Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
ATENÇÃO, COM SEUS FILHOS NA INTERNET
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:* Data:
* Classe:
* Professor(a):
* Titulo da lição:
* Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
* Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
* Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
* Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
* Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
* Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Fonte e crédito da lição www.CPAD
INICIANDO A AULA:
Compartilhando Boas Novas
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Um homem transformado
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
É BOM, É MUITO BOM (louvor infantil
Grande e Largo - 3 Palavrinhas -
O coração do menino e da menina - corinho infantil
Deus é bom pra mim - 3 Palavrinhas
O MEU CORAÇÃO É UMA CASINHA, NELE HABITA ALGUÉM MUITO ESPECIAL...
POR DENTRO, FORA, ALTO E BAIXO SEMPRE SOU FELIZ - Marilene Vieira (Clipe Oficial Animado)
Prepare você também recursos para o momento do Louvor eles enriquecem o aprendizado para que as crianças cantem e entoem as verdades bíblicas!!!
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas.
Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros. Somos discípulos de Jesus. Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
Oferta:
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazias, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.
Dica de musica para oferta.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seu aluno ou aluna com muito amor e alegria. Aquele ou aquela que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto é especial.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
Rosilene Martins - Minha Oferta
Minha Ofertinha eu vou dar
A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças
Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012
Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Se não for pra te adorar - Fernandinho para menores
A paz do Senhor, foi colocado opções extras para auxiliar no preparo de sua aula. Escolha o que mais achar que parece com sua turma. Lembre - se que cada prof. tem o seu estilo próprio de dar aula. Foi feito com carinho.
Adália Helena.
👇
Lembre-se que estamos apresentando uma sequência de histórias, seria interessante deixar na sala as figuras que marcam as histórias para que a criança grave a sequência.
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Ore com sua turma por sua aula.
As crianças precisam de aprender como e sobre o que devem orar.
A oração e o ensino são muito importantes na nossa Escola dominical.
Ali, as crianças podem aprender os princípios bíblicos sobre a oração e ver a oração demonstrada de forma bíblica.
A oração e o ensino são muito importantes na nossa Escola dominical.
Ali, as crianças podem aprender os princípios bíblicos sobre a oração e ver a oração demonstrada de forma bíblica.
👇
Espaços dos alvos
Que a criança compreenda que Deus pode perdoar e transformar o pecador.Espaço da Bíblia.
"Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa[...]." (Coríntios 5.17).
👇👇
Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança.
Explique e repita.
👇👇
DINÂMICA PARA INTRODUZIR A HISTÓRIA:
A aula de hoje começa com uma brincadeira, para que depois as crianças assimilem a razão dela. Assim como Saulo, elas não enxergavam as outras crianças e tudo parecia confuso.
Moral da brincadeira: Quando estamos sem Jesus no coração, somos como Saulo, cegos nesse mundo. Não vemos as coisas ruins que fazemos e a nossa vida precisa da Luz que é Cristo. Mas quando convidamos Jesus para morar em nosso coração e nos perdoar os erros, não somos mais cegos e confusos, mas agora vemos a beleza da vida!
Brincadeira: Cabra Cega como Saulo
Sorteie uma criança para ficar de olhos vendados. Diga ás outras crianças que elas terão de fugir, pois se alguma for pega, deverá tomar o lugar da criança vendada. Oriente-as para não empurrar, beliscar ou algo dessa natureza a criança com a venda. Elas podem chamar, brincar e rir, mas evite que as crianças gritem para que não atrapalhem as outras salas.
Enquanto as outras crianças se espalham aleatoriamente pela sala, conduza a criança com a venda pela mão, andando com ela. Tenha o cuidado de retirar qualquer objeto que a faça cair e se machucar. A criança que for pega será a próxima a ser vendada.
A aula de hoje começa com uma brincadeira, para que depois as crianças assimilem a razão dela. Assim como Saulo, elas não enxergavam as outras crianças e tudo parecia confuso.
Moral da brincadeira: Quando estamos sem Jesus no coração, somos como Saulo, cegos nesse mundo. Não vemos as coisas ruins que fazemos e a nossa vida precisa da Luz que é Cristo. Mas quando convidamos Jesus para morar em nosso coração e nos perdoar os erros, não somos mais cegos e confusos, mas agora vemos a beleza da vida!
Brincadeira: Cabra Cega como Saulo
Prof. Precisará de:
Lenço grande
Espaço para a brincadeira
Após a brincadeira, que deve durar alguns minutos, use algum tipo de sino ou barulhinho para chamar as crianças para a história. Elas deverão ser orientadas a se sentar quando ouvirem o som do sino ou alarme.Sorteie uma criança para ficar de olhos vendados. Diga ás outras crianças que elas terão de fugir, pois se alguma for pega, deverá tomar o lugar da criança vendada. Oriente-as para não empurrar, beliscar ou algo dessa natureza a criança com a venda. Elas podem chamar, brincar e rir, mas evite que as crianças gritem para que não atrapalhem as outras salas.
Enquanto as outras crianças se espalham aleatoriamente pela sala, conduza a criança com a venda pela mão, andando com ela. Tenha o cuidado de retirar qualquer objeto que a faça cair e se machucar. A criança que for pega será a próxima a ser vendada.
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
2 e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém.
3 Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor,
4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;
6 mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
6 mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
7 Os seus companheiros de viagem pararam emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém.
8 Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco.
10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
9 Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu.
10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor!
11 Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando
12 e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista.
13 Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
14 e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15 Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel;
16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
17 Então, Ananias foi e, entrando na casa,
impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.
18 Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.
19 E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.
18 Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.
20 E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
21 E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?
22 Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.
23 E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar.
24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida,
25 Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.
26 E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.
27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.
28 E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo,
29 E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo.
30 Sabendo-o, porém, os irmãos, o acompanharam até Cesaréia, e o enviaram a Tarso.
31 Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.
Fonte: Bíblia Almeida Corrigida Fiel
Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.
👇
Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.
👇
Sugestões:
Recursos visuais
👇
Sugestões:
Recursos visuais
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.Ovelhinhas de Cristo.
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Colossenses 3.23
👇👇
BRINCADEIRA INTERATIVA
BRINCADEIRA INTERATIVA
👇
Livro Sem Palavras
Cores que comunicam!Atividade 1
Esta brincadeira consiste do seguinte: Prof. Esconde as mãos coloridas dentro de uma caixa ou sacola.
Cada cor representa uma ação que a criança executará.
O branco a criança senta, o amarelo ela pula de alegria, o preto ela pega um amigo pela mão e sai correndo, o vermelho abraça três amigos e o verde caminha lentamente pela sala.
Quando Prof. Mostrar a mão colorida ela deve seguir as instruções relativas á cor.
É importante treinar as instruções com as crianças antes de começar a brincadeira. Pode-se começar lentamente e depois fazer mais rápido. Você pode relacionar as cores com as cores do Livro sem Palavras.
Como confeccionar:
Materiais:
Como confeccionar:
Materiais:
E.V.A amarelo, branco, preto, verde e vermelho.
Tesoura comum
Riscador.
Passo a passo:
Tesoura comum
Riscador.
Passo a passo:
Risque os moldes no E.V.A e corte-os.
A partir desta brincadeira você pode desenvolver várias atividades.
A partir desta brincadeira você pode desenvolver várias atividades.
Use a sua criatividade!!
LEMBRANCIHA
Ore com as crianças que decidiram. Diga a elas que daqui em diante devem sempre fazer o que é certo, como obedecer a Deus e aos seus pais e aprender mais da bíblia.
Abre nossos corações para atender ao teu chamado e usa-nos para te servir com alegria e dedicação.
Em nome de Jesus, amém!
- Chaveiro
Cada cor deste chaveiro tem um significado para ajudar a criança a entender o plano de Deus em salvar o homem.
Depois de trabalhar as cores abaixo, cada criança pode ganhar um chaveiro para lembrar sempre do Plano de Salvação.
Use o diagrama abaixo para utilizar as cores:
Use o diagrama abaixo para utilizar as cores:
Como confeccionar:
Materiais:
Materiais:
E.V.A amarelo, branco, preto, verde e vermelho.
Tesoura comum
Riscador
Pistola de cola quente
Bastão de cola quente
Vazadores nº 3 e 11
Argola para chaveiro
Sutache dourado ou cordão (16 cm)
Passo a passo:
1) Risque os moldes no E.V.A e corte-os.
2) Com o vazador nº 11 faça dois círculos amarelos. Com o vazador nº 3 faça o furo em cada coração conforme indicação do molde acima.
3) Junte os corações na seguinte ordem: amarelo, preto, vermelho, branco e verde. Passe o sutache pelos furos e passe por dentro da argola também. faça com que uma ponta de sutache se encontre com outra cerca de 3,5 cm dos corações. Passe um pouco de cola unindo-as e depois cole os círculos um de cada lado para reforçar.
Fonte: Professora Denize Eiras, do livro "Faça arte: fazer e criar é só começar", editora AD Santos.
Tesoura comum
Riscador
Pistola de cola quente
Bastão de cola quente
Vazadores nº 3 e 11
Argola para chaveiro
Sutache dourado ou cordão (16 cm)
Passo a passo:
1) Risque os moldes no E.V.A e corte-os.
