LIÇÃO 4: Jesus cura um leproso
Revista do aluno:
Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar aos corações dos pequeninos.
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros
Que o aluno compreenda que a sua adoração a Deus produz milagres e traz esperança ao que está perdido.Ponto central: Jesus procura verdadeiros adoradores, que o adorem com todo coração.
Memória em ação:
Versículo para memorizar:
História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Marcos 1. 40-45
40 Um leproso chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e disse: – Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.
41 Jesus ficou com muita pena dele, tocou nele e disse: – Sim! Eu quero. Você está curado.
42 No mesmo instante a lepra desapareceu, e ele ficou curado.
43 E Jesus ordenou duramente: – Olhe! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou. Então Jesus o mandou embora.
45 Mas o homem começou a falar muito e espalhou a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar abertamente em qualquer cidade, mas ficava fora, em lugares desertos. E gente de toda parte vinha procurá-lo.
Bíblia online
Bíblia Sagrada Online versão NVI
Dinâmica: Jesus cura um leproso.
Jesus Cura um Leproso
Inventar um cenário de consultório médico. Com mesa, cadeira, maletinha de médico, Uniforme branco se tiver, prancheta, estetoscópio e por aí em diante. Criar uma cena que estão esperando por uma consulta. O médico já chega atrasado. Nem olha na cara.
Chama cada um deles e brinca de médico. Dizem uma doença que já tiveram ou inventam. O médico não se importa, e quer aplicar uma injeção para todos os casos.
-Depois mostre a frase do dia: Apresentando Jesus como amigo. Aquele que ouve com paciência nossos problemas. E que cura cada um de um jeito diferente.
-Escrever em uma folha as doenças que se lembrarem. Vai deixando as crianças falarem o que já tiveram ou se alguém tem uma. Ou até conhece outra pessoa que esteja precisando de oração por uma enfermidade. No centro da folha, escrever depois o versículo do dia.
-Depois mostre a frase do dia: Apresentando Jesus como amigo. Aquele que ouve com paciência nossos problemas. E que cura cada um de um jeito diferente.
-Escrever em uma folha as doenças que se lembrarem. Vai deixando as crianças falarem o que já tiveram ou se alguém tem uma. Ou até conhece outra pessoa que esteja precisando de oração por uma enfermidade. No centro da folha, escrever depois o versículo do dia.
- Explicar que Jesus pode curar todas as enfermidades. Mas é no tempo de Deus. E a cura é conforme a vontade de Deus. Aproveite para orar por quem precisa e agradecer pela nossa saúde.
Dinâmica do agradecimento:
Objetivo: Mostrar o sentimento daqueles que esperam um agradecimento e recebem uma falta de atenção neste lugar.
Levar uns cartãozinhos quase prontos. Se tiver tempo eles até podem fazer sozinhos. Pedir para eles capricharem neste cartão. Pois é para (você). Eles podem pintar. Escrever algo dentro, enfeitar. (Com certeza eles colocarão o amor deles juntos. Dá para ver na foto abaixo o capricho deles fazendo o cartão). Depois de pronto. Um por um vai entregar onde estiveres sentada. Nem saia do lugar. O objetivo é mostrar desinteresse. Falta de atenção. E a medida que vão te entregando vai colocando no lixo ao lado da mesinha.
Coitados eles irão fazer cada carinha. Mas vai em frente. Não elogie, também não fale mal para não ofender o que elas fizeram. Depois de tudo no lixo. Pergunte para elas: Qual foi o sentimento que tiveram? Fizeram com tanto capricho e a tia jogou fora no lixo?
Explique para elas o motivo da dinâmica: É esse o sentimento que tem aqueles que nos ajudam em algo e não somos gratos. Esse é o sentimento que tem, aqueles que nos dão um presente e falamos que não gostamos e não somos gratos. Viu, como deixamos triste alguém quando não agradecemos?
Daí sim, vai no lixo, pega cada cartãozinho. Dá um beijo em cada criança, elogie mostre o seu amor, para que elas não venham a ficar triste pela dinâmica.
Levar uns cartãozinhos quase prontos. Se tiver tempo eles até podem fazer sozinhos. Pedir para eles capricharem neste cartão. Pois é para (você). Eles podem pintar. Escrever algo dentro, enfeitar. (Com certeza eles colocarão o amor deles juntos. Dá para ver na foto abaixo o capricho deles fazendo o cartão). Depois de pronto. Um por um vai entregar onde estiveres sentada. Nem saia do lugar. O objetivo é mostrar desinteresse. Falta de atenção. E a medida que vão te entregando vai colocando no lixo ao lado da mesinha.
Coitados eles irão fazer cada carinha. Mas vai em frente. Não elogie, também não fale mal para não ofender o que elas fizeram. Depois de tudo no lixo. Pergunte para elas: Qual foi o sentimento que tiveram? Fizeram com tanto capricho e a tia jogou fora no lixo?
Explique para elas o motivo da dinâmica: É esse o sentimento que tem aqueles que nos ajudam em algo e não somos gratos. Esse é o sentimento que tem, aqueles que nos dão um presente e falamos que não gostamos e não somos gratos. Viu, como deixamos triste alguém quando não agradecemos?
Daí sim, vai no lixo, pega cada cartãozinho. Dá um beijo em cada criança, elogie mostre o seu amor, para que elas não venham a ficar triste pela dinâmica.
Agradeça de coração pelos cartãozinhos e coloca no lugar mais especial que tiveres. E diga que ficarão guardados para sempre.
Converse com elas. Ficar doente é ruim, não é? Agora imaginem, ficar doente e ninguém quiser chegar perto de ti? É triste.
Mas vocês sabiam que no tempo da bíblia as pessoas que tinham lepra era afastadas, e mandadas para ficar em um lugar longe das pessoas?
Vocês sabem o que é lepra? É uma doença que dá na pele. Antigamente não tinha cura. A pele ficava cheia de feridas e caia. Hoje não, se a pessoa descobrir a doença, tem remédio para ficar curada. É a doença chamada de hanseníase. Pode ser tratada em casa.
Mas antigamente não. As pessoas saiam de perto de quem tinha esta doença, para não pegar também.
Na história de hoje, vocês irão conhecer uma pessoa que foi rejeitadas porque estava doente. Mas que teve um encontro com Jesus. O amigo dos doentes.
Converse com elas. Ficar doente é ruim, não é? Agora imaginem, ficar doente e ninguém quiser chegar perto de ti? É triste.
Mas vocês sabiam que no tempo da bíblia as pessoas que tinham lepra era afastadas, e mandadas para ficar em um lugar longe das pessoas?
Vocês sabem o que é lepra? É uma doença que dá na pele. Antigamente não tinha cura. A pele ficava cheia de feridas e caia. Hoje não, se a pessoa descobrir a doença, tem remédio para ficar curada. É a doença chamada de hanseníase. Pode ser tratada em casa.
Mas antigamente não. As pessoas saiam de perto de quem tinha esta doença, para não pegar também.
Na história de hoje, vocês irão conhecer uma pessoa que foi rejeitadas porque estava doente. Mas que teve um encontro com Jesus. O amigo dos doentes.
- Se quiser, o Senhor pode me curar!
Jesus ficou com pena dele, estendeu a mão e o tocou dizendo:
- Eu quero, fique curado!
Imediatamente desapareceram as feridas e o homem ficou curado.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)
Pintá-los. Um lado sendo doentes e o outro sendo curados e colocar um sorriso neles. Imprimir em papel cartão para ficarem firmes. Depois colar os dois lados juntos. Pode colocar tecido tnt em volta do corpinho deles. Levar tiras de panos.
Usar uma caixa de areia para coloca-los. Pode colar palito de picolé para firmá-los. E contar a história. Quando estiverem com lepra o lado doente mostrando e quando estiverem curados o lado bom virado.
Pintá-los. Um lado sendo doentes e o outro sendo curados e colocar um sorriso neles. Imprimir em papel cartão para ficarem firmes. Depois colar os dois lados juntos. Pode colocar tecido tnt em volta do corpinho deles. Levar tiras de panos.
Usar uma caixa de areia para coloca-los. Pode colar palito de picolé para firmá-los. E contar a história. Quando estiverem com lepra o lado doente mostrando e quando estiverem curados o lado bom virado.
