4 de agosto de 2022

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 06: Samuel: Privilégios e responsabilidades de um vocacionado

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
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O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
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Querido(a) professor(a)! Para esta lição, oferecemos um subsídio em forma de devocional, para edificar a sua vida a fim de que você também edifique a vida de seus alunos através das preciosas lições extraídas deste episódio da história do povo de Israel.

“À medida que Samuel preparava-se para transferir a liderança para Saul, o novo rei de Israel, ele fez um discurso de despedida. Samuel pediu à massa reunida que julgasse a sua vida. Entre tantas palavras, ele lançou este desafio: ‘Examinem meus registros. Se fiz algo errado, digam-me agora!’

A multidão unanimemente afirmou que a vida de Samuel era absolutamente íntegra. ‘Você nunca nos fraudou ou oprimiu’, eles responderam. ‘Você nunca tirou nada das mãos de ninguém’. Em outras palavras, a reputação de Samuel era sem mancha. Deus havia planejado este testemunho para desafiar Saul, mas isso também honrou a vida de fidelidade de Samuel.

Você teria coragem de levantar-se diante dos seus colegas de classe, vizinhos, membros da família, colegas e membros da igreja e perguntar a mesma coisa? Por que sim ou por que não? Coloquemos de outra maneira: imagine-se nomeado para uma alta posição do governo. Repentinamente, a mídia está cavando a sua história pessoal em busca de sujeira. Eles encontrariam alguma coisa?

Se você não tem vivido uma vida autêntica, clame pelo perdão e purificação oferecido por Cristo. Então pense em uma atividade específica que você precisa parar de fazer e uma outra que precisa começar a fazer, de forma que seu comportamento se encaixe com aquilo que você afirma crer.”
(Devocional: 365 Lições de vida extraídas de personagens da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999, p. 93)

Nesta lição, seus alunos aprenderão preciosas lições extraídas a partir da história de Samuel, como um exemplo de quem realmente dá ouvidos à voz de Deus. 
Faça um cartaz com as seguintes informações deste personagem bíblico:
Pontos fortes e êxitos: 
• Usado por Deus para ajudar na transição de Israel de um livre governo tribal para uma monarquia.
• Ungiu os dois primeiros reis de Israel.
• Foi o último, porém mais eficiente juiz de Israel.
• Citado na Galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11.

Fraquezas e erros: 
• Foi incapaz de levar seus dois filhos a uma íntima comunhão com Deus.

Lições de vida: 
• O significado das realizações do povo está diretamente relacionado à sua relação com Deus.
• O tipo de pessoas que somos é mais importante do que qualquer coisa que possamos realizar.

Informações essenciais: 
• Local: Efraim.
• Ocupação: Juiz, profeta e sacerdote.
• Familiares: Mãe – Ana; pai – Elcana; filhos – Joel e Abias.
• Contemporâneos: Eli, Saul e Davi.
(Extraído da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD, p. 375)
Escola Dominical, Juvenis, Lições Bíblicas Juvenis

👉 Apresentem o título da lição:
Samuel: Privilégios e responsabilidades de um vocacionado
 Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
DEUS ESTÁ AQUI - CORINHOS #10 - YouTube https://www.youtube.com › watch

EM JESUS TENS A PALMA - 75 - HARPA CRISTÃ - Carlos José


Harpa Cristã, Nº 122 Fogo Divino


HARPA CRISTÃ: O Senhor da Ceifa Chama 127

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um. 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
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Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Samuel! Samuel!
Objetivo: 
Contextualizar o chamado de Samuel com a vida dos alunos.

Material:
Não é necessário

Procedimento:
- Após o relato da história de Samuel quando foi chamado por Deus, escolham um aluno da classe para representar o personagem Samuel.

- Orientem para que ele fique de costas para os colegas e um pouco longe deles.

Peçam para que um aluno chame: Samuel, Samuel! O aluno “Samuel” escuta e procura reconhecer de quem é a voz.

Este procedimento deve ocorrer com pelo menos uns 03 alunos chamando Samuel, depois vocês trocam o aluno “Samuel” também.
- Quando o aluno “Samuel” reconhecer a voz deve falar: Fala, fulano(nome do colega) que eu te escuto.

Se ele não reconhecer a voz, outro aluno deve chamá-lo.

- Depois, conversem com os alunos sobre:

O que estão escutando?

Obedecem a estas vozes?

De quem são estas vozes, merecem ser atendidas e obedecidas?

De que forma estão atendendo seus pais quando eles lhes chamam?

- Falem: O menino Samuel quando foi chamado pela primeira vez por Deus pensou que fosse o sacerdote Eli e prontamente foi saber o que ele queria. Demonstrando obediência e que estava atento. Assim também, vocês devem se comportar e observar se podem ou não atender aos chamados, conforme o ensinamento bíblico e a orientação dos seus pais.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
 
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Tenham uma excelente e produtiva aula!






Fonte e crédito/CPAD.
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

De todo o meu coração!!!
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

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