* A paz do Senhor.
* Vejam estas sugestões:
* Apresentem o título da lição: Conhecendo Minha Personalidade.Coloquem estes nomes no quadro ou cartolina ou como for melhor a realidade da sua turma.
- Depois, façam a diferença entre personalidade e caráter.
- Falem que a personalidade define o temperamento.
- Falem que a personalidade define o temperamento.
Há 04 tipos de temperamentos:
Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático. Em seguida, leiam a seguinte história:
“Os quatro temperamentos foram amarrados dentro de um saco. Depois de tanta luta conseguiram sair. 1* O primeiro foi o colérico cheio de ira, querendo saber quem tinha feito isso com ele (todo cheio de razão).
2* O segundo foi o melancólico todo cabisbaixo achando que o culpado de todos estarem presos era ele (sempre se culpando). Logo atrás vem:
3* O sanguíneo todo serelepe, cantando e dançando dando graças a Deus por estar solto (super feliz).
E por último:
4 * O fleumático que quando saiu, logo viu o saco no chão e pensou com ele mesmo: “Por que não? Ajeitou o saco e dormiu”(autoria desconhecida).
* Falem:
* Falem:
Aqui neste pequeno texto, há características dos 04 tipos de temperamentos.
* Em qual deles você se encaixa?
* Qual o seu temperamento?
Aqui está sendo utilizado o método de perguntas e respostas.
Aqui está sendo utilizado o método de perguntas e respostas.
Trabalhem o conteúdo da lição sempre de forma participativa.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.
Contextualize o tema, partindo de exemplos típicos da idade deles afirmando que nossas ações e palavras têm consequência.
Tenham uma excelente aula!
Para finalizar, utilizem
Dinâmica: Convivência
Objetivo: Refletir sobre o que as características de temperamento têm dificultado ou promovido nos relacionamentos.
½ folha de papel ofício
Lápis grafite
01 borracha
Procedimento:
- Distribuam ½ folha de papel oficio para cada aluno.
- Solicitem para que eles escrevam características pessoais de temperamento, o que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e dorme etc.
- Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que escreveu.
- Depois, falem:
Vocês observaram que todos aqui são diferentes?
O que isto tem dificultado para que você e as outras pessoas com quem você se relaciona(família, amigos etc) convivam bem?
Então, como conviver bem em meio a tão grande diversidade de características?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que deve haver respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa comunhão com quem convivemos seja efetiva, através de bons relacionamentos.
O que pode ser modificado ou aprimorado nas características de cada temperamento para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?
- Solicitem para que os alunos apaguem aquelas características que tem provocado situações conflitivas.
- Falem: observaram que as marca da palavra permaneceu?
Há características que não podemos retirar, mas que podem ser melhoradas. Orientem que escrevam outras ações que possibilitem a modificação daquilo que não está legal.
Fonte da dinâmica por SulamitaMacedo///atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Créditos da lição, Cpad -Pré - adolescentes
Material para cada aluno:
½ folha de papel ofício
Lápis grafite
01 borracha
Procedimento:
- Distribuam ½ folha de papel oficio para cada aluno.
- Solicitem para que eles escrevam características pessoais de temperamento, o que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e dorme etc.
- Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que escreveu.
- Depois, falem:
Vocês observaram que todos aqui são diferentes?
O que isto tem dificultado para que você e as outras pessoas com quem você se relaciona(família, amigos etc) convivam bem?
Então, como conviver bem em meio a tão grande diversidade de características?
Aguardem as respostas.
Enfatizem que deve haver respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa comunhão com quem convivemos seja efetiva, através de bons relacionamentos.
O que pode ser modificado ou aprimorado nas características de cada temperamento para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?
- Solicitem para que os alunos apaguem aquelas características que tem provocado situações conflitivas.
- Falem: observaram que as marca da palavra permaneceu?
Há características que não podemos retirar, mas que podem ser melhoradas. Orientem que escrevam outras ações que possibilitem a modificação daquilo que não está legal.
Fonte da dinâmica por SulamitaMacedo///atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Créditos da lição, Cpad -Pré - adolescentes
Pré-Adolescentes 11 e 12 anos: Dinâmicas, Brincadeiras, Lições Bíblicas: Arquivo
Momento do louvor
Vento do Espírito-Aline Barros
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Nenhum comentário:
Postar um comentário