✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
A PROMESSA DA VINDA DO ESPÍRITO SANTO
Promessa feita no Antigo Testamento.
Deus já havia falado séculos antes, por meio do profeta Joel, que derramaria seu Espírito sobre toda carne. Os filhos e filhas profetizariam, os velhos sonhariam e os jovens teriam visões. Sobre servos e servas, Deus derramaria do seu Espírito (Jl 2.28,29). Isso aconteceria “depois”, ou seja, nos últimos dias. Esses últimos dias iniciaram-se justamente com a vinda, morte e ressurreição de Jesus. Então vivemos esses “últimos dias” independentemente de quão longe de fato eles estejam. O fato é que o profeta do Antigo Testamento alerta de que nos últimos dias haveria um derramamento do Espírito de Deus. Logo após o Pentecostes, Pedro confirma essa promessa quando, em seu discurso, explica ao povo que tudo que tinham visto e ouvido era apena o cumprimento da promessa (At 2.14-26). Promessa feita no Novo Testamento.
Quando João Batista apareceu em cena falando de seu propósito, deixou claro ao povo que ele batizaria com água para arrependimento, mas aquele que viria depois dele batizaria com o Espírito Santo e com fogo (Lc 3.16). Quando Jesus foi até João para ser batizado no rio Jordão, o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba (Lc 3.21,22).Jesus também fez menção da descida do Espírito Santo quando estava no último dia da Festa dos Tabernáculos. Nesta ocasião, Ele fez um convite a todos que tinham sede, pois quem nEle crê, como diz a Escritura, rios de água viva correram do seu ventre (Jo 7.37). Jesus estava se referindo ao Espírito Santo, pois Ele ainda não havia sido glorificado (Jo 7.37-39). Deus cumpre suas promessas e sua Palavra não falha.
Orientações sobre o cumprimento da promessa.
No início do livro de Atos, o autor narra que Jesus, depois de ter ressuscitado, apresentou-se aos apóstolos com muitas provas incontestáveis e falou a respeito do Reino de Deus, determinando que não se ausentassem de Jerusalém até que a promessa do Pai se cumprisse (At 1.3,4). Jesus deu uma ordem e a obediência é sempre necessária para que suas promessas se cumpram em nossas vidas, como aconteceu com aqueles discípulos de Jesus.
Mediante a orientação de Jesus aos seus discípulos para que ficassem na cidade de Jerusalém até que fossem do alto revestidos de poder, os discípulos perguntam se era naquele tempo que Jesus restauraria Israel. Não entenderam a amplitude da promessa. Não era sobre quando nem apenas sobre Israel. Então Jesus explica que a promessa não era sobre ficar especulando tempos e datas, mas se tratava de poder para testemunhar as Boas Novas até os confins da terra.
Mediante a orientação de Jesus aos seus discípulos para que ficassem na cidade de Jerusalém até que fossem do alto revestidos de poder, os discípulos perguntam se era naquele tempo que Jesus restauraria Israel. Não entenderam a amplitude da promessa. Não era sobre quando nem apenas sobre Israel. Então Jesus explica que a promessa não era sobre ficar especulando tempos e datas, mas se tratava de poder para testemunhar as Boas Novas até os confins da terra.
Deus é senhor do tempo. Ele cumpre com as suas promessas, ainda que alguns não creiam.
O PROPÓSITO DA PROMESSA
Poder para testemunhar.Jesus deixa claro aos seus discípulos que a virtude, ou poder do Espírito Santo que receberiam, era para conceder poder para testemunhar. Sem poder não há testemunho eficaz. Não podemos confundir poder divino com barulho ou movimentação. Nem sempre cultos e pessoas “barulhentas” estão realmente cheias do Espírito Santo. Ser cheio do Espírito Santo é viver uma vida de santidade, cujas ações glorificam o nome de Jesus.
Uma vida de poder começa pelo testemunho mediante o comportamento, as ações. Tomemos como exemplo a mulher sunamita em relação a Eliseu. A mulher disse ao seu marido que aquele que sempre passava por eles era um santo homem de Deus (2Rs 4.9).
A promessa do recebimento da virtude do Espírito foi afirmada no Antigo Testamento e ratificada no Novo. Tal revestimento de poder não foi somente para as pessoas nos dias de Jesus, mas para todos que creem até os dias de hoje.
Adália Helena.
Momento do louvor
Cante:Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Harpa Cristã - 239 - Imploramos o Consolador - Levi - com letra
TEU ESPÍRITO VEM DERRAMA - 290 - HARPA CRISTÃ - Carlos José
Hino 336 - Harpa Cristã - Oração de Elias
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.·
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
HARPA CRISTÃ-5-Ó DESCE FOGO SANTO.wmv
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.·
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
👉 Apresentem o título da lição:
A Promessa da Vinda do Espirito Santo
TEXTO ÁUREO
Atos 2.1.
- Mostrar o cumprimento da promessa do Espírito Santo
- Falar sobre o Espírito Santo prometido por Deus.
15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos.
1- A promessa da vinda do Espírito Santo
2- A promessa se cumpre
3- O Espírito Santo prometido por Deus
Conclusão.
1.1. A promessa da vinda do Espírito Santo e a sua importância. Através do profeta Joel visualizamos com maior clareza os detalhes a respeito do derramamento do Espírito Santo nos últimos dias. Assistimos que Deus revelou a este profeta que, nos últimos dias, haveria uma efusão do Espírito Santo sobre os fiéis: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito:” [Jl 2.28-29].
Pastor Amador dos Santos:
”A expressão de Joel: “…E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda carne…” [Jl 2.28] sugere uma verdadeira conversão, com ligações entre os versículos 12 e 17. A ênfase profética do referido texto é uma chamada de responsabilidade: “Convertei-vos a mim com jejuns e com choro e com pranto” [Jl 2.12]. E mais ainda: “Rasgai o vosso coração e não a vossa veste” [Jl 2.13]. E também inclui: “Santificai a congregação, proclamai um dia de proibição” [JI 2.15]; “…ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo de sua recâmara, e a noiva do seu tálamo” [Jl 2.16]. Feito tudo isto, então certamente ocorreria o derramamento do Espírito:’
1.2. A promessa da vinda do Espírito Santo nas palavras de Joao Batista.
Não há de ser por acaso que Jesus é descrito por Joao Batista como Aquele que batizaria com o Espírito Santo e com fogo: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim e mais poderoso do que eu, cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” [Mt 3.11]. Para evidenciar que as palavras ditas por Joao Batista eram verdadeiras, assistimos que o Senhor Jesus, quando se despedia de seus discípulos no monte das Oliveiras antes de ser elevado ao céu, assegurou que eles seriam batizados com o Espírito Santo não muito tempo depois daqueles dias, como de fato aconteceu [At 1.5]; A respeito deste desejo de Jesus para que sejamos batizados com o Espírito Santo, podemos dizer que continua ecoando. Ele quer que todos os salvos sejam selados com o Espírito Santo.
Dicionário Bíblico Wycliffe:
”.Antes de subir aos céus, o Senhor Jesus disse aos doze: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” [At 1.8). Com a chegada do Pentecostes, a igreja entrou nos últimos dias” [At 2.17]. Os escravos (“servos”) assim como os livres, e as mulheres (“filhas”), assim como os homens, iriam agora “profetizar,, [At 2.18]. Os judeus de Creta e da Arábia ouviram falar das grandezas de Deus” nos seus próprios idiomas.”
1.3. A promessa da vinda do Espírito Santo nas palavras de Jesus.
Jesus despede-se dos Seus discípulos e diz que o Espírito Santo estaria entre nós [Jo 14.16]. Após Jesus ter sido elevado ao céu, e já à direita do Pai, cumpriu-se o que Ele prometeu [At 2.1-13). Assim, o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes inaugura um novo tempo conforme o plano de Deus, no qual homens e mulheres anunciam em toda a parte a grandeza de Deus e a salvação em Cristo Jesus [At 1.8; 2.11]. Jesus exaltado agora a destra de Deus juntamente ao Pai derrama-lhes Espírito Santo [At 2.33]. Desse modo o Espírito Santo prometido nos revela a presença de Jesus entre nós.
Stanley Horton:
“É difícil sugerir que um dos títulos ou propósitos do Espírito Santo seja mais importante que outro. Tudo que o Espírito Santo faz é vital para o Reino de Deus. Há, no entanto, um propósito, uma função essencial do Espírito Santo, sem a qual tudo quanto se tem dito a respeito dEle até agora não passa de palavras vazias: o Espírito Santo é o penhor que garante nossa futura herança em Cristo.
* A promessa do derramamento do Espírito Santo não surgiu após a vinda de Jesus Cristo ao mundo, mas trata-se de um aspecto do perfeito plano divino para o Seu povo revelado ainda nos tempos do Antigo Testamento.
2.1. Espírito Santo: o Ensinador.
Não restam dúvidas de que a promessa que o Espírito Santo seria o nosso ensinador e perceptiva! em nossa vida [Jo. 14.26]. Sobre esta verdade temos de nos situar ser o Espírito Santo que nos auxilia a entendermos o que lemos e nos faz lembrar em muitas situações daquilo que está escrito, guiando o crente em toda a verdade [Jo 16.13]. Para conduzir nossa tese, podemos dizer que o Espírito Santo e o Mestre da verdade e se estivermos preparados para ouvir, Ele nos auxilia na interpretação e compreensão correta dos textos sagrados.
Stanley Horton:
O Espírito Santo pode e irá ajudar todo crente a interpretar e compreender corretamente a Palavra de Deus e a sua obra continua neste mundo. Ele nos levará a toda verdade. Esta promessa, no entanto, exige também que cooperemos com o nosso esforço. Devemos ler com cuidado e com oração. Deus jamais teve a intenção de fazer da Bíblia um livro de difícil compreensão para o seu povo. Porém, se não nos dispusermos a cooperar com o Espírito Santo mediante o estudo e a aplicação de regras sadias de interpretação, nosso modo de entender a Bíblia – nossa regra infalível da fé e conduta – ficará carregado de erros. O Espírito Santo nos levará toda a verdade à medida que lemos e estudamos cuidadosamente a Bíblia, sob sua orientação.
* E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões…
2.2. Espírito Santo:
O Consolador. Adotando o ponto de vista das Escrituras, assistimos que Jesus prometeu aos discípulos que enviaria o Espirito Consolador: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” [Jo 14.16]. Reparem que Jesus vai para o Pai, porém Ele promete deixar o Consolador para estar conosco para sempre. Sendo assim, é essencial entendermos que estas palavras de Jesus são uma benção que precisamos dar sempre graças a ela, pois jamais ficaremos ou permaneceremos sós
Bispo Primaz Manoel Ferreira:
Precisamos conhecer o Espírito Santo, pois é Ele quem nos leva a Jesus. Fica bem claro, portanto, que Deus o enviou para nos consolar em todas as nossas aflições, nos fortalecendo para que possamos resistir nos dias maus. Outro ponto que devemos ter em mente é que o Espírito Santo reside no crente a fim de ajudá-lo em sua caminhada cristã.”
2.3. O Espírito Santo nos fortalece contra o pecado.
Quantas pessoas conhecemos entre nossos familiares e em meio a nossa roda de amigos que foram transformadas pelo poder do Espírito Santo? Todo aquele que se achega a Cristo tem sua vida pecaminosa transformada e restaurada pela ação direta do Espírito Santo de Deus! A certeza deste pensamento se dá por entendermos que o Espírito Santo opera regeneração e renovação, segundo a misericórdia de Deus [Tt 3.5]. Por essa razão, nao resista a ação do Espírito de Deus em sua vida, para que ela seja transformada pelo poder de Deus.
A ação do Espírito Santo vai além de nos consolar, Ele nos auxilia nos conduzindo a vitória sobre o pecado. Neste trajeto a compreensão que devemos ter é que o Espírito Santo é um Amigo primoroso, que nos auxilia quando necessitamos do socorro do Alto [Rm 8.26]. Com Sua ajuda, Deus transforma a vida do homem e da mulher, libertando do jugo do pecado e da opressão do mal.
* A virtude do Espírito Santo e a promessa que Deus fez a todos os Seus filhos. Esta promessa do derramamento do Espírito Santo é universal.
… é essencial entendermos que estas palavras de Jesus são uma benção que precisamos dar sempre graças; mas por ela, pois jamais ficaremos ou permaneceremos sós.
3.1. O batismo com o Espírito Santo está no coração da Teologia Pentecostal.
Gutierres Siqueira, em sua obra “O Espírito e a Palavra”, afirmou: ”A crença no batismo no Espírito Santo como um dom distinto da conversão e subsequente à regeneração e um pilar do pentecostalismo. Sem a doutrina e a busca efetiva do batismo no Espírito Santo, não existe pentecostalismo nem com espiritualidade nem como teologia: O batismo com o Espírito Santo para nós, pentecostais, é o cumprimento da promessa do Pai desde o Antigo Testamento. Por isso me parece justo dizer que, com base nos escritos deixados nas Escrituras, podemos constatar que a obra do Espírito Santo é perceptível nos tempos antigos em vários textos expostos nos Antigo Testamento.
Pastor Esequias Soares:
A promessa da vinda do Espírito Santo vem desde o Antigo Testamento e dela falou Joao Batista e foi com certa frequência reiterada pelo Senhor Jesus. O discurso sobre a vinda do Consolador em Joao 16.8-11 fala do relacionamento do Espírito Santo com o mundo, ou seja, as pessoas em geral.
3.2. A promessa se cumpriu no Pentecostes.
Como já vimos, o Antigo Testamento sinalizava sobre a vinda do Espírito Santo para residir de forma integral e imutável nos filhos de Deus. Como nos mostra a Bíblia, na primeira aparição visível da Igreja, vemos uma das passagens mais deslumbrantes das Escrituras [At 2]. Ao narrar a cena, o entusiasmo se soma a paixão ao ver que cristãos que perseveraram fielmente no cenáculo, foram cheios do Espírito Santo e logo começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes outorgava. Naquele ambiente cumpriu-se a promessa de Deus. No capítulo 2 observamos que o apóstolo Pedro, por tudo que aconteceu no dia de Pentecostes, remeteu suas palavras a profecia de Joel para proclamar que a extraordinária experiência era o cumprimento do que fora predito no Antigo Testamento [Jl 2.28-29].
Bispo Primaz Manoel Ferreira:
O trauma que os discípulos sofreram com a morte de Jesus e a acusação de terem roubado o túmulo do Mestre ocasionou grandes dores e temores, contudo isso não foi suficiente para que abandonassem a fé. Muitos creram, buscaram e esperando serem cheios do Espírito Santo, conforme Jesus havia prometido que aconteceria após a Sua morte [Jo 16.7). No dia da festa de Pentecostes estavam todos reunidos e suas orações foram respondidas, e todos foram cheios do Espírito Santo [At 2.2-13]!’
3.3. A promessa continua de pé.
O batismo com o Espírito Santo é uma promessa que acompanha aqueles que já são de Cristo. Esta promessa não ficou restrita à Igreja Primitiva. A respeito deste pensamento o Ministério de Madureira entende que o batismo com o Espírito Santo e uma promessa que segue para os nossos dias. Assim, buscar a realização dessa promessa do alto é uma necessidade de todos os salvos, para anunciar com ousadia a Palavra de Deus a todas as pessoas.
Bispo Primaz Manoel Ferreira:
Devemos rogar ao Pai que, assim como na Igreja Primitiva, o Espírito Santo nos ajude a sermos saudáveis na fé, sólidos no entendimento e zelosos na sustentação da chamada do legitimo avivamento espiritual. O Espírito Santo é nosso Amigo e está disponível a um relacionamento mais profundo com aqueles que O desejam.”
* O derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes não foi um evento isolado e único.
VERDADE PRÁTICA
O cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo é mais um aspecto relevante no perfeito e glorioso plano divino para a humanidade.OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Ensinar sobre a promessa da vinda do Espírito Santo- Mostrar o cumprimento da promessa do Espírito Santo
- Falar sobre o Espírito Santo prometido por Deus.
TEXTO DE REFERÊNCIA
Atos 2. 14-17
14 Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.15 Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.
16 Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17 E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos.
LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA – Is 44.3
O profeta Isaías e a promessa do Espírito.
TERÇA – Ez 39.29
O profeta Ezequiel e a promessa do Espírito.
QUARTA – Zc 12.10
O profeta Zacarias e a promessa do Espírito.
QUINTA – Lc 24.4
A promessa é para todos os crentes.
SEXTA – At 1.4
Jesus confirmou a promessa do Pai.
SÁBADO – At 2.39
A promessa de Deus é extensiva.
🙏
MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que o Espírito Santo continue sendo derramado sobre a igreja de Cristo.ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução1- A promessa da vinda do Espírito Santo
2- A promessa se cumpre
3- O Espírito Santo prometido por Deus
Conclusão.
INTRODUÇÃO
A promessa do batismo com o Espírito Santo cumpriu-se de maneira admirável no capítulo 2 de Atos dos Apóstolos. Ainda hoje, devemos confiar no cumprimento dessa promessa em nossas vidas.PONTO DE PARTIDA:
A promessa de Deus é para todos.
1- A PROMESSA DA VINDA DO ESPÍRITO SANTO
Veremos neste tópico que a promessa do derramamento do Espírito Santo não surgiu após a vinda de Jesus Cristo ao mundo, mas trata-se de um aspecto do perfeito plano divino para o Seu povo revelado ainda nos tempos do Antigo Testamento [Is 44.3; 59.19-21]. Assim, destacaremos a promessa de Deus revelada por intermédio de Joel (também identificado como “profeta do Pentecoste”), Joao Batista e Nosso Senhor Jesus Cristo.1.1. A promessa da vinda do Espírito Santo e a sua importância. Através do profeta Joel visualizamos com maior clareza os detalhes a respeito do derramamento do Espírito Santo nos últimos dias. Assistimos que Deus revelou a este profeta que, nos últimos dias, haveria uma efusão do Espírito Santo sobre os fiéis: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito:” [Jl 2.28-29].
Pastor Amador dos Santos:
”A expressão de Joel: “…E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda carne…” [Jl 2.28] sugere uma verdadeira conversão, com ligações entre os versículos 12 e 17. A ênfase profética do referido texto é uma chamada de responsabilidade: “Convertei-vos a mim com jejuns e com choro e com pranto” [Jl 2.12]. E mais ainda: “Rasgai o vosso coração e não a vossa veste” [Jl 2.13]. E também inclui: “Santificai a congregação, proclamai um dia de proibição” [JI 2.15]; “…ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo de sua recâmara, e a noiva do seu tálamo” [Jl 2.16]. Feito tudo isto, então certamente ocorreria o derramamento do Espírito:’
1.2. A promessa da vinda do Espírito Santo nas palavras de Joao Batista.
Não há de ser por acaso que Jesus é descrito por Joao Batista como Aquele que batizaria com o Espírito Santo e com fogo: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim e mais poderoso do que eu, cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” [Mt 3.11]. Para evidenciar que as palavras ditas por Joao Batista eram verdadeiras, assistimos que o Senhor Jesus, quando se despedia de seus discípulos no monte das Oliveiras antes de ser elevado ao céu, assegurou que eles seriam batizados com o Espírito Santo não muito tempo depois daqueles dias, como de fato aconteceu [At 1.5]; A respeito deste desejo de Jesus para que sejamos batizados com o Espírito Santo, podemos dizer que continua ecoando. Ele quer que todos os salvos sejam selados com o Espírito Santo.
Dicionário Bíblico Wycliffe:
”.Antes de subir aos céus, o Senhor Jesus disse aos doze: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” [At 1.8). Com a chegada do Pentecostes, a igreja entrou nos últimos dias” [At 2.17]. Os escravos (“servos”) assim como os livres, e as mulheres (“filhas”), assim como os homens, iriam agora “profetizar,, [At 2.18]. Os judeus de Creta e da Arábia ouviram falar das grandezas de Deus” nos seus próprios idiomas.”
1.3. A promessa da vinda do Espírito Santo nas palavras de Jesus.
Jesus despede-se dos Seus discípulos e diz que o Espírito Santo estaria entre nós [Jo 14.16]. Após Jesus ter sido elevado ao céu, e já à direita do Pai, cumpriu-se o que Ele prometeu [At 2.1-13). Assim, o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes inaugura um novo tempo conforme o plano de Deus, no qual homens e mulheres anunciam em toda a parte a grandeza de Deus e a salvação em Cristo Jesus [At 1.8; 2.11]. Jesus exaltado agora a destra de Deus juntamente ao Pai derrama-lhes Espírito Santo [At 2.33]. Desse modo o Espírito Santo prometido nos revela a presença de Jesus entre nós.
Stanley Horton:
“É difícil sugerir que um dos títulos ou propósitos do Espírito Santo seja mais importante que outro. Tudo que o Espírito Santo faz é vital para o Reino de Deus. Há, no entanto, um propósito, uma função essencial do Espírito Santo, sem a qual tudo quanto se tem dito a respeito dEle até agora não passa de palavras vazias: o Espírito Santo é o penhor que garante nossa futura herança em Cristo.
* A promessa do derramamento do Espírito Santo não surgiu após a vinda de Jesus Cristo ao mundo, mas trata-se de um aspecto do perfeito plano divino para o Seu povo revelado ainda nos tempos do Antigo Testamento.
2- A PROMESSA SE CUMPRE
A promessa sobre a vinda do Espírito Santo se cumpriu fielmente, como Lucas descreve no capítulo 2 de Atos dos Apóstolos. Ao longo do Novo Testamento vemos que a ação do Espírito Santo é ampla e variada enquanto Deus está formando um povo para o Seu nome [At 15.14]. O Espírito Santo habita no discípulo de Cristo, ensina, capacita, consola, guia, ajuda, dentre tantas outras operações. Glória a Deus pelo cumprimento de tão abençoadora promessa2.1. Espírito Santo: o Ensinador.
Não restam dúvidas de que a promessa que o Espírito Santo seria o nosso ensinador e perceptiva! em nossa vida [Jo. 14.26]. Sobre esta verdade temos de nos situar ser o Espírito Santo que nos auxilia a entendermos o que lemos e nos faz lembrar em muitas situações daquilo que está escrito, guiando o crente em toda a verdade [Jo 16.13]. Para conduzir nossa tese, podemos dizer que o Espírito Santo e o Mestre da verdade e se estivermos preparados para ouvir, Ele nos auxilia na interpretação e compreensão correta dos textos sagrados.
Stanley Horton:
O Espírito Santo pode e irá ajudar todo crente a interpretar e compreender corretamente a Palavra de Deus e a sua obra continua neste mundo. Ele nos levará a toda verdade. Esta promessa, no entanto, exige também que cooperemos com o nosso esforço. Devemos ler com cuidado e com oração. Deus jamais teve a intenção de fazer da Bíblia um livro de difícil compreensão para o seu povo. Porém, se não nos dispusermos a cooperar com o Espírito Santo mediante o estudo e a aplicação de regras sadias de interpretação, nosso modo de entender a Bíblia – nossa regra infalível da fé e conduta – ficará carregado de erros. O Espírito Santo nos levará toda a verdade à medida que lemos e estudamos cuidadosamente a Bíblia, sob sua orientação.
* E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões…
2.2. Espírito Santo:
O Consolador. Adotando o ponto de vista das Escrituras, assistimos que Jesus prometeu aos discípulos que enviaria o Espirito Consolador: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” [Jo 14.16]. Reparem que Jesus vai para o Pai, porém Ele promete deixar o Consolador para estar conosco para sempre. Sendo assim, é essencial entendermos que estas palavras de Jesus são uma benção que precisamos dar sempre graças a ela, pois jamais ficaremos ou permaneceremos sós
Bispo Primaz Manoel Ferreira:
Precisamos conhecer o Espírito Santo, pois é Ele quem nos leva a Jesus. Fica bem claro, portanto, que Deus o enviou para nos consolar em todas as nossas aflições, nos fortalecendo para que possamos resistir nos dias maus. Outro ponto que devemos ter em mente é que o Espírito Santo reside no crente a fim de ajudá-lo em sua caminhada cristã.”
2.3. O Espírito Santo nos fortalece contra o pecado.
Quantas pessoas conhecemos entre nossos familiares e em meio a nossa roda de amigos que foram transformadas pelo poder do Espírito Santo? Todo aquele que se achega a Cristo tem sua vida pecaminosa transformada e restaurada pela ação direta do Espírito Santo de Deus! A certeza deste pensamento se dá por entendermos que o Espírito Santo opera regeneração e renovação, segundo a misericórdia de Deus [Tt 3.5]. Por essa razão, nao resista a ação do Espírito de Deus em sua vida, para que ela seja transformada pelo poder de Deus.
A ação do Espírito Santo vai além de nos consolar, Ele nos auxilia nos conduzindo a vitória sobre o pecado. Neste trajeto a compreensão que devemos ter é que o Espírito Santo é um Amigo primoroso, que nos auxilia quando necessitamos do socorro do Alto [Rm 8.26]. Com Sua ajuda, Deus transforma a vida do homem e da mulher, libertando do jugo do pecado e da opressão do mal.
* A virtude do Espírito Santo e a promessa que Deus fez a todos os Seus filhos. Esta promessa do derramamento do Espírito Santo é universal.
3- O ESPÍRITO SANTO PROMETIDO POR DEUS
É importante enfatizarmos que o derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes não foi um evento isolado e único. Pois o relato bíblico atesta que em outras ocasiões pessoas foram cheias do Espírito Santo [At 8, 10, 19], bem como ao longo da história da Igreja até os nossos dias, fazendo a diferença na adoração e no serviço no Reino de Deus.… é essencial entendermos que estas palavras de Jesus são uma benção que precisamos dar sempre graças; mas por ela, pois jamais ficaremos ou permaneceremos sós.
3.1. O batismo com o Espírito Santo está no coração da Teologia Pentecostal.
Gutierres Siqueira, em sua obra “O Espírito e a Palavra”, afirmou: ”A crença no batismo no Espírito Santo como um dom distinto da conversão e subsequente à regeneração e um pilar do pentecostalismo. Sem a doutrina e a busca efetiva do batismo no Espírito Santo, não existe pentecostalismo nem com espiritualidade nem como teologia: O batismo com o Espírito Santo para nós, pentecostais, é o cumprimento da promessa do Pai desde o Antigo Testamento. Por isso me parece justo dizer que, com base nos escritos deixados nas Escrituras, podemos constatar que a obra do Espírito Santo é perceptível nos tempos antigos em vários textos expostos nos Antigo Testamento.
Pastor Esequias Soares:
A promessa da vinda do Espírito Santo vem desde o Antigo Testamento e dela falou Joao Batista e foi com certa frequência reiterada pelo Senhor Jesus. O discurso sobre a vinda do Consolador em Joao 16.8-11 fala do relacionamento do Espírito Santo com o mundo, ou seja, as pessoas em geral.
3.2. A promessa se cumpriu no Pentecostes.
Como já vimos, o Antigo Testamento sinalizava sobre a vinda do Espírito Santo para residir de forma integral e imutável nos filhos de Deus. Como nos mostra a Bíblia, na primeira aparição visível da Igreja, vemos uma das passagens mais deslumbrantes das Escrituras [At 2]. Ao narrar a cena, o entusiasmo se soma a paixão ao ver que cristãos que perseveraram fielmente no cenáculo, foram cheios do Espírito Santo e logo começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes outorgava. Naquele ambiente cumpriu-se a promessa de Deus. No capítulo 2 observamos que o apóstolo Pedro, por tudo que aconteceu no dia de Pentecostes, remeteu suas palavras a profecia de Joel para proclamar que a extraordinária experiência era o cumprimento do que fora predito no Antigo Testamento [Jl 2.28-29].
Bispo Primaz Manoel Ferreira:
O trauma que os discípulos sofreram com a morte de Jesus e a acusação de terem roubado o túmulo do Mestre ocasionou grandes dores e temores, contudo isso não foi suficiente para que abandonassem a fé. Muitos creram, buscaram e esperando serem cheios do Espírito Santo, conforme Jesus havia prometido que aconteceria após a Sua morte [Jo 16.7). No dia da festa de Pentecostes estavam todos reunidos e suas orações foram respondidas, e todos foram cheios do Espírito Santo [At 2.2-13]!’
3.3. A promessa continua de pé.
O batismo com o Espírito Santo é uma promessa que acompanha aqueles que já são de Cristo. Esta promessa não ficou restrita à Igreja Primitiva. A respeito deste pensamento o Ministério de Madureira entende que o batismo com o Espírito Santo e uma promessa que segue para os nossos dias. Assim, buscar a realização dessa promessa do alto é uma necessidade de todos os salvos, para anunciar com ousadia a Palavra de Deus a todas as pessoas.
Bispo Primaz Manoel Ferreira:
Devemos rogar ao Pai que, assim como na Igreja Primitiva, o Espírito Santo nos ajude a sermos saudáveis na fé, sólidos no entendimento e zelosos na sustentação da chamada do legitimo avivamento espiritual. O Espírito Santo é nosso Amigo e está disponível a um relacionamento mais profundo com aqueles que O desejam.”
* O derramamento do Espírito Santo no Dia de Pentecostes não foi um evento isolado e único.
CONCLUSÃO
Temos aprendido que o derramamento do Espírito Santo é promessa de Deus desde os tempos do Antigo Testamento e que se trata de uma experiência para todos os discípulos de Cristo, disponível também em nossos dias.Fonte/Crédito Editora Betel.
Adultos: Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.
O fim de todas as coisas está próximo. Portanto sejam criteriosos e estejam alertas. (1 Pedro 4.7).
“Deixe o ímpio seu caminho e converta-se ao Senhor.” (Isaías 55.7).
“Deixe o ímpio seu caminho e converta-se ao Senhor.” (Isaías 55.7).
“E conheça a verdade e a verdade vai libertar você!” (João 8.32).
Nenhum comentário:
Postar um comentário