2 de outubro de 2022

Plano de Aula Bíblica Adultos/Betel – Lição 01: As Raízes do Pentecostalismo no Brasil

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
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•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.·

Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

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As raízes do Pentecostalismo no Brasil

TEXTO ÁUREO
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
Mateus 28.19


VERDADE APLICADA
Até que Cristo venha, o discípulo de Cristo pre­cisa continuamente buscar renovação e manter-se independente da ação do Espírito Santo.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Mostrar a relevância do Pentecostalismo na igreja
- Apresentar a origem do Movimento Pentecostes
- Falar sobre a chegada do Pentecostalismo no Brasil.


TEXTO DE REFERÊNCIA
João 14. 16-18,26
16- E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
17- O Espírito da verdade, que o mundo não po­de receber, porque não o vê, nem o conhece; mas v6s o conheceis, porque habita convosco e estareis em vós.
18- Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós
26- Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.


LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA – Jo 14.16 O
Espírito Santo não nos deixa sozinhos.

TERÇA – Rm 8.9
O Espírito Santo habita nos filhos de Deus.

QUARTA – 1co 3.16
O Espírito Santo nos considera Sua habitação.

QUINTA – 2 Tm 1.14
O Espírito Santo habita em nós.

SEXTA – 2 Tm 2.21
O Espírito Santo produz santificação.

SÁBADO – Tt 3.5
O Espírito Santo nos dá nova vida


MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que as nossas igrejas cultivem a essência do verdadeiro pentecostalismo.


ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1- O Pentecostalismo
2- O Movimento Pentecostal
3- A trajetória do Pentecostalismo no Brasil
Conclusão


  

INTRODUÇÃO
A Assembleia de Deus Ministério de Madureira entende a relevância de estudarmos o Pentecostalismo. Assim, veremos neste trimestre assuntos que reúne temáticas da doutrina pentecostal em toda a sua plenitude.


PONTO DE PARTIDA:
Precisamos buscar o Espirito Santo


1- O PENTECOSTALISMO
A principal particularidade do pentecostalismo e a crença no batismo com o Espírito Santo, com evidência inicial de falar em outras línguas, bem como na atualidade dos dons espirituais, conforme a experiência cristã primitiva no dia de Pentecostes [At 2] e no relato de Primeira Carta aos Coríntios capítulo doze.


1.1. O termo Pentecostalismo.
O termo Pentecostalismo tem raiz na palavra Pentecostes, que era a segunda entre as três principais festas de Israel [Lv 23], que ocorria cinquenta dias a seguir à Páscoa. Essa Festa de igual modo era conhecida como a Festa das Semanas ou Festa das Primícias [Ex 34.22]. Nessa festa, os primeiros frutos da grande colheita anual eram oferecidos ao Senhor. Foi durante a festa de Pentecostes que os quase 120 discípulos estavam reunidos no mesmo lugar e foram cheios do Espírito Santo [At 2.1-13].

Bispo Abner Ferreira:
“Somos sabedores que a expressão “pentecostalismo” procede do vocábulo grego “pentekoste” que constitui quinquagésimo. Um enfoque teológico e histórico nos reporta aos tempos bíblicos e nos faz observar que Pentecostes era uma festa judaica que acontecia 50 dias após a Páscoa. Somos sabedores que o Pentecostes era a segunda das três principais festas judaicas. Torna­-se agora possível através desta de­finição ter em mente que este é o motivo de nossos primeiros irmãos terem sido chamados de “pentecos­tais”. Pois, recebe esse nome por ser comemorado cinquenta dias após a Páscoa [Lv 23.16]. Não devemos esquecer que foi durante o Pentecostes que os quase 120 que oravam no cenáculo receberam o batismo com o Espírito Santo [At 1.15; 2.1-13].”


1.2. O Movimento Pentecostal.
Entre os numerosos movimentos de renovação e avivamento que apareceram ao longo dos anos entre os cristãos, destaca-se, por sua abrangência, o Movimento Pentecostal no início do século XX. A partir desta compreensão, acreditamos que tratar essa temática é de suma importância para crentes pentecostais, pois o Movimento Pentecostal tem atestado que a Igreja de Cristo não é um simples ornamento, mas um organismo vivo [1 Co 12.12, 27]. E é neste panorama que uma igreja verdadeiramente pentecostal segue desempenhando universalmente a missão que lhe confiou o Senhor Jesus. Estamos cientes de que as Assembleias de Deus no Brasil surgiram tendo como base os princípios do pentecostalismo, para apregoar ao mundo que Jesus salva, cura, batiza com o Espírito. Santo e em breve voltará.

Stanley Horton:
“Alguém comentou certa vez que o Pentecostalismo é um movimento à procura de uma teologia, como se não estivesse ele radicado a interpretação bíblica e a doutrina cristã. As pesquisas sobre o desenvolvimento histórico e teológico das crenças pentecostais tem revelado, contudo, uma tradição teológica bem elaborada. O Pentecostalismo, conquanto possua muita coisa em comum contas outras denomina­ções evangélicas, apresenta um vívido testemunho da obra do Espírito Santo na vida e na missão da Igreja.”


