18 de abril de 2018

Aftas: Dicas de remedios para curar


As aftas são pequenas lesões muito dolorosas que geralmente surgem na língua ou nos lábios e que podem ter diversas causas, mas que normalmente estão relacionadas ao consumo de alimentos muito ácidos. Por isso, a primeira atitude que se deve ter ao tratar aftas é evitar o consumo deste tipo de alimento, pois diminui a irritação da ferida e permite fazer um tratamento mais rápido.


De repente e sem muitas explicações, aparecem umas bolhinhas que ardem e atrapalham muito na hora de comer alguns alimentos. Estas bolinhas se chamam aftas, em latim é APHTA e em grego APHTHA, que estão ligadas ao verbo HÁPTO que significa queimar.




Quais são as causas das aftas?
Não existe ainda uma causa exata do aparecimento da afta, mas o estresse e o cansaço são apontados como as principais causas. Algumas frutas ácidas e cítricas, como limão, laranja, abacaxi, figo, tomate e morangos podem fazer piorar as aftas. Às vezes, até uma irritação causada por aparelho e escova de dente pode influenciar no aparecimento delas.

Nos casos mais graves, as aftas podem ser causadas por condições físicas que enfraquecem o sistema imunológico. Deficiência de nutrientes, como vitamina B12, ferro, zinco, ácido fólico ou doenças gastrointestinais, como doença celíaca e doença de Crohn também podem ser as causas de afta.

Para melhorá-las, recomendá-se ingerir alimentos saudáveis e que não sejam ácidos e nem cítricos, como verduras, legumes e frutas e descansar bem.

  Principais causas:

Estresse
Cansaço
Condições dentárias anti-higiênicas
Deficiências na alimentação, tais como a vitamina B12 , vitamina C e ferro
Alergias à comida
Mordidas acidentais da boca e da língua
Desequilíbrio hormonal
Doença intestinal


Quais são os sintomas?
Os sintomas podem aparecer um ou dois dias antes da afta aparecer. É comum surgir ardor ou um tipo de queimação na região afetada.

Normalmente, o ciclo de duração delas é de dois a dez dias, mas em pessoas com baixa imunidade pode se estender até por mais tempo.

Os principais sintomas são:
Na boca, na língua, no palato mole (a parte do céu da boca), ou nas bochechas.
Feridas formato de bolinha, brancas ou cor de cinza, com pontas avermelhadas.


Leve sangramento em casa de lesão na região da Afta;
Vermelhidão e ressecamento da região lateral da boca;
Perda do paladar.


Nos casos mais graves, é possível aparecer:
Febre
lentidão física





Antisséptico bocal: 

Esse é um dos meus métodos favoritos e tem feito as aftas desaparecerem rapidamente.



– Aloe Vera: 
Aloe Vera funciona como antisséptico natural, porque contém propriedades antibacterianas, antifungo e antivírus. Pesquisas mostram que aloe vera tem uma das soluções naturais mais eficientes para tratar saúde bucal como aftas e gengivite.

Aplique o Aloe Vera ou suco na área afetada para aliviar a dor e acelerar a cura.


   Suco de Aloe Vera 
Para Tratar Afta.



    INGREDIENTES:
1 Folha de Aloe Vera (babosa)
500ml de Água morna  




   MODO DE PREPARO
Abra a folha da planta e retire o gel contido, também chamado “cristal de babosa“, misture com a água morna.


Bata tudo muito bem no liquidificador e utilize como enxaguante bucal.


É um remédio perfeito para acabar com as feridas em pouquíssimo tempo.





 Água morna e sal
Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para tal basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.





Bicarbonato cura afta?
Aplicar bicarbonato de sódio diretamente na afta causa intensa dor e ardência no local sendo, portanto, desaconselhado. O bicarbonato ajuda a curar a afta mais rápido quando diminui o pH da saliva, mas para isso, ao invés de aplica-lo diretamente na afta, deve-se diluir 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio num copo de água e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.



OU


Bicarbonato de sódio:
Bicarbonato de sódio ajuda a tratar as aftas da boca. Ele é especialmente útil para aqueles originados por alimentos ácidos, porque o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizá-los. Também irá reduzir a inflamação e eliminar germes e bactérias. Mas lembre-se que no começo pode causar uma sensação de queimação.
Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio com um pouco de água até virar uma pasta.
Passe a pasta na área afectada. Repita isso várias vezes ao dia.
Você pode simplesmente colocar bicarbonato de sódio diretamente na afta também.




Chá preto
Aplicar um saquinho de chá preto sobre a afta ajuda a aliviar a dor e o desconforto causado pela afta, pois o chá preto possui tanino, uma substância adstringente que elimina resíduos e sujeira. Para aplicar o chá preto corretamente deve-se preparar o chá colocando 1 sachê de chá preto numa xícara de água fervente e deixar repousar. Quando estiver morno, deve-se aplicar o sachê diretamente sobre a afta.


Cravo-da-índia
Mascar um cravinho-da-índia também ajuda a curar a afta mais rápido porque o cravinho possui propriedades antissépticas e analgésicas, que são capazes de aliviar a forte dor provocada pela afta.





 Coco:
Coco seco, óleo de coco e água de coco são três produtos que pode tratar a afta eficientemente. Isso porque beber água de coco ajuda acalmar o corpo.
Passe o óleo de coco diretamente na afta ou mastigue coco seco ajuda a reduzir a dor e a inflamação acelerando o tratamento.



Gelo: 
Se você passar o gelo numa afta quando ela aparece, você pode diminuir a quantidade de tempo que ela irá durar.

Compressas frias com blocos de gelo irão fornecer algum alívio temporário.
Bebidas frias são boas opções quando se tem afta, pois alivia a dor de forma rápida




Iogurte natural ou com bífidus
Comer 1 potinho de iogurte com bífidos ou com probióticos ajuda a melhorar o intestino, fortalecendo as defesas naturais do organismo, sendo também útil para curar as aftas mais rapidamente.



Leite de magnésia
Gargarejar leite de magnésia permite recobrir e proteger a lesão de bactérias e, por isso, também ajuda a acelerar a cicatrização. Para isso, deve-se misturar 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água de fazer gargarejos a seguir.




 Sálvia: 
Não deve ser ingerida, apenas usada em gargarejos, do contrário, ocasiona diversos efeitos colaterais.
Ferva uma xícara de água
Coloque 7 colheres de café de folhas de sálvia
Deixe tampado por alguns minutos
Fazer gargarejos uma ou duas vezes ao dia.





Além disso é importante evitar o uso de enxaguante bucal que contenha álcool porque também causa intensa dor. Alimentos apimentados também não são bem-vindos enquanto estiver com afta.


Importante:
Além dessas dicas, faça o seguinte:
Aumente o seu consumo de frutas e vegetais ricos em vitamina B
Evite o consumo de alimentos quentes e picantes, pois podem irritar a sua boca aumentando a propensão a ter aftas
Reforce o consumo de alimentos ricos em vitamina C podem prevenir seu surgimento.

Muitas plantas possuem características que auxiliam a afta a secar mais rápido, por isso o importante é ver o que tem em casa. Além destes remédios caseiros, é importante evitar consumir alimentos ácidos, pimenta e refrigerantes.

Quando surgem várias aftas na boca da criança, é aconselhado uma consulta médica, principalmente se houver outros sintomas, como febre.

Fonte: www.saudedica.com.br


Veja esta reportagem sobre aftas e herpes (6:31):

Nenhum comentário:

Postar um comentário