2) Com o vazador nº 11 faça dois círculos amarelos. Com o vazador nº 3 faça o furo em cada coração conforme indicação do molde acima.
3) Junte os corações na seguinte ordem: amarelo, preto, vermelho, branco e verde. Passe o sutache pelos furos e passe por dentro da argola também. faça com que uma ponta de sutache se encontre com outra cerca de 3,5 cm dos corações. Passe um pouco de cola unindo-as e depois cole os círculos um de cada lado para reforçar.
Fonte: Professora Denize Eiras, do livro "Faça arte: fazer e criar é só começar", editora AD Santos.
Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Deus através do seu filho Jesus, que resgatou Paulo e o perdoou de todos os seus pecados, mudou seu coração e o seu nome para Paulo, para que ele fosse um grande pregador da Palavra de Deus.
Enfatize aos pequenos que Deus através do seu filho Jesus, que resgatou Paulo e o perdoou de todos os seus pecados, mudou seu coração e o seu nome para Paulo, para que ele fosse um grande pregador da Palavra de Deus.
Apelo
Faça o apelo para que as crianças tenham a oportunidade de se entregarem a Cristo. Pergunte quem deseja ser obediente e ter seu coraçãozinho limpo de todo o pecado. Diga que Jesus pode limpar seus corações.Ore com as crianças que decidiram. Diga a elas que daqui em diante devem sempre fazer o que é certo, como obedecer a Deus e aos seus pais e aprender mais da bíblia.
Oração
Pai Celestial, te agradecemos pela tua Palavra e pela vida do apóstolo Paulo, que foi um exemplo de como te servir.Abre nossos corações para atender ao teu chamado e usa-nos para te servir com alegria e dedicação.
Em nome de Jesus, amém!
👇👇
Perguntas:
1- O que Saulo pediu ao sumo sacerdote?Perseguir os cristãos
2- Para que cidade Saulo estava indo?
Damasco
3-Porque Saulo caiu do cavalo?
Uma luz do céu brilhou em volta de Saulo
4- O que Jesus disse a Saulo?
Saulo, Saulo por que você me persegue?
5- O que Jesus mandou Saulo fazer?
Mandou levantar e entrar na cidade.
6- O que Saulo percebeu quando se levantou do chão?
Que não podia enxergar.
7- Quem o a ajudou a chegar a Damasco?
Seus companheiros
8- Quantos dias Saulo ficou sem enxergar, sem comer e sem beber?
3 dias
9- Que discípulo foi ao encontro de Saulo?
Ananias.
10- O que Ananias fez com Saulo?
Colocou a mão sobre Saulo e disse que Jesus o mandou para curar as vistas dele e enche-lo do Espírito Santo.
11- O que caiu dos olhos de Saulo?
Caiu dos olhos algo como escamas e ele voltou a enxergar
12- O que aconteceu no final da História?
Saulo levantou-se e foi batizado e passou ali alguns dias com os discípulos em Damasco.
13- Quem Saulo era antes de conhecer Jesus?
Perseguidor dos Cristãos.
14- E depois que conheceu Jesus?
Tornou-se um cristão e viajou para muitos lugares para falar do amor de Deus para as pessoas.
Vídeo/ Histórias da Bíblia: A Conversão de Saulo (Infantil)
👇👇
ALUNO(A)
Fonte e crédito da lição www.CPAD
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são Meus discípulos." (Jo 13:35).
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
* Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
* Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
* Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA
Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Fazer em casa:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.
Qualquer dúvida solicitem-me.
Lembrete da Aula:
Imprima e entregue para os pais ou a pessoa responsável pela criança, para relembrar a historia em casa.
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Atos 9. 1-31
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Deixe ele conduzir sua vida
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais NecessidadesPouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3,23
Leia a Bíblia
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.
Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.
Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!
Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
👉 Fontes Consultadas:
Créditos lição/ Revista-Cpad
Editora-Telma Bueno- Comentarista juliane Padilha-Editora Responsável pela Revista de Maternal/ Lições Maternal.
👇Fontes consultadas:
Créditos:
👉As imagens foram tiradas da net.
Créditos:
Fontes consultadas
transmitindoa herança
tiasdaescolinha.blogspot.com
espacoministerioinfantil.blogspot.com.br
blogdaebi.blogspot.com
Escola Bíblica Infantil
Adorador kids
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
https://trabalhinhos.blogspot.com/
tiasama.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
espacoministerioinfantil.blogspot.com.br
blogdaebi.blogspot.com
Escola Bíblica Infantil
Adorador kids
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
https://trabalhinhos.blogspot.com/
tiasama.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Vamos lá!!!
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário