
* A paz do Senhor.
* Vejam estas sugestões:
* Apresentem o título da lição: A implicação Teológica do Tabernáculo
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Tenham uma excelente aula!
Texto de Referência:

2 Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
3 Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
5 Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
7 Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10 Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
13 Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.


Versículo do dia

Verdade aplicada
O Novo Testamento tem como base o Antigo Testamento.Objetivos da lição
👉 Compreender as revelações de Deus no Tabernáculo;
👉 Destacar os aspectos teológicos existentes no AT;
👉 Perceber a grandeza de Deus nos detalhes do Tabernáculo.
🙏
Motivos de Oração
Estejamos em oração para que venhamos ser impactados todos os dias com a glória de Deus.LEITURA DIÁRIA

- O Espírito testifica que somos filhos de Deus.
Terça 1Co 3:16
- Somos Templo de Deus.
Quarta Hb 12:14
- Sem santificação não veremos a Deus.
Quinta 1Pe 2:9
- Somos sacerdócio real.
Sexta Gl 3:13
- Jesus nos resgatou da maldição da Lei.
Sábado Gl 3:24
- A Lei serviu de aio para nos conduzir a Cristo.
Introdução
Transformados em doutrinas fundamentais da fé cristã, tais como Soteriologia, Hamartiologia, Cristologia, Pneumatologia e etc.PONTO DE PARTIDA:
A Salvação por intermédio de Cristo foi vislumbrada no Tabernáculo.1 - O TABERNÁCULO E A DOUTRINA DA SALVAÇÃO
Numa das divisões do estudo teológico, encontramos a Soteriologia que trata de assuntos concernentes à salvação e seus aspectos. Neste tópico, mostraremos alguns aspectos pontuados no ar através do culto Levítico.
1.1. A remissão de pecados.
Através dos enésimos sacrifícios relatados no culto Levítico, verificamos que a tônica principal é sobre a maneira de perdoar o pecado do povo. Existiam diversos rituais e todos com foco na remissão do pecado e na aproximação do homem com Deus. Os capítulos 4 e 5 de Levíticos falam sobre os sacrifícios para diversos tipos de Pecados. Em todos eles, o culpado deveria chegar ao sacerdote com a sua oferta diante do altar e ali confessar seus delitos. Com a morte de Cristo no Calvário, não é mais necessário sangue de animais, pois Jesus foi o sacrifício perfeito. Como bem disse João; Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29). Deus nos justificou através do sangue de Jesus e por isso temos paz com Ele (Rm 5.1).
1.2. Vivendo uma vida de santidade
O povo de Israel vivera por 430 anos em uma nação pagã e de cultura diferente, mas agora Deus queria que o povo entendesse a necessidade de se buscar a santidade. Uma das exigências pétrea neste período é “sede santos, porque Eu o SENHOR, sou Santo” (Lv 11:45). O sumo sacerdote usava uma lâmina de ouro na testa com a seguinte gravação: "santidade ao senhor" (Ex 28:36-38). Paulo diz que a vontade de Deus é Nossa Santificação (um PS4. 3). A santidade é um dos aspectos de nossa salvação, e para o escritor aos Hebreus é uma condição indispensável para vermos o Senhor (Hb 12.14).
Refletindo
Somos o Templo do Senhor, busquemos a Santidade, pois Ele habita em nós! Pr. Luiz Prates2 - O AT E O PECADO.
Outra doutrina enfocada no Tabernáculo é a doutrina do pecado, conhecido nas cátedras teológicas como hamartiologia. Através da Lei, o povo passou a ter noção do pecado ponto nos rituais Levíticos, Deus mostra ao povo o seu pecado, como também a maneira de ser perdoado.
2.1. O que vem a ser o pecado?
A palavra pecado, literalmente, significa "errar o alvo" ponto todas as vezes que erramos o nosso objetivo em Cristo Jesus, pecamos. No livro do Gênesis, vemos Deus estabelecendo o homem no Jardim do Éden ele dando uma ordem descrita em Gn 2:16-17: "de toda árvore do Jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do Mal, dela não comerás; porque, No dia Em que dela comeres e, certamente morrerás". Quando Adão e Eva comem do fruto, transgridem o mandamento, sendo assim, cometem pecado. O pecado é uma realidade e tem afastado muitas pessoas do Criador, por isso precisamos estar seguros na palavra de Deus e cobertos com o sangue de Jesus. O apóstolo Paulo chega a dizer que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23).
2.2. O pecado e suas consequências.
A Bíblia é repleta de passagens, mostrando as consequências do pecado na vida de uma nação, de um povo e até mesmo do indivíduo. Uma consequência imediata do pecado de Adão e Eva foi a expulsão do jardim (Gn 3:24). O profeta Isaías profetiza que o pecado faz divisão entre o homem e Deus (Is 59:2). Um dos relatos mais tristes na Bíblia, vemos no Pecado de Acã, quando a nação inteira sentiu a consequência ao perder a batalha para o exército de ai (Js 7). O sábio Salomão disse que um só pecador atrapalha todas as bênçãos (Ec 9:18). Infelizmente, muitos sonhos, casamentos, famílias, Ministérios e pessoas têm sido destruídos pelo pecado. É necessário vigiar, fugir da aparência do mal e nos revestir de toda armadura de Deus (Ef 6:11). Jesus Cristo é o único antídoto contra o pecado.
3 - CRISTO COMO CENTRO DO TABERNÁCULO.
Encontramos no Tabernáculo a pessoa de Cristo como tema central ponto ao analisar as minúcias do Tabernáculo virem vemos o quanto Jesus estava presente, esperando a Plenitude dos tempos para se manifestar e intervir na História.
3.1. A arca da aliança e a revelação de Jesus.
Um dos utensílios de maior representatividade no Tabernáculo, indubitavelmente, era a Arca da Aliança, pois representava a presença do próprio Deus. Veremos alguns detalhes neste utensílio que aponta para Cristo. A arca deveria ser feita de madeira de Acácia e revestida de ouro por dentro e por fora (Ex 25:10-11). Algumas características desta madeira são: ela cresce em condições áridas produz uma goma medicinal e não é deteriorável. Aqui Já percebemos o direcionamento para a vida do Messias, que, mesmo vivendo em um ambiente hostil, de uma religiosidade vazia e de incredulidade, obteve êxito em sua missão; outro ponto a destacar é que, através de sua morte vicária, fomos sarados de nossas enfermidades. Por último, percebemos que Jesus foi incorruptível durante o seu ministério. Jesus era parte da divindade, mas se manifestou em carne.
3.2. Jesus como Sacerdote e como Cordeiro
Através dos rituais do culto Levítico, observamos que o sumo sacerdote recebia o animal do pecador que deveria ser sem mancha ou defeito para oferecer em holocausto. Por sua vez, o pecador colocava a mão sobre o animal; transferindo o pecado e assim o animal morria pela culpa, tornando Perdoado o pecador. Aqui percebemos claramente o duplo Ofício de Jesus; ao mesmo tempo em que Cristo era o sumo sacerdote que intercedia pelo povo, ele também era o cordeiro que levava a culpa do pecador. O escritor da carta aos Hebreus, ao ponderar sobre a supremacia de Cristo sobre o sumo sacerdote Arão, chega a dizer que as ministrações diárias eram impotentes para tirar pecados, mas o sacrifício de Jesus foi oferecido uma única vez (Hb 10.11-12).
Como relatou o escritor aos hebreus que a lei era a sombra dos bens futuros (Hb 10:1), tudo no Tabernáculo apontava para algo bem superior. O fato do Tabernáculo está em pleno deserto mostra o ministério de Jesus no meio de uma humanidade caída e corrompida. A mistura do ouro e da prata com as areias do deserto aponta para as duas naturezas de Cristo. A Tenda da congregação tinha apenas uma entrada simbolizando que o único acesso a Deus é por meio de Jesus Cristo (1 Tm 2:5). Jesus foi bem enfático ao dizer: "Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14.6). Precisamos destacar duas verdades neste Versículo: A primeira é que Jesus não se coloca como um dos caminhos e, mas sim, o único que leva a Deus. A segunda é que Jesus diz: "ninguém vem", e não "ninguém vai"; a mudança aqui colocaria Jesus de forma como parte integrante da Trindade. Por isso quando Jesus usa a expressão "ninguém vem", ele reforça a crença na sua deidade e, pois "vem" indica aproximação, enquanto "vai" expressa afastamento. Em Cristo, cumpriram-se muitas das cerimônias do Tabernáculo: a manifestação da Glória Divina, a expiação, a reconciliação do homem com o Criador e a presença de Deus entre o povo redimido. As sombras e as figuras já passaram, mas a realidade permanece na pessoa e obra de Jesus Cristo.
CONCLUSÃO
Os vários rituais do AT estavam revelando as doutrinas que, mais tarde, seriam essenciais na defesa da fé cristã e na divulgação do Evangelho.* O Tabernáculo era um santuário portátil construído sob as orientações divinas a Moisés. Ele é era o símbolo da autoridade de Deus sobre Israel e foi utilizado durante a peregrinação do Povo no deserto, como na entrada em Canaã até ser desativado na construção do Templo pelo Rei Salomão.
* O Tabernáculo contribuiu para a formação da teologia Cristã
Fonte: Crédito/// Editora Betel Conectar +Jovens - 3° Trimestre De 2021

Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


Momento do louvor


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.



Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.


Nenhum comentário:
Postar um comentário