16 de agosto de 2025

Plano de Aula Bíblica Adultos Betel/ Lição 07: O Encontro de Jesus com a Mulher Samaritana – A Água que Sacia para Sempre

  

     A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.


     Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.


__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


     Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.

Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).


ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor(a).

Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.

Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.



Apresentem o título da lição:
O Encontro de Jesus com a Mulher Samaritana – A Água que Sacia para Sempre


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:

Hino 20 - Harpa Cristã - Olhai Pr'a o Cordeiro de Deus



Hino 156 - Harpa Cristã - A Ovelha Perdida - Com Letra


Harpa de Ouro - Oh, Jesus Me Ama (Com Letra)



BUSCAI PRIMEIRO | CORINHOS | MENOS UM


Obrigado JESUS! Alda Célia


Vim para adorar-te - Nívea Soares (letra)


Harpa Cristã 525 - Vencendo Vem Jesus


Harpa Cristã 526 - Grandioso És Tu


Harpa Cristã 545 - Porque Ele Vive


SUGESTÃO
Para iniciar a aula, utilizem a:
Dinâmica: Uma água diferente
Objetivos:
___Ilustrar o estudo sobre o que significa:  
O Encontro de Jesus com a Mulher Samaritana – A Água que Sacia para Sempre
___Enfatizar que a redenção efetuada por Jesus, traz vida aos que estão mortos espiritualmente.
Material:
01 garrafa com água para beber

Copos descartáveis

Procedimento:
- Com uma garrafa de água na mão, perguntem:

Alguém está com sede? Deseja beber água agora?

- Entreguem um copo descartável para os alunos que desejam beber água e distribuam água para eles.

- Depois, falem da importância de beber água várias vezes ao dia, pois sem a água a pessoa pode ficar desidratado e ter problemas de saúde.

- Perguntem: alguém já bebeu um tipo de água diferente desta?(aponte para a garrafa)

Aguardem as respostas. Certamente, os alunos vão falar de água com gás, água com sabor de limão etc.

- Falem: Jesus ofereceu uma água diferente para a mulher samaritana – uma água que se ela tomasse nunca mais teria sede. Este tipo de água é diferente da água que tomamos. A gente toma água, mas depois temos sede e tomamos novamente.

- Falem: O nome da água é a “Água da vida”, trazendo vida aos que estão mortos espiritualmente, por meio da redenção por Cristo Jesus.
Por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica: Blogatitudedeaprendizblogspot.com



SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. 
_____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.

Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.

O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.


RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
       A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
   Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.


CONVERSE COM SEUS ALUNOS
   Para iniciar a lição desta semana, divida a classe em três ou mais grupos e distribua a cada grupo uma parte do texto de João 4.7-30 para leitura. 

   Peça que os grupos identifiquem os ensinamentos sobre a necessidade humana de adorar, especialmente o que significa adorar em espírito e em verdade. 

   Após a partilha dos grupos, aprofunde a exposição e discussão do primeiro tópico, destacando que a adoração verdadeira é uma questão que tem muito a ver com a rendição do coração.

   Estimule seus alunos a aplicarem esse princípio em suas próprias vidas






Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.




TEXTO ÁUREO
Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la” João 4.15.


VERDADE APLICADA
O encontro de Jesus com a mulher samaritana expressa que o surpreendente Amor de Deus não faz acepção de pessoas.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
_____Reconhecer que o Evangelho de Jesus não faz acepção de pessoas.
_____Saber que Jesus jamais nos abandona.
_____Compreender que a conversão da samaritana alcançou muitos do seu povo.


TEXTOS DE REFERÊNCIA
João 4. 9-13
9 Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).

10 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

11 Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

12 És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?

13 Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede.


LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Jo 8.28-39 
O testemunho é importante.

TERÇA | Jo 4.19 
A samaritana vê Jesus como um profeta.

QUARTA | Jo 4.39-41 
A samaritana convence a muitos do seu povo.

QUINTA | Jo 4.14 
Jesus nos oferece a água viva.

SEXTA | Jo 4.22 
A salvação vem dos judeus.

SÁBADO | Jo 4.10 
Necessitamos conhecer o dom de Deu


MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que a humanidade não faça acepção de pessoas.


ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1- O Evangelho é para todos
2- Todos temos Sede de Deus
3- A conversão da mulher samaritana
Conclusão


INTRODUÇÃO
O Evangelho de João é um relato importante. Nesta lição, analisaremos o diálogo de uma samaritana e o Filho de Deus. Aquela mulher foi tão impactada que creu em Jesus como o Messias, tornou-se uma evangelista, e levou muitos de seu povo ao encontro do Filho de Deus.


