13 de agosto de 2025

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Lição 07: A Promessa Que Não Pode Ser Revogada


     A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.


     Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.



     Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.

Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).


ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.

Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.

Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.




SUGESTÃO
Apresentem o título da lição:
A Promessa Que Não Pode Ser Revogada
        Professor(a). A promessa de Deus não pode ser revogada pela Lei, pois Deus não se contradiz.

        Na lição deste domingo, veremos que Paulo se refere à importância da promessa em detrimento da Lei. Os judaizantes criam que eram a semente de Abraão, e somente eles. Contudo Paulo mostra que a semente de Abraão, para Deus, é mais abrangente, e alcança todos os que creram e creem em Jesus pela fé, judeus e gentios. No decorrer da lição, procure enfatizar aos alunos que a Lei, que é o pacto moisaico, não tem o poder de anular a promessa de Deus feita ao patriarca 400 anos antes, pois Deus não voltou atrás em sua promessa.



Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
HARPA CRISTÃ - 107 - FIRME NAS PROMESSAS.wmv



Harpa Cristã - 126 - BEM AVENTURANÇA DO CRENTE.wmv



HARPA CRISTÃ Hino 193:A Alma Abatida na voz de Carlos José




Para iniciar o estudo, utilizem a:
Dinâmica: Salvação para todos
Objetivos:
____Compreender que a lei não invalida a promessa de salvação, que é para todos, sem acepção de pessoas.
____Refletir sobre a importância de estar incluído na igreja e estar acessível a aceitar outras pessoas.
Material: 
Não precisa
Observação: Quantidade de pessoas em número ímpar.

Procedimento:
1 - Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.

2 - Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já! Sobrará sempre uma pessoa.

3 - Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:

- Como você se sentiu por não estar formando uma dupla?

- É ruim não estar incluído?

4 - Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:

Como se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?

5 - Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.

6 - Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:

- Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.

- Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.

- Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.

7 – Finalizem, enfatizando a importância:

- Da inclusão dos Gentios no plano da Salvação, por isso fomos alcançados.

- Da Igreja agregar, aos já participantes, outros que chegam para integrar o grupo, sem acepção de pessoas.

- De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos em unidade e comunhão.

8 – Leiam: Jo 3. 16 e At 10.34.
9 – Depois, iniciem o estudo da lição.
Ideia original desconhecida.
Fonte da Dinâmica, por Sulamita Macedo.
blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.




SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. 
_____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.

Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.

O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.



RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
       A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
   Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.



CONVERSE COM SEUS ALUNOS
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), converse com seus alunos explicando que “Jesus Cristo nos resgatou da maldição do pecado e suas consequências, ou seja, a morte espiritual, a punição eterna e a separação permanente de Deus. Ele fez isso, tomando sobre si mesmo a total punição pela nossa rebelião e nossas ofensas contra Deus (veja 2Co 5.21) e por suportar a maldição pela nossa incapacidade de viver em conformidade com a lei de Deus (cf. Rm 8.3). No grego clássico, a referência a estar pendurado no madeiro seria as toras e postes em que os corpos eram empalados (isto é, perfurados e suspensos). Nesta passagem, a expressão se refere à cruz em que Cristo morreu (veja Mt 27.35, nota; cf. At 5.30; 10.39; 1Pe 2.24).

  • Enfatize que o conteúdo da promessa de Deus a Abraão (v.8) é definido como ‘a promessa do Espírito’ (cf. Lc 24.49; At 1.4,5). Receber o Espírito de Deus é ter justiça, a vida renovada e todas as outras bênçãos espirituais que resultam de um relacionamento correto com Deus (veja Gl 3.5, nota; 4.6).” (Adaptado de Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.1627).



Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.



TEXTO PRINCIPAL
“Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.” (Gl 3.26).



LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — Gl 3.17
A aliança não é invalidada pela Lei

TERÇA — Gn 12.3
Todas as famílias da terra

QUARTA — Jo 1.17
A graça veio por Jesus Cristo

QUINTA — Gl 3.19
A Lei existe por causa das transgressões

SEXTA — Gl 3.25
Não precisamos de aio

SÁBADO — Gl 3.21
A Lei não é contra as promessas de Deus


OBJETIVOS
EXPLICAR que o pacto de Deus era anterior à Lei;
COMPREENDER que a Lei não invalida as promessas de Deus;
APRESENTAR os verdadeiros filhos de Deus.


TEXTO BÍBLICO
Gálatas 3.17-24.
17 — Mas digo isto: que tendo sido o testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não o invalida, de forma a abolir a promessa.

18 — Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão.

19 — Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita, e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.

20 — Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.

21 — Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se dada fosse uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.

22 — Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.

23 — Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.

24 — De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados.


INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos que Paulo se refere à importância da promessa em detrimento da Lei. Os judaizantes criam que eram a semente de Abraão, e somente eles. Mas Paulo mostra que a semente de Abraão, para Deus, é mais abrangente, e alcança todos os que creram e creem em Jesus pela fé, judeus e gentios. A Lei, que é o pacto moisaico, não tem o poder de anular a promessa de Deus feita ao patriarca 400 anos antes, pois Deus não voltou atrás em sua promessa.


I. O PACTO DE DEUS ANTERIOR À LEI
1. A Lei não invalida o testamento.
Paulo se vale de uma linguagem jurídica para mostrar aos gálatas a importância das promessas de Deus. Aqui, ele apresenta uma contraposição entre a promessa e uma lei. Deus fez promessas a Abraão, e destacamos a de que ele seria pai de uma grande nação. Pelo que vemos ao longo da revelação divina, com base em Gênesis 12.3: “em ti serão benditas todas as famílias da terra”, o alcance da promessa divina a Abraão ia além da sua semente física. Deus fez um pacto com Abraão, e esse pacto não seria revogado pela lei de Moisés.


Na língua grega há duas expressões para a palavra “aliança”. A primeira é syntheke, “colocar junto”, onde um pacto é feito entre partes iguais, com direitos iguais de discutir o acordo a ser proposto. A segunda palavra é diatheke, “colocar por”, e traz a ideia de um acordo em que as partes são desiguais, quando uma parte coloca os termos e a outra aceita ou rejeita. Esse é o termo que Paulo usa para explicar o pacto de Deus com Abraão. O patriarca, como ser humano, era limitado no que poderia oferecer a Deus, exceto pela fé que tinha no Eterno. Deus, por sua vez, prometeu bênçãos a Abraão, e uma vez feito o pacto acerca dessa promessa, não voltaria atrás. Em sua presciência, Deus sabia que os gentios seriam alcançados e experimentariam a oportunidade de viver pela fé.


2. A herança vem pela promessa.
Por mais que a herança possa ser regulamentada por uma lei, ou seja, por mais que uma lei defina as regras para que uma herança possa ser dada e recebida, a lei não tem o poder de modificar a vontade do testador, nem de alterar o testamento depois de o testador ter falecido. A lei pode regulamentar, mas não invalidar o testamento, ainda mais se essa lei veio muito tempo depois de o testamento ter sido acertado entre o doador e o herdeiro. A promessa de Deus a Abraão não poderia ser revogada pela Lei que Deus deu ao seu povo. A herança não viria através da Lei, mas da promessa baseada e ratificada pelo testamento entre Deus e Abraão.


3. A Lei existe por causa das transgressões.
Paulo explica o motivo da Lei existir, pois se não o fizesse, certamente os gálatas manteriam a percepção de que seguir os preceitos mosaicos, sendo gentios, era a forma correta de viver o Evangelho. De certa forma, a Lei de Moisés pode ser comparada a um objeto que tem a capacidade de refletir a imagem de uma pessoa, mas não de limpá-la. A Lei mostrava quem a pessoa era, mas não podia mudá-la. Espelhos não mudam a aparência das pessoas que se colocam diante deles.

A Lei tinha por objetivo regular as relações entre o homem e Deus, entre o homem e o seu próximo e o homem consigo mesmo. Era um código de suma importância para os hebreus. Ela existia porque a natureza pecaminosa dos filhos de Abraão era a mesma natureza pecaminosa dos demais seres humanos, e os hebreus pelo menos teriam um referencial escrito para não pecar contra Deus.

Como já sabemos, a Lei apontava o pecado. Ela, de certa forma, restringia a maldade, e nos é dito que ela existia por conta das transgressões. Como sabemos, é da natureza pecaminosa do ser humano tentar burlar regras (Rm 7.7). A Lei mostrava o pecado, e os homens testavam os limites do alcance dela pecando contra Deus.


SUBSÍDIO I
  • Professor(a), inicie o primeiro tópico da lição com a seguinte pergunta: “Qual era o propósito da Lei?”. Incentive a participação dos alunos e ouça-os com atenção. Depois, enfatize a nossa fragilidade para cumpri-la. Diga que ao escrever aos Romanos, Paulo mostra que a função da Lei era revelar o pecado. Paulo afirma: “porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás” (Rm 7.7). A Lei mostrava o pecado, e que os homens por seus próprios esforços não poderiam cumpri-la. Explique que a Lei tinha por objetivo regular as relações entre o homem e Deus, entre o homem e o seu próximo e o homem consigo mesmo.


II. A LEI NÃO INVALIDA AS PROMESSAS DE DEUS
1. A Lei não é contra as promessas de Deus.
É estranho imaginar que Deus tenha feito um pacto com Abraão e, quatrocentos anos depois, tenha mudado as regras, fazendo uma Lei para os descendentes de Abraão e mudando os termos antes acertados. Em sua fidelidade, o Eterno mantém o que foi ajustado com Abraão ao longo dos séculos.

Paulo pergunta: “Logo, a Lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se dada fosse uma Lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela Lei” (Gl 3.21). O que os judaizantes não compreendiam é que a Lei e a promessa de Deus não eram opostas. Deus não criou a Lei para se opor à promessa que havia feito a Abraão, mas para conduzir os hebreus à fé em Cristo. Ela era um aio, como veremos.


2. Tudo está debaixo do pecado.
Antes de falar sobre a Lei como um tutor, Paulo fala que “a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes” (Gl 3.22). A salvação é uma dádiva, não uma dívida que tenha de ser paga pelo esforço humano. Aqui entra o fator graça de Deus. Com todos colocados no mesmo padrão, ou seja, debaixo do pecado, há uma “padronização”, ou seja, ninguém é melhor ou superior a ninguém quando se trata de receber a salvação. Ou é pela fé ou não é por caminho nenhum.


3. A lei como “aio”.
A Lei agia como um tutor. Ela ensinava, conduzia no caminho, mas também tolhia a liberdade. Como um batedor militar, que conduz uma autoridade até o seu destino, o aio assim agia. Ele direciona o comboio, faz a proteção, mas não os deixa em liberdade até que tenham chegado ao destino esperado. A Lei de Moisés deve guiar os seus seguidores até Cristo. Da mesma forma que um aio deveria conduzir uma criança até o destino proposto, assim a Lei deveria fazer.


A Lei de Moisés não é adversária da graça de Deus. 
Na prática, a Lei conduz os hebreus até a graça de Deus, pois as ordenanças mosaicas apontam para uma impossibilidade de se agradar a Deus pelas obras: “Porque a lei foi dada por Moisés: a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (Jo 1.17). A Lei nos prende ao pecado mostrando o que é o pecado. A liberdade dessa prisão só pode vir por Cristo.


SUBSÍDIO II
“A palavra para ‘lei’ (gr. nomos; heb. torah) significa ‘ensinamento’ ou ‘orientação’. A lei pode ser uma referência aos Dez Mandamentos, o Pentateuco, ou qualquer mandamento no Antigo Testamento. O uso que Paulo faz da lei aqui inclui o sistema de sacrifícios que fazia parte do concerto de Deus no Antigo Testamento, feito com Israel, e dado a Moisés (O concerto era o ‘acordo de vida’ de Deus com Israel com base nas suas leis e promessas a eles e na sua fidelidade e obediência a Ele). 

A respeito da lei, Paulo declara várias coisas:
(1) Ela foi dada por Deus ‘por causa das transgressões’, o que quer dizer que ela (a) definia ofensas a Deus e expunha o pecado como a violação da vontade de Deus (isto é, os seus propósitos, padrões, desejos e intenções com base no seu perfeito caráter e nos seus planos) e (b) despertava na humanidade a sensação de necessidade da misericórdia de Deus, da sua graça e salvação por intermédio de Cristo (cf. Rm 5.20; 8.2).


(2) Embora a lei de Deus fosse santa, boa e justa (Rm 7.12), era inadequada, porque não podia dar ao povo a vida espiritual ou a força moral (v.21; Rm 8.5-32).
Nenhuma forma de obediência a regras - até mesmo às regras de Deus — pode nos colocar em um relacionamento correto com Deus.


(3) A lei agia como um tutor temporário, ou guia de instrução para o povo de Deus, protegendo-os e colocando-os na direção correta até que a salvação espiritual fosse revelada e se tornasse disponível, por meio da fé em Jesus Cristo (vv.22-26). Até então, a lei revelava a vontade de Deus e os seus padrões para o comportamento do seu povo, e também permitia que os sacrifícios de sangue compensassem os pecados das pessoas (veja Lv 1.5; 16.33) e apontava, de uma maneira profética, para a morte de Cristo, que expiou os pecados e trouxe o perdão absoluto e final (Hb 9.14; 10.12-14)


(4) A lei foi dada ‘para nos conduzir a Cristo, para que, pela fé, fôssemos justificados’ (v.24).
Mas agora que Cristo veio, a função de supervisão da lei havia terminado (v.25). Embora a lei de Deus ainda sirva para revelar o padrão perfeito de Deus e para revelar a nossa necessidade de Cristo, não mais podemos tentar manter um relacionamento correto com Deus por intermédio das provisões da lei do Antigo Testamento, incluindo o sistema de sacrifícios. A salvação agora se baseia nas provisões do novo concerto (isto é, o ‘acordo de vida’ de Deus com as pessoas com base na vida, morte e ressurreição de seu Filho, Jesus Cristo).
_____A principal provisão é a morte expiatória de Jesus Cristo (isto é, a sua morte que cobre e perdoa os pecados, e a sua milagrosa ressurreição, que selou o novo concerto de Deus e propiciou o perdão e a nova vida para aqueles que entregam a vida a Cristo (vv.27-29).” (Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.1627).



III. OS VERDADEIROS FILHOS DE DEUS
1. Somos filhos de Deus pela fé.
O que faz com que sejamos feitos filhos de Deus não é a observância da Lei. Não somos filhos de Deus pelas coisas que fazemos, e sim pela fé em Jesus. É possível que resquícios da mensagem dos judaizantes estejam sendo ensinados em nossos dias, quando se exige que uma pessoa cumpra uma série de preceitos para que possa ser abençoada ou salva.


2. Não há judeu nem grego.
Na graça de Deus, todos somos iguais para a salvação: pecadores. Sem fé, um hebreu não terá a salvação, e pela fé, um gentio verá a Deus. Por isso Paulo diz que “nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3.28).


3. Somos descendentes de Abraão (Gl 3.29).
Paulo não diz que somos herdeiros de Abraão por força da Lei de Moisés, mas sim por causa da promessa de Deus. Os judeus ainda são descendência física de Abraão, mas todos os que creem em Jesus, pela fé, são igualmente filhos de Abraão.

Nós fomos feitos filhos de Deus por adoção, mas nem por isso somos menos filhos de Deus. A adoção traz para nós as prerrogativas de uma herança que nos está destinada pela fé.


CONCLUSÃO
A salvação é um presente de Deus, uma herança, que nos é dada por intermédio da fé, que nos justifica e nos faz filhos de Deus por adoção. Ela não é nem pode ser fruto de troca, como algumas pessoas queiram sugerir. E a Lei de Deus não se opõe à promessa dEle, pois aceita o homem pela fé, e esse é o padrão que Ele estabeleceu para que os homens se aproximassem dEle. Somos filhos de Deus e descendência do patriarca Abraão pela fé.



HORA DA REVISÃO
1. Qual a promessa feita a Abraão e que alcança todas as famílias da Terra?
R. Deus fez promessas a Abraão, e destacamos a de que ele seria pai de uma grande nação (Gn 12.1-3).




2. Quais são as duas expressões gregas para a palavra “aliança”?
R. A primeira e synthehe, “colocar junto”, onde um pacto é feito entre partes iguais, com direitos iguais de discutir o acordo a ser proposto. A segunda palavra é diatheke “colocar por”, e traz a ideia de um acordo onde as partes são desiguais, onde uma parte coloca os termos e a outra aceita ou rejeita.




3. Por que a Lei existe?
R. A Lei existe por causa das transgressões.




4. Qual o objetivo da Lei?
R. A Lei tinha por objetivo regular as relações entre o homem e Deus, entre o homem e o seu próximo e o homem consigo mesmo.




5. A Lei invalida as promessas de Deus?
R. Não. A Lei não é contra as promessas de Deus.



ESTANTE DO PROFESSOR
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
3º Trimestre de 2025
Título: A Liberdade em Cristo — Vivendo o verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas
Comentarista: Alexandre Coelho.






O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus. 

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Deus sempre em Primeiro Lugar.

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