1.3. O verdadeiro Pentecostalismo.
A Bíblia construiu uma sólida evidência sobre o verdadeiro Pentecostalismo. Nós, pentecostais, somos reconhecidos por nossos relacionamentos e experiências com a manifestação do Espírito Santo. Assim, presenciamos essas manifestações através dos seus dons e amostras, como a glossolalia, as profecias, as curas divinas e as dife­rentes operações de maravilhas. Nós, do Ministério de Madureira, entendemos que a Bíblia em sua construção narrativa deve ser a única regra de fé, sendo aceita como a inspirada e inerrante Palavra de Deus [2Tm 3.16-17], nos evidenciando de maneira única como manter e conservar a sã doutrina, e não abrirmos mão dos dons espirituais, pois fazem a diferença no cumprimento do Ide do Senhor e na edificação da Igreja.

Oliveira e Terra:
“Os membros, pastores e encenadores do movimento pentecostal no Brasil e no mundo, primeiramente acreditam e se comprometem com a fé pentecostal. Mas o intelecto reivindica a apresentação do entendimento do que eles creem, ensinam e pregam. Essa compreensão deve estar conceituada, produzida, conhecida e entendida entre o povo pentecostal. Historicamente temos entendimentos pentecostais mediante a interpretação e a aplicação das Escri­turas Sagradas, sob a perspectiva dos pensamentos e correntes teológicas.”


*  A principal particularidade do pentecostalismo é a crença no batismo com o Espírito Santo, com evidência inicial de falar em outras línguas bem como na atualidade dos dons espirituais.


2- O MOVIMENTO PENTECOSTAL
É inquestionavelmente aceito por todos os pentecostais que o Movimento Pentecostal ocorrido no início do século XX na Rua Azusa, em Los Angeles, Califórnia, em 1906, foi um relevante agente que difundiu a chama do Espírito Santo pelo mundo, assim como na Igreja Primitiva (At 2.46-47]. Nesta igreja cada um que se convertia transformava-se em missionário levando a chama pentecostal para outras cidades e nações, assim como ocorrido no Brasil


2.1. Deus envia os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Brasil.
O começo do ministério assembleiano no Brasil ocorreu através de dois homens cheios do Espírito Santo. A história mostra que os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a solo brasileiro, após receberem palavra profética, enquanto estavam nos Estados Unidos, de que deveriam ir ao Pari [Mc 16.15: At 13.2). Para melhor entendermos essa convocação divina, esses homens nem sequer sabiam onde esse lugar ficava Diante desta profecia, eles recorreram a um mapa-múndi e viram se tratar de uma cidade no Norte do Brasil.

Bispo Abner Ferreira:
A partir do que se pode ler, o irmão Ulldin em uma das reuniões de oração foi arrebatado em Espírito e usado poderosamente por Deus, transmitiu uma revelação aos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg que estes deveriam ir para o Pará. no Brasil, de modo a realizar uma grande obra. Cabe ainda mencionar que o Espírito Santo não lhes enganou sobre a situação deste lugar. Foi lhes revelado que o Pará era um local simples, cabendo a ambos ensinarem os fundamentos da doutrina de Cristo àquele povo.”


*  A principal particularidade do pentecostalismo é a crença no batismo com o Espírito Santo, com evidência inicial de falar em outras línguas, bem como na atualidade dos dons espirituais…


2.2. O Movimento Pentecostal nos EUA e sua influência no Brasil.
Os numerosos estudos feitos sobre o tema corroboram que a história das Assembleias de Deus no Brasil está conectada com o Movimento Pentecostal ocorrido nos Estados Unidos e de lá se alastrou pelo mundo, chegando no Brasil no Estado do Pará e mais tarde incendiária todo o território nacional com a mensagem do Evangelho Pente costal, de que Jesus batiza com Espírito Santo [Mt 3.11: Lc 3.16], cura e em breve voltará nos ares para buscar a Sua Igreja santa e redimida.

Tributo ao Centenário:
Rapidamente, a chama do Espírito Santo espalhou se contagiando a todos os que se colocaram à disposição de Deus e muitos grupos foram formados por todos os Estados Uni as denominações foram alçadas por esse despertamento espiritual, tornando a cidade dos Estados Unidos Foi em Chicago em uma conferência pentecostal realizada no ano de 1909, que os jovens suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg se conheceram”.


2.3. O Movimento Pentecostal em solo brasileiro.
Há mais de cem anos que o Movimento Pentecostal se instalou em solo brasileiro, tema Assembleia de Deus de Madureira como uma das principais representantes no Brasil e no mundo. Temos a certeza de que o Espírito Santo foi derramado sobre este Ministério para impulsioná-lo, encorajá-lo, guiá-lo e capacitá-lo no exercício da pregação do Evangelho [Mt 16.16; At 1.8]. A Assembleia de Deus de Madureira é uma denominação respeitada e reconhecida no Brasil e no mundo tendo se desenvolvido de maneira respeitável em seus começos e mantém na atualidade firmeza, zelo e importância na sociedade como uma igreja legítima e atuante onde está implantada.

As Assembleias de Deus só prosseguiram expandindo em solo brasileiro, porque o Espírito Santo capacitou os primeiros missionários, assim como tantos outros, levantados por Ele próprio, para fazer parte deste trabalho. A partir destas considerações, é possível perceber que chegamos até aqui, com mais de cem anos de história, tendo como combustível para continuar a obra de Deus o Seu Espírito, Sem Ele nada podemos fazer [Jo 20.11-23; At 4.31]

*  O descimento da Assembleia de Deus no Brasil só foi possível pela atuação direta do de um centro do movimento pentecostal Espirito Santo


3- A TRAJETÓRIA DO PENTECOSTALISMO NO BRASIL
O Movimento Pentecostal no Brasil só foi possível pela atuação direta do Espírito Santo na vida de Gunnar Vingren e Daniel Berg. O começo desta grande obra não foi fácil, contudo, a entrega destes os fizeram colher frutos muito proeminentes [At 6.7; 9.31), contando hoje com milhões de fiéis.

*  O Movimento Pentecostal no Brasil só foi possível pela atuação direta do Espírito Santo na vida de Gunnar Vingren e Daniel Berg.


3.1. O Movimento Pentecostal no Brasil.
As Assembleias de Deus no Brasil se alargaram no seu começo especialmente entre os grupos mais simples da população brasileira. A história mostra que os desbravadores Daniel Berg e Gunnar Vingren enfrentaram muitos problemas, como obstáculo do idioma, os riscos das florestas, os males tropicais e perseguições, além das penúrias que lhes sobrevieram, pois não eram sustentados financeiramente por nenhuma igreja ou auxílio missionário. No entanto, o Senhor os enviou ao Brasil e supria suas necessidades [Fp 4.19).

Stanley Horton: “O movimento pentecostal no Brasil teve início em 1911 através dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. alçados pelo avivamento que varreu os Estados Unidos no começo do século. Ele deu origem a Assembleia de Deus, que em suas primeiras décadas de existência, não teve o ensino teológico formal como prioridade básica Sendo um movimento essencialmente apostólico, concentrou todos os seus recursos na evangelização de um país com território é várias vezes maior que a Europa Ocidental.”


3.2. O início do ensino pentecostal no Brasil.
Gunnar Vingren em seus ensinamentos no Brasil fazia questão de deixar evidente a sua preocupação com o ensino teológico, dando ênfase ao Movimento Pentecostal. Considerando toda a importância do Espírito Santo, Vingren em suas exposições da Palavra fazia questão de destacar as doutrinas pentecostais, sobretudo o batismo com o Espírito Santo e as línguas estranhas como sua evidência inicial (glossolalia) e a vinda do Senhor [At 24; 8.17; 1 Co 1.7-8; 1 T 1.9-10].

Stanley Horton: “Gunnar Vingren era um pastor com formação teológico, e muito se preocupou em instruir os primeiros crentes, com ênfase para as doutrinas pentecostais. Logo na primeira página do primeiro número da Voz da Verdade, o primeiro jornal editado pela Assembleia de Deus, aparece o artigo intitulado “Jesus é quem batiza no Espírito Santo. A imprensa pentecostal mostra dessa maneira que o seu principal intento não é propriamente a notícia, e sim a divulgação doutrinária.”


3.3. O Pentecostalismo hoje no Brasil.
Atualmente a Assembleia de Deus no Brasil tem uma representação social significativa em cada canto do país. Mesmo passando por muitos infortúnios, nada conseguiu parar as Igrejas Assembleias de Deus no Brasil [Mt 16.18), sendo hoje reconhecida como a maior denominação protestante do país. Fontes documentais nos fazem ver que o Movimento se consolidou no Brasil com o desenvolvimento da EBD, que se preocupou em oferecer literaturas que se preocupavam em enfatizar o pentecostalismo, sem abdicar fundamentalmente das linhas históricas do Movimento.

Stanley Horton: “(…) o que mais influenciou a formação teológica dos obreiros pentecostais no Brasil foi a criação das escolas bíblicas para a divulgação do ensino teológico. Conquanto não se tenha uma data precisa de quando elas tiveram início, pode-se assim dizer que as escolas bíblicas desempenharam papel decisivo na estruturação teológica do movimento pentecostal no Brasil.”

*  A Assembleia de Deus no Brasil deve procurar preservar, valorizar e viver com ardor o avivamento que nos transmitiram Daniel Berg e Gunnar Vingren.


CONCLUSÃO
O estudo da história deve ir além do conhecimento teórico. Deve des­pertar em nós a vontade de sermos cheios do Espírito Santo, para que não sejamos afetados pela indiferença e frieza espiritual, que avançam à medida que se aproxima o fim de todas as coisas.
Fonte/Crédito Editora Betel.


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Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Seja imitador de Deus.
O fim de todas as coisas está próximo. Portanto sejam criteriosos e estejam alertas. (1 Pedro 4.7).
“Deixe o ímpio seu caminho e converta-se ao Senhor.” (Isaías 55.7).
“E conheça a verdade e a verdade vai libertar você!” (João 8.32).

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