Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
Título da Lição
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Ore, apresente seus pequenos um a um a Deus, é Ele quem conhece o intimo de cada ser e te conduzirá nesta tão gloriosa missão – o ensino.
Deus abençoe seu ministério.
Para Adorar Ao Senhor - Diante do trono
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante e deixar que colhe a oferta de seus amiguinhos.
- Hora da oferta
Endereço na descrição dos vídeos:
Para esta aula, copie o molde abaixo, que traz um boneco com as partes do corpo separadas para que a criança coloque no lugar certo.
13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.
14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
Recursos visuais:
Deus me Fez!
Leve para a sala um boneco sem os olhos, nariz, boca...
Mostre para as crianças o boneco que trouxe sem olho, nariz, boca, ouvidos, mãos , pés.
Converse com a criança. Diga: Deus nos criou. Deus fez cada um de nós.
Deus nos ama muito e fez nossos olhos para vermos todas as coisas lindas que Ele criou. (Mostre algumas figuras grandes da natureza). Com nossos olhos podemos ver o papai, a mamãe e todas as coisas. Deus nos fez assim. Pergunte: quem quer colocar o olho no lugar certo no rosto do boneco? Deixe que uma criança coloque o olho no boneco. E o nosso olho, onde está? Aponte. Continue dizendo que Deus nos ama tanto que fez nosso nariz para sentirmos todos os cheiros e para respirarmos. Deixe que a criança sinta o cheiro do pó de café, da maçã, do perfume, etc. Peça para uma criança colocar o nariz no boneco. Deus nos ama tanto que fez também uma boca para podermos comer, cantar, falar. Escolha uma criança para colocar a boca no boneco. Onde está nossa boca? Aponte. Deus nos ama muito e fez nossos ouvidos para escutarmos todos os sons: as vozes, os instrumentos, a mamãe falando, a professora ensinando, o passarinho cantando, etc. Escolha outra criança para colocar os ouvidos no boneco. Como é bom poder cantar, tocar um instrumento e ouvir, falar e o outro escutar, comer coisas gostosas e sentir os perfumes. Deus é muito bom pra nós. Deus nos fez assim porque nos ama.
Atividades:
Obrigada, meu Deus, porque o Senhor nos ama e nos fez assim.
Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Mostre uma figura de crianças orando.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Créditos:
Revista
Cpad
maternal-Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
www.materialgospel.com.brhttp//gardenofpraise.com/slideshows.htm
ministerio infantil e juniores
ensinoinfantilnumclique.
Pequeninosdejesus
Apascentar os Pequeninos
HermanaMargarita.com
http//gardenofpraise.com/slideshows.htm
Pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Escolinha Bíblica da Garotada
www.materialgospel.com.br
Ensino infantil num cliqueblogspot.com
www.pequeninospracristo.com
criancacrescendocomjesus.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Ovelhinhas de Cristo. Prezado professores, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Maternal. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Exemplo básico de plano de aula.
Tem muitos tios e tias que estão começando e ficam um pouco perdidos.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
Ao Mestre
Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre e o tema que abordaremos é de suma importância, pois em meio a tantos “heróis” produzidos pela mídia, durante este trimestre você terá a oportunidade de conduzir a conhecer a realidade dos verdadeiros heróis, pessoas como eles, eu e você, cuja confiança foi depositada em Deus, por isso realizaram feitos que ajudaram sua família e sua nação.
Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre e o tema que abordaremos é de suma importância, pois em meio a tantos “heróis” produzidos pela mídia, durante este trimestre você terá a oportunidade de conduzir a conhecer a realidade dos verdadeiros heróis, pessoas como eles, eu e você, cuja confiança foi depositada em Deus, por isso realizaram feitos que ajudaram sua família e sua nação.
Ore, apresente seus pequenos um a um a Deus, é Ele quem conhece o intimo de cada ser e te conduzirá nesta tão gloriosa missão – o ensino.
Deus abençoe seu ministério.
Brincar:
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.
Deixe que as crianças brinquem livremente até que todas cheguem.
Brincar é saudável, ativa a imaginação e a criatividade da criança. Esteja perto observando as atitudes que precisam ser corrigidas com amor. Deixe alguns cantinhos montados sobre a lição para atrair a atenção das crianças. Quando o professor determinar, mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com as crianças, leve-as para outro canto da sala e distribua as figuras e instrumentos de louvor. Fica mais fácil as crianças aceitarem a mudança com uma troca interessante. Deixam um brinquedo para pegar um instrumento. Isto facilita a obediência e disciplina na classe.
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
Momento do louvor
Cante:
Faça movimentos com as crianças, mostre figuras, toque e mostre como é bom adorar nosso Deus.
Faça movimentos com as crianças, mostre figuras, toque e mostre como é bom adorar nosso Deus.
Quem fez - 3Palavrinhas - Volume 1
Turma do Cristãozinho - Se eu fosse um elefante
Eu não vim do macaco não: Nayanne For Kids
Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.
Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.
Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.
Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!
- Hora da oferta
Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline BarrosVaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:
Para esta aula, copie o molde abaixo, que traz um boneco com as partes do corpo separadas para que a criança coloque no lugar certo.
Faça uma cópia para cada criança levar para casa.
– Separe algumas figuras da natureza para que a criança veja durante a lição.
– Providencie para que a criança sinta o cheiro: pó de café, limão, maçã, sabonete.
– Providencie para o lanche duas frutas para que a criança coma e sinta o gosto.
– Tenha brinquedos e livros para que a criança possa pegar.
– Faça um trenzinho com as crianças e ande pela sala.
– Providencie instrumentos musicais de bandinha para o momento de louvor.
– Separe algumas figuras da natureza para que a criança veja durante a lição.
– Providencie para que a criança sinta o cheiro: pó de café, limão, maçã, sabonete.
– Providencie para o lanche duas frutas para que a criança coma e sinta o gosto.
– Tenha brinquedos e livros para que a criança possa pegar.
– Faça um trenzinho com as crianças e ande pela sala.
Para guardar no coração:
14 Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;
15 os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
Ilustração
Leve para a sala um boneco sem os olhos, nariz, boca...
Mostre para as crianças o boneco que trouxe sem olho, nariz, boca, ouvidos, mãos , pés.
Converse com a criança. Diga: Deus nos criou. Deus fez cada um de nós.
Deus nos ama muito e fez nossos olhos para vermos todas as coisas lindas que Ele criou. (Mostre algumas figuras grandes da natureza). Com nossos olhos podemos ver o papai, a mamãe e todas as coisas. Deus nos fez assim. Pergunte: quem quer colocar o olho no lugar certo no rosto do boneco? Deixe que uma criança coloque o olho no boneco. E o nosso olho, onde está? Aponte. Continue dizendo que Deus nos ama tanto que fez nosso nariz para sentirmos todos os cheiros e para respirarmos. Deixe que a criança sinta o cheiro do pó de café, da maçã, do perfume, etc. Peça para uma criança colocar o nariz no boneco. Deus nos ama tanto que fez também uma boca para podermos comer, cantar, falar. Escolha uma criança para colocar a boca no boneco. Onde está nossa boca? Aponte. Deus nos ama muito e fez nossos ouvidos para escutarmos todos os sons: as vozes, os instrumentos, a mamãe falando, a professora ensinando, o passarinho cantando, etc. Escolha outra criança para colocar os ouvidos no boneco. Como é bom poder cantar, tocar um instrumento e ouvir, falar e o outro escutar, comer coisas gostosas e sentir os perfumes. Deus é muito bom pra nós. Deus nos fez assim porque nos ama.
13 Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe.
Recursos visuais para ensinar o refrão da música:
Eu não vim do macaco não: Nayanne For Kids
Atividades:
Trabalho manual:
Cada criança terá o seu boneco pra colar no lugar certo os olhos, o nariz, a boca, os ouvidos, as mãos, os pés. Ajude cada um com a cola e escreva o nome da criança no trabalho feito. Depois pendure os trabalhos num varal na sala de aula até que os pais cheguem para buscá-las.
Cada criança terá o seu boneco pra colar no lugar certo os olhos, o nariz, a boca, os ouvidos, as mãos, os pés. Ajude cada um com a cola e escreva o nome da criança no trabalho feito. Depois pendure os trabalhos num varal na sala de aula até que os pais cheguem para buscá-las.
Criança de jesus tem energia pra gastar
Lembrancinhas:
Obrigada, meu Deus, porque o Senhor nos ama e nos fez assim.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Reúna em rodinha para oração final.
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Conclusão:
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil.
Salmos – Capítulo 139. 13 - 16
Final da aula:
Entregue os trabalhos manuais para que os pais recordem em casa a lição dada.
Final da aula:
Entregue os trabalhos manuais para que os pais recordem em casa a lição dada.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de DeusDeus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista
Cpad
maternal-Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
www.materialgospel.com.brhttp//gardenofpraise.com/slideshows.htm
ministerio infantil e juniores
ensinoinfantilnumclique.
Pequeninosdejesus
Apascentar os Pequeninos
HermanaMargarita.com
http//gardenofpraise.com/slideshows.htm
Pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Escolinha Bíblica da Garotada
www.materialgospel.com.br
Ensino infantil num cliqueblogspot.com
www.pequeninospracristo.com
criancacrescendocomjesus.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Escola Bíblica Infantil
Livro Sem Palavras
LIVRO SEM PALAVRAS - como fazer
Moldes de meninas e meninos da net
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Escola Bíblica Infantil
Livro Sem Palavras
LIVRO SEM PALAVRAS - como fazer
Moldes de meninas e meninos da net
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.
Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Ovelhinhas de Cristo.
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)
Observação importante:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
De todo o meu coração!!!
Crianças atenção!
Leia a bíblia!
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
Vamos lá!!!
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
As nações precisam ouvir falar do amor de Cristo
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Gostei muito e muito emportante e uma bênção
ResponderExcluirObrigada pelo matéria, tem me ajudado muito com as crianças 😍
ResponderExcluir