Lembrancinhas:
Uma brincadeira sobre o PECADO:
Batata Quente
Em círculo, à voz de comando, passa-se a "batata" com todos cantando: "Batata quente, quente, quente. quente, queimou!". Com quem parar a "batata" este sai da brincadeira. Assim sucessivamente até o último que ficar, que será o vencedor.
Esforçar-se ao máximo em atenção para não pecar (a "batata" é o pecado). Quem está em pecado precisa confessar, por isso fica fora e quem ficar por último é o vencedor porque evitou pecar.
Batata Quente
Em círculo, à voz de comando, passa-se a "batata" com todos cantando: "Batata quente, quente, quente. quente, queimou!". Com quem parar a "batata" este sai da brincadeira. Assim sucessivamente até o último que ficar, que será o vencedor.
Esforçar-se ao máximo em atenção para não pecar (a "batata" é o pecado). Quem está em pecado precisa confessar, por isso fica fora e quem ficar por último é o vencedor porque evitou pecar.
Brincadeira Mister Balão
Material: Balões e fita destas que colocamos para lacrar as caixas.
Desenvolvimento:
- O líder divide o grupo em equipes. Cada uma delas escolhe um representante de preferência um menino. Enrolar a fita em cada membro do grupo ao sinal do animador, cada equipe procura “rechear” seu candidato até que fique repleto de balões. Dispõem de cinco minutos para executá-lo. Ganha a equipe que conseguir “rechear” seu representante com o maior número de balões.
- O líder divide o grupo em equipes. Cada uma delas escolhe um representante de preferência um menino. Enrolar a fita em cada membro do grupo ao sinal do animador, cada equipe procura “rechear” seu candidato até que fique repleto de balões. Dispõem de cinco minutos para executá-lo. Ganha a equipe que conseguir “rechear” seu representante com o maior número de balões.
Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Jesus continua realizando milagres. Precisamos crer, e também contar a todos que encontramos essa grande noticia.
Enfatize aos pequenos que Jesus continua realizando milagres. Precisamos crer, e também contar a todos que encontramos essa grande noticia.
Primário de 7 e 8 anos, aula bíblica, ilustrações, brincadeiras, atividades, dinamicas...Arquivo
AQUI TEM REVISTA PRIMÁRIOS (DO PROFESSOR)
Primários de 7 e 8 anos: Tema: Conhecendo os Milagres de Jesus: Ano 2: Cpad - 2° trimestre 2020
Alcançando crianças para Jesus
Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.
Fale da importância da oração.
Que precisamos orar sempre.
Ore com as crianças agradecendo.
Ore com as crianças agradecendo.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus.
* Deus abençoe você prof. Sua família, a sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Ovelhinhas de Cristo.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Escola Bíblica Infantil
Fontes Consultadas:
Créditos:
Revista primários cpad
sheifer.blogspot.com
professoraiclea.blogspot.com
professoresnaebd.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
professoraiclea.blogspot.com
professoresnaebd.
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
tiasdaescolinha.blogspot.com/
http://www.escoladominical.net/
Blog da tia Carol
Blogtiale.blogspot.com
Blog evangelizando criança.
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Ebi blogspot.com
blog Geração Vida-INVP
blog: Ministério Bíblico Infantil.
trabalhinhos.blogspot.com/
sementinhakids.wordpress.com)
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro
(PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito. 5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 63-65).
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Créditos:
Revista primários cpad
sheifer.blogspot.com
professoraiclea.blogspot.com
professoresnaebd.blogspot.com
Pequeninosdejesusblogspot.com
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
professoraiclea.blogspot.com
professoresnaebd.
Blog: Ministério Bíblico Infantil.
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com/
tiasdaescolinha.blogspot.com/
http://www.escoladominical.net/
Blog da tia Carol
Blogtiale.blogspot.com
Blog evangelizando criança.
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Ebi blogspot.com
blog Geração Vida-INVP
blog: Ministério Bíblico Infantil.
trabalhinhos.blogspot.com/
sementinhakids.wordpress.com)
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro
(PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito. 5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 63-65).
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
PRA VOCÊ!!!
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Vamos lá!!!
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Orai em todo tempo
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Orai em todo tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário