* A paz do Senhor
* Vejam as sugestões abaixo:
* Apresentem o título da lição: O Cuidado com a Mídia
👉 Perguntem: O que é Mídia?
👉 Aguardem as respostas.
Certamente as respostas vão girar em torno de que se refere aos meios de comunicação de massa.
👉 Dessa forma, vocês estão utilizando o método de ensino “Perguntas e Respostas”.
👉 Dessa forma, vocês estão utilizando o método de ensino “Perguntas e Respostas”.
Para iniciar apliquem a:
Dinâmica: Você Compartilha?
Objetivo: Refletir sobre as influências dos meios de comunicação.
Material:
14 envelopes
Nomes e expressões digitados(vejam no procedimento)
Procedimento:
- Entreguem os 14 envelopes fechados para alunos com as seguintes palavras ou expressões:
Culto ao corpo
Mensagens subliminares
Informação
Rápida comunicação
Influência de seitas
Tempo excessivo diante da TV e Internet
Falta de tempo para conversar
Pouco ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização através da mídia
Indução a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas de TV e sites inadequados
- Peçam para que um aluno de cada vez abra o envelope e leia o conteúdo somente para ele.
* Prof. Pergunta: Você compartilha?
- O aluno(a) deverá falará “compartilho” ou “não compartilho”.
- Prof. Deverá separar os envelopes de compartilho ou não compartilho.
Isto deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
- Falem: Vamos ver agora o que os colegas compartilham e não compartilham.
Peçam para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
- Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem do cuidado que devemos ter diante destas situações.
Material:
14 envelopes
Nomes e expressões digitados(vejam no procedimento)
Procedimento:
- Entreguem os 14 envelopes fechados para alunos com as seguintes palavras ou expressões:
Consumo
Moda
Culto ao corpo
Mensagens subliminares
Informação
Rápida comunicação
Influência de seitas
Tempo excessivo diante da TV e Internet
Falta de tempo para conversar
Pouco ou quase nenhum tempo para estudar
Evangelização através da mídia
Indução a mudança de comportamento
Pedofilia
Programas de TV e sites inadequados
- Peçam para que um aluno de cada vez abra o envelope e leia o conteúdo somente para ele.
* Prof. Pergunta: Você compartilha?
- O aluno(a) deverá falará “compartilho” ou “não compartilho”.
- Prof. Deverá separar os envelopes de compartilho ou não compartilho.
Isto deve acontecer até que os 14 envelopes sejam abertos.
- Falem: Vamos ver agora o que os colegas compartilham e não compartilham.
Peçam para que os alunos falem porque compartilham ou não compartilham.
- Apresentem cada palavra ou expressão, comentem sobre cada uma delas, afirmem que são influências positivas e negativas dos meios de comunicação e falem do cuidado que devemos ter diante destas situações.
Tenham uma excelente aula!
Busquem a participação dos alunos nas aulas. É importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Pré - aula:
Crédito endereço na descrição do vídeo:
Crédito endereço na descrição do vídeo:
SUBSIDIO:
Introdução
Estamos convivemos com uma incrível evolução tecnológica. Onde dispomos de uma gama de informações que nos é transmitida através dos veículos de informações que, no conjunto, é chamado de mídia.
É impressionante o poder de persuasão que a mídia tem na vida das pessoas. É tudo muito rápido, basta sair na mídia e todo mundo fica sabendo. Infelizmente, nem tudo o que é divulgado é verdade, e as coisas pioram quando a maioria das pessoas não verificam a autenticidade dos fatos, e logo fazem público seus comentários pessoais.
A existência de Deus e a veracidade da Bíblia são contestadas pela mídia secular, É curioso notar como as revistas brasileiras de divulgação científica têm publicado matérias polêmicas de cunho religioso. Em agosto do ano passado, a Galileu, da editora Globo, trouxe como principal chamada de capa o seguinte título: "Eles querem Deus na ciência". A matéria, infelizmente bastante preconceituosa, apresenta pensamentos do tipo: "demonstrar a criação do mundo em sete dias, conforme a Bíblia... seria o mesmo... que visitar uma maternidade para provar a teoria da cegonha". Em outro momento, chama os criacionistas de fundamentalistas e de "movimento populista e antiintelectual". Em junho deste ano, a mesma Galileu estampou na capa a chamada "Deus, precisamos dEle?" Na matéria, chegam a sugerir que a fé surgiu como resultado do processo evolucionário, pois seria benéfica para o organismo!
Somos a geração eleita para anunciar as boas novas de salvação. Enquanto perde-se tempo deplorando a imagem alheia, almas clamam por Cristo. Vamos usar a mídia com responsabilidade cristã, semeando a Palavra através desse meio veloz e que nos leva a lugares tão distantes sem sair do lugar. Sejamos simplesmente como Jesus, levando a Palavra sem focar em ambições ou realizações pessoais.
