✋ A paz do Senhor.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👉 Apresentem o título da lição: Acabe e o Profeta Elias
👉 Escrevam no quadro ou cartolina os nomes: Acabe e Jezabel.
Em seguida, perguntem para os alunos: O que vocês se lembram destes dois personagens?(apontem para os nomes).
Observem atentamente o que os alunos vão responder. Depois, acrescentem mais um nome, o do profeta Elias.
E agora, o que vocês podem acrescentar?
De forma objetiva, escrevam no quadro palavras ou frases que resumam as afirmações dos alunos.
Depois, falem que o profeta Elias confrontou o rei Acabe. Este é o assunto da lição de hoje.
Observem atentamente o que os alunos vão responder. Depois, acrescentem mais um nome, o do profeta Elias.
E agora, o que vocês podem acrescentar?
De forma objetiva, escrevam no quadro palavras ou frases que resumam as afirmações dos alunos.
Depois, falem que o profeta Elias confrontou o rei Acabe. Este é o assunto da lição de hoje.
OU
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Relacione na lousa as várias formas de idolatria discriminadas abaixo.
A seguir, leia com seus alunos as referências indicadas, não esquecendo de estabelecer as diferenças entre os falsos deuses reverenciados por Israel no passado e os ídolos condenados pelos apóstolos no Novo Testamento, como a cobiça e a glutonaria. Deixe claro para seus alunos que, independente da forma e motivos, a idolatria é odiosa e abominável ao Senhor.
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FORMAS DE IDOLATRIA NA BÍBLIA
a) A adoração a imagens (Is 44.17).b) O oferecimento de sacrifícios a imagens (Sl 106.38).
c) A adoração a deuses falsos (Dt 30.17; Sl 81.9).
d) O serviço prestado a outros deuses (Dt 7.4).
e) O temor a outros deuses (2 Rs 17.35).
f) A adoração ao verdadeiro Deus, mas por meio de alguma imagem (Sl 10.6,18,20).
g) A adoração a demônios (Mt 4.8,10; 1 Co 10.20).
h) Manter ídolos no próprio coração (Ez 14.3,4).
i) A adoração aos espíritos dos mortos (Sl 106.28).
j) A cobiça (Ef 5.5; Cl 3.5).
k) A sensualidade (Fp 3.19).
OU
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Dinâmica: Entre a cruz e a EspadaObjetivo:
Demonstrar o cuidado de Deus como provedor, em meio as circunstâncias difíceis através da personagem conhecida como “a viúva de Sarepta” e o profeta Elias.
Material:
Azeite ou óleo, farinha de trigo, panela, gravetos e 01 mesa ou uma bandeja.
01 pão(do tamanho do tipo francês ou de sal)
5 reais
Semente de mostarda para cada aluno.
Vocês poderão encontrar as sementes de mostarda em supermercados e em lojas que vendem produtos agrícolas. A semente de mostarda é muito pequena e fácil de perder. Então, para entregar aos alunos, coloque-a num pedaço de durex transparente, passando por cima dela outro pedaço de durex.
Procedimento:
- Dividam a turma em 03 grupos.
Para o grupo 01, entreguem 01 pão.
Para o grupo 02, entreguem 5 reais.
Para o grupo 03, não entreguem nada.
- Falem:
O grupo 01 tem apenas 01 pão para comer e estão sem nenhum recurso e com fome.
O grupo 02 tem 5 reais e não tem mais nada, restando apenas a fome.
O grupo 03 não possui nada e seus integrantes estão com fome.
- Falem: E agora? O que vocês podem fazer para solucionar estas situações?
Observem as atitudes dos 03 grupos:
Os grupos 01 e 02 farão a doação do que possuem?
O grupo 02 tomará a decisão de comprar pães para todos?
O que o grupo 02 possui é suficiente para alimentar o grupo 01 e 03?
Se os grupos 02 e 03 doarem tudo, como vão sobreviver sem pão e dinheiro?
O grupo 02 doará tudo que possui ou parte dele, deixando reservado para uma necessidade posterior?
Qual a reação do grupo 03? Vai pedir ajuda aos grupos 02 e 03?
- Reflitam com os alunos sobre as atitudes dos 03 grupos.
- Falem: A “viúva de Sarepta” é a personagem feminina sem nome, estrangeira, que Deus usou para alimentar Elias e por meio deste ato também foi abençoada.
- Falem: Esta mulher tinha posses? Não, era pobre e estava passando por necessidade.
O que tinha a viúva de Sarepta para oferecer?
Arrumem sobre uma mesa o azeite ou óleo, farinha de trigo, panela e gravetos.
Ela ofereceu o que tinha: um punhado de farinha e um pouco de azeite( I Rs 17.10)
- Falem: Elias pediu para que ela fizesse pão primeiro para ele e depois para ela e o filho. Esta mulher estava entre a cruz e a espada.
Mas o que significa ficar entre a cruz e a espada?
Refere-se a uma situação de difícil decisão entre dois lados, ambos conduzem a experiências ruins.
Primeiro matar a fome de um desconhecido, quando ela não possuía mais nada e depois ia morrer com o filho?
Decisão difícil, mas ela obedeceu ao profeta devido a palavra de providência divina. Vejam em I Rs 17. 14
- Falem: O milagre aconteceu! Houve multiplicação. Leiam I Rs 17.15
- Agora, entreguem uma semente de mostarda para cada aluno. Ela representa a fé no Deus provedor.
- Falem: Quem planta, colhe mais do que semeia. Uma pequena semente traz abundante colheita. Não devemos observar a pequenez da semente, porém a dimensão do que ela pode produzir.
Acabamos de estudar sobre a providência divina para aquela mulher, através de um ato de obediência e fé.
- Para concluir, perguntem:
O que temos colocado nas mãos de Deus?
Aguardem as respostas.
Aguardem as respostas.
Tenham uma excelente aula!
Lição:
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.
Deuteronômio 7.9
Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda o conserto e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos.VERDADE PRÁTICA
Deus é pai de amor, bondade e misericórdia abundantes, contudo, todo pecado e desobediência ao Senhor trazem consequências inevitáveis à vida humana.LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 31.19
As bondades do Senhor são inesgotáveis para os que o temem
Terça - Êx 33.19
Misericórdia é um atributo que pertence a Deus
Quarta - Jó 4.8
Tudo o que é semeado será colhido na mesma proporção
Quinta - Sl 23.6
A misericórdia e a bondade de Deus acompanham o ser humano por toda vida
Sexta - 1 Pe 1.14
Os filhos de Deus devem ser obedientes e abandonar o mau caminho
Sábado - Dt 5.29
O desejo do Senhor é que seus filhos sejam obedientes continuamente
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
As bondades do Senhor são inesgotáveis para os que o temem
Terça - Êx 33.19
Misericórdia é um atributo que pertence a Deus
Quarta - Jó 4.8
Tudo o que é semeado será colhido na mesma proporção
Quinta - Sl 23.6
A misericórdia e a bondade de Deus acompanham o ser humano por toda vida
Sexta - 1 Pe 1.14
Os filhos de Deus devem ser obedientes e abandonar o mau caminho
Sábado - Dt 5.29
O desejo do Senhor é que seus filhos sejam obedientes continuamente
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Reis 16.29-30
29 - E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria, vinte e dois anos.
30 - E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.
1 Reis 17.1-7
1 - Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
2 - Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
3 - Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
4 - E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
5 - Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
6 - E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
7 - E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
18.17-21
17 - E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: És tu o perturbador de Israel?
18 - Então, disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins.
19 - Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
20 - Então, enviou Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo.
21 - Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada.
Bíblia online
Bíblia sagrada online
HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 60
29 - E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria, vinte e dois anos.
30 - E fez Acabe, filho de Onri, o que era mal aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele.
1 Reis 17.1-7
1 - Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.
2 - Depois, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:
3 - Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
4 - E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.
5 - Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.
6 - E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.
7 - E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra.
18.17-21
17 - E sucedeu que, vendo Acabe a Elias, disse-lhe Acabe: És tu o perturbador de Israel?
18 - Então, disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do SENHOR e seguistes os baalins.
19 - Agora, pois, envia, ajunta a mim todo o Israel no monte Carmelo, como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel.
20 - Então, enviou Acabe os mensageiros a todos os filhos de Israel e ajuntou os profetas no monte Carmelo.
21 - Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada.
Bíblia online
Bíblia sagrada online
Harpa Cristã: 60
Harpa Cristã: 111
Harpa Cristã: 577
OBJETIVO GERAL
Asseverar que todo pecado gera uma consequênciaOBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico.Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
👉 I. Apresentar a perversidade de Acabe e Jezabel;
👉II. Demonstrar o cuidado de Deus para com os seus filhos;
👉III. Registrar a aridez espiritual do rei Acabe.
👉 I. Apresentar a perversidade de Acabe e Jezabel;
👉II. Demonstrar o cuidado de Deus para com os seus filhos;
👉III. Registrar a aridez espiritual do rei Acabe.
INTERAGINDO COM OS PROFESSORES
O profeta Elias apareceu em um período crítico da história de Israel. Época em que Acabe, influenciado por Jezabel, sua maléfica esposa, fez de tudo para eliminar a adoração a Javé em Israel. Mas o próprio Deus, usando o profeta Elias, entrou no conflito e decisivamente derrotou os deuses pagãos, trazendo o povo de volta à verdadeira fé. Em tempos de apostasia, quando imperam a rebeldia insolente e a dureza de coração contra os mandamentos do Senhor, o Todo-poderoso sempre envia seus profetas para combater o sistema religioso corrupto e proclamar o autêntico sentido e o propósito do seu reino 1Reiss 17.1.INTRODUÇÃO
Acabe foi um dos mais perversos reis de Israel. Durante seu reinado, ele permitiu que seus terríveis pecados o desviassem completamente dos mandamentos sagrados e do temor a Deus (1 Rs 16.30). Além da desobediência já instalada em seu coração, casou-se com a ímpia Jezabel, que o induziu aos caminhos de morte (1 Rs 16.31). Suas más ações provocaram uma grande seca em Israel, episódio que, mais tarde, o colocou frente a frente com o profeta Elias (1 Rs 17.1).PONTO CENTRAL
É essencial estar em alerta diante dos chamados de Deus ao arrependimento.I – O CASAMENTO DE ACABE COM JEZABEL
1. Consequências de escolhas erradas.
Acabe induziu o povo a se aprofundar no pecado da idolatria de maneira bem mais intensa que os reis que o antecederam. Além disso, cometeu o crasso erro de se casar com uma princesa do reino de Sidom, chamada Jezabel. Essa mulher era devota de Baal e Aserá, dois deuses adorados pelas nações vizinhas de Israel (1 Rs 16.31; 18.19). Essa princesa dos sidônios incitou tanto a maldade em Acabe que ele chegou ao ponto de se vender para fazer o que era mau aos olhos do Senhor (1 Rs 21.25).
2. A rainha perversa.
Dentre tantas perversidades, Jezabel destruiu os profetas do Senhor (1 Rs 18.4), ameaçou a vida de Elias (1 Rs 19.2), ordenou injustamente a morte de Nabote para satisfazer a ganância do marido (1 Rs 21.10), e ainda praticou a prostituição e a feitiçaria (2 Rs 9.22).
O trágico fim de Jezabel foi profetizado por Elias. O homem de Deus disse que ela não seria sepultada, mas que os cães a devorariam, pois sua maldade e abominação contrariaram a justiça divina (1 Rs 21.23-27). Deus é misericordioso, mas julga com rigor àqueles que insistem em permanecer na prática do mal.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Deus é rico em misericórdia, porém, pode ser impiedoso contra aqueles que perseveram em se manter na prática do mal.II – ELIAS PREVÊ A GRANDE SECA
1. A intervenção divina.
Em razão de sua idolatria e atrocidades, Acabe é considerado o pior rei de todo o Israel (1 Rs 16.33). Por causa de seus atos perversos e pecaminosos, o profeta Elias, em obediência a Deus, confrontou esse rei e lhe deu a sentença de que não mais haveria chuva, a não ser pela palavra do profeta, dada por Deus (1 Rs 17.1). Com a seca veio a fome, porém, nem mesmo diante de tal situação Acabe se arrependeu dos seus pecados diante de Deus.
2. O preço da obediência a Deus.
O episódio da seca em Israel demonstra que todo homem e mulher de Deus precisam ter fé e coragem para enfrentar os resultados de sua obediência ao Senhor. No caso de Elias, ele teve de enfrentar as dificuldades da falta d’água e alimento e, mais tarde, fugir de Acabe e Jezabel, que o ameaçaram de morte (1 Rs 19.2). Entretanto, apesar das dificuldades pelas quais passou o profeta, a bondade e o cuidado de Deus o acompanharam, pois foi alimentado por corvos com pão e carne duas vezes ao dia (1 Rs 17.6). E, quando a água do ribeiro de Querite secou, o Senhor mais uma vez o sustentou usando a viúva de Sarepta (1 Rs 17.9).
3. Deus sempre cuida dos seus filhos.
Na casa da viúva, Elias realizou o milagre da multiplicação da farinha e do azeite. A mulher argumentou que dispunha apenas de uma pequena quantidade desses ingredientes para alimentar a si e ao seu filho. Mesmo diante desse triste cenário, o profeta pediu que ela fizesse primeiro um bolo para ele. A viúva obedeceu a ordem de Elias e lhe preparou a comida. A partir daí, pela palavra do Senhor, nada faltou para aquela família até o fim da seca (1 Rs 17.14). Essa história nos mostra o quanto Deus cuida dos que proferem a sua verdade, e defende a causa do órfão e da viúva (Dt 10.17,18; 24.21; 26.12; Sl 68.5; 146.9).
CONHEÇA MAIS
“À semelhança de Melquisedeque, Elias aparece no texto bíblico sem qualquer menção a pai, mãe ou árvore genealógica. Sem qualquer menção concernente à sua chamada ou passado, ele [Elias] emerge subitamente da cidade de Tisbe de Gileade com a missão de enfrentar a corrente do baalismo fenício que ameaçava varrer completamente a religião javista, ou seja, o culto a Yahweh, do Reino do Norte. O nome de Elias significava ‘Yahweh é Deus’. Mesmo que ele fosse designado como ‘Profeta’, a expressão que se emprega com mais frequência para descrevê-lo é a de ‘homem de Deus.” Para saber mais leia: Introdução ao estudo do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p.245.
III – O ENCONTRO DE ELIAS COM ACABE
1. Um coração endurecido.
A idolatria e a insistente desobediência do rei de Israel provocaram, da parte de Deus, uma grande seca que durou muito tempo (1 Rs 17.1). A total falta de discernimento espiritual para perceber o que Deus estava fazendo através Elias, e a impossibilidade de se arrepender, mesmo com todas as evidências de que ele era o culpado de todos os males que estavam acontecendo (1 Rs 18.17,18), fizeram com que consequências ainda mais graves viessem sobre a nação.
A primeira palavra que o rei dirigiu a Elias foi de acusação: “És tu o perturbador de Israel?” (1 Rs 18.17b). Seu coração estava tão endurecido em razão da recorrência do pecado, que não havia mais jeito de ele voltar atrás e rever seu deplorável estado espiritual.
2. A sequidão espiritual do rei.
1. A intervenção divina.
Em razão de sua idolatria e atrocidades, Acabe é considerado o pior rei de todo o Israel (1 Rs 16.33). Por causa de seus atos perversos e pecaminosos, o profeta Elias, em obediência a Deus, confrontou esse rei e lhe deu a sentença de que não mais haveria chuva, a não ser pela palavra do profeta, dada por Deus (1 Rs 17.1). Com a seca veio a fome, porém, nem mesmo diante de tal situação Acabe se arrependeu dos seus pecados diante de Deus.
2. O preço da obediência a Deus.
O episódio da seca em Israel demonstra que todo homem e mulher de Deus precisam ter fé e coragem para enfrentar os resultados de sua obediência ao Senhor. No caso de Elias, ele teve de enfrentar as dificuldades da falta d’água e alimento e, mais tarde, fugir de Acabe e Jezabel, que o ameaçaram de morte (1 Rs 19.2). Entretanto, apesar das dificuldades pelas quais passou o profeta, a bondade e o cuidado de Deus o acompanharam, pois foi alimentado por corvos com pão e carne duas vezes ao dia (1 Rs 17.6). E, quando a água do ribeiro de Querite secou, o Senhor mais uma vez o sustentou usando a viúva de Sarepta (1 Rs 17.9).
3. Deus sempre cuida dos seus filhos.
Na casa da viúva, Elias realizou o milagre da multiplicação da farinha e do azeite. A mulher argumentou que dispunha apenas de uma pequena quantidade desses ingredientes para alimentar a si e ao seu filho. Mesmo diante desse triste cenário, o profeta pediu que ela fizesse primeiro um bolo para ele. A viúva obedeceu a ordem de Elias e lhe preparou a comida. A partir daí, pela palavra do Senhor, nada faltou para aquela família até o fim da seca (1 Rs 17.14). Essa história nos mostra o quanto Deus cuida dos que proferem a sua verdade, e defende a causa do órfão e da viúva (Dt 10.17,18; 24.21; 26.12; Sl 68.5; 146.9).
SÍNTESE DO TÓPICO II
O Senhor sempre cuida de seus filhos. Não importa quão difícil seja o caminho, Deus suprirá todas as suas necessidades.CONHEÇA MAIS
“À semelhança de Melquisedeque, Elias aparece no texto bíblico sem qualquer menção a pai, mãe ou árvore genealógica. Sem qualquer menção concernente à sua chamada ou passado, ele [Elias] emerge subitamente da cidade de Tisbe de Gileade com a missão de enfrentar a corrente do baalismo fenício que ameaçava varrer completamente a religião javista, ou seja, o culto a Yahweh, do Reino do Norte. O nome de Elias significava ‘Yahweh é Deus’. Mesmo que ele fosse designado como ‘Profeta’, a expressão que se emprega com mais frequência para descrevê-lo é a de ‘homem de Deus.” Para saber mais leia: Introdução ao estudo do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, p.245.
III – O ENCONTRO DE ELIAS COM ACABE
1. Um coração endurecido.
A idolatria e a insistente desobediência do rei de Israel provocaram, da parte de Deus, uma grande seca que durou muito tempo (1 Rs 17.1). A total falta de discernimento espiritual para perceber o que Deus estava fazendo através Elias, e a impossibilidade de se arrepender, mesmo com todas as evidências de que ele era o culpado de todos os males que estavam acontecendo (1 Rs 18.17,18), fizeram com que consequências ainda mais graves viessem sobre a nação.
A primeira palavra que o rei dirigiu a Elias foi de acusação: “És tu o perturbador de Israel?” (1 Rs 18.17b). Seu coração estava tão endurecido em razão da recorrência do pecado, que não havia mais jeito de ele voltar atrás e rever seu deplorável estado espiritual.
2. A sequidão espiritual do rei.
Sempre que alguém se torna um contumaz pecador, de modo a não mais discernir os intentos do próprio coração, como aconteceu a Acabe, algo muito grave acontece: a sequidão espiritual. O pior é que não somente o apóstata sofre as consequências disso, mas todas as pessoas que dependem dele (1 Rs 17.1).
SÍNTESE DO TÓPICO III
A seca espiritual nos sobrevém quando atingimos o ápice da falta de comunhão com Deus.CONCLUSÃO
Apesar da grande misericórdia de Deus sobre o rei Acabe, permitindo que o profeta Elias o exortasse a retornar aos caminhos do Senhor, ele acabou levando seu reino à ruína. Não podemos permitir que a ignorância e a sequidão espiritual nos atinjam. Para isso, precisamos estar atentos à convocação divina ao arrependimento.PARA REFLETIR
A respeito de “Acabe e o Profeta Elias”, responda:
1. Por que o rei Acabe é considerado um dos mais perversos reis de Israel?R. Por conta de suas atrocidades, e por permitir que seus terríveis pecados o desviassem completamente dos mandamentos sagrados e do temor a Deus.
2. Quais perversidades foram praticadas por Jezabel?
R. Destruiu os profetas do Senhor (1 Rs 18.4), ameaçou a vida de Elias (1 Rs 19.2), ordenou injustamente a morte de Nabote (1 Rs 21.10), e praticou a prostituição e a feitiçaria (2 Rs 9.22).
3. O que a história da viúva de Sarepta nos ensina?
R. Essa história nos mostra o quanto Deus cuida dos que proferem a sua verdade, e defende a causa do órfão e da viúva (Dt 10.17-18; 24.21;26.12; Sl 68.5;146.9).
4. Qual foi a consequência da idolatria e da insistente desobediência do rei de Israel?
R. Deus enviou uma grande seca que durou muito tempo (1 Rs 17.1).
5. O que acontece quando alguém se torna um pecador contumaz?
R. A sequidão espiritual.
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“17.1 - NEM ORVALHO NEM CHUVA HAVERÁ.
Elias, na qualidade de mensageiro de Deus, pronunciou uma palavra de juízo da parte do Senhor contra a nação rebelde de Israel. Deus ia reter a chuva durante três anos e meio (cf. Dt 11.13-17). Esse juízo humilhava Baal, pois seus adoradores criam que ele controlava a chuva e que era responsável pela abundância nas colheitas. O NT declara que essa seca em Israel resultou das ferventes orações de Elias (Tg 5.17)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.550).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo/// //blog//atitudedeaprendiz.blogspot.com.br
Fonte e crédito das Lições Bíblicas Adultos, 3° trimestre 2021 - CPAD
Adultos - Título: O Plano Divino para Israel em meio à infidelidade da Nação. As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel.
Comentarista: Pr. Claiton Ivan Pommerening
Produção: CPAD
Adultos - Lições Bíblicas Cpad: 3° Trimestre de 2021: Tema: O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel.
Adultos: Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo
Elias, na qualidade de mensageiro de Deus, pronunciou uma palavra de juízo da parte do Senhor contra a nação rebelde de Israel. Deus ia reter a chuva durante três anos e meio (cf. Dt 11.13-17). Esse juízo humilhava Baal, pois seus adoradores criam que ele controlava a chuva e que era responsável pela abundância nas colheitas. O NT declara que essa seca em Israel resultou das ferventes orações de Elias (Tg 5.17)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.550).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo/// //blog//atitudedeaprendiz.blogspot.com.br
Fonte e crédito das Lições Bíblicas Adultos, 3° trimestre 2021 - CPAD
Adultos - Título: O Plano Divino para Israel em meio à infidelidade da Nação. As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel.
Comentarista: Pr. Claiton Ivan Pommerening
Produção: CPAD
Adultos - Lições Bíblicas Cpad: 3° Trimestre de 2021: Tema: O Plano de Deus para Israel em meio à Infidelidade da Nação: As Correções e os Ensinamentos Divinos no Período dos Reis de Israel.
Adultos: Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
A paz sou um seguidor de vocês, e gostaria de falar que Êx 32 só vai até o versiculo 35 e não ao 46 como está esposto na lição
ResponderExcluirA paz do Senhor Claudio, Obrigado. Deus te abençoe.
ResponderExcluirA paz do Senhor Jesus, aonde consigo baixar os islaides? Não consigo achar
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