14 de julho de 2022

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 03: As filhas de Zelofeade: O pedido que mudou a história

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
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👉 Apresentem o título da lição:
As filhas de Zelofeade: O pedido que mudou a história
Prof. Nesta lição, seus alunos aprenderão preciosas lições extraídas a partir da história das filhas de Zelofeade. Moisés foi abordado por cinco filhas de um homem que morreu e não deixou filhos homens. O pedido que elas fizeram, em relação às propriedades, reflete a estrutura patriarcal da sociedade israelita. Somente os filhos homens tinham o direito a herdar, e o filho mais velho recebia o dobro da herança que os mais jovens recebiam.

Em primeiro lugar, o pedido mostrava que aquelas moças criam que Israel teria sucesso na tomada de Canaã. Somente a vitória faria com que houvesse terras para dividir e herdar.
Este episódio mostra como muitas leis do Antigo Testamento foram desenvolvidas. Quando ocorria uma nova situação, Moisés apresentava o caso ao Senhor, e a maneira como Deus agia se tornava o precedente para a solução de outros casos semelhantes.

Para esta lição, oferecemos um subsídio em forma de devocional, para edificar a sua vida a fim de que você também edifique a vida de seus alunos através das preciosas lições extraídas deste episódio da história do povo de Israel.

“O PANORAMA PARA AS MULHERES
(Nm 27.1–11)
‘Está na hora de deixar esta igreja’ Carol insistia. ‘Eu simplesmente não aceito que minha filha seja criada em uma atmosfera onde as mulheres são constantemente menosprezadas’.

O que incomodava Carol não era tanto aquilo que os líderes diziam, mas o que faziam. Tudo era feito pelos homens, não havia nenhuma mulher como auxiliar, elas nunca falavam no púlpito e nem mesmo davam qualquer comunicado. Somente os homens tinham a permissão para servir a Santa Ceia, e somente os homens podiam fazer parte do conselho da igreja.

Carol entendia que sua igreja tinha muito para recomendá-la, mas a impressão de que as mulheres não tinham importância, sutilmente transmitida pelas práticas da igreja, criava uma sensação de opressão que ela não podia mais suportar.

A questão levantada pelas cinco filhas de Zelofeade parece refletir a preocupação de Carol. Será que o sistema patriarcal de Israel discriminava as mulheres? Será que também em Israel as mulheres eram cidadãos de segunda classe? Alguns poderiam até argumentar que o domínio masculino na cultura de Israel serviu como um exemplo da eliminação das mulheres de uma participação significativa nas igrejas de hoje!

Mas será que havia uma discriminação contra as mulheres? Superficialmente, talvez; entretanto, quando uma jovem israelita se casava, seu pai precisava providenciar um dote. Este presente de casamento, que frequentemente podia consistir de roupas, joias, móveis, dinheiro e até jovens escravas, representava a parte da noiva nas posses da família. Assim, fica bastante claro que as mulheres eram valorizadas, e que lhes era atribuído um valor justo! Elas simplesmente recebiam a sua parte através de uma maneira diferente de se conceder uma herança.

Esta história nos lembra como é importante entender a maneira de viver do Antigo Testamento antes de julgarmos a justiça ou injustiça de algumas práticas específicas e antes de aplicarmos aos tempos modernos os princípios que extraímos delas.

O que a história das filhas de Zelofeade nos faz pensar é que as mulheres eram realmente importantes em Israel. E a sua importância era simplesmente mostrada de uma maneira diferente da dos filhos. No entanto, ambos eram valorizados e cada um deles recebia uma parte justa de tudo aquilo que a família possuía.

Talvez o que devamos extrair desta história seja um desafio para reavaliarmos as práticas nas nossas igrejas. Talvez a importância das mulheres não precise ser afirmada da mesma maneira como a importância dos homens é demonstrada. Mas, a não ser que a as mulheres sejam reconhecidas como totalmente participantes da comunidade cristã, estaremos ofendendo a sua personalidade e negando as dádivas que Deus concedeu a todas, como também a cada uma delas em particular.”
(RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 101).
 Momento do louvor
Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
BUSCAI PRIMEIRO / CORINHOS


A alegria esta no coração

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um. 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
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Para iniciar:
Perguntem: Já ouviram falar em Zelofeade e suas filhas?
É bem possível que eles digam que não, pois não é uma história muito conhecida.
- Falem: Vamos saber quem eram?
Peçam para que eles abram a Bíblia em Números 27. 1 e leiam o versículo enfatizando os nomes das 05 filhas
“E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José (e estes são os nomes de suas filhas: Macla, Noa, Hogla, Milca eTirza)”.

Peçam para que os alunos repitam estes 05 nomes e falem que a aula de hoje será sobre um pedido que elas fizeram.

Utilizem a:
Dinâmica: O Pedido de 05 filhas
Objetivos:
-  Introduzir o estudo sobre o pedido das 05 filhas de Zelofeade.
-  Analisar o resultado abrangente histórico-cultural deste pedido
Material:
02 cartolinas color set(verde e vermelha)

Versículos digitados

Perguntas digitadas

01 folha de papel madeira

01 tubo de cola branca

01 quadro banco

01 tesoura

Procedimento:
Dias antes da aula:

Digitar os versículos de Números 27. 1 a 11, separadamente.

Colar cada versículo em pedaço de cartolina verde que fique aparecendo a borda

Digitar as perguntas(ver abaixo) separadamente em pedaço de cartolina vermelha que fique aparecendo a borda

Perguntas:

1 – A quem elas fizeram o pedido?

2 – O que motivou o pedido?

3 – O que fez 01 das pessoas que escutou o pedido? Qual o nome dele?

4 – Qual foi a resposta ao pedido delas?

5 – Quais as mudanças ocorreram por causa do pedido?

No momento da aula:

- Falem: Com a parte introdutória da aula que acabamos de ter, já conhecemos os nomes das filhas de Zelofeade, conforme lemos em Nm 27.01.

- Agora, vamos descobrir qual o pedido que elas fizeram que foi tão importante e que precisamos conhecer. Estão curiosos?

- Coloquem em quadro os versículos de Nm 27. 1 a 11, separadamente, isto é, não apresentar em um único bloco(fazer conforme acima citado)

- Apresentem as perguntas, uma de cada vez, e falem: Qual versículo responde a esta pergunta?

Aguardem que os alunos leiam a pergunta e procurem o versículo.

Isto deve acontecer até concluir a última pergunta.

À medida que as perguntas forem respondidas com os versículos, organizá-las num papel madeira.

- Após a conclusão desta parte, perguntem:

O que vocês entenderam desta história das 05 filhas?

Aguardem as respostas. Isto servirá para testar a atenção dos alunos como também fixar o conteúdo.
- Depois, continuem a explanação do tema em estudo.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
 
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Tenham uma excelente e produtiva aula!






  
Fonte e crédito/CPAD.
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


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Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

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