Em meio a tanta diversidade de informações, das mais interessantes às mais nocivas, deve devemos saber separar, e usar com entendimento o uso da internet, tv , revista, jornal, etc. Tudo aquilo que vai trazer sobre a sua vida espiritual a lepra da imoralidade, pornografia, relacionamentos imorais, deve ser banido do coração .
MAS O QUE É MIDIA?
Segundo o Mini Dicionário Aurélio, Mídia é: “A designação genérica dos meios, veículos e canais de comunicação, como por exemplo, rádio, televisão, jornal, revista, internet, etc.O QUE A MÍDIA NOS TRAS?
A mídia pode nos trazer coisas interessantes, construtivas, muita informação profissional, como também tendências que venham desestruturar nossa vida íntima com Deus. Hoje não se tem mais censura para as programações da tv. Em pleno horário comercial, onde as crianças estão na sala, assistindo até uma novela que elas gostam, aparecem cenas explicitas de sexo. Tudo isso abertamente. Em muitos casos, os “pais” das novelas incentivam seus filhos e filhas da trama a irem pra cama com seus namorados. Transmitindo assim para nossos jovens e crianças que tudo isso é normal e que não precisa ter nenhuma responsabilidade.INFLUÊNCIA
É a ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra. É o ato ou efeito de influir. E influir é fazer fluir para dentro. Foi o que Israel fez ao ter contato direto com os povos da terra e não soube guardar os mandamentos do Senhor. Resultado: afastou-se da presença de Deus e com isso houve muita peste entre o povo, mortandade, derrota, perturbação, etc. Vamos ver o que nos diz Ex. 34:15 .É impressionante o poder de persuasão que a mídia tem na vida das pessoas. É tudo muito rápido, basta sair na mídia e todo mundo fica sabendo. Infelizmente, nem tudo o que é divulgado é verdade, e as coisas pioram quando a maioria das pessoas não verificam a autenticidade dos fatos, e logo fazem público seus comentários pessoais.
A existência de Deus e a veracidade da Bíblia são contestadas pela mídia secular, É curioso notar como as revistas brasileiras de divulgação científica têm publicado matérias polêmicas de cunho religioso. Em agosto do ano passado, a Galileu, da editora Globo, trouxe como principal chamada de capa o seguinte título: "Eles querem Deus na ciência". A matéria, infelizmente bastante preconceituosa, apresenta pensamentos do tipo: "demonstrar a criação do mundo em sete dias, conforme a Bíblia... seria o mesmo... que visitar uma maternidade para provar a teoria da cegonha". Em outro momento, chama os criacionistas de fundamentalistas e de "movimento populista e antiintelectual". Em junho deste ano, a mesma Galileu estampou na capa a chamada "Deus, precisamos dEle?" Na matéria, chegam a sugerir que a fé surgiu como resultado do processo evolucionário, pois seria benéfica para o organismo!
Somos a geração eleita para anunciar as boas novas de salvação. Enquanto perde-se tempo deplorando a imagem alheia, almas clamam por Cristo. Vamos usar a mídia com responsabilidade cristã, semeando a Palavra através desse meio veloz e que nos leva a lugares tão distantes sem sair do lugar. Sejamos simplesmente como Jesus, levando a Palavra sem focar em ambições ou realizações pessoais.
Em meio a tanta diversidade de informações, das mais interessantes às mais nocivas, deve devemos saber separar, e usar com entendimento o uso da internet, tv , revista, jornal, etc. Tudo aquilo que vai trazer sobre a sua vida espiritual a lepra da imoralidade, pornografia, relacionamentos imorais, deve ser banido do coração .
SLIDES
Fonte: https://pt.slideshare.net › wemersonbernardo
Fonte: http://valorizeaebd.blogspot.com
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Editora CPAD e crédito, Lições Bíblicas Juvenis-Cpad- Título do Trimestre: Questões difíceis do nosso tempo.
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
Fonte: http://valorizeaebd.blogspot.com
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Editora CPAD e crédito, Lições Bíblicas Juvenis-Cpad- Título do Trimestre: Questões difíceis do nosso tempo.
- Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis
Momento do louvor
Porque Ele vive - André Valadão
EU NAVEGAREI - GABRIELA ROCHA (CLIPE OFICIAL) | EP CÉU
SONDA-ME, USA-ME | BRUNA KARLA - AO VIVO
Espírito, enche a minha vida (Harpa Cristã 688)
Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Sou nova por aqui e achei o blog sensacional para ajudar e orientar os professores da EBD. Que Deus continue abençoando esse ministério.
ResponderExcluirDeus te abençoe sempre. obrigado por compartilhar conhecimento conosco..
ResponderExcluir