23 de julho de 2025

Plano de Aula Bíblica Jovens/ Lição 04: O encontro em Jerusalém e os falsos irmãos


     A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.


     Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.



     Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.

Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).


ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.

Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.

Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.


SUGESTÃO
Apresentem o título da lição:
O encontro em Jerusalém e os falsos irmãos
Professor(a). O encontro dos apóstolos em Jerusalém não fez com que Paulo mudasse a sua pregação.


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:

Harpa Cristã 559 - Bíblia Sagrada


AS PALAVRAS DE JESUS - 505. HARPA CRISTà 


Hino 360 - Harpa Cristã - A Preciosa Fonte


Cassiane | O Senhor da Ceifa Chama



Para iniciar o estudo, utilizem a:
Dinâmica: Autenticidade do apostolado de Paulo
Objetivos:
_____Refletir sobre as atitudes dos verdadeiros e falsos pastores.
_____Introduzir o estudo sobre autenticidade do apostolado de Paulo.
Material:
01 venda para os olhos

Procedimento:
– Escolham uma pessoa da classe ou outra que se apresente voluntariamente para fazer o papel de um cego, para isto coloque uma venda sobre seus olhos.

– Comecem a dar comandos para ele executar, como por exemplo: Siga em frente! Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para trás! etc.

Com estes e outros comandos, vocês podem de forma deliberada induzir o aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre a conduta dos verdadeiros e falsos pastores.

– Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:

Como você se sentiu sendo guiado?

O guia transmitiu confiança?

– Reflitam sobre as respostas do aluno “cego”, enfatizando a importância da segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros pastores.

– Pode acontecer que o aluno “cego” não execute alguns comandos que vocês falarem, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao que está sendo orientado. Esta atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que as ovelhas precisam obedecer aos pastores e estar atentas se a voz representa comandos verdadeiros ou falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.

– Finalizem, lendo: João 10.1 a 5.

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.

- Leiam ainda “Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”. Mateus 7. 15 a 17.

- Para concluir, falem:

Observem a importância de conhecer as características do verdadeiro e falso mestre, pastor ou profeta nos nossos dias.

Algo semelhante aconteceu com o apostolo Paulo e este é o tema da aula de hoje. A veracidade do seu apostolado foi evidente através de seu chamado, trabalho incessante, inclusive com perseguição, e o cuidado com as ovelhas alcançadas pelo evangelho.
Ideia original desconhecida.
Fonte da Dinâmica, por Sulamita Macedo.
blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.



SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. 
_____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.

Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.

O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.




RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
       A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
   Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.



CONVERSE COM SEUS ALUNOS
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
       Professor(a), nestas duas últimas lições, estudamos a respeito da biografia do apóstolo Paulo, conforme ele apresentou aos gálatas. Na lição deste domingo, veremos a continuidade da resposta de Paulo às críticas que fizeram sobre a veracidade e autenticidade do seu apostolado. Os judaizantes questionaram se Paulo era realmente um apóstolo. Ele era um líder autêntico, compromissado com Deus e com a sua obra. Suas credenciais de apóstolo são evidenciadas através do seu trabalho árduo, do sofrimento e da preocupação com as ovelhas do Senhor.


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
     Sugerimos que você reproduza o quadro abaixo. 
    Junto com os alunos, analise cada tópico relacionado. Apresente as principais diferenças entre os falsos apóstolos e Paulo, líder autêntico. Enfatize o fato de que os falsos líderes eram arrogantes. Gabavam-se por serem eloquentes e terem conhecimento. Sabemos que não há nada errado em ser eloquente e ter conhecimento, porém o líder autêntico depende unicamente de Deus. Leia todas as referências, enfatizando as principais diferenças entre os falsos apóstolos e os autênticos.

FALSOS APÓSTOLOS (LÍDERES)
● Acreditavam possuir conhecimento, e eloquência superior.

● Afirmavam ter visões e revelações.

