28 de outubro de 2022

Plano de Aula Bíblica Jovens/Cpad – Lição 05: A falta que faz um líder

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
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A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
Prof. Deus levanta pessoas, em diferentes tempos, para conduzir o seu povo, e a ausência de um líder pode trazer sérios prejuízos.

-  Estudaremos a respeito do período dos juizes. 
Veremos que ao morrerem os líderes que serviram a Josué, o compromisso dos israelitas com o Senhor caiu no esquecimento. Em vez de se afastar dos cananeus restantes, como o Senhor ordenara, os israelitas colocam os inimigos derrotados no trabalho forçado, ou simplesmente se recusam a atacá-los em seus redutos. Cedo, os israelitas estavam se cansando com povos da terra, e muitos adotaram deuses e costumes pagãos. O livro de Juízes traça a ruína política e espiritual de Israel.

O volume todo do livro atravessa sete ciclos padronizados que caracterizam a época. Os ciclos en­volvem: Pecado, quando os israelitas se voltam para idolatria e abandonam a Lei de Deus; Servidão, quando os israelitas permitem a um inimigo oprimir seu povo; Suplica; quando Israel desesperado volta-se para Deus confessando seu pecado e pedindo por socorro; salvação, quando a pessoa de um líder carismático (um juiz) derrota os opressores: e silêncio, um período de descanso durante o qual o – juiz ajuda Israel a permanecer fiel Senhor” (Adaptado de Guia do Leitor do Bíblia. ed.10. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.157)

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prof. P eça aos alunos que citem os nomes de alguns juízes que julgaram os israelitas: A medida que forem falando vá anotando os nomes. Em seguida a­ apresente o quadro abaixo e mostre os personagens centrais do livro de Juízes.
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Otniel Primeiro juiz, cuja história primeiramente revela os modelos cíclicos (3.7-11).
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Débora A única mulher juíza, cuja a valente liderança encorajou o seu general Baraque, a obter uma grande vitória sobre os cananeus que voltaram a aparecer (4,5).
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Gideão O hesitante guerreiro cujo crescimento da fé demonstrado pela dispensa de seu exército, podendo assim combater os midianitas com somente 300 homens (6-8).
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Jefté Um pária que voltou a liderar os israelitas que o rejeitaram a uma grande, porém, cara vitória pessoal (10.6-127).
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Sansão Apesar de dotado de grande força física, esse juiz comprovou possuir uma moral fraca e falhou em libertar seu povo, apesar de ter matado muitos de seus inimigos (13-16).
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Extraído de Guia do Leitor da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, p.15
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 Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Quando Deus Escolhe Alguém | DVD Águas Purificadoras | Diante do Trono


O NOSSO GENERAL É CRISTO ( LETRA )


FIRME NAS PROMESSAS - Missão Harpa


TRABALHAI E ORAI - MISSÃO HARPA

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um. 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
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👉 Apresentem o título da lição:
A falta que faz um líder
Tenham uma excelente e produtiva aula!
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Para iniciar utilizem a:
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Liderança e novos líderes
Objetivos:
-  Enfatizar a importância da liderança formar e treinar novos líderes.
-  Analisar as consequeências da falta de liderança para um grupo.

Material:
01 bexiga para cada aluno

Local de realização: Adequado para o uso de bexigas, não é bom que seja dentro do templo, pois vai chamar a atenção de outras classes.
Procedimento:

Antes da aula:


- Combinem com alguns alunos para que durante a atividade que será realizada, eles saiam deixando sua bexiga para que os que ficarem não a deixem cair.

Por exemplo, uma classe com 10 alunos, 01 deve ficar.

Na aula:


- Distribuam 01 bexiga para cada aluno e peçam para que encham e deem um nó para o ar não escapar.

- Solicitem para que fiquem em círculo e joguem as bexigas para cima.

- Em seguida, deem um comando para aqueles alunos que vocês falaram anteriormente comecem a sair, mas suas bexigas permanecerão.

- Retirem mais pessoas e deixem as bolas para que as que permaneceram tentem controlar todas as bolas.

- Continuem retirando até deixar uma pessoa.

- Não se preocupem quando os alunos começarem a reclamar, incentive-os a continuar lutando para dominar todas as bolas, até que eles percebam que não conseguem e parem.

- Façam uma reflexão sobre a atividade, apontando para a importância da cooperação de todos, enfatizando que o líder necessita de outros para poder trabalhar de forma exitosa.

O que eles perceberam quanto a falta de um líder para pedir ajuda aos colegas, incentivar para que os demais retornem para colaborar?

Alguém se dispôs voluntariamente a ajudar aquele que permaneceu até o final?

- Depois, falem:

Paulo, o líder, precisou de dois cooperadores, Timóteo e Epafrodito, preparados e capacitados para o serviço. Sigamos pois este exemplo(Fp 2. 19 e 25).

Moisés também precisou de colaboradores que tinham propósitos comuns, vejam:

“E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs” (Ex17. 11 e 12).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo
.
Fonte da dinâmica /Blogatitudedeaprendizblogspot.com.

TEXTO PRINCIPAL
Naqueles dias, não havia rei em Israel, porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.
  Juízes 21.25


  LEITURA SEMANAL
SEGUNDA – Jz 1.1-11
Um período de transição.

TERÇA – Jr 23.1,2
Deus corrige as maus líderes.

QUARTA – Jr 23.4
Deus estabelece bons líderes.

QUINTA – Os 4.2
Quando o líder não cumpre com o seu papel.

SEXTA – Jz 17.1-21.25
A falta de uma liderança.

SEXTA – EC 8.1-10
A obediência ao rei.

SÁBADO – EC 7.1
A importância de um bom nome.


OBJETIVOS
- MOSTRAR como se deu o período dos juízes:
- CONSCIENTIZAR a respeito da falta de um líder:
- APRESENTAR a solução necessária para que não faltem líderes vocacionados e treinados.


TEXTO BÍBLICO
  Juízes 2.7-14
7 E serviu o povo ao SENHOR todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que prolongaram os seus dias depois de Josué e viram toda aquela grande obra do Senhor, a qual ele fizera a Israel.

8 Faleceu, porém, Josué filho de Num servo do Senhor da idade de cento e dez anos.

9 E sepultaram-no no termo da sua herdade, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte Gaas.

10 E foi também congregada toda aquela geração a seus pais e outra geração após ele se levantou que não conhecia o Senhor nem tampouco a obra que fizera a Israel.

11 Então, fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do Senhor: e serviram aos baalins.

12 E deixaram o SENHOR Deus de seus pais que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles e encurvaram-se a eles, e provocaram o SENHOR a ira.

13 Porquanto deixaram ao SENHOR e serviram a Baal e o Astarote.

14 Pelo que a ira do SENHOR se acendeu contra Israel e os deu na mão dos roubadores, e os roubaram: e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor: e não puderam mais estar em pé diante dos seus inimigos.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


INTRODUÇÃO
O livro de Juízes oferece um registro importante de um longo período da história de Israel. Ele mostra uma época de “altos e baixos” do povo de Deus, um tempo marcado pelo declínio espiritual, moral e social. Um olhar mais atento sobre este livro nos permite dizer que um dos principais fatores para tal decadência foi a ausência de uma liderança constante à frente de Israel. Na lição deste domingo, estudaremos as consequências da falta de uma liderança permanente estabelecida por Deus.


I- O PERÍODO DOS JUÍZES
1- O livro de Juízes.
É um livro histórico do Antigo Testamento cuja autoria é desconhecida. Ele relata a história dos chamados juízes que governavam o povo de Israel num período que compreende a morte de Josué e a ascensão de Saul como rei (At 13,19,20). Com uma abordagem de natureza religiosa, o livro de Juízes é melhor compreendido a partir de uma análise da realidade vivida por Israel na época. Este exame nos mostra a infidelidade do povo, o juízo de Deus, o sofrimento, o clamor e a resposta do Todo-Poderoso. Diante destes fatos, podemos afirmar que o livro de Juízes se propõe a advertir a respeito do perigo e dos prejuízos de um povo desprovido de uma liderança.

Outra importante mensagem que aprendemos por intermédio do estudo do livro de Juízes e o quanta Deus é benevolente e longânimo, pois mesmo em tempos sombrios de apostasia, o Senhor sempre ouve e atende ao seu povo quando este se arrepende de seus erros e o busca. Deus é Bom e tem levantado ao longo de toda a história, homens e mulheres fiéis para liderarem o seu povo, glorificando o seu santo nome.


2- A liderança dos juízes.
Os juízes mencionados neste livro são: Otniel. Eúde, Sangar, Débora, Gideão, Tola, Jair, Jefté, lbsã. Elom, Abdom e Sansão. Eli e Samuel pertencem a este grupo seleto, mas os seus feitos não são registrados no livro de Juízes. Sendo assim, quatorze é o número de juízes registrados nas Escrituras. Os juízes foram pessoas escolhidas por Deus para governar o seu povo. A função deles não era herdada, como os reis e sacerdotes, mas se tratava de uma escolha direta de Deus. Os Juízes não tinham a função de interpretar a Lei, mas a responsabilidade de cumpri-la e Levar o povo a fazer o mesmo. Cada um desses juízes foi levantado em um tempo de grande aflição para Israel. Sob a autoridade e o poder de Deus eles realizaram grandes feitos, desempenhando um importante papel ao longo de aproximadamente, 410 anos.


3- O contexto social dos juízes.
Os juízes atuaram em um período que pode ser bem compreendido e bem definido pelas seguintes expressões: “não havia rei em Israel” (Jz 18.1) e “cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos” (Jz 21.25). Estas declarações revelam um povo sem a presença de um líder permanente e que, em função disso, acreditava que era livre para fazerem o que bem desejasse. A desobediência foi uma marca no tempo dos juízes. Sem a presença é a referência de um líder, o povo de Israel se desviou dos Mandamentos do Senhor. foi indiferente às obras que Deus havia realizado por ele e por seus pais. mas, além disso, negligenciou a comunhão com Deus, pois o livro de Juízes registra vários episódios nos quais Israel esteve mergulhado na idolatria. Os Juízes foram levantados por Deus em uma época de frieza espiritual, confusão social e declínio moral.


PENSE! 
Josué deveria ter pedido ao Senhor um sucessor?


PONTO IMPORTANTE!
As Escrituras Sagradas mostram que a falta de um líder permanente trouxe sérias consequências para todo o povo de Deus.


SUBSÍDIO 1
Prof. Explique que os juízes, de onde o livro de Juízes toma o seu nome, foram líderes carismáticos comandantes de rebeliões contra opressores estrangeiros e líderes espirituais e políticos da nação ou de uma ou mais das suas áreas tribais. Como os reis mais tarde, um ‘juiz’ exercia poder associado com as três divisões do governo: legislativo, administrativo e judiciário.” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. ed.10.Rio de Janeiro: CPAO.2010, p.145)


II- A FALTA DE UM LÍDER
1- O problema. 
Sabemos que Liderar é o mesmo que conduzir pessoas, orientando-as nas mais diferentes situações da vida.
Tal Conceito nos mostra que a liderança é essencial para o sucesso de um empreendimento e o bem-estar de uma sociedade. Todo grupo social, sem uma liderança, está fadado ao desastre, assim como Israel no tempo dos juízes. Certa vez, o Senhor Jesus vendo uma multidão se compadeceu dela “porque andavam como ovelhas que não têm pastor”(Mt 9.36). 
A percepção de Jesus a respeito daquela multidão expõe pelo menos duas importantes lições:
1) devemos cuidar para que haja líderes que se importam com o rebanho:

2) a falta de líderes segundo o coração de Jesus é uma tragédia.
A situação na qual o povo de Israel foi submetido no período dos juízes, somada a atitude e as palavras de Jesus aqui expostas, é suficiente para mostrar o quão grave é a problemática é a caminhada do povo de Deus sem a presença permanência de uma liderança estabelecida pelo Senhor.


2- As consequências gerais.
Quais são as consequências para o povo de Deus, que a falta de uma liderança estabelecida por Ele pode causar? Segundo a experiência de Israel no período dos juízes. podemos apontar os seguintes efeitos: as pessoas ficam sem ter uma direção e se tornam como um barco a deriva: o povo passa a ter a ideia err6nea de que é livre para fazer o que bem entender. prejudicando o próximo, a si próprio e a nação como um todo: as pessoas ficam mais vulneráveis aos ataques dos inimigos e a toda a sorte de males. O registro dos acontecimentos narrados no livro de Juízes e cíclico, pois a história se repete muitas vezes, ou seja, Israel cai na idolatria, Deus subjuga Israel a outros povos: Israel clama em meio ao sofrimento e Deus os livra por meio de um juiz (Jz 3.7-9). Ao que parece, uma das formas de Deus corrigir o seu povo é privando-o de líderes que o represente. Da mesma forma, quando Ele quer abençoar e recompensar o seu povo. Deus o presenteia com líderes segundo o seu coração (Jr 3.14,15). Como igreja do Senhor, devemos clamar a Ele, pedindo que nunca falte líderes espirituais cujo caráter seja ilibado.


3- As principais consequências.
As consequências da falta de uma liderança permanente são inúmeras, porém as principais, de acordo com o livro de Juízes são: a confusão social, o caos moral e a apostasia. O povo de Israel se esqueceu do concerto com o Senhor que o havia resgatado do Egito. O povo sem direção passou a caminhar pela senda da idolatria e da devassidão. Como forma de punição pelos pecados era oprimido e saqueado por diversos povos inimigos.


SUBSÍDIO 2
Prof. Inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: 
-  Quais são as consequências de quando não se tem uma liderança efetiva? 
- Ouça os alunos com atenção.
-  Em seguida apresente o esquema abaixo com as consequências apresentadas na lição.


A FALTA DE UM LÍDER
1- Confusão social.
2- As pessoas, erroneamente, acreditam que podem fazer o que bem entenderem, gerando caos.
3- Caos moral e apostasia.
Conclua enfatizando que uma das formas de Deus corrigir o seu povo é privando-o de líderes que o represente.


PENSE! 
Você valoriza seus líderes?


PONTO IMPORTANTE! 
A liderança precisa de respeito e apoio para que exerça seu trabalho com excelência.


III- A SOLUÇÃO
1- A inevitável necessidade de transição.
A obra de Deus não é feita por uma pessoa apenas. Deus decidiu conduzir o seu povo por meio de homens. Contudo, sabemos que todos os homens têm as suas limitações e que toda a Liderança é passageira, pois o tempo passa para todos, indistintamente. Sendo assim, a transição é inevitável e deve acontecer segundo a orientação do Senhor. Assim como Moisés, o líder precisa ter desprendimento e compromisso com o futuro da obra de Deus (Nm 2715-21) e apresentar ao Senhor aquele que será escolhido para tal tarefa de sucedê-lo (Dt 31.1-8). O líder que prepara o sucessor de­monstra reconhecer as próprias Limitações, a dependência de Deus e o amor a sua obra. Grandes líderes tiveram o cuidado de trabalhar na transição de suas Lideranças, dentre os quais se destacam a ousadia de Elias, quando escolheu a Eliseu como o seu sucessor (1 Rs 19.19).


2- O investimento nos mais jovens.
Deus nunca teve problemas em usar pessoas independente de suas idades cronológicas. O Senhor falou com Samuel enquanto ele era bem jovem, pois o sacerdócio havia se corrompido (1 Sm 3.1-14). Davi era um menino quando foi separado e ungido para substituir Saul. Jeremias se considerou uma criança diante da incumbência de ser um pro­feta e Timóteo enfrentou dificuldades por ter exercido o ministério pastoral sendo ainda tão jovem (Jr 1.6,7; 1 Tm 4.12-14). É preciso preparar as crianças, os adolescentes e os jovens para que, futuramente, venham servir ao Senhor exercendo uma liderança que glorifique seu nome.


3- Deixando um legado positivo.

O que é um legado? Segundo o Dicionário Houaiss significa “o que é transmitido às gerações que se seguem “. Partindo deste significado podemos afirmar que o legado de alguém é algo que o tempo não é capaz de desfazer. Também podemos concluir que legado não tem relação só com bens materiais, mas com princípios, valores e exemplo de vida. Não podemos também nos esquecer de que nas Escrituras Sagradas alguns Líderes deixaram um “legado” de dor e sofrimento e não podem ser vistos como um referencial a ser seguido. Tomemos como exemplo o rei Acabe e a rainha Jezabel, símbolos da idolatria e apostasia.

Outro exemplo é o “legado” de Sansão.

Este Jovem foi chamado pelo Senhor para libertar o seu povo da mão dos filisteus, mas decidiu não seguir o exemplo de seus pais e abandonou os princípios bíblicos para fazer suas próprias escolhas e seguir sua vontade (Jz 13-5,8,14,24,25). Ele menosprezou a capacidade e o poder que o Senhor Lhe concedeu. Toda liderança precisa estar consciente da responsabilidade de se deixar uma “herança” frutífera para as próximas gerações até que Cristo venha.


SUBSIDIO 3
Prof. Escreva a seguinte frase no quadro: “Líderes cultivam líderes” (Stan Toler). Em seguida discuta com os alunos se eles concordam ou não com o que foi escrito e o porquê. A reflexão tem como objetivo ajudar os alunos a compreenderem que precisamos investir na formação dos jovens para que futuramente tenhamos líderes segundo o coração de Deus” que vão deixar um legado para as próximas gerações.


CONCLUSÃO
Aprendemos, nesta lição, a respeito da importância e o valor do líder segundo o coração de Deus e também as consequências da falta de uma liderança. É necessário preparar os adolescentes e os jovens para que, futuramente, venham servir ao Senhor exercendo uma Liderança que glorifique o seu nome.


HORA DA REVISÃO
1- Quem é o autor do livro de Juízes?
R. Sua autoria é desconhecida



2- Qual a realidade de Israel no tempo dos juízes?
R. Sofrimento, clamor e a resposta ao Todo-Poderoso.



3- Segundo a lição, o que se propõe o livro de Juízes?
R. O livro de Juízes se propõe a advertir a respeito do perigo e dos prejuízos de um povo desprovido de uma liderança.



4- Cite três juízes de Israel.
R. Otniel, Débora e Sansão.



5- O que significa um legado?
R. “O que é transmitido às gerações que se seguem”.
Fonte e crédito lições jovens CPAD



  
Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. 
João 4:35.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
2 Timóteo 2.15.
 
 O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
- Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

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