava numa cidade chamada Cafarnaum (faça um C com os retângulos; um deles você dobra).

Quatro amigos (faça o número 4 com os retângulos) levaram um paralítico para que Jesus curasse. (faça uma maca com os retângulos). Jesus estava numa casa (faça a casa com o retângulos). Os 4 amigos não puderam entrar pela porta com a maca porque a casa estava cheia de gente. Então, subiram uma escada para o telhado (faça uma escada com os retângulos). Eles tiraram algumas telhas para poder entrar pelo telhado com a maca até Jesus. (faça um quadrado para imitar o buraco com os retângulos). Os amigos desceram o paralítico na maca até Jesus pelo telhado (inverta a posição da maca com os retângulos como se ela tivesse descendo). Jesus curou o paralítico e ele saiu andando ( faça as pernas com o retângulo se movimentando) com seus quatro (faça o número 4) bons amigos.


Historia bíblica:
Marcos 2.1-12
1 Alguns dias depois, Jesus voltou para a cidade de Cafarnaum, e logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa.
2 Muitas pessoas foram até lá, e ajuntou-se tanta gente, que não havia lugar nem mesmo do lado de fora, perto da porta. Enquanto Jesus estava anunciando a mensagem,
3 trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens,
4 mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama.
5 Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico: – Meu filho, os seus pecados estão perdoados.
6 Alguns mestres da Lei que estavam sentados ali começaram a pensar:
7 “O que é isso que esse homem está dizendo? Isso é blasfêmia contra Deus! Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder!”
8 No mesmo instante Jesus soube o que eles estavam pensando e disse: – Por que vocês estão pensando essas coisas?
9 O que é mais fácil dizer ao paralítico: “Os seus pecados estão perdoados” ou “Levante-se, pegue a sua cama e ande”?
10 Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados. Então disse ao paralítico:
11 – Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
12 No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: – Nunca vimos uma coisa assim!


através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE

Texto bíblico em estudo:
Marcos 2.1-12.
Explorando a Bíblia
Certa vez, o Senhor Jesus estava numa casa na cidade de Cafarnaum, e o povo, sabendo disso, lotou essa casa, de modo que ninguém mais poderia entrar. No meio dessa multidão, haviam quatro pessoas que trouxeram um paralítico para que Jesus curasse.

“E vieram ter com ele, conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.” (Mc 2.3-4). Continuando na leitura deste texto, você percebemos que a cura que eles buscavam foi realizada por Jesus.

Mas o que eu quero destacar neste estudo não é isso, mas sim a demonstração de amor fraternal que esses quatro indivíduos tiveram com esse paralítico. Primeiro ficaram sabendo que Jesus estava ali no local e levaram o paralítico lá, talvez ele nem cresse, talvez ele nem queria! Mas eles eram tão amigos, tão irmãos ... que levaram-no com cama e tudo!

Chegando lá, um obstáculo: a multidão. Como esvaziar uma casa cheia de pessoas com expectativas devido a presença de Jesus para dar lugar a uma cama? Uma outra pergunta: como fizeram para erguerem a cama telhado acima? Como o homem paralítico em cima da cama não caiu? Talvez amarraram o homem, e você sabe que já não é tão fácil subir num telhado, agora, imagina com uma cama e um homem imóvel e de tantos quilos em cima da cama!
Subiram a cama, mas e pra descem a cama dentro da casa? Será que o dono da casa gostou que mexessem no telhado? Como será que fizeram para descer a cama para que ela, por exemplo, não caísse por cima de onde Jesus estava? Olhando as circunstâncias humanas, ainda teríamos muitas outras perguntas, mas pra mim a maior e melhor é como o paralítico seria curado se não tivesse alguém para levá-lo?

Então a verdadeira amizade é essa: a que se preocupa conosco, a que nos dá uma palavra amiga nos momentos dificuldades, e não somente aquele que comemora junto conosco as nossas vitórias e as nossas alegrias. O que o mundo tem vivido é isso: existem amigos para festas, para baladas, inclusive amigos na igreja nos momentos bons, nos momentos de louvar a Deus, bater palmas, participar de festas, vigílias e etc. O problema é quando a dificuldade vem, quando o choro vem, quando o serviço vem. O mundo está muito acostumado a viver seu próprio problema individual, e já basta o problema individual, para que se meter nos problemas dos outros?

O verdadeiro amigo é comparado com um irmão quando este vive junto da sua angústia, e os quatro eram irmãos do paralítico, e graças a uma fé marcada de obras nas quais hoje chamaríamos de impossíveis!

Aplicação da lição
Que bom que aquele paralítico pôde contar com a ajuda dos quatro amigos que o levaram a Jesus. Nós também podemos levar nossos amigos a Jesus. E, também, podemos contar com a ajuda de nosso melhor Amigo. Quem é Ele? Muito bem, Jesus. Ele é poderoso, pode fazer qualquer coisa. Pode nos ouvir a qualquer hora, e nos ajudar em qualquer situação.



Ensino:


A casa estava lotada de pessoas que queriam ver e ouvir Jesus ensinando. Não dava para entrar pela porta da casa, por isso subiram para o telhado e fizeram um buraco para passar a maca.



Os quatro amigos e o paralítico tinham muita fé. Eles sabiam que Jesus poderia curar o paralítico. Eles já tinham ouvido falar de Jesus e de suas curas. Eles também sabiam que Jesus amava muito as pessoas.


Você também sabe que Jesus tem poder para curar nossas doenças e que Jesus pode perdoar também nossos pecados? Ele veio viver aqui na terra, morreu na cruz para limpar nossos pecados, tudo aquilo que desagrada a Deus.

Jesus é Filho de Deus. Jesus ressuscitou e está no céu para preparar um lugar para nós morarmos para sempre com Deus.

 


Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”.

Mas muitos homens que eram mestres da Lei, que estavam ali presentes e que ouviram isso pensaram: “Quem pode perdoar pecados a não ser somente Deus”?

Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e disse a eles: “Por que vocês estão pensando isso no coração”? O que é mais fácil dizer? Os seus pecados estão perdoados ou levante-se, pegue a sua maca e ande? Para que vocês saibam que eu tenho poder na terra eu digo para o paralítico: “Levante-se, pegue a sua maca e ande”. O paralítico ouvindo isso, levantou-se, pegou a maca e saiu andando para que todos vissem e cressem em Jesus. Então, eles glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual”.




Oração: 

Ore com as crianças agradecendo a Deus por Jesus e pelo seu poder. Agradeça a Deus porque ele pode curar e também perdoar as pessoas que confiam Nele. Ensine a criança a orar e pedir perdão a Deus todas as vezes que fizer alguma coisa errada. Fale da importância da oração e da amizade com Deus.

O amigo ama em todo o tempo. Você tem amigos? Demonstra amor por eles?

Vamos seguir o exemplo desses quatro amigos do paralítico que o levaram para conhecer Jesus? Vamos falar para nossos amigos que Jesus é filho de Deus e nos ama e pode curar nossas doenças?



Visuais:
Aula Maternal - Um Buraco na Parede 004
Aula Maternal - Um Buraco na Parede 006  Aula Maternal - Um Buraco na Parede 007
Aula pre-primario 010


 Aula Maternal - Um Buraco na Parede 010


Atividades e Desenhos:



  






Revista do aluno:
Atividade




Lembrancinhas:


- Para concluir


Lanche: Sirva um lanche gostoso, nutritivo e criativo.



Ore com as crianças despedindo e desejando uma ótima semana.





" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"



Revista Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo os milagres de Jesus: Cpad

Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.

Fontes consultadas:
ministerioinfantil
Ebd animada
sheifer.blogspot.com
Ensino infantil numclique
professoraiclea.blogspot.com
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
lulubis-lulubis.blogspot.com
professoresnaebd.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”

através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA



Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo


Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades


Oficina a arte de fazer brinquedos

Brincadeiras para unir pais e filhos

Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil

Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos.
adaliahelena.blogspot.com

2 comentários: