CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Deus sempre em Primeiro Lugar.



Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.
__Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).
Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.
Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).
ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.
Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.
SUGESTÃO
Apresentem o título da lição:
O falso evangelho
Professor(a). Nem toda mensagem aparentemente cristã é verdadeiramente vinda de Deus.
Nesta segunda lição, veremos que Paulo vai apontar aos seus leitores o caminho errado que eles estavam trilhando. Os gálatas estavam dando ouvidos a uma mensagem doutrinária errada e não tinham mais condições de discernir entre o que era certo aos olhos de Deus. Estavam sendo conduzidos à uma falsa doutrina que era contrária ao Evangelho e o que haviam aprendido. Paulo os exorta que ainda que um anjo viesse do céu com uma mensagem parecida, eles não deveriam aceitar. Aproveite a lição e mostre aos seus alunos que precisamos ter cuidado com ventos de doutrina que se aproximam de nossas congregações, tentando afastar os irmãos da verdadeira prática da Palavra de Deus.


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Porque Ele vive - André Valadão com letra
Ninguém Explica Deus
Eu creio em Ti - Sabrina Natiéli
Para conduzir o estudo, antes e durante a aula, utilizem a dinâmica “Os Judaizantes x Os Cristãos”.
Dinâmica: Os Judaizantes x Os Cristãos
Objetivos:Estudar sobre os judaizantes, utilizando a metodologia Ativa de Aprendizagem.
Conduzir o estudo sobre o tema, antes e durante a aula.

Material:
Revista de lições bíblicas 3º. Trimestre de 2025
Tablet ou celular para pesquisar sobre os judaizantes
Procedimento:
Dias antes da aula:
Utilizando o WhatsApp da turma, orientem os alunos para a atividade a seguir:
- Falem que eles vão individualmente pesquisar, ler e estudar, durante a semana, sobre os judaizantes: Quem eram, o que defendiam e a razão da oposição aos cristãos.
- Orientem que eles podem consultar como fonte de pesquisa a revista do trimestre e outros conteúdos na internet.
No dia da aula:
- Organizem todos os alunos em círculo.
- Falem: Agora, vocês vão compartilhar o que pesquisaram sobre o tema desta lição, de forma objetiva, sobre:
Quem eram os judaizantes
O que eles defendiam
Por que se opunham ao Cristianismo
Observação:
Professores, devem conduzir esta atividade com bastante atenção. Se necessário, acrescentem outras informações ou corrijam algo.
Tenham cuidado para que todos os alunos tenham oportunidade de falar, para que não haja monopolização de um aluno ou mais alunos.
- Para concluir, falem sobre as condutas dos “judaizantes” na atualidade e como combatê-los.
Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.
O professor(a) deve estabelecer inicialmente que todos devem ser protagonistas. Devem aprender a respeitar o que o outro tem a dizer, não interromper e esperar a sua vez de falar.


COMPREENDER o que é anátema;
REFLETIR a respeito do agradar a Deus e não aos homens.
7 — o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
8 — Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
9 — Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
10 — Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
Paulo destaca a expressão “tão depressa” para marcar não só a inconstância dos gálatas, mas também o pouco tempo que levaram para ser convencidos de uma outra doutrina. Não deve nos espantar que entre o povo de Deus haja pessoas que sejam atraídas por novos ensinos, e que com facilidade se deixem levar por doutrinas que nada tem de respaldo nas Escrituras. A pouca firmeza no que tinham aprendido e a incapacidade de julgarem uma doutrina como errada nos serve de exemplo para que nos firmemos no exercício da verdade.
Como veremos, Paulo deixa implícito que a lei e a graça, em que pese serem expressões que remontem a história de Israel e o plano da Salvação, possuem atribuições diferentes.
É possível que hoje sintamos a mesma surpresa com que o apóstolo se deparou ao saber da notícia da mudança daqueles irmãos. Mas mesmo em nossos dias, é possível ver irmãos na fé sendo convencidos por doutrinas que não foram ensinadas com a correta interpretação dos textos bíblicos, dando ouvidos a instruções que buscam acrescentar à Palavra o que ela não diz. Os gálatas tinham sido evangelizados e ensinados por Paulo, e não perceberam que a mensagem dos judaizantes era um falso evangelho. Eles não negaram, oficialmente, o sacrifício de Jesus, mas acrescentaram argumentos que acharam guarida no pensamento daquelas igrejas. Era uma mensagem aparentemente piedosa, mas que negava a eficácia do Evangelho. Por meio desse ensino, a graça de Deus estava sendo questionada.
Ele nos vem pela ‘revelação de Jesus Cristo’ (v.12) e pela inspiração do Espírito Santo. Este evangelho (as ‘boas-novas’ é a verdadeira mensagem a respeito de Jesus) é definido e revelado na Bíblia, a Palavra escrita de Deus. (2) Quaisquer ensinamentos, crenças ou ideias que se originem de pessoas, igrejas ou tradições e não estejam expressos ou implícitos da Palavra de Deus não fazem parte da verdadeira mensagem e não podem ser incluídos no evangelho de Cristo (v.11). Mesclar essas noções e filosofias criadas pelo homem com a mensagem original de Jesus é ‘transtornar o evangelho de Cristo’ (v.7).” (Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.1624).
No Novo Testamento, apareceram à Maria, ao pai de João Batista, a Pedro e a Cornélio entre outros. A presença deles geralmente, nas Escrituras, é acompanhada de uma mensagem. Paulo mesmo recebeu a visita de um anjo quando estava indo a Roma em um navio que estava afundando (At 27.23). Cornélio recebeu a visita de um anjo, cuja mensagem foi: “As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus” (At 10.4). “Procure por Pedro” (At 10.5). O anjo não falou de Jesus ou do Evangelho a Cornélio, mas lhe orientou a respeito de quem deveria chamar para ouvir as Boas-Novas.
Paulo deixa expresso que mesmo que um anjo, identificando-se como sendo enviado por Deus, venha apresentar uma mensagem diferente da sua, que seja considerado maldito. O apóstolo não teme usar esse adjetivo, pois sabe que a pureza do Evangelho está em jogo naquelas igrejas.
A obediência ao verdadeiro Evangelho agrada a Deus. Preservar as doutrinas bíblicas, de Deus, que recebemos, estudar e estar atentos para discernir quando um falso ensino tenta entrar na congregação, também agrada a Deus. Viver pela fé e não pelas nossas próprias obras, também agrada a Deus.
Algo que deve ser observado é que a deturpação dos falsos mestres, e por sua vez, o que desagradava a Deus, é que, na prática, os gálatas queriam “devolver” a Deus o favor, o presente que Ele lhes dera. Ele lhes entregara a Salvação pela graça, e eles queriam retribuir o favor divino por meio de uma vida que se baseava em obras humanas.
R. Foi não só o fato de os gálatas atentarem para um Evangelho diferente do que ele havia pregado, mas também pelo fato de que esse “novo evangelho” incentivava os gálatas a desconsiderarem a graça e tentarem, por meio de obras, pagar uma dívida que eles jamais quitariam.
2. Quais as diferenças existentes na palavra “outro” em grego?
R. Na língua grega, a palavra outro tem duas percepções distintas, advindas igualmente de duas palavras apontadas: allós que significa “outro da mesma espécie”, e heteros, “outro de outra espécie.”
3. Quais os dois sentidos da palavra “anátema”?
R. A palavra anátema é oriunda do hebraico herem, e pode ter dois sentidos: Algo devotado a uma divindade, e ao mesmo tempo excluído da utilização humana.
4. Para onde o “evangelho” dos judaizantes estava conduzindo os gálatas?
R. O “evangelho” dos judaizantes estava afastando os irmãos do verdadeiro e os encaminhando para uma vida de legalismo.
5. Paulo escreve para agradar aos homens ou a Deus?
R. A preocupação de Paulo é agradar ao Senhor, por isso escreve a Carta aos Gálatas. Se fosse para agradar aos homens, ele poderia deixar a situação nas igrejas da Galácia correr sem qualquer interferência.
3º Trimestre de 2025\Título: A Liberdade em Cristo — Vivendo o verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas
Comentarista: Alexandre Coelho.
Revista de lições bíblicas 3º. Trimestre de 2025
Tablet ou celular para pesquisar sobre os judaizantes
Procedimento:
Dias antes da aula:
Utilizando o WhatsApp da turma, orientem os alunos para a atividade a seguir:
- Falem que eles vão individualmente pesquisar, ler e estudar, durante a semana, sobre os judaizantes: Quem eram, o que defendiam e a razão da oposição aos cristãos.
- Orientem que eles podem consultar como fonte de pesquisa a revista do trimestre e outros conteúdos na internet.
No dia da aula:
- Organizem todos os alunos em círculo.
- Falem: Agora, vocês vão compartilhar o que pesquisaram sobre o tema desta lição, de forma objetiva, sobre:
Quem eram os judaizantes
O que eles defendiam
Por que se opunham ao Cristianismo
Observação:
Professores, devem conduzir esta atividade com bastante atenção. Se necessário, acrescentem outras informações ou corrijam algo.
Tenham cuidado para que todos os alunos tenham oportunidade de falar, para que não haja monopolização de um aluno ou mais alunos.
- Para concluir, falem sobre as condutas dos “judaizantes” na atualidade e como combatê-los.
Fonte da Dinâmica, por Sulamita Macedo.
blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.
SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. _____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.
Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.
RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.
CONVERSE COM SEUS ALUNOS
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), escreva no quadro a seguinte expressão: “tão depressa”.
_____Em seguida faça a seguinte pergunta: “Essa expressão tem alguma relação com a lição desse domingo?”.
_____Incentive a participação dos alunos e ouça-os com atenção. _____Depois, explique que Paulo usou essa expressão para marcar a inconstância dos gálatas e o pouco tempo que levaram para ser convencidos de uma outra doutrina.
_____Incentive a participação dos alunos e ouça-os com atenção. _____Depois, explique que Paulo usou essa expressão para marcar a inconstância dos gálatas e o pouco tempo que levaram para ser convencidos de uma outra doutrina.
_____Diga que, na atualidade, muitos crentes também são atraídos por novos ensinos, e que, com facilidade, se deixem levar por doutrinas que nada tem de respaldo nas Escrituras.
_____Peça que citem algumas dessas doutrinas, como por exemplo, a doutrina da prosperidade.
_____Mostre que o crente não deve ter pouca firmeza no que aprende.
_____Ele precisa ser capaz de julgar uma doutrina como errada ou certa. Precisamos estar firmes no exercício da verdade.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
TEXTO PRINCIPAL
“Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gl 1.9).LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — Tt 2.11
A graça se manifestou a todos os homens
TERÇA — Rm 6.14
Debaixo da graça de Deus
QUARTA — Gl 1.6
A falta de constância no Evangelho
QUINTA — Cl 2.20
Morto para a Lei, vivo para Deus
SEXTA — 2Pe 2.1
O cuidado com os falsos mestres
SÁBADO — Gl 3.13
“Cristo nos resgatou da maldição da lei”
OBJETIVOS
MOSTRAR a surpresa de Paulo diante dos irmãos gálatas;COMPREENDER o que é anátema;
REFLETIR a respeito do agradar a Deus e não aos homens.
TEXTO BÍBLICO
Gálatas 1.6-10.
6 — Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho,7 — o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
8 — Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
9 — Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
10 — Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
INTRODUÇÃO
Após se apresentar como remetente da Carta aos Gálatas, identificando-se como apóstolo da parte de Deus, e mencionando que Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos, Paulo passa diretamente ao assunto que pretende tratar com os irmãos: a incursão de ideias e práticas judaizantes na comunidade dos santos, e as consequências dessas ideias na vida dos irmãos.I. UM APÓSTOLO SURPRESO
1. Paulo se mostra impressionado.
O apóstolo Paulo se declara surpreso com os irmãos gálatas. Os leitores dessa Carta eram pessoas que já haviam aceitado a Jesus. Já conheciam o Evangelho e já haviam experimentado o arrependimento e o perdão dos pecados, mas estavam trilhando uma rota não planejada por Deus. Ele escreve “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho” (Gl 1.6). O espanto de Paulo não foi advindo de milagres acontecendo naquelas igrejas, ou de conversões de pagãos ou mesmo por pessoas estarem sendo cheias do Espírito. O que deixou Paulo espantado foi não só o fato de os gálatas atentarem para um Evangelho diferente do que ele havia pregado, mas também pelo fato de que esse “novo evangelho” incentivava os gálatas a desconsiderarem a graça e tentarem, por meio de obras, pagar uma dívida que eles jamais quitariam.Paulo destaca a expressão “tão depressa” para marcar não só a inconstância dos gálatas, mas também o pouco tempo que levaram para ser convencidos de uma outra doutrina. Não deve nos espantar que entre o povo de Deus haja pessoas que sejam atraídas por novos ensinos, e que com facilidade se deixem levar por doutrinas que nada tem de respaldo nas Escrituras. A pouca firmeza no que tinham aprendido e a incapacidade de julgarem uma doutrina como errada nos serve de exemplo para que nos firmemos no exercício da verdade.
2. Da graça para a lei.
A surpresa de Paulo se dá por causa da mudança que os gálatas fizeram, de passarem da graça de Deus para a Lei de Moisés. Como isso se deu? Eles receberam um ensino em que, para que pudessem realmente ser salvos, deveriam ser circuncidados e seguir a lei dada aos hebreus por Deus. Bastou o apóstolo se afastar do convívio daqueles irmãos que logo eles deram crédito a outra pregação diferente da que haviam recebido originalmente.Como veremos, Paulo deixa implícito que a lei e a graça, em que pese serem expressões que remontem a história de Israel e o plano da Salvação, possuem atribuições diferentes.
3. Outro Evangelho.
A palavra “outro”, na língua portuguesa, é um pronome indefinido utilizado de forma ampla, para designar algo ou alguma coisa que seja da mesma natureza, que seja semelhante, ou que seja de outra natureza. Para definir o exato significado, precisaremos saber o contexto em que essa palavra está sendo usada. Na língua grega, a palavra “outro” tem duas percepções distintas, advindas igualmente de duas palavras apontadas: allós, que significa “outro da mesma espécie”, e heteros, “outro de outra espécie”. Enquanto na primeira designação a opção apresentada é a de um objeto ou ser da mesma espécie, com possíveis variações, tais como um tigre e um leão, que mesmo sendo animais diferentes entre si, são felinos. Por sua vez, a palavra heteros, “outro” de outra espécie, tais como um cão e um gato. São seres criados, mas diferentes entre si por serem de espécies diferentes. Por isso Paulo comenta: “[...] para outro evangelho, o qual não é outro” (Gl 1.6,7).É possível que hoje sintamos a mesma surpresa com que o apóstolo se deparou ao saber da notícia da mudança daqueles irmãos. Mas mesmo em nossos dias, é possível ver irmãos na fé sendo convencidos por doutrinas que não foram ensinadas com a correta interpretação dos textos bíblicos, dando ouvidos a instruções que buscam acrescentar à Palavra o que ela não diz. Os gálatas tinham sido evangelizados e ensinados por Paulo, e não perceberam que a mensagem dos judaizantes era um falso evangelho. Eles não negaram, oficialmente, o sacrifício de Jesus, mas acrescentaram argumentos que acharam guarida no pensamento daquelas igrejas. Era uma mensagem aparentemente piedosa, mas que negava a eficácia do Evangelho. Por meio desse ensino, a graça de Deus estava sendo questionada.
SUBSÍDIO I
“Falsos professores tinham vindo à Galácia para tentar persuadir os gálatas a rejeitar o ensinamento de Paulo e aceitar ‘outro evangelho.’ A sua mensagem ensinava que a salvação espiritual e um relacionamento correto com Deus envolviam não apenas a fé em Cristo, mas também a integração com a fé dos judeus, por meio da circuncisão (5.2; veja Rm 2.29, nota: Fp 3.2), da obediência à lei (3.5) e da observância aos dias santos dos judeus (4.10). (1) A Bíblia afirma claramente que há uma única mensagem verdadeira de salvação espiritual ‘o evangelho de Cristo’ (v.7).Ele nos vem pela ‘revelação de Jesus Cristo’ (v.12) e pela inspiração do Espírito Santo. Este evangelho (as ‘boas-novas’ é a verdadeira mensagem a respeito de Jesus) é definido e revelado na Bíblia, a Palavra escrita de Deus. (2) Quaisquer ensinamentos, crenças ou ideias que se originem de pessoas, igrejas ou tradições e não estejam expressos ou implícitos da Palavra de Deus não fazem parte da verdadeira mensagem e não podem ser incluídos no evangelho de Cristo (v.11). Mesclar essas noções e filosofias criadas pelo homem com a mensagem original de Jesus é ‘transtornar o evangelho de Cristo’ (v.7).” (Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.1624).
II. O ANÁTEMA
1. A inquietação dos gálatas.
Um falso ensino tem a capacidade de deixar as pessoas alvoroçadas e inquietas. Paulo usa as palavras “vos inquietam e querem transtornar” (v.7) como um indicativo de que, enquanto seus leitores liam a Carta, provavelmente havia judaizantes entre eles. Um outro detalhe é que a mensagem deles deixava os gálatas inquietos, em vez de descansarem na graça de Deus, eles passaram a realizar obras da Lei, sendo eles mesmos, gentios. Uma mensagem que alvoroça os crentes deve ser analisada com bastante cautela.2. Ainda que um anjo do céu.
Os anjos são conhecidos na Palavra de Deus como mensageiros do Eterno para tratar de assuntos referentes aos seres humanos. Eles apareceram, no Antigo Testamento, a Abraão, a Josué, a Gideão, aos pais de Sansão e a Isaías.No Novo Testamento, apareceram à Maria, ao pai de João Batista, a Pedro e a Cornélio entre outros. A presença deles geralmente, nas Escrituras, é acompanhada de uma mensagem. Paulo mesmo recebeu a visita de um anjo quando estava indo a Roma em um navio que estava afundando (At 27.23). Cornélio recebeu a visita de um anjo, cuja mensagem foi: “As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus” (At 10.4). “Procure por Pedro” (At 10.5). O anjo não falou de Jesus ou do Evangelho a Cornélio, mas lhe orientou a respeito de quem deveria chamar para ouvir as Boas-Novas.
Paulo deixa expresso que mesmo que um anjo, identificando-se como sendo enviado por Deus, venha apresentar uma mensagem diferente da sua, que seja considerado maldito. O apóstolo não teme usar esse adjetivo, pois sabe que a pureza do Evangelho está em jogo naquelas igrejas.
3. Anátema.
A palavra “anátema” é oriunda do hebraico herem, e pode ter dois sentidos: algo devotado a uma divindade, e ao mesmo tempo excluído da utilização humana, como o relatado em Josué 6.17, quando os despojos de Jericó deveriam ser separados para Deus, não podendo ser usados pelos israelitas, ordem que não foi seguido por Acã. Esse anátema foi tão sério que Acã e sua família pagaram o preço da ganância com a vida. Mas o segundo sentido é mais radical, pois representa anathematizo, colocar debaixo de uma maldição. Mesmo que um anjo viesse até eles e lhes ensinasse um outro Evangelho, que fosse maldito e condenado.III. AGRADAR AOS HOMENS OU A DEUS
1. Repetindo a advertência.
Como o assunto é muito sério, Paulo repete a observação. Não poderia haver dúvidas sobre a força das palavras paulinas, pois o assunto era grave. O apóstolo menciona uma segunda vez essa mesma condenação no versículo 9. A repetição desses dizeres nos mostra o quão sério é deturpar os ensinos da Palavra de Deus. O “evangelho” dos judaizantes estava afastando os irmãos do verdadeiro e os encaminhando para uma vida de legalismo, onde o homem acredita que pode ajudar Deus na salvação ou pode ele mesmo ser o seu Salvador.2. O que agrada aos homens.
Paulo não se preocupa em falar palavras lisonjeiras para deixar seus leitores confortáveis diante do que estavam fazendo. Ele não estava tratando a respeito de boas práticas ou de um discurso protocolar, cabível em certas ocasiões mais formais. Ele estava tratando a respeito da salvação da alma dos gálatas. Os judaizantes bajulavam os gentios, e com palavras doces os desviavam dos caminhos do Senhor. As palavras de Paulo poderiam soar como amargas, mas era o remédio que os gálatas deveriam tomar.3. O que agrada a Deus.
Como veremos, a preocupação de Paulo é agradar ao Senhor, por isso escreve a Carta aos Gálatas. Se fosse para agradar aos homens, ele poderia deixar a situação nas igrejas da Galácia correr sem qualquer interferência. O tempo certamente iria mudar o cenário, ou pioraria a situação. Mas ele entendeu que deveria ter uma participação ativa no resgate dos gálatas. Paulo nem estava na Galácia, e poderia deixar o problema de lado, mas resolveu tratar o assunto a fim de que os irmãos não se perdessem.A obediência ao verdadeiro Evangelho agrada a Deus. Preservar as doutrinas bíblicas, de Deus, que recebemos, estudar e estar atentos para discernir quando um falso ensino tenta entrar na congregação, também agrada a Deus. Viver pela fé e não pelas nossas próprias obras, também agrada a Deus.
Algo que deve ser observado é que a deturpação dos falsos mestres, e por sua vez, o que desagradava a Deus, é que, na prática, os gálatas queriam “devolver” a Deus o favor, o presente que Ele lhes dera. Ele lhes entregara a Salvação pela graça, e eles queriam retribuir o favor divino por meio de uma vida que se baseava em obras humanas.
CONCLUSÃO
Nesta segunda lição, vimos que Paulo começa a apontar aos seus leitores o caminho que eles estavam trilhando: um caminho paralelo ao caminho do Evangelho. Eles estavam ouvindo uma mensagem doutrinária errada e não tiveram discernimento. Eram ensinos que estavam em desacordo com o que haviam aprendido. Paulo os exorta que ainda que um ser angelical viesse do céu com uma mensagem parecida, eles não deveriam aceitar. Precisamos ter cuidado com ventos de doutrina que se aproximam de nossas congregações, tentando afastar os irmãos da verdadeira prática da Palavra de Deus.HORA DA REVISÃO
1. O que deixou o apóstolo Paulo impressionado com os gálatas?R. Foi não só o fato de os gálatas atentarem para um Evangelho diferente do que ele havia pregado, mas também pelo fato de que esse “novo evangelho” incentivava os gálatas a desconsiderarem a graça e tentarem, por meio de obras, pagar uma dívida que eles jamais quitariam.
2. Quais as diferenças existentes na palavra “outro” em grego?
R. Na língua grega, a palavra outro tem duas percepções distintas, advindas igualmente de duas palavras apontadas: allós que significa “outro da mesma espécie”, e heteros, “outro de outra espécie.”
3. Quais os dois sentidos da palavra “anátema”?
R. A palavra anátema é oriunda do hebraico herem, e pode ter dois sentidos: Algo devotado a uma divindade, e ao mesmo tempo excluído da utilização humana.
4. Para onde o “evangelho” dos judaizantes estava conduzindo os gálatas?
R. O “evangelho” dos judaizantes estava afastando os irmãos do verdadeiro e os encaminhando para uma vida de legalismo.
5. Paulo escreve para agradar aos homens ou a Deus?
R. A preocupação de Paulo é agradar ao Senhor, por isso escreve a Carta aos Gálatas. Se fosse para agradar aos homens, ele poderia deixar a situação nas igrejas da Galácia correr sem qualquer interferência.
3º Trimestre de 2025\Título: A Liberdade em Cristo — Vivendo o verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas
Comentarista: Alexandre Coelho.


O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!


Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Filipenses 3:13,14

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.


Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14

Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

4. Pôr em prática

Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:
Postar um comentário