20 de abril de 2018

Subsidio: Lição 04 - Disciplina e o processo educacional de Deus: Adultos - Betel


Sobre a disciplina e o processo educacional de Deus
Na epístola aos Hebreus, o escritor dá atenção especial à ação do Senhor sobre os Seus, quer como reprimenda, quer como correção. O capítulo 12 desse Livro nos abre o entendimento sobre o processo educacional de Deus e o teor de sua disciplina.
Lemos em Hebreus 12.6: “Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho.” Esse versículo denota a preocupação de Deus com o andar reto de Seus filhos, com o proceder linear de cada um de nós que somos salvos pelo sacrifício do Senhor Jesus.
Uma vez participantes do Reino de Deus, devemos nos orientar na caminhada por esse mundo de forma a não perder o rumo, seguindo retamente em direção ao alvo que é Cristo Jesus.
Porém, os percalços do trajeto às vezes nos enfraquecem e até nos fazem cair. Dentro da nossa limitação espiritual nem sempre conseguimos enxergar quais ciladas o inimigo preparou para nós. Faz-se necessário, em primeiro lugar, que estejamos munidos de uma autodisciplina pétrea, que nos leve a orar, jejuar, ler a Palavra de Deus e proceder de maneira ilibada perante o Senhor.
Nem sempre isso é possível. Temos aí o primeiro ponto crucial de nossa jornada a ser trabalhado com afinco.
Em segundo lugar temos a Igreja como organismo terreno e físico, na pessoa de seus representantes: pastores, líderes e correlatos, autorizados pela própria Palavra de Deus a nos admoestar, corrigir e instruir. Uma vez desviados de nosso caminho, se faz necessária a devida correção e eles, os nossos líderes espirituais, têm a obrigação, o dever e a responsabilidade de nos colocar de novo dentro da ordem estabelecida pela congregação. Essa responsabilidade está diretamente subordinada a todos os ditames e orientações contidas nas Sagradas Escrituras e é dessa forma que eles devem agir ao aplicar qualquer ato disciplinar sobre nós.
Acima de todo esse panorama vislumbra-se a ação corretora de Deus, que está o tempo todo vigilante sobre nós e sabe de todo o nosso proceder debaixo do sol. Tanto no caso da autodisciplina, quando nos corrigimos, como no caso da disciplina imposta pela congregação local vemos o agir do Senhor sobre nossas vidas.
Quando estamos fracos e desligados de nossa igreja, porém, estamos sem nenhum tipo de proteção espiritual, e aí entra a ação disciplinadora direta de nosso Pai Celestial. A cada queda ou desvio de rota, sempre consciente de nossas limitações, o Senhor sabe de tudo que precisamos e nos concede a correção necessária, mesmo que isso nos ocasione momentânea dor.
Quase sempre, nesse processo de “ajuste espiritual”, Deus nos aperta para que despertemos e olhemos para a estrada novamente, vislumbrando o reto caminho rumo a nossa salvação. É doloroso, é sofrido, mas, conforme está escrito em Hebreus 12.7: “Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?”
Certo é que, de qualquer forma, Deus está sempre presente em nossas vidas, nos fortalecendo na Sua Palavra, respondendo às nossas orações, nos capacitando para enfrentar nossos momentos difíceis, nos concedendo a consciência da necessidade de sermos disciplinados e ordeiros, como também através da sadia subordinação a nossos líderes espirituais aqui na terra.
Certo é que Deus nos ama, e só deseja o melhor para nós. Isso é incontestável.







  Lição 04 - Disciplina e o processo educacional de Deus
 Subsidio: Lição 04 - Disciplina e o processo educacional de Deus
  Slides: Lição 04 - Disciplina e o processo educacional de Deus
 Pré - aula: Lição 04 - Disciplina e o processo educacional de Deus




 A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA IGREJA 
At 5.1-11


  A importância da disciplina na igreja


    O PASTOR, A OVELHA POBRE E A OVELHA RICA



Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos



► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018



 através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE

   
Aperfeiçoamento Cristão – Propósito de Deus para o discípulo de Cristo. Adultos, edição do professor, Comentarista Pastor Marcos Sant’Anna da Silva 2º trimestre de 2018, ano 28, Nº 107, publicação trimestral, ISSN 2448-184X.
Fonte: www.revista ebd.com - Subsidios.
Fonte: Revista de Escola Bíblica Dominical, Betel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário