A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical, Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.PROFESSOR(A)
A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Apresentem o título da lição:
Relacionando-se com a família
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Eu e Minha Casa - André Valadão
Procedimento:
- Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem. Por exemplo:
Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência familiar seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência.
Material didático:
Texto casa e lar, tirinhas de papel, desenho de uma casa numa cartolina.
Atividade didática:
1. Leitura do texto, por um pai voluntário ou pelo professor, se for preciso.
2. Discussão sobre o tema, deixando que os pais falem o que entenderam do texto e como é a própria casa.
3. Ler a frase: “para um lar realmente aconchegante, é preciso...”
4. Deixar que os pais escrevam em tirinhas de papel o que acreditam que precisam mudar em suas casas.
5. Colar as tirinhas em uma casa previamente desenhada numa cartolina e colada em local visível, para que todos possam ler.
Fonte: Escriba Digital.
ALUNO(A)
Bíblia online
Bíblia sagrada online
Justificativa: A nova Revista Discipulando está estruturado em 4 Ciclos, isto é, são quatro trimestre ao longo de um ano de curso.
2. Revista 2:
Conhecendo as Doutrinas Cristãs
3. Revista 3:
Vivendo as Verdades da Fé
4. Revista 4:
Portando uma nova identidade
• Conceituar o Reino de Deus e expressar os seus aspectos e implicações para vida do novo convertido.
• Conhecer as principais doutrinas bíblicas com ênfase na experiência pentecostal clássica.
• Estimular o novo convertido a aplicar os ensinos bíblicos doutrinários à sua vida cotidiana.
• Conscientizar o novo convertido de sua nova identidade, a cristã.
Jozyanne, Anderson Freire - Oração da família
Léa Mendonça - Eu e Minha Casa
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
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Iniciem o estudo da lição, utilizando a:
Dinâmica: Convivência em Revisão!
Objetivo:
Analisar nossas ações no âmbito familiar.
Material:
01 caixa
01 tesoura
01 prego
01 lixa
01 chave
01 cotonete
01 caixa
01 tesoura
01 prego
01 lixa
01 chave
01 cotonete
Procedimento:
- Falem que dentro da caixa há vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa. Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem. Por exemplo:
Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência familiar seja melhorada?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência.
Texto Casa e Lar Para Dinâmica
Casa é uma construção de cimento e tijolos.
Lar é uma construção de valores e princípios.
Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio.
Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão.
Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar.
O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair.
Numa casa criamos e alimentamos problemas.
O lar é o centro de resolução de problemas.
Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam.
Num lar vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apoiam e nas lutas se solidarizam.
Casa é local de discussões, conflitos, discórdia.
No lar as discussões, os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e engrandecer.
Numa casa desdenha-se dos nossos valores.
No lar sonhamos juntos.
Numa casa há azedume e destrato.
Num lar sempre há lugar para a alegria.
Numa casa nascem muitas lágrimas.
Num lar plantam-se sorrisos.
A casa é um nó que oprime, sufoca.
O lar é um ninho que aconchega.
Fonte: blogatitudedeaprendiz.blogspot.com- Dinâmica e Texto.
Refletir sobre a diferença entre casa e lar
Lar é uma construção de valores e princípios.
Casa é o nosso abrigo das chuvas, do calor, do frio.
Lar é o abrigo do medo, da dor e da solidão.
Casa é o lugar onde as pessoas entram para dormir, usar o banheiro, comer. Onde temos pressa para sair e retardamos a hora de voltar.
O lar é o lugar onde os membros da família anseiam por estar nele, onde refazem suas energias, alimentam-se de afeto e encontram o conforto do acolhimento. É onde temos pressa de chegar e retardamos a hora de sair.
Numa casa criamos e alimentamos problemas.
O lar é o centro de resolução de problemas.
Numa casa moram pessoas que mal se cumprimentam e se suportam.
Num lar vivem companheiros que, mesmo na divergência, se apoiam e nas lutas se solidarizam.
Casa é local de discussões, conflitos, discórdia.
No lar as discussões, os conflitos, existindo, servirão para esclarecer e engrandecer.
Numa casa desdenha-se dos nossos valores.
No lar sonhamos juntos.
Numa casa há azedume e destrato.
Num lar sempre há lugar para a alegria.
Numa casa nascem muitas lágrimas.
Num lar plantam-se sorrisos.
A casa é um nó que oprime, sufoca.
O lar é um ninho que aconchega.
Se você ainda mora em uma casa, nós o convidamos a transformá-la, com urgência, em um lar e que Deus seja sempre o seu convidado especial.
Por Sulamita Macedo.Fonte: blogatitudedeaprendiz.blogspot.com- Dinâmica e Texto.
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Dinâmica: Casa e lar
Objetivo:
Refletir sobre a diferença entre casa e lar
Material didático:
Texto casa e lar, tirinhas de papel, desenho de uma casa numa cartolina.
Atividade didática:
1. Leitura do texto, por um pai voluntário ou pelo professor, se for preciso.
2. Discussão sobre o tema, deixando que os pais falem o que entenderam do texto e como é a própria casa.
3. Ler a frase: “para um lar realmente aconchegante, é preciso...”
4. Deixar que os pais escrevam em tirinhas de papel o que acreditam que precisam mudar em suas casas.
5. Colar as tirinhas em uma casa previamente desenhada numa cartolina e colada em local visível, para que todos possam ler.
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Reflexão:
Nosso papel na construção do nosso lar é de suma importância. Não importa onde você está colocado(a). Não importa qual a sua função, se prepara uma refeição ou administra uma empresa. Não importa se é solteiro(a) ou casado(a). Deus te fez e te chama a cada dia para fazer a diferença. Seja no alicerce ou no telhado, cada um tem a responsabilidade de fazer bem a sua parte. Devemos fazer a diferença na construção do nosso lar, não escolhendo o melhor lugar, mas sim onde somos necessários. Não podemos esquecer que somente com organização e união alcançaremos nossos objetivos. Quando nos unimos, a construção termina em menor tempo e com menos desgaste para todos. Juntos, passo a passo, faremos parte na evangelização dos filhos, dos vizinhos, dos amigos, alcançando novas almas para a vida eterna no nosso lar.Fonte: Escriba Digital.
Fonte: www.ebdbrasil.net
Por Sulamita Macedo.
Fonte dinâmica ///blog-atitudedeaprendiz.blogspot.com
Por Sulamita Macedo.
Fonte dinâmica ///blog-atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Créditos da lição- Novos Convertidos, cpad.
Bíblia online
Bíblia sagrada online
Conhecendo Jesus e o Reino de Deus – Novos Convertidos
Justificativa: A nova Revista Discipulando está estruturado em 4 Ciclos, isto é, são quatro trimestre ao longo de um ano de curso.
1. Revista 1:
Conhecendo Jesus e o Reino de Deus2. Revista 2:
Conhecendo as Doutrinas Cristãs
3. Revista 3:
Vivendo as Verdades da Fé
4. Revista 4:
Portando uma nova identidade
Portanto, poderíamos assim destacar os objetivos do presente currículo de Discipulando:
• Formar o novo convertido como discípulos de Jesus à luz do Evangelho.• Conceituar o Reino de Deus e expressar os seus aspectos e implicações para vida do novo convertido.
• Conhecer as principais doutrinas bíblicas com ênfase na experiência pentecostal clássica.
• Estimular o novo convertido a aplicar os ensinos bíblicos doutrinários à sua vida cotidiana.
• Conscientizar o novo convertido de sua nova identidade, a cristã.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos12 : 7b.
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