
Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).
ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.
Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.

Vejam as sugestões abaixo:
Apresentem o título da lição:
SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. _____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.
Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.
RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.
CONVERSE COM SEUS ALUNOS
De exilada → Ester começa sua trajetória como uma jovem judia órfã, vivendo em um império estrangeiro, sem posição de destaque. Representa o povo de Deus no exílio, muitas vezes invisível, mas preservado pela fidelidade divina.
À rainha → Deus a coloca em um lugar de honra e influência inesperado. A trajetória mostra que não é o acaso, mas o propósito divino que conduz os passos de quem é fiel, mesmo quando parece estar à margem.
À rainha → Deus a coloca em um lugar de honra e influência inesperado. A trajetória mostra que não é o acaso, mas o propósito divino que conduz os passos de quem é fiel, mesmo quando parece estar à margem.
Honrando a Deus e à sua identidade
→ O auge da narrativa não é apenas o trono em Susã, mas a decisão de Ester de não negar quem ela é (seu povo e sua fé). Quando arrisca a própria vida ao se apresentar diante do rei, ela se torna instrumento de livramento. Honra a Deus e assume sua identidade como judia escolhida pelo Senhor.- Mesmo em situações de anonimato, Deus está preparando algo maior.
- As oportunidades que recebemos não são apenas para benefício pessoal, mas para cumprir propósitos de Deus.
- Nossa identidade em Cristo não pode ser escondida ou negada quando o momento exige coragem.


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Rainha Ester-Tenda da alegria
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.








Fonte e crédito/CPAD.
As atitudes da rainha Ester enfatizam a necessidade de sermos pessoas honradas.


Para concluir utilizem a:
Dinâmica: Na presença do Rei
Objetivo: - Contextualizar a preparação de Ester para apresentar diante do rei, com a vida de preparação do cristão para estar diante do Rei Jesus.
Material:
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
01 caixa que caiba os objetos abaixo:
01 depósito pequeno com água
01 depósito com azeite(Hidratantes ou óleos para pele ou cabelo)
01 perfume
01 espelho
Procedimento:
- Estudamos sobre a personagem bíblica Ester, que teve atitude corajosa quando esteve na presença do rei, fazendo-lhe uma pedido para salvar seu povo.
- Para se apresentar diante do rei, ela passou por um período de preparação, durante 01 ano.
“E, chegando a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a ela segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra, e seis meses com especiarias, e com as coisas para a purificação das mulheres)”(Ester 2:12 – grifo nosso).
- Falem: Nós estamos na caminha cristã, em constante preparação para o tão esperado encontro com o Rei dos reis, para reinarmos para sempre com Ele.
Como estamos nos preparando?
Aguardem as respostas. Anote-as no quadro branco.
Reflitam sobre cada resposta e, se necessário, acrescentem outras ideias.
- Para concluir, apresentem a caixa com os objetos e peçam para um aluno abri-la.
Ele deve mostrar para a turma cada objeto e outro aluno deverá ler o versículo que faz referência a ele.
Objeto 01: Depósito com água: Palavra de Deus limpa
“... Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”(Efésios 5:25,26).
Objeto 2: Perfume: Bom cheiro de Cristo
“Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem” (2 Coríntios 2:15).
Objeto 3: Óleo para pele ou hidratante: Presença do Espírito Santo(o óleo é símbolo do Espírito Santo)
Objeto 4: Espelho: Refletir a imagem de Cristo
01 quadro branco
01 marcador para quadro branco
01 caixa que caiba os objetos abaixo:
01 depósito pequeno com água
01 depósito com azeite(Hidratantes ou óleos para pele ou cabelo)
01 perfume
01 espelho
Procedimento:
- Estudamos sobre a personagem bíblica Ester, que teve atitude corajosa quando esteve na presença do rei, fazendo-lhe uma pedido para salvar seu povo.
- Para se apresentar diante do rei, ela passou por um período de preparação, durante 01 ano.
“E, chegando a vez de cada moça, para vir ao rei Assuero, depois que fora feito a ela segundo a lei das mulheres, por doze meses (porque assim se cumpriam os dias das suas purificações, seis meses com óleo de mirra, e seis meses com especiarias, e com as coisas para a purificação das mulheres)”(Ester 2:12 – grifo nosso).
- Falem: Nós estamos na caminha cristã, em constante preparação para o tão esperado encontro com o Rei dos reis, para reinarmos para sempre com Ele.
Como estamos nos preparando?
Aguardem as respostas. Anote-as no quadro branco.
Reflitam sobre cada resposta e, se necessário, acrescentem outras ideias.
- Para concluir, apresentem a caixa com os objetos e peçam para um aluno abri-la.
Ele deve mostrar para a turma cada objeto e outro aluno deverá ler o versículo que faz referência a ele.
Objeto 01: Depósito com água: Palavra de Deus limpa
“... Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”(Efésios 5:25,26).
Objeto 2: Perfume: Bom cheiro de Cristo
“Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem” (2 Coríntios 2:15).
Objeto 3: Óleo para pele ou hidratante: Presença do Espírito Santo(o óleo é símbolo do Espírito Santo)
Objeto 4: Espelho: Refletir a imagem de Cristo
“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”(2 Coríntios 3:18).
- Para concluir falem: Não podemos nos apresentar de qualquer forma diante de Deus.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com






Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Deus sempre em Primeiro Lugar.

Parabens me ajudou muito
ResponderExcluirAmém!
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