19 de agosto de 2025

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Lição 08: Filhos e herdeiros


     A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.


     Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.



     Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.

Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).


ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.

Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.

Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.




Vejam as sugestões abaixo:
Apresentem o título da lição:
  Filhos e herdeiros
       Professor(a). A maturidade exige de nós um comportamento diferenciado, pois por ela recebemos a herança em Cristo.


  • Na lição anterior vimos que Paulo tratou a respeito da descendência de Abraão: Todos os que creem em Jesus pela fé, quer sejam judeus, quer sejam gentios. Nesta lição, veremos a comparação que Paulo faz entre o herdeiro criança e o que já atingiu a maioridade. Vamos aprender com ele a respeito da importância de se ter o zelo correto para com as coisas de Deus e com as pessoas que são dEle. Paulo vai nos revelar o zelo espiritual que caracterizava o seu ministério e a sua maturidade cristã, juntamente com suas responsabilidades. Veremos que um crente maduro não pode agir como uma criança.


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:

Nosso Deus é Soberano - Comunidade da Vila da Penha (legenda)



Eu Navegarei, Espírito... Ao Único | Pr. Asaph Borba




Asaph Borba - Alto Preço


Nosso General é Cristo - Letra


Marca da Promessa | Trazendo a Arca (Letra)


VENHO SENHOR MINHA VIDA OFERECER - MÚSICA COM LETRAS




Aline Barros - Sonda-me, Usa-me


Renovo - Sarah Farias voz e letra



Grupo Nova Dimensão - Viverei e viverás


Recebi um Novo Coração do Pai - Aline Barros - Legendado


Jesus Cristo Mudou Meu Viver


Harpa Cristã 268 - Confiante Em Deus


Cassiane - A tua palavra


Vanilda Bordieri | Dependemos de Deus


Aline Barros - Recomeçar



Para iniciar o estudo, utilizem a:
Dinâmica: Aba, Pai!
Objetivo:
Refletir sobre a adoção proporcionada por Deus a humanidade, mediante a salvação em Jesus.

Material:
01 coração pequeno confeccionado de cartolina ou EVA
02 figuras de um contorno do corpo humano
Procedimento:
- Escrevam no quadro a palavra ADOÇÃO.

- Falem: Por meio da salvação em Cristo, fomos adotados por Deus. Isto aconteceu por causa do seu grande amor.

- Em seguida, leiam: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).

- Nesse momento, entreguem para os alunos um coração pequeno.

- Falem: Este coração representa o amor de Deus que nos alcançou quando cremos no sacrifício vicário de Cristo.

- Leiam, Jo 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”.

- Falem: Isto fez toda a diferença em nossa vida. No passado, quem éramos e hoje quem somos?

- Fixem um desenho do contorno do corpo humano no quadro e escrevam as características abaixo, referentes ao tempo passado, antes da salvação:

Criaturas

Servos do pecado

Escravos

Sem herança

Sem direito

Perdição eterna

Culpa do pecado

- Depois, fixem o outro desenho do contorno do corpo humano no quadro e escrevam as características abaixo, referentes ao tempo presente, com a salvação:

Filhos de Deus

Filhos de adoção por Jesus Cristo

Libertos do pecado

Família de Deus

Casa do Pai

Herdeiros de Deus

Coerdeiro de Cristo

Filiação eterna

Parecidos com o pai

Amados pelo pai

Direitos e deveres espirituais

- Para concluir, leiam:

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”(Romanos 8:14,15).

“mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” (Gálatas 4.4 a 7).
Fonte da Dinâmica, por Sulamita Macedo.
blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.



SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. 
_____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.

Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.

O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.



RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
       A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
   Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.



CONVERSE COM SEUS ALUNOS
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
        Professor(a), depois de orar com os alunos e fazer a leitura do texto bíblico, faça a seguinte pergunta: 
_____“Você acredita que Deus é soberano e age no momento sempre certo?”.
_____ Incentive a participação dos alunos e ouça as respostas com atenção. 
_____Depois diga que na “plenitude dos tempos”, período específico e certo, Deus enviou Jesus ao mundo. Ele tem o controle do tempo e tudo acontece na hora certa. Jesus veio para remover todas as barreiras étnicas, raciais e de gênero. Paulo revela tal verdade aos gálatas. 
_____Explique que “Paulo mostrou que todas as barreiras étnicas, raciais, nacionais, socioeconômicas e de gênero com respeito ao relacionamento espiritual de uma pessoa com Jesus Cristo foram removidas. Todos os que estão ‘em Cristo’ são herdeiros iguais ‘da graça da vida’ (1Pe 3.7), do Espírito prometido (v.14; 4.6) e da renovação espiritual, na imagem de Deus (Cl 3.10,11). Por outro lado, no contexto da igualdade espiritual, os homens continuam sendo homens, e as mulheres continuam sendo mulheres (Gn 1.27). As suas funções dadas por Deus para o casamento e as suas distinções singulares em outros aspectos da vida e da sociedade permanecem inalteradas (1Pe 3.14)”. (Adaptado de Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.1630).






Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.





TEXTO PRINCIPAL
“Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” (Gl 4.7).


LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — 1Co 13.11
Quando era menino

TERÇA — Gl 4.3
Meninos estão sujeitos à servidão

QUARTA — Gl 4.5
Em Jesus recebemos a adoção

QUINTA — Gl 4.8
Desconhecer a Deus leva à idolatria

SEXTA — Gl 4.14
Paulo foi recebido como um anjo de Deus

SÁBADO — Gl 4.17
Nosso zelo por Deus


OBJETIVOS
CONSCIENTIZAR que somos herdeiros de Deus em Cristo;
COMPREENDER a nossa posição em Deus pela fé em Jesus Cristo;
SABER que o herdeiro de Deus precisa viver com maturidade e responsabilidade.


TEXTO BÍBLICO
Gálatas 4.1-7
1 — Digo, pois, que, todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo.

2 — Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.

3 — Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo;

4 — mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

5 — para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

6 — E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.

7 — Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.



INTRODUÇÃO
Vimos na lição anterior que Paulo tratou a respeito da descendência de Abraão: todos os que creem em Jesus pela fé, quer sejam judeus, quer sejam gentios. Nesta lição, trataremos a respeito da maturidade. É ela que faz o herdeiro menino se tornar um herdeiro completo e apto para receber a herança. Ao se colocarem debaixo da Lei, os gálatas estavam não somente se colocando num caminho de retrocesso para com o Evangelho, mas estavam igualmente renunciando à sua maturidade e sua herança em Cristo.


I. HERDEIRO, MAS COMO SE NÃO FOSSE AINDA
1. Herdeiro, mas como escravo.
Paulo começa dizendo que “todo o tempo em que o herdeiro é menino, em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo” (Gl 4.1). Nesse texto, podemos ver a importância da maioridade. Ainda que uma criança fosse considerada herdeira, não é diferente de um escravo enquanto não atingir a maioridade. À medida que a criança vai crescendo e se desenvolvendo, ela vai se tornando menos dependente do aio (daquele que a conduz e que exerce sobre ela uma tutela, uma guarda). A criança não é uma escrava, mas é “considerada” como se fosse, em relação a herança, até que atinja a maturidade.


  • Paulo comenta que o herdeiro, enquanto menino, por mais que seja dono de tudo, não tem acesso à herança e não possui diferença de um escravo. Falta a ele a maturidade que só o tempo poderá trazer. Um comentarista diz que aquela criança era chamada de “jovem senhor”, sendo “senhor” porque um dia, na maioridade, poderia usufruir dos bens e direitos que lhe seriam entregues, e “jovem” para não se esquecer que sua hora não havia chegado e se colocar no seu lugar. Mas a hora da sua maioridade chegaria, e ele poderia usufruir dos seus bens e títulos.

  • A função da Lei era conduzir as pessoas a Cristo, da mesma forma que o aio conduzia a criança até a escola e se responsabilizava pela sua educação (Gl 4.3).


2. Na plenitude dos tempos.
O momento da história humana em que Deus interveio para transformar uma promessa em um fato consumado é chamado de “plenitude dos tempos”. Nesse período específico, Deus enviou a Jesus, e o apóstolo ainda reforça: “nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gl 4.4). Essas duas colocações têm importância pois, mostram não somente a humanidade de Jesus, mas igualmente o fato de que por ter nascido sob a Lei e tê-la cumprido até a morte, seu sacrifício foi único e perfeito, colocando a salvação disponível a todos que creem, independentemente da sua cultura de origem.


  • Paulo destaca que foi Deus que enviou seu Filho do Céu para este mundo. Essa vinda fazia parte da promessa dada a Abraão, de que nele, todas as famílias seriam benditas. A bênção de Deus não estaria restrita aos descendentes de Abraão que guardavam a Lei. Essa bênção seria dada, pela fé, aos que cressem no sacrifício de Jesus.


3. Remir os que estavam debaixo da Lei.
A vinda de Jesus foi para remir os que estavam debaixo da Lei. Remir é comprar novamente. Paulo aqui nos mostra que as ações de Deus sempre têm um propósito. Nessa remissão Jesus pagou a nossa dívida, e com seu sangue, nos comprou para Deus (Ap 5.9).

Certo estudioso comentou que os judeus dos tempos de Jesus, de forma geral consideravam a Lei como “um capataz cujas ordens precisavam ser obedecidas por temor à penalidade decorrente da infração”. Ela é o paidagogos, responsável por preparar e levar as crianças de uma família para a escola, onde seriam entregues ao “mestre-escola”. Uma vez entregue as crianças ao mestre-escola, a responsabilidade do paidagogos estava concluída. Nada mais há de ser feito por ele.


SUBSÍDIO I
Professor(a), explique que a “expressão ‘servir de aio’ traduz a palavra grega paidagogos, da qual deriva a palavra pedagogo (isto é, professor, educador, guardião). Nos tempos do Novo Testamento, isto era uma referência ao servo pessoal que acompanhava o filho de um senhor, onde quer que o filho fosse — inclusive à escola — agindo como guardião e exercendo disciplina sobre a criança. Este papel era mais o de uma babá, do que o de um professor. O propósito da lei de Deus, durante algum tempo, foi guiar o povo nos caminhos de Deus, proteger o seu comportamento e dar disciplina. Mas o propósito supremo da lei de Deus é revelar o pecado, expor a nossa própria incapacidade de viver em conformidade com o padrão perfeito de Deus e nos mostrar a nossa necessidade de Cristo e da sua obra de salvação espiritual.


4.2 TUTORES E CURADORES ATÉ AO TEMPO DETERMINADO PELO PAI.

A declaração que Paulo faz aqui é usada, principalmente, para mostrar a situação de um crente sob o concerto do Antigo Testamento (isto é, a maneira de manter um relacionamento com Deus com base nas leis e sacrifícios do Antigo Testamento, antes que Cristo fizesse o sacrifício perfeito pelo pecado com a sua própria vida). No entanto, o princípio desta passagem também indica que os pais piedosos normalmente supervisionavam a instrução de seus filhos (veja Dt 6.7). Esta supervisão seria feita por meio da educação na própria casa ou colocando as crianças sob os cuidados e a instrução de professores piedosos. As Escrituras ensinam claramente que os pais devem fazer tudo o que puderem para assegurar que seus filhos recebam uma educação centrada em Deus e que honre a Cristo, em todos os aspectos da vida, começando no lar”. (Adaptado de Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.1630).


II. A NOSSA POSIÇÃO EM DEUS
1. Somos filhos e herdeiros.
Antes os gálatas serviam aos ídolos, pois não conheciam a Deus. Mas agora, eles haviam sido salvos, e não foram deixados à própria sorte. Eles foram recebidos como filhos (Gl 4.6). Paulo prossegue dizendo que somos filhos e herdeiros, coisa que um escravo não é. Pelo Espírito Santo, os gentios poderiam chamar Deus de “paizinho”, não uma expressão que remonte a ideia de um diminutivo, mas sim de intimidade. Os gentios agora, em Cristo, obedecem a Deus para agradá-lo, e não porque podem ser punidos, como os ídolos faziam com aqueles que os adoravam.


  • Mas essa nova posição para os gálatas estava sendo abalada: “como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos” (Gl 4.9,10).


2. Guardando preceitos e regras.
Eles eram filhos e herdeiros de Deus pela fé, mas observando a Lei de Moisés, estavam como que voltando à época em que serviam a ídolos. Mais que isso, eles passaram a se preocupar com a guarda das festas hebraicas e os dias santos, uma regra para que a cultura judaica fosse prolongada entre os gentios. Eles aprenderam com os judaizantes a guardar rituais que se iniciavam com datas importantes do judaísmo. O que comer, o que não comer, não deixar de celebrar tal data. Na prática, pouca diferença tinha o legalismo do paganismo, dos ídolos que antes os gálatas adoravam.

Não há nenhum impedimento em se guardar um dia para a adoração a Deus. Os hebreus tinham seu próprio calendário, e dele se valiam para não descumprir os mandamentos. Guardamos o domingo pois foi nele que Jesus ressuscitou, vencendo a morte e nos garantindo que seremos vitoriosos com Ele nesse mesmo aspecto. Mas a guarda de datas e dias como um misticismo não é o que Deus tem para nós.

Há algum problema em se seguir regras? De forma alguma. As regras nos ajudam a saber como nos portar em diferentes contextos e trazem organização. No trabalho ou nos estudos, regras como cumprir horários e estar fazendo as suas atividades no departamento onde se trabalha ou na sala onde a aula vai acontecer, ajudam na organização e no bom relacionamento. Mas quando o comprimento de regras se torna o referencial de espiritualidade, tal ideia não é correta, como no caso dos gálatas.


3. Fraqueza de Paulo quando esteve com os gálatas.
Paulo relembra seus leitores que esteve com eles em fraqueza, uma forma de dizer que estava acometido de uma enfermidade. E por que ele faz isso? Diferente de pessoas que ensinam que quem serve a Deus não pode ficar doente, ou se está, é porque cometeu algum pecado ou porque não tem fé, Paulo nos permite entender que estamos sujeitos às mazelas deste “corpo de humilhação” (Fp 3.21). Ele acrescenta: “E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne” (Gl 4.14). Os gálatas tinham um coração aparentemente disposto à generosidade e à misericórdia, tanto que “se possível fora, arrancaríeis os olhos, e mos daríeis” (Gl 4.15) A receptividade dos gálatas foi relembrada para mostrar que Paulo não lhes era um oponente. Ele tinha gratidão pelos gálatas.


  • A graça de Deus, pregada pelo apóstolo, foi suficiente não só para alcançar seus ouvintes, mas igualmente poderosa para que eles recebessem a Paulo como um mensageiro de Deus, mesmo quando estava adoecido. E os judaizantes estavam se aproveitando dessa boa vontade dos gálatas para semear entre eles a desobediência.


III. MATURIDADE E RESPONSABILIDADE
1. Inimigo fala a verdade?
É possível que os judaizantes estivessem ensinando que Paulo era um inimigo dos gálatas por falar daquela forma com eles. Mas o apóstolo o fazia com o coração de um verdadeiro pastor, não como um aventureiro. Ele falava a verdade em amor. O questionamento do apóstolo sobre a sua forma de falar com os leitores deixa claro a diferença entre ser um bajulador e ser um mestre que se preocupa não com o que pode receber, mas com o que pode entregar.


2. O zelo inconveniente.
Nem toda demonstração de zelo é do Espírito. É possível que haja na igreja pessoas que apresentam o que seria tido por um comportamento aceitável diante de Deus, mas sem o aval dEle. O zelo dos judaizantes não era espiritual, mas religioso, e esses dois zelos são diferentes. O zelo espiritual se preocupa com a vida espiritual das pessoas de uma congregação, ao passo que o zelo religioso se prende ao formato como a religião é manifesta. Eles queriam aumentar a sua influência entre os gálatas demonstrando um zelo religioso, e isso era contrário ao Evangelho: “Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles” (Gl 4.17). O zelo dos judaizantes era inconveniente.


  • Paulo era contrário ao zelo espiritual? De forma alguma. Ele diz: “É bom ser zeloso, mas sempre do bem e não somente quando estou presente convosco” (Gl 4.18). Ele não estava ali com os gálatas, mas demonstrava, mesmo à distância, o zelo espiritual que marcava o seu ministério.


3. A maioridade exige responsabilidades.
Crescer implica ter responsabilidades. Uma pessoa que atinge a maioridade tem obrigações das quais não pode se esquivar. É possível que uma pessoa tenha direito à herança, mas não possa possuí-la devido à idade. Os gálatas já tinham conhecido Jesus, e com o Senhor, a maturidade. Agora estavam se colocando como crianças, sendo guiados pela Lei, e considerados sem acesso à herança. A maturidade tem por preceito a diferenciação da infantilidade. Um adulto não pode agir como criança, como se precisasse passar por todo o processo de crescimento e amadurecimento. De um adulto se espera diversas características, como: inteligência, experiência, responsabilidade por seus atos, seriedade e conhecimento. Não esperamos isso de uma criança, que ainda está em desenvolvimento e não possui essas competências.



CONCLUSÃO
Nesta lição, vimos que Paulo faz uma comparação entre o herdeiro criança e o herdeiro que já atingiu a maioridade e mostra a importância de se ter o zelo correto para com as coisas de Deus e as pessoas de Deus. Ele mostra o zelo espiritual que caracterizava o seu ministério, e que a maturidade tem suas responsabilidades, não sendo, portanto, compatível a uma pessoa madura agir como uma criança para com as coisas de Deus.



HORA DA REVISÃO
1. Segundo a lição, qual era a responsabilidade do aio?
R. Conduzir a criança até a escola e exercer sobre ela uma tutela, uma guarda.



2. Explique, segundo a lição, o que é a “plenitude dos tempos”.
R. O momento da história humana em que Deus interveio para transformar uma promessa em um fato consumado é chamado de “plenitude dos tempos”.



3. O que significa “remir”?
R. Remir é comprar novamente.



4. Qual é a nossa posição em Deus?
R. Somos filhos e herdeiros.



5. Toda demonstração de zelo é do Espírito?
R. Nem toda demonstração de zelo é do Espírito. É possível que haja na igreja pessoas que apresentam o que seria tido por um comportamento aceitável diante de Deus, mas sem o aval dEle.





O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus. 

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Deus sempre em Primeiro Lugar.

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