3 de junho de 2018

Dinâmica: Entendendo o batismo em águas e a santa ceia: Lição 11 - Crendo nas Ordenanças de Cristo á Igreja - Discipulando 2º Ciclo

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
- Ao preparar a aula, você precisa lembrar que seu alvo é ensinar a palavra de Deus a fim de transformar a vida dos alunos. Para isso, tenha sempre em mente o que eles precisam saber, sentir e agir.
- Este é um momento de grande importância, quando você deverá atrair a atenção e o interesse da classe para o que será ensinado.
6 - Não esqueça que ministrar uma aula não significa apenas transmitir um amontoado de informações teológicas ou conhecimentos puramente pessoais sem a interação com a classe. É importante que os alunos sejam incentivados a participar no processo de aprendizagem.
- Apresentem o título da lição: Crendo nas ordenanças de Cristo à Igreja.
– Agora, trabalhe o conteúdo da lição. – Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar algumas sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Entendendo o batismo em águas e a santa ceia”.

Dinâmica: Entendendo o batismo em águas e a santa ceia

Objetivo:
Mostrar a importância do batismo nas águas e Santa Ceia para o cristianismo.
Material didático:
Copos descartáveis do tipo cafezinho
Um pão
Suco de uva
Uma bandeja
Água
Uma pequena bacia
Um boneco
Atividade didática:
Antes da Aula:
Chegue cedo, coloque suco de uva em vários copos descartáveis, de acordo com a quantidade de aluno. Divida o pão em várias partes e coloque em uma bandeja. Cubra tudo e guarde para o momento da dinâmica.
Durante a aula:
Explique que Cristo ordenou duas cerimônias que devem ser compreendidas como ocasiões memoriais. Não há poder salvífico na realização mecânica desses atos; o recebimento da bênção depende do estado do coração. As cerimônias ordenadas por Jesus foram: O batismo em águas e a Santa Ceia. Para explicar cada uma dessas ordenanças siga as orientações logo abaixo:
O Batismo em Águas
Coloque uma pequena bacia com água no centro da sala, mostre o boneco e diga o batismo é um ato de identificação do crente com Cristo na sua morte sepultamento e ressurreição, submetendo-se a ele todas as pessoas que confessaram sua fé em Cristo e se arrependeram de seus pecados e estão dispostos a segui-lo de forma consciente. Neste momento deite o boneco dentro da água e fale que no batismo nos identificamos com a morte de Cristo, em seguida mergulhe o boneco dentro da água e mostre que também nos identificamos com seu sepultamento, e por fim levante o boneco de dentro da água e fale também nos identificamos com sua ressurreição.
A Santa Ceia
Mande que cada aluno pegue um pedaço do pão e um copinho do suco. Com as mãos posicionadas para frente explique que a Santa Ceia é um ato simbólico, onde o vinho representa o sangue e o pão o corpo de Cristo. Por isso que, de forma FIGURADA(destaque a expressão figurada), ao participarmos da Santa Ceia estamos comendo a carne de Cristo e bebem o Seu sangue, isto é, assimilam simbolicamente os benefícios assegurados pela morte sacrificial de Cristo. Representa, não somente a morte de Cristo como objeto de fé, e o ato de fé que une o crente a Cristo, mas também o efeito desse ato, dando vida, força e alegria espiritual. Precisamente como o pão e o vinho nutrem e fortalecem a vida corporal do homem, assim Cristo sustenta e revigora a vida espiritual do cristão que dele se alimenta. Diga que a Santa Ceia também é uma oportunidade de adoração e de comunhão com o Cristo ressurreto e com os irmãos. (Neste momento peça que todos bebam o suco, logo após mande que comam o pão.
Encerre mostrando que um dos principais objetivos das ordenanças é a de lembrar e simbolizar verdades fundamentais para a vida de todo cristão, e que não podemos deixar as orientações dadas por Cristo de lado.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.
Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!

Fonte: www.ensinadorcristao.com.br



Dinâmica: O Batismo

Objetivo: Oportunizar o estudo sobre o batismo bíblico.

Material:
Água
01 bacia pequena
01 boneco pequeno de plástico

Procedimento:
- Perguntem: Quais os tipos de batismos que vocês conhecem?
Aguardem as respostas.
- Solicitem aos alunos que relatem o que já presenciaram ou participaram sobre os tipos de batismos que eles citaram, utilizando os materiais acima citados. Observem com atenção a demonstração dos batismos vivenciados pelos alunos.
Observação: Caso ocorra apenas a citação do batismo por aspersão, vocês devem apresentar o batismo por imersão.
- Falem: Vimos agora com esta demonstração que há vários tipos de batismo, mas o batismo bíblico é aquele conhecido como “Imersão”.
- Então, leiam Mt 3. 13 a 17. Após a leitura, enfatizem a expressão “saiu logo da água”, que nos assegura que o batismo de Jesus foi por imersão.
- Para finalizar, falem: Agora, vamos estudar sobre este batismo.



Dinâmica: Comunhão
Objetivo:
Promover momento de entrosamento entre os alunos, tendo como ponto de partida uma das finalidades da Santa Ceia - unir os crentes em amor pela comunhão com Jesus.

Material:
01 Mesa
01 toalha para a mesa
Ramos de trigo
Pães de queijo pequenos dentro de um saquinho de plástico
Refrigerante ou suco de uva
Guardanapos
Copos descartáveis.
Procedimento:
- Após o estudo sobre a Santa Ceia, convidem os alunos para se posicionaram ao redor de uma mesa, arrumada com pães e refrigerante de uva.
- Agradeçam a Deus pela oportunidade de estar juntos, estudando este tema.
- Falem: Vamos agora fazer um lanche, celebrando um momento de união e comunhão entre todos os alunos da classe.
- Distribuam para cada aluno um pão e um copo de refrigerante de uva. Avisem para aguardar uma orientação.
Lembrem-se de que cada pão deve estar dentro de um saquinho.
- Então, solicitem que cada um escolha um colega e troque com ele, o pão e o copo de refrigerante, falando uma mensagem.
- Esta atividade deve ser repetida pelo menos umas 05 vezes, com duplas diferentes.
- Em seguida, eles podem se alimentar.

Por Sulamita Macedo.
Fonte: Blog/Atitudedeaprendizblogspot.com



Lição 11 - Crendo nas Ordenanças de Cristo á Igreja 
Dinâmica: Entendendo o batismo em águas e a santa ceia: Lição 11



Revista Discipulando 2º Ciclo – Conhecendo as doutrinas cristã - Cpad


Discipulado Diversos - Com vários temas Bíblicos Arquivo

 Bíblia online
 BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

2 comentários:

  1. Posta mais dinâmicas, principalmente sobre o batismo e pentecostes...

    ResponderExcluir
  2. Posta mais dinâmicas, principalmente sobre o batismo e pentecostes...

    ResponderExcluir