● Possuíam cartas de recomendação (2Co 3.1).

● Aceitavam dinheiro como pagamento por serviços espirituais (2Co 11.12).

● Eram da Palestina berço do cristianismo primitivo.

MARCAS DE UM APÓSTOLO AUTÊNTICO
● Cheio de conhecimento e humildade (At 22.3).

● Cheio do poder de Deus e do fruto do Espírito.

● Comissionado por Deus: As credenciais de seu apostolado poderiam ser vistas na própria igreja.

● Nunca corrompeu ou explorou a ninguém; trabalhava para não ser pesado a igreja.

● Nascido em Tarso e treinado como fariseu (Fp 3.5; At 22.3).




Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.



TEXTO PRINCIPAL
“Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios.
Gálatas 2.8.


LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — Gl 2.9
Paulo e Barnabé

TERÇA — Gl 2.3
Tito era grego e não foi circuncidado

QUARTA — 1Co 10.32
Judeus, gregos e a Igreja de Deus

QUINTA — Gl 2.10
Os gentios e os pobres

SEXTA — Gl 2.8
O Evangelho alcança culturas diferentes

SÁBADO — Gl 2.4
Falsos irmãos entre os verdadeiros


OBJETIVOS
  • APRESENTAR a defesa de Paulo em seu ministério;
  • REFLETIR a respeito dos ensinos de Paulo em relação aos falsos irmãos;
  • APRESENTAR o evangelho da incircuncisão.

TEXTO BÍBLICO
Gálatas 2.1-10.
1 — Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo Tito.

2 — E subi por uma revelação e lhes expus o evangelho que prego entre os gentios e particularmente aos que estavam em estima, para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão.

3 — Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.

4 — E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;

5 — aos quais, nem ainda por uma hora, cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.

6 — E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;

7 — antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão

8 — (porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios),

9 — e conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que se me havia dado, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios e eles, à circuncisão;

10 — recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também procurei fazer com diligência.


INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos a continuidade da resposta de Paulo às críticas que fizeram sobre a veracidade e autenticidade do seu apostolado. Os judaizantes que estavam trazendo outro evangelho aos crentes da Galácia questionaram se Paulo era realmente um apóstolo. Desta vez, ele fala sobre um encontro que teve com os líderes da igreja de Jerusalém, mostrando que, mesmo não tendo andado com os doze apóstolos de Jesus, era um apóstolo comissionado pelo Senhor Jesus tanto quanto os demais, e que o seu ministério e a sua mensagem haviam sido reconhecidos em Jerusalém.


I. PAULO DEFENDE SEU MINISTÉRIO
1. Voltando a Jerusalém.
Na busca por esclarecer ainda mais a sua história apostólica, Paulo dá continuidade na Carta aos eventos que se seguiram em seu ministério. Por certo, os seus acusadores não tinham uma história como a dele, que fora perseguidor dos seguidores de Jesus, mas foi alcançado pelo Senhor de uma forma tão especial que foi transformado em um novo homem.

Essa defesa era necessária, pois os judaizantes divulgaram questionamentos a respeito da sua autoridade apostólica. Nada melhor do que fazer uma defesa em ordem cronológica, pois argumentos desconexos se perdem na fala. Os 14 anos mencionados por Paulo podem ser uma referência ao seu encontro com Pedro e Tiago, mencionado em Gálatas 1.18,19. O apóstolo fez questão de mostrar esses dados para que as acusações contra ele não prosperassem. Paulo não tinha nada a esconder.


2. Barnabé e Paulo.
Paulo menciona a presença de Barnabé consigo indo a Jerusalém. O “filho da consolação” teria uma participação muito ativa no ministério aos gentios, pois foi ele que acreditou no potencial de Paulo, quando este havia se convertido e não foi aceito imediatamente pela igreja de Jerusalém por força do seu histórico de perseguidor (At 9.26,27). A fama de Paulo assustava muitos dos irmãos hebreus, e até que ele pudesse mostrar o que Jesus havia feito em sua vida, um certo tempo se passou.

Basta dizer que quando se converteu, Paulo ficou tão motivado pelo seu encontro com Jesus e com a cura que recebeu do Senhor, que foi pregar a respeito dEle nas sinagogas em Damasco e depois em Jerusalém, até que os gregos procuraram matá-lo. A igreja precisou mandá-lo com passagem só de ida a Tarso. Tempos depois, quando o Evangelho chegou à Antioquia, e Barnabé foi comissionado a ver como Deus estava operando naquela localidade, e vendo a graça de Deus naquele lugar (At 11.23), convidou Paulo depois para auxiliá-lo (At 11.25). Barnabé foi o precursor que abriu as portas para que Paulo pudesse ter o reconhecimento ministerial necessário. Ele sabia que era uma honra poder apoiar novos obreiros e despertar talentos na obra do Senhor.


3. Agindo por meio de uma revelação.
A descrição paulina sobre a sua ida a Jerusalém começa com a ação do Espírito. Ele subiu para Jerusalém por força de uma revelação. Deus é soberano não somente para nos oferecer a sua graça para a salvação, mas também para operar entre nós obras pelo Espírito Santo. Ele decidiu enviar Paulo a Jerusalém, e essa decisão foi comunicada por meio de uma revelação, não por um desejo pessoal do apóstolo ou por um convite da igreja de Jerusalém.

É notório que em muitos ambientes cristãos, os meios pelos quais Deus revela a sua vontade são negligenciados, tidos por ultrapassados ou negados. Em nenhum texto das Escrituras há uma indicação de que Deus deixou de revelar coisas importantes aos seus servos por meio do seu Santo Espírito. Cremos que uma vez que já temos as Escrituras como nossa regra de fé e prática, quaisquer orientações divinas precisam estar sujeitas ao que já está escrito na Palavra de Deus. Entretanto, o Senhor é capaz de nos trazer orientações conforme a sua soberania e pelos meios que estiverem descritos nas Escrituras.


SUBSÍDIO I
“Os falsos apóstolos estavam pondo-se em evidência como ‘superapóstolos’ (‘os mais excelentes apóstolos’), humilhando Paulo. Mas Paulo não aceitava as afirmações que eles faziam. Pode ser que fossem oradores bem treinados, aptos a impressionar as pessoas com o vocabulário e o estilo. É possível que Paulo os tivesse em mente quando escreveu aos romanos que os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos símplices (Rm 16.18). Embora Paulo fosse treinado como rabino sob as orientações de Gamaliel (At 22.3), ele não fora treinado no estilo grego de oratória artificial e extravagante. Paulo tinha algo mais importante. Tinha ciência ou conhecimento de Deus que eles não tinham. Paulo havia demonstrado isto em tudo, ou seja, dando-lhes ensinamentos poderosos e ungidos em linguagem clara — não na ‘lógica’ enganosa e na retórica superficial dos falsos apóstolos. A verdade é mais importante que o estilo ou ‘carisma’ do orador.

Paulo recusa aceitar pagamento. Ele pregou o Evangelho em Corinto de ‘graça’ (veja 1Co 9). Naqueles dias, até nas universidades os estudantes remuneravam diretamente o professor. É provável que os oponentes de Paulo disseram que o fato de ele não receber contribuições era evidência de que o ensino era de pouco valor e que ele não era verdadeiro apóstolo.” (Adaptado de HORTON, Stanley M. I & II Coríntios. Os Problemas da Igreja e suas Soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.240,241).


II. OS FALSOS IRMÃOS
1. Tito, um obreiro grego.
A equipe de Paulo era multicultural. Barnabé e Paulo eram judeus, mas Tito e Lucas eram gentios. É certo que essa formação missionária dava um respaldo mais acentuado à pregação aos gentios, pois havia gentios no grupo missionário de Paulo e Barnabé. Nesta Carta, o apóstolo faz menção do nome de Tito por força da situação que vai descrever. Ao chegarem em Jerusalém, Tito foi recebido junto com Paulo e Barnabé. Aquela equipe evangelística despertou, sem dúvida, a curiosidade dos judaizantes. Até o momento, não há registro de um obreiro grego indo a Jerusalém como participante de uma equipe missionária liderada por judeus. Tito era uma novidade. E os judaizantes ficaram de olho nele.


2. Os falsos irmãos.
Paulo cita que em Jerusalém eles foram observados por pessoas consideradas “falsos irmãos” que eles estavam entre os crentes em Jerusalém. Pessoas que tinham acesso aos apóstolos, conheciam a Lei de Moisés, mas não colaboravam com o Evangelho. Os falsos irmãos estavam ali para impor aos visitantes a obrigatoriedade de todos seguirem a Lei como um requisito para a salvação. Aparentemente não falaram nada, mas Paulo percebeu e registrou aos gálatas aquela tentativa de intromissão.

Aqui aprendemos duas lições: a) Nem todos os que estão entre nós são verdadeiros irmãos. Há joio sendo colocado junto com o trigo, e precisamos estar atentos aos que tem aparência de crente, mas se portam como se não o fossem; b) Ele resistiu a essas pessoas, não se sujeitando, em nenhum momento, às investidas. Paulo poderia fazer a política da boa vizinhança para que Tito fosse aprovado, mas isso seria um retrocesso. Os falsos irmãos não queriam fazer a obra de Deus, mas sim colocar a equipe missionária em servidão (Gl 2.4). É provável que aqueles falsos irmãos tivessem tentado ver se Tito havia sido circuncidado, para depois ser aceito como um membro da comissão de apóstolos enviados aos gentios. O que os falsos irmãos desejavam era constranger Paulo, sua equipe e sua mensagem aos ditames judaicos.


3. Não cedemos.
Paulo mostra aos gálatas que, mesmo estando em Jerusalém, diante do colégio apostólico, ele permaneceu firme na perspectiva que distanciava a prática dos gentios e dos judeus. Isso não se deu por rebeldia, ou por considerar que os apóstolos em Jerusalém estavam aquém da mensagem que ele havia recebido da parte do Senhor Jesus. Paulo não era um obreiro rebelde ou desejoso de arrumar debates e confusão. Ele se posicionou dessa forma “para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós” (Gl 2.5).

Tito, o obreiro grego, não precisou ser circuncidado. Ele fazia parte da equipe de Paulo pela graça de Deus, e se a circuncisão fosse necessária para que Tito fosse salvo, por que ele não havia sido circuncidado? Paulo chama os gálatas para pensarem a esse respeito. Se eles precisassem ser circuncidados e seguirem a Lei para serem salvos, como diziam os judaizantes, então Tito era uma contradição, pois ele ocupava um lugar de importância e não seguia nem cumpria a Lei de Moisés. Mas Paulo mostra que o fato de Tito não ter passado por aquela cirurgia destinada aos bebês judeus era uma prova de que a mensagem confiada ao apóstolo era válida para todos os gentios: a circuncisão não era necessária aos não judeus. Se Tito passasse pela circuncisão, a mensagem dos judaizantes teria prevalecido. Mas o plano dos falsos irmãos fracassou.


SUBSÍDIO II
Professor(a), inicie o tópico com a seguinte pergunta: “Quem eram os falsos irmãos?”. Ouça os alunos com atenção e em seguida explique que “essas pessoas eram judaizantes, ou seja, adeptos rígidos ao judaísmo (os costumes da religião e da cultura judaica) que afirmavam que os não judeus precisavam obedecer à lei de Moisés do Antigo Testamento (cf. At 15.5; 2Co 11.26), e em particular a regra da circuncisão (v.12), para que pudessem ser salvos e viver em um relacionamento correto com Deus (cf. Rm 2.29). Esta filosofia também é chamada de legalismo, o que envolve a confiança de que regras e rotinas religiosas e obras pessoais trarão a salvação espiritual ou obterão o favor de Deus. Isso significa obedecer aos detalhes da lei, sem um verdadeiro comprometimento com o espírito e os propósitos por trás da lei (veja At 25.8). Embora a lei de Deus seja boa e espiritual (Rm 7.12-14) e os seus princípios e padrões morais ainda se apliquem à vida cristã, a simples obediência à lei não pode nos salvar. O propósito da lei de Deus é revelar a nossa própria incapacidade de viver segundo os padrões perfeitos de Deus e nos mostrar a nossa necessidade de Cristo (3.24). Quando uma pessoa recebe — pela fé — o perdão de Deus e confia sua vida à liderança de Cristo, o Espírito Santo capacita essa pessoa a viver segundo os padrões de Deus (cf. Rm 8.4) No entanto, a pessoa faz isto por amor e gratidão a Deus, e não como um meio de obter o seu favor. Muitos judaizantes não eram sequer sinceros em sua própria devoção à lei, mas simplesmente desejavam exercer a sua influência sobre outras pessoas na igreja e afastá-las da verdadeira fé em Cristo (4.17)”. (Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.1625).


PROFESSOR(A), “Paulo era gentil, tolerante e paciente com relação a muitas coisas (cf. 1Co 13.4-7), mas era firme e inflexível com respeito à “verdade do evangelho”. A revelação que ele recebera diretamente de Cristo (1.12) é a única mensagem que possui o poder de salvar todos os que creem nela, recebem-na e reagem positivamente a ela (Rm 1.16). Paulo entendia que nunca se devem fazer concessões a este evangelho em nome da paz, unidade ou da opinião da moda.” (Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023. p.1626).


III. O EVANGELHO DA INCIRCUNCISÃO
1. Reconhecido entre os apóstolos.
Paulo descreve que teve o seu trabalho e chamada reconhecidos entre os apóstolos de Jerusalém. Diferente do que os seus acusadores andaram falando, de que ele não era apóstolo ou que ninguém o conhecia em Jerusalém, Paulo diz que “deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios e eles, à circuncisão” (Gl 2.9). Os apóstolos tiveram Barnabé e Paulo em alta conta, e foram além do reconhecimento, eles chancelaram a missão aos gentios. Paulo fala que os hebreus “nada me comunicaram”, uma observação do apóstolo acerca da sua mensagem, ou seja, não acrescentaram nada ou nenhuma regra a mais à mensagem de Paulo aos gentios.


2. A recomendação dos apóstolos.
Para cada comissionamento há uma ou mais responsabilidades. Os apóstolos de Jerusalém pediram que a missão aos gentios não se esquecesse dos pobres. Em uma sociedade onde a pobreza era bastante comum, e a sobrevivência de certos grupos, como viúvas e órfãos, dependia muito da família ou da caridade alheia, os cristãos se tornaram conhecidos pelo altruísmo e pela generosidade. Em Gálatas 6.10, seguindo a orientação dos irmãos de Jerusalém, ele escreve que “enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gl 6.10).


3. Dois públicos e uma mesma mensagem.
Nem todas as pessoas que são alcançadas pelo Evangelho são da mesma cultura. A Palavra de Deus classifica as pessoas como judeus, gentios e a igreja de Deus (1Co 10.32). O Evangelho é o mesmo, mas é possível que uma mensagem seja mais facilmente aplicada a um grupo cultural do que a outro, e cabe a quem está apresentando as Boas-Novas ter essa sensibilidade para a comunicação do Evangelho. Paulo agiu assim, entendendo que nem todos os preceitos do judaísmo eram adequados aos gentios, como veremos na próxima lição.


CONCLUSÃO
Ao longo destas duas últimas lições, tratamos da biografia do apóstolo Paulo, conforme ele a demonstra aos gálatas. Na lição passada, estudamos a respeito dele como recém-convertido, e nesta lição, como um representante de uma equipe missionária, tendo a sua mensagem chancelada pelos obreiros de Jerusalém. A sua pregação não era estranha ao conhecimento dos judeus, e mesmo eles receberam a equipe de obreiros aos gentios com apreço e sem preconceito, ainda que houvessem ali na igreja, “falsos irmãos”.


HORA DA REVISÃO
1. O que fez Paulo subir para Jerusalém?
R. Ele subiu para Jerusalém por força de uma revelação. Deus é soberano não somente para nos oferecer a sua graça para a salvação, mas também para operar entre nós obras pelo Espírito Santo.



2. Que obreiro teve uma participação bem ativa no ministério com Paulo?
R. Barnabé. O “filho da consolação” teria uma participação muito ativa no ministério aos gentios.



3. Qual era a origem de Tito?
R. Tito era grego e não precisou ser circuncidado.



4. Quem eram os “falsos irmãos”?
R. Eram aqueles que tinham acesso aos apóstolos. Conheciam a lei de Moisés, mas eles não colaboravam com o Evangelho. Os falsos irmãos impunham aos visitantes a obrigatoriedade de seguirem todos a lei como um requisito para a salvação.



5. Que recomendação os apóstolos de Jerusalém deram a Paulo e Barnabé, apresentada na lição?
R. Os apóstolos de Jerusalém pediram que a missão aos gentios não se esquecesse dos pobres. Em uma cultura onde a pobreza era bastante comum, e a sobrevivência de certos grupos, como viúvas e órfãos, dependia muito da família ou da caridade alheia, os cristãos se tornaram conhecidos pelo altruísmo e pela generosidade.
3º Trimestre de 2025\Título: A Liberdade em Cristo — Vivendo o verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas
Comentarista: Alexandre Coelho.



PENSE NISSO
Nossas doutrinas estão fundamentadas na Bíblia Sagrada, nossa única regra infalível de fé e prática.


Prof. É importante recordar a recomendação de Paulo a Tito: 
“[…] não entres em questões loucas, genealogias e contendas e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido e peca estando já em si mesmo condenado” (Tt 3.9-11). 
Aproveite a temática da lição para enfatizar a importância de um estudo metódico e sistemático da Palavra de Deus, sob a iluminação do Espírito Santo. Pois, é fundamental para não cairmos em nenhum engano teológico.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGIC A
Sugerimos que você converse com seus alunos falando a respeito dos falsos mestre. 
Diga que os “falsos mestres eram motivados por um espírito de curiosidade e um desejo de alcançar poder e prestígio. 
 Em contraste, os genuínos mestres cristãos são motivados pela fé sincera e o desejo de fazer o que é certo. 

Discutir sobre os detalhes da Bíblia pode ser interessante, mas esta atitude nos leva a situações irrelevantes e nos faz perder de vista o propósito da mensagem de Deus. 
Os falsos mestres de Éfeso construíram vastos sistemas especulativos e então discutiam sobre os detalhes secundários de suas ideias fortemente imaginárias.
 - Não devemos permitir que nada nos distraia do evangelho da salvação em Jesus Cristo, que é o ponto principal das Escrituras.  Devemos conhecer o que a Bíblia diz e aplicar seus ensinos diariamente à nossa vida, e ensiná-los as outras pessoas. 
Se assim fizermos, podemos avaliar todos os ensinos que nos são apresentados à luz da verdade central a respeito de Jesus. Não enfoque os detalhes da Bíblia, excluindo o ponto principal que Deus está lhe ensinando (Extraído de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 1701).







O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus. 

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
Deus sempre em Primeiro Lugar.

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