PONTO DE PARTIDA:
Jesus não faz acepção de pessoas.


1- O Evangelho é para todos
No capítulo 4 do Evangelho de João, temos o encontro de Jesus com uma mulher samaritana (Jo 4.7). Embora os judeus considerassem os samaritanos um povo impuro, Jesus não apenas conversou com aquela mulher, mas também lhe revelou ser o Messias Prometido (Jo 4.25,26). João relata que, pelo testemunho dela, muitos samaritanos creram em Jesus (Jo 4.41).


1.1. Jesus quebra barreiras e transforma mentalidades.
Após o reinado de Salomão, o povo de Israel se dividiu em dois reinos: o do Norte e o do Sul (1 Rs 12.20). As tribos do Sul tinham Judá como capital; e o povo, num primeiro momento, continuou adorando somente a Deus e observando as cerimônias no Templo. Porém, as tribos do reino do Norte, logo se corrompeu. Pois Jeroboão, temendo que o povo se tornasse para o reino do Sul por causa do Templo, estabeleceu bezerros de ouro, sacerdotes e cerimônias religiosas, e essas ações desagradaram a Deus (1 Rs 12.26-33). Mais tarde, após as tribos serem levadas cativas pelo Império Assírio, o restante dos israelitas que ficaram se reuniram pelo casamento com os povos de outras regiões, os quais foram transportados para a terra de Israel (2Rs 17.24-41). Ao longo dos anos, foi aumentando o distanciamento entre os habitantes do Norte e do Sul de Judá, onde estavam Jerusalém e o Templo. Daí a surpresa da mulher samaritana quando Jesus se dirige a ela, fato que causou admiração também dos discípulos (Jo 4.9,27). Nosso Senhor não era preconceituoso e veio buscar e salvar os perdidos (Lc 19.10).


  • Manual Bíblico SBB (3ª ed. Revisada, 2018, p.531): “Os samaritanos eram descendentes de israelitas que haviam sobrevivido à destruição do reino do Norte e que haviam casado com gente estrangeira que havia sido transferida para aquela região depois da queda de Samaria em 722/1 a.C. Nunca foram integrados no reino de Judá e, na época de Neemias, a divisão se cristalizou. A construção do Templo samaritano no monte Gerizim, nas proximidades de Siquém (Jo 4.20), levou os judeus a definitivamente repudiaram os samaritanos. Foi o rei judeu Hircano quem destruiu o templo samaritano em 128 a.C. No entanto, os samaritanos adoravam o mesmo Deus. […] O ódio dos judeus em relação aos samaritanos se baseava mais em fatores históricos e raciais do que em qualquer diferença fundamental de religião”.


1.2. Jesus cumpre o Ide. 
João relata que, em Sua peregrinação, era necessário que Jesus passasse por Samaria (Jo 4.4).
Na verdade, embora Samaria não fosse uma rota amistosa aos judeus, era indispensável que Jesus encontrasse a mulher samaritana à beira do poço para confrontá-la em Amor (Jo 4.16-18). Ali, apesar das diferenças entre judeus e samaritanos, Jesus nos mostra que Seu Reino está disponível aos corações sedentos de Deus, e a missão cristã deve se sobrepor aos preconceitos, sejam raciais ou sociais. A muralha do preconceito cai onde o Evangelho se faz presente.

  • Ralph Earle & Joseph Mayfield (2019, p.56): “E era-lhe necessário passar por Samaria. O termo necessário expressa uma obrigação que pode ter dupla natureza. A rota mais curta entre a Judeia e a Galileia era através de Samaria. Entretanto, devido à profunda animosidade entre judeus e samaritanos, muitos judeus que iam da Judeia para a Galiléia se encaminharam pelo lado leste, passando pelo Jordão, pelo norte através da Peréia e novamente pelo Jordão até a Galiléia. Pode ter ocorrido que, para ganhar tempo, Jesus tenha passado por dentro de Samaria. Entretanto, é mais provável que a necessidade expressa aqui esteja relacionada ao propósito e à missão do Senhor”.

1.3. Jesus socorre os que vão a Ele.
João esclareceu a relação entre judeus e samaritanos: “Os judeus não se comunicam com os samaritanos, Jo 4.9. A própria mulher perguntou: “Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, mulher samaritana?” Jo 4.9 Ela mostra não ter conhecimento de que estava diante dAquele que veio trazer a Salvação: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, João 3.16.


  • Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal (2021, p.508): “A mulher samaritana ficou muito surpresa; primeiro pelo fato de um judeu se dirigir a um samaritano; segundo, por falar com uma mulher samaritana (ela também tinha má reputação e esse era um lugar público e terceiro, por beber do copo de um samaritano. As leis cerimoniais judaicas diziam que certas pessoas eram impuras, e também que qualquer coisa elas tocassem se tornaram impuras. Em termos estritamente religiosos, muitos judeus da época de Jesus consideravam os samaritanos como um povo permanentemente impuro”.

  • A missão de Jesus foi trazer a salvação a todos, sem distinção.

2- Todos temos Sede de Deus
O Filho de Deus conhece a natureza humana e suas necessidades, sabendo como abordar aqueles com quem encontra, pois desceu do céu para fazer a vontade do Pai (Jo 6.38). Ele sabia que, em Samaria, justamente naquele poço, havia uma mulher sedenta do amor do Pai: “Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede e não venha aqui tirá-la, Jo 4.15.



2.1. Uma mulher desprezada.
Jesus estava diante de uma mulher que já havia tido cinco maridos, e agora vivia com um homem com quem não era casada (Jo 4.16-18). Certamente, essa condição a fazia desprezível aos olhos da sociedade. Mas Jesus estava ali, junto ao poço, para preencher aquele coração vazio. É possível que ela buscasse preencher esse vazio na companhia de alguns homens; porém, a partir daquele encontro, a samaritana entendeu que só Jesus é capaz de preencher o vazio que toma conta da vida de muitos.


  • Ralph Earle & Joseph Mayfield (2019, p.57): “Vai, chama o teu marido e vem cá” (v.16). A pergunta era aguda, atingindo o ponto mais profundo do seu ser, investigando a história do seu triste passado. A sua confissão foi simples e, mesmo assim, evasiva. ‘Senhor, não tenho marido’ (17). Refletindo perfeitamente o conhecimento que Jesus tinha dos homens (Jo 2.25), esta solicitação penetrou nela de forma profunda (…). Aparentemente, a mulher agora estava vivendo com um amante, sem o benefício do rito do casamento, possivelmente sem ter se divorciado do último dos seus cinco maridos”.


2.2. Desprezada pela sociedade.
Só Jesus poderia pôr fim na tristeza daquela samaritana (Jo 4.14). Ela teve cinco maridos e vivia com um homem com quem não era casada. Portanto, ela não era julgada apenas pelos judeus, mas também pelo seu próprio povo, uma vez que levava uma vida considerada imoral. O encontro de Jesus com a samaritana nos revela a grandeza do Amor de Deus: nossos erros e falhas não impedem que Ele nos possibilite uma nova vida. Jesus não julgou aquela mulher; antes, Ele quebrou preconceitos culturais e as barreiras sociais para mudar o rumo daquela história.

  • F.F Bruce (1990, p.97): “As mulheres geralmente vinham tirar água em grupos, numa hora mais fresca do dia. Esta mulher veio sozinha; é possível que ela não quisesse a companhia das suas vizinhas (ou elas a dela), de modo que deliberadamente escolheu uma hora em que as outras provavelmente não estivessem por perto”.


2.3. Somos convidados a adorar a Deus.
Existia uma divergência entre os samaritanos e os judeus sobre o local onde Deus deveria ser adorado. Diante disso, a samaritana disse: “Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar”, Jo 4.20. Naquela hora Jesus rompeu com aquelas normas religiosas, dizendo que os verdadeiros adoradores devem adorar o Pai em espírito e em verdade (Jo 4.24).

  • Roy Zuck (2008, pp.190-221): “Em João 4, Jesus, no diálogo com a mulher samaritana, faz uma declaração a respeito da natureza de Deus: ‘Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (v.24). Embora nenhum desses dois usos da palavra ‘espírito’ aludam diretamente ao Espírito Santo, a noção de que a adoração deve acontecer em espírito e verdade pressupõe a atividade do Espírito da verdade, que leva o crente à verdadeira adoração”.

  • O encontro de Jesus com a samaritana nos revela a grandeza do Amor de Deus.


3- A conversão da mulher samaritana
A mulher samaritana mostrou confiança ao considerar Jesus um profeta (Jo 4.19), evidenciando o começo de sua conversão. Para Agostinho de Hipona: “Aquele que pedia de beber tinha sede da fé daquela mulher”. Que possamos abrir o coração às Palavras de Jesus, que nos revela Seu amor assim como fez com a mulher samaritana (Jo 4.26).


3.1. Jesus se revela como o Messias.
Cristo se revelou como o Messias, o enviado de Deus (Jo 4.25,26). No início do Seu Ministério, Jesus evitou declarar a Sua divindade abertamente para não estimular debates, discussões e contendas por parte do povo; principalmente das autoridades de Israel. Eles não poderiam reconhecer a divindade de Jesus sem antes ver os milagres realizados por Ele. A mulher samaritana ouviu do próprio Senhor que Ele era o Messias e creu. Além de crer, ela imediatamente se tornou uma evangelista em sua cidade (Jo 4.25-30).


  • Severino Pedro da Silva (1990, p.78): “Em seu ministério terreno, Cristo não apenas permitiu que os homens o considerassem um profeta (Lc 7.16; Jo 4.19), mas Ele próprio se apresentou como tal (Lc 4.17-21; 13.33). O procedimento do Messias, seja em palavras seja em ações, trazia a marca de que Ele não era apenas um profeta enviado por Deus, mas o Profeta de Deus. A tarefa profética de Jesus não estava limitada ao tempo de duração de sua vida terrena, como os demais antes dEle; mas, por meio do Espírito Santo e de sua vitoriosa e profética Igreja, o seu ministério profético continuou depois da crucificação”.

3.2. A samaritana tinha conhecimento religioso.
A mulher samaritana tinha um certo conhecimento das coisas espirituais, mas isso não a levou a uma transformação de vida (Jo 4.16-18). No encontro com o Mestre, ela mostrou: (1) reconhecer a Jacó, o patriarca, como “pai” dos samaritanos (Jo 4.12); (2) ter dúvida sobre onde Deus deveria ser adorado, se no Monte Gerizim ou em Jerusalém (Jo 4.20); (3) ter conhecimento do Messias esperado (Jo 4.25).


  • Revista Betel Dominical Professor. 2º trimestre de 2002, pp. 39 e 40): “A conversa de Jesus com a mulher samaritana passa a girar em torno da verdadeira adoração. “É bastante significante a importância dada ao lugar de culto por uma alma cujos pecados são expostos”. No decorrer do diálogo muitos subtemas são abordados, tais como: o lugar da adoração, o tempo da adoração, a busca dos adoradores. O verdadeiro adorador, a quem se deve adorar, o modo correto de se adorar etc. Não temos espaço para tratar separadamente cada um desses subtemas. Basta dizer, por enquanto, que Deus só pode ser verdadeiramente adorado, desde que seja verdadeiramente conhecido.”

3.3. A primeira missionária.
A história de conversão da mulher samaritana é uma das mais fascinantes da Bíblia, porque envolve um contexto de inimizades entre judeus e samaritanos. Isso merece destaque porque aquela mulher desprezada pela sociedade, após encontrar Jesus no poço, tornou-se missionária antes mesmo dos discípulos (Jo 4.28,29). Uma única vida alcançada pela ação salvadora de Jesus foi capaz de impactar uma cidade inteira. Após ouvir o depoimento da mulher, os samaritanos também quiseram ouvir o Senhor (Jo 4.30).


  • Comentário MacArthur- Gênesis a Apocalipse (2019, p.1326): “Jesus causou um impacto tão grande sobre a mulher que ela estava disposta a compartilhar as notícias entre o povo da cidade, a quem ela havia previamente evitado, por causa de sua reputação. Seu testemunho e sua sinceridade em relação à própria vida os impressionaram tanto que eles vieram ver Jesus por si mesmos”.

  • Uma única vida alcançada pela ação salvadora de Jesus foi capaz de impactar uma cidade inteira.


CONCLUSÃO
O mesmo princípio utilizado por Jesus no encontro com a mulher samaritana deve ser aplicado nas ações evangelísticas hoje: Deus não faz acepção de pessoas. O mesmo resultado produzido naquela mulher deve acompanhar-nos hoje: sem demora, aproveitemos cada oportunidade para anunciar a mensagem Cristocêntrica a todas as pessoas, para que saibam que Cristo é o Salvador do mundo (Jo 4.42).





Maranata! Ora, vem Senhor Jesus!
Deus abençoe a todos!!



O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14


Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.


Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 


  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus


Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus


Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas


Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática


Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário