

Professor(a). Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.

__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com seus alunos(a). Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Cada aluno(a) representa uma oportunidade de mudar o mundo. Os princípios que você partilha com uma pessoa podem influenciara vida de muitas outras. Mas essa influência não será alcançada sem atenção exclusiva a um indivíduo. Uma palavra pessoal, um bilhete de encorajamento, um conselho particular — é preciso muito pouco para causar um grande impacto.Ao longo da Bíblia, vemos Jesus chamando pessoas solitárias em meio a uma multidão e ministrando a elas pessoalmente. Todos eram importantes para Ele — um de cada vez. Ninguém era descartável, Cada um tinha um potencial único." (TOLER, Stan. Minutos de Motivação para Professores. Rio de Janeiro CPAD, p. 11).
ANTES DA AULA
O papel do professor(a) da Escola Dominical vai além da tarefa pedagógica de ensinar conteúdos bíblicos. Todo professor(a) é também um líder de sua classe, ao escrever sobre liderança familiar o Dr. Stephen Adei, em seu livro Seja o líder que sua família precisa (CPAD, p. 27) apresentou o conceito dos três "M"s da liderança espiritual, que pode ser útil para o professor.Segundo o Dr Adei, o líder deve ser um modelo, um ministro e um mentor. Deve ser um modelo, porque os seguidores veem, um ministro porque os outros sentem e um mentor, porque os outros ouvem ao assumirmos o papel de professores da classe de Escola Dominical, precisamos ter a consciência de que estamos assumindo a liderança sobre o grupo de alunos e precisamos exercer essa liderança de forma a edificá-los.
Ore, estude, pesquise, analise e prepare-se para mais este encontro com seus alunos. Busque a renovação do Espírito Santo para a sua própria vida.
SUGESTÃO
Apresentem o título da lição:
Josué: O valor do discipulado
Professor(a). Nesta lição, seus alunos aprenderão preciosas lições extraídas a partir da história de Josué enquanto sucessor de Moisés.Um dos maiores desafios enfrentados pelos líderes é a própria substituição, mediante o treinamento de outras pessoas para se tornarem competentes. Muitas notáveis realizações são iniciadas por pessoas com grande habilidade cuja vida ou carreira chegou ao fim antes de sua visão tornar-se realidade. A conclusão do sonho então se torna responsabilidade do sucessor desta pessoa. A morte é o final definitivo para a liderança. Um dos melhores testes para a liderança é a nossa disposição e habilidade para treinarmos outras pessoas com o propósito de nos substituir.
Moisés tomou uma excelente decisão ao escolher Josué como seu assistente. Esta escolha, mais tarde, foi confirmada pelo próprio Deus, quando instruiu Moisés a escolher seu servo como seu sucessor.
Com Josué também aprendemos que a verdadeira coragem vem de Deus. Josué enfrentou a difícil tarefa de levar os israelitas a Canaã. No entanto, Josué não estava sozinho. Deus estava com ele, dando-lhe a coragem para o que parecia impossível. Com cada vitória, Josué aprendeu a permanecer forte e sua coragem era contagiante. Quando aceitamos a coragem que Deus dá, encontramos forças para enfrentar o que quer que esteja à frente, mesmo em nossas circunstâncias mais vulneráveis.
A história de Josué repetidamente nos lembra de sermos fortes e corajosos, características que estão ligadas a conhecer e obedecer à Palavra de Deus. A Bíblia é fonte de força, mesmo quando somos fracos no corpo e no espírito.
Para esta lição, oferecemos um subsídio em forma de devocional, para edificar a sua vida a fim de que você também edifique a vida de seus alunos através das preciosas lições extraídas deste episódio da história do povo de Israel.
“‘Como fui com Moisés, assim serei contigo’(Js 1.5). Josué tinha sido o ajudante de Moisés desde o início. Ele liderou o exército de Israel desde o início (cf. Êx 17.9-13), um fato que levou alguns à suposição de que Josué tinha servido como oficial no exército egípcio.
Isto é possível, pois textos egípcios que apresentam listas de soldados com nomes semitas foram recuperados por arqueólogos. O que é mais importante, Josué foi um dos espiões originais enviados a Canaã, aproximadamente 40 anos antes. Naquela época, somente ele e Calebe insistiram com Israel para invadir a terra, certos de que Deus iria assegurar a vitória, apesar da superioridade militar dos cananeus. Desta forma, as credenciais de Josué, como líder militar e espiritual, estavam bem estabelecidas.
Talvez, no entanto, a maior vantagem que Josué tinha era o fato de ter servido sob o comando de Moisés. Ele observou o comprometimento daquele homem humilde com o Senhor, e também o comprometimento de Deus com Moisés. Quando Deus prometeu, “Como fui com Moisés, assim serei contigo”, estas palavras devem ter trazido grande segurança.
Cada um de nós precisa de um relacionamento com alguém que possa servir de modelo. Cada um de nós precisa ver nos outros tanto a fidelidade a Deus, quanto a fidelidade de Deus para com todos.
https://www.escoladominical.com.br


Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
O NOSSO GENERAL É CRISTO ( LETRA )Harpa Cristã: 13
Jesus Cristo Mudou Meu Viver
Para iniciar a aula utilizem a:
Dinâmica: Josué, o substituto de Moisés
Objetivos:- Introduzir o estudo sobre Josué, que teve Moisés como seu discipulador.
- Refletir sobre as características de Josué como líder, ao substituir Moisés.

01 espelho
09 envelopes
Características de Josué para digitar(ver no procedimento)
Procedimento:
Dias antes da aula:
Digitar as características de Josué e colocá-las nos envelopes(uma em cada envelope)
Durante a aula:
- Falem: Vamos estudar sobre algumas características de um personagem bíblico. Quem será esta pessoa?
Para descobrir, vocês vão receber um envelope que tem um conteúdo importante.
Para abrir o envelope, também devem estar com um espelho em mãos.
- Agora, entreguem 01 envelope e o espelho para um aluno.
O aluno deve ler em voz alta e se olhar no espelho.
Isto deve se repetir até o último envelope.
As características são estas:
Fiel
Temia a Deus
Pronto para servir
Corajoso
Gostava de estar na presença de Deus
Submisso a Deus
Obediente as orientações de Moisés
Escolhido por Deus para substituir Moisés
Honrava seu povo
- Após o último envelope, perguntem:
Quem é o personagem bíblico que tem estas características?
Quando leram as características, vocês estavam com um espelho. O que tem a ver as características com um espelho?
Espera-se que os alunos falem que Josué se espelhou na forma da liderança de Moisés.
Podemos também nos espelhar nas pessoas que são líderes com os quais temos convivência?
Deixem que os alunos reflitam e respondam.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
SUGESTÃO
COMO FAZER UMA RODA DE CONVERSA
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os alunos têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender. _____ A roda de conversa é um método bastante utilizado há diversos anos, mas geralmente não é visto como uma prática pedagógica.
_____ Apesar disso, o seu objetivo é a construção de um espaço de diálogo que permita aos alunos(as) se expressarem e aprenderem em conjunto.
Para criar uma roda de conversa, o professor(a) deve fazer um planejamento, estabelecer as regras e intervir quando necessário para garantir a sua compreensão e dos alunos.
RODA DE CONVERSA
SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.
CONVERSE COM SEUS ALUNOS
Observe particularmente as palavras repetidas de Deus, de exortação e encorajamento.
EXORTAÇÃO
– Esforça-te e tem bom ânimo.
– Tem o cuidado de fazer conforme toda a lei.
– Medita no livro desta lei.
– Tem cuidado de fazer.
– Não pasmes.
– Não te espantes.
ENCORAJAMENTO
– Serei contigo
– Te darei
– Não te deixarei
– Nem te desampararei
– Farás prosperar o teu caminho
– Deus é contigo, por onde quer que andares
INTERAÇÃO
Professor(a).Programe-se. Desafie seus alunos, peça que tragam o maior número possível de parentes e amigos à Escola Dominical, independentemente da idade, salvos ou não.
____Os objetivos são: Congregar toda a família, apresentar a classe àqueles que não a conhece e trazer de volta os que andam ausentes.
____Cuide para que os parentes e visitantes sejam apresentados à igreja.
____Premie os alunos mais esforçados, na medida do possível. Sugestões de brindes: caixas de bombons que possam ser compartilhadas por seu aluno com os familiares, amigos presentes e/ou livros. A Escola Dominical deve ser, sempre, um momento de aprendizado e de celebração da unidade.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Estimado(a) professor(a), o foco da aula de hoje será Josué: O valor do discipulado. Convide, previamente, três alunos para falarem de 3 a 5 minutos, a respeito de algumas peculiaridades desse servo de Deus extraordinário. Os tópicos a serem tratados pelos alunos a respeito de Josué são: O valor do discipulado. Depois, entregue uma pequena lembrança para os que participaram da atividade.

Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.







Fonte e crédito/CPAD.







Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Deus sempre em Primeiro Lugar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário