3 de julho de 2023

Plano de aula bíblica /Primários – Lição 02: De perseguidor a Missionário( Saulo p/ Paulo)

         

Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, ou um palito. O nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.

INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:

,,






Titulo da lição:
De perseguidor a Missionário
 Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
  
 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

 

Comece a aula cantando
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Não Há Ninguém Como Jesus - Levi da Luz


O Amor de Jesus - Louvor infantil


MEU CORAÇÃO ERA SUJO - 3Palavrinhas - VOLUME 3


Podes Falar Senhor - Crianças diante  do trono


Eyshila - Fala comigo


É BOM, É MUITO BOM (louvor infantil


Grande e Largo - 3 Palavrinhas -


Minha pequenina luz: Cristina Mel


O coração do menino e da menina - corinho infantil 


Deus é bom pra mim - 3 Palavrinhas


Deus É Tão Bom - 3Palavrinhas - Volume 4


O MEU CORAÇÃO É UMA CASINHA, NELE HABITA ALGUÉM MUITO ESPECIAL...


POR DENTRO, FORA, ALTO E BAIXO SEMPRE SOU FELIZ - Marilene Vieira (Clipe Oficial Animado)


 
 Crianças de todas as idades gostam de música.
*   Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.


HORA DA OFERTINHA,
Se você puder leve sua ofertinha também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças. 
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores

PLANO DE AULA
EI PROF.
Saulo era um homem temente a Deus e gostava de servi-lo. Ele pensava que estava agradando a Deus com suas atitudes e zelo religioso. Ele era um grande estudioso da Escritura e certamente pensava que conhecia ao Senhor. Porém, quando Jesus chamou seu nome, ele não reconheceu a voz de Deus. É muito importante investirmos tempo e dedicação em nossa vida espiritual, para termos uma comunhão verdadeira com Deus e sermos capazes de reconhecer a sua voz. Por meio do encontro de Saulo com Jesus, Saulo ficou cego. Mas, podemos perceber que na cegueira, Saulo pôde se enxergar diante de Deus, como um homem pecador, que precisava de salvação. A partir daí sua vida mudou completamente.

Não temos muitas informações sobre a infância e a adolescência do apóstolo Paulo (que se chamava Saulo). Mas, o que sabemos é suficiente para notar que foi uma fase importante, marcada por aprendizado. Ele foi estudioso e amava a Deus. Vejamos como foi a vida de Saulo e como ele encontrou com Jesus. Após esse encontro o caminho de Saulo foi transformado para sempre. 


👇
OBJETIVO
Que os alunos entendam que Jesus pode transformar qualquer pessoa.


PONTO CENTRAL
Quando Jesus entra em um coração, há grande transformação!


MEMÓRIA EM AÇÃO:
 ""Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo." (2 Coríntios 5.17).




   
👇  
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 Atos 9. 19-25
19 E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.

20 E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.

21 E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?

22 Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.

23 E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar.

24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida,

25 Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.
Bíblia Almeida Corrigida Fiel.

Mostre a Bíblia, fale de sua importância.
👇
Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir).





👇
Recurso visual
Para auxiliar Prof. No momento da Palavra foi confeccionado o recurso visual abaixo:





👇
Sugestões:
Recursos visuais
OS JUDEUS TRAMANDO PEGAR PAULO


PAULO FUGINDO NUM CESTO



 
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.

 
 Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.



ATIVIDADE INTERATIVA



Ovelhinhas de Cristo
    

  
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23

Criança de jesus tem energia pra gastar
    



Brincadeira Lúdica
Será um jogo de trilha. Prof. Terá que dividir a sala em duas equipes, um participante de cada equipe terá que ir à frente. A criança terá que responder a pergunta corretamente para avançar para a próxima casa, quem chegar primeiro vence!

👇
BRINCADEIRAS
Livro Sem Palavras
Cores que comunicam!
Atividade 1
 - Brincando com as cores
Esta brincadeira consiste do seguinte: Prof. Esconde as mãos coloridas dentro de uma caixa ou sacola. 
Cada cor representa uma ação que a criança executará. 
O branco a criança senta, o amarelo ela pula de alegria, o preto ela pega um amigo pela mão e sai correndo, o vermelho abraça três amigos e o verde caminha lentamente pela sala. 
Quando Prof. Mostrar a mão colorida ela deve seguir as instruções relativas á cor. 
É importante treinar as instruções com as crianças antes de começar a brincadeira. Pode-se começar lentamente e depois fazer mais rápido. Você pode relacionar as cores com as cores do Livro sem Palavras.
Como confeccionar:
Materiais: 
E.V.A amarelo, branco, preto, verde e vermelho.
Tesoura comum
Riscador.

Passo a passo: 
Risque os moldes no E.V.A e corte-os.

A partir desta brincadeira você pode desenvolver várias atividades. 
Use a sua criatividade!!



LEMBRANCIHA
- Chaveiro
Cada cor deste chaveiro tem um significado para ajudar a criança a entender o plano de Deus em salvar o homem. 
Depois de trabalhar as cores abaixo, cada criança pode ganhar um chaveiro para lembrar sempre do Plano de Salvação.

Use o diagrama abaixo para utilizar as cores:
Como confeccionar:
Materiais: 
E.V.A amarelo, branco, preto, verde e vermelho.
Tesoura comum
Riscador
Pistola de cola quente
Bastão de cola quente
Vazadores nº 3 e 11
Argola para chaveiro
Sutache dourado ou cordão (16 cm)

Passo a passo:
1) Risque os moldes no E.V.A e corte-os.
2) Com o vazador nº 11 faça dois círculos amarelos. Com o vazador nº 3 faça o furo em cada coração conforme indicação do molde acima.
3) Junte os corações na seguinte ordem: amarelo, preto, vermelho, branco e verde. Passe o sutache pelos furos e passe por dentro da argola também. faça com que uma ponta de sutache se encontre com outra cerca de 3,5 cm dos corações. Passe um pouco de cola unindo-as e depois cole os círculos um de cada lado para reforçar.
Fonte: Professora Denize Eiras, do livro "Faça arte: fazer e criar é só começar", editora AD Santos.


Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Deus através do seu filho Jesus, que resgatou Paulo e o perdoou de todos os seus pecados, mudou seu coração e o seu nome para Paulo, para que ele fosse um grande pregador da Palavra de Deus.


  
Apelo
Faça o apelo para que as crianças tenham a oportunidade de se entregarem a Cristo. Pergunte quem deseja ser obediente e ter seu coraçãozinho limpo de todo o pecado. Diga que Jesus pode limpar seus corações.

Ore com as crianças que decidiram. Diga a elas que daqui em diante devem sempre fazer o que é certo, como obedecer a Deus e aos seus pais e aprender mais da bíblia.


Oração
Pai Celestial, te agradecemos pela tua Palavra e pela vida do apóstolo Paulo, que foi um exemplo de como te servir.
Abre nossos corações para atender ao teu chamado e usa-nos para te servir com alegria e dedicação.
Em nome de Jesus, amém!










ALUNO

Fonte e crédito lição Bíblica CPAD.


  
      

Lembrando que houve um objetivo para esta aula.

A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus.


 
Hora do Lanche:
 
Aula Primarios Josias 013
Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Professores. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.


Ore com as crianças



Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

 
ORIENTE AOS PAIS OU A PESSOA RESPONSÁVEL PELA CRIANÇA. PARA RELEMBRA A HISTORIA EM CASA

 Lembrete para os Pais ou responsáveis pela criança.
Fazer em casa:
Cada criança tem um caderninho [lição de casa para os pais] elas trazem todos os domingos e levam pra casa para que os pais ajudem no aprendizado, nele eu escrevo assim:
"Mamãe e Papai ou responsável hoje o [ nome da criança] aprendeu sobre: 
Conte a eles...
Cole no caderno e traga na próxima aula."
Qualquer dúvida solicitem-me.

 Lembrete da Aula:
Imprima e entregue para os pais ou a pessoa responsável pela criança, para relembrar a historia em casa. 
 A história bíblica está baseada no texto bíblico de:

  Atos 9. 19-25
  

  


CRIANÇAS ATENÇÃO!

Leia a Bíblia
 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 


Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!
Com todo o meu carinho... 
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!

Vamos lá!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.

Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.

Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!

Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
 
  
PROF.)
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

👉Fontes Consultadas:
Créditos: Editora Responsável - Revista Primários CPAD
Comentarista-Raquel Deolinda
👇👇
👉As imagens foram tiradas da net.
Fontes Consultadas:
Créditos:
transmitindoa herança
tiasdaescolinha.blogspot.com
escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com
Classe Juniores EBD
espacoministerioinfantil.blogspot.com.br
blogdaebi.blogspot.com
Escola Bíblica Infantil
Adorador kids
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
Escola Bíblica Dominical “EBD”
ensinandoospequeninos.blogspot.
https://trabalhinhos.blogspot.com/
tiasama.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.com
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
  “Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!” 
(Ageu 2:4,5)
 
Alcançando crianças para Jesus

2 comentários: