8 de dezembro de 2020

Lição 11: A Teologia de Eliú: O sofrimento é uma correção divina? Subsídios, Dinâmica: Vídeos - aulas, Adultos

Inicie a aula fazendo uma reflexão sobre a soberania de Deus e o orgulho humano. Uma das questões mais difíceis para o ser humano é aceitar que algo saia do seu domínio. Muito sofrimento hoje tem como causa a não aceitação de determinada realidade. Diante dela, o desespero passa a dominar, o medo passa a ser constante, o grau de ansiedade e estresse aumenta. Entretanto, quando olhamos para a Bíblia, percebemos que homens e mulheres puderam reconhecer a voz de Deus de dentro do sofrimento. É por isso que estamos estudando o livro de Jó, pois esse patriarca experimentou a Deus na “escola do sofrimento”. Deixe claro para a classe que quando isso acontece, crescemos em maturidade e espiritualidade. Portanto, estimule os alunos a perguntarem o que Deus quer falar conosco na “escola do sofrimento”.



TEXTO ÁUREO
  Ao aflito livra da sua aflição e, na opressão, se revela aos seus ouvidos. Jó 36.15.



VERDADE PRÁTICA
O sofrimento não deve ser visto apenas sob o aspecto punitivo, mas principalmente, educativo.



LEITURA DIÁRIA
   Segunda — Jó 32.21
É possível tratar o homem com imparcialidade?

Terça — Jó 33.4
O Espírito de Deus é criador

Quarta — Jó 34.3
O cultivo da plena atenção

Quinta — Jó 35.5
O que revela o esplendor do céu?

Sexta — Jó 36.5
Deus é grande e não despreza ninguém

Sábado — Jó 36.26
O limite do ser humano para compreender Deus



LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
   Jó 32.1-4
1 — Então, aqueles três homens cessaram de responder a Jó; porque era justo aos seus próprios olhos.

2 — E acendeu-se a ira de Eliú, filho de Baraquel, o buzita, da família de Rão; contra Jó se acendeu a sua ira, porque se justificava a si mesmo, mais do que a Deus.

3 — Também a sua ira se acendeu contra os seus três amigos; porque, não achando que responder, todavia, condenavam a Jó.

4 — Eliú, porém, esperou para falar a Jó, porquanto tinham mais idade do que ele.


   Jó 33.1-4
1 — Assim, na verdade, ó Jó, ouve as minhas razões e dá ouvidos a todas as minhas palavras.

2 — Eis que já abri a minha boca; já falou a minha língua debaixo do meu paladar.

3 — As minhas razões sairão da sinceridade do meu coração; e a pura ciência, dos meus lábios.

4 — O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.


   Jó 34.1-6
1 — Respondeu mais Eliú e disse:

2 — Ouvi vós, sábios, as minhas razões; e vós, instruídos, inclinai os ouvidos para mim.

3 — Porque o ouvido prova as palavras como o paladar prova a comida.

4 — O que é direito escolhamos para nós; e conheçamos entre nós o que é bom.

5 — Porque Jó disse: Sou justo, e Deus tirou o meu direito.

6 — Apesar do meu direito, sou considerado mentiroso; a minha ferida é incurável, embora eu esteja sem transgressão.


   Jó 36.1-5
1 — Prosseguiu ainda Eliú e disse:

2 — Espera-me um pouco, e mostrar-te-ei que ainda há razões a favor de Deus.

3 — Desde longe repetirei a minha opinião; e ao meu Criador atribuirei a justiça.

4 — Porque, na verdade, as minhas palavras não serão falsas; contigo está um que é sincero na sua opinião.

5 — Eis que Deus é mui grande; contudo, a ninguém despreza; grande é em força de coração.



HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 363




Harpa Cristã: 380




Harpa Cristã: 434



OBJETIVO GERAL
Mostrar que o sofrimento pode ser usado por Deus com fim pedagógico.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. 
Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Explicitar que Deus, como soberano, pode se revelar e falar por meio do sofrimento;
II. Destacar que a soberania de Deus não se sobrepõe ao seu amor;
III. Afirmar que Deus não tem prazer no sofrimento, mas pode usar as adversidades para nos educar.



INTERAGINDO COM O PROFESSOR
O sofrimento na vida do cristão deve ser um meio pedagógico. Ele serve para esmagar a soberba humana, polir o caráter do crente, prover crescimento e desenvolvimento ao cristão. Este o não é o mesmo depois que passa pela “escola do sofrimento”. Não por acaso o apóstolo Paulo pôde dizer: “Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.12,13). Esse é o caminho que o Senhor nosso Deus quer que atinjamos: ser experimentados, amadurecidos e crescidos. Que ouçamos a voz de Deus no sofrimento! Então, poderemos dizer com convicção: “Posso tudo naquEle que me fortalece”.



INTRODUÇÃO
Veremos a teologia de Eliú exposta em quatro grandes discursos teológicos (Jó 32 — 37). Esses discursos se contrapõem ao que Jó e seus amigos proferiram. Para Eliú, os amigos de Jó falharam na exposição de suas ideias ao patriarca. Este, por outro lado, se equivocar ao apresentar o seu conceito de Deus para fundamentar sua defesa. Assim, mostraremos que Eliú revela um Deus soberano que age segundo o seu conselho e não está obrigado a dar respostas ao homem, além de não haver qualquer injustiça em suas ações, pois, segundo o jovem amigo de Jó, o sofrimento é uma ação pedagógica de Deus para corrigir o homem.



PONTO CENTRAL
O sofrimento deve ser visto sob o aspecto pedagógico.



I. O SOFRIMENTO COMO UMA FORMA DE REVELAR DEUS
1. Deus é soberano (33.14,15).
Nesse primeiro discurso, Eliú destaca a queixa de Jó porque Deus não lhe respondera. Para o jovem amigo do patriarca, este não leva em conta a majestade divina que distingue o Criador de suas criaturas. Nesse sentido, Jó havia ignorado que Deus é infinitamente maior do que o homem e não precisa explicá-lo acerca suas ações nem de seu silêncio.



2. O orgulho do homem priva-o de ouvir Deus.
Todavia, mesmo sendo um ser transcendente, Deus não deixa de se revelar ao homem quando julga necessário. Por isso, Eliú não aceita o argumento de Jó sobre o silêncio de Deus, pois Ele fala ao homem de várias maneiras, incluindo sonhos e visões (Jó 33.14,15). De acordo com Eliú, o problema não é o silêncio do Altíssimo, mas o orgulho humano que não lhe permite escutá-lo. O jovem acredita que mesmo o patriarca considerando-se moralmente puro, padece do pecado de orgulho (Jó 33.17). Na visão de Eliú, a revelação de Deus tem o propósito de livrar o homem da soberba que o conduziria à morte (Jó 33.17,18).



3. O mistério da redenção.
Além de sonhos e visões, Eliú também destaca que Deus usa a enfermidade como um dos canais de comunicação entre Deus e o homem (Jó 33.19-22). Por causa dela, Ele pode enviar um anjo para anunciar a Jó o seu dever (Jó 33.23), dizer o que ele deve fazer e, também, interceder em favor da saúde do patriarca. Dessa forma, esse mensageiro anuncia o que é justo e bom a fim de recuperar o estado de justiça que Jó desfrutava antes da enfermidade.

As funções que são atribuídas a esse mensageiro-mediador fazem com que os intérpretes bíblicos vejam nesse ser celeste uma referência ao anjo do Senhor, uma teofania do Senhor Jesus Cristo (Gn 16.9; 22.11; Êx 3.2; Jz 6.11). Não há dúvidas de que esse mediador é a mesma testemunha celestial que Jó pedia que defendesse a sua causa (Jó 16.19) e o redentor que o justificasse depois de sua morte (Jó 19.25). Nesse sentido, conforme podemos atestar no livro, o ministério desse mensageiro é um ato decorrente inteiramente da graça de Deus em favor de Jó para mediar sua causa e resgatá-lo (33.24).



SÍNTESE DO TÓPICO (I)
Para Eliú, o sofrimento revela um Deus soberano que ataca a soberba do ser humano.



II. O SOFRIMENTO COMO MEIO DE REVELAR A JUSTIÇA E A SOBERANIA DE DEUS
1. A justiça de Deus demonstrada.
Quando defende a justiça de Deus, Eliú faz coro com seus amigos na acusação contra Jó. Em sua perspectiva, os argumentos de Jó não passavam de insolência. Como pode o Todo-Poderoso agir com injustiça conforme Jó deixou subtender? Deus jamais age injustamente, pois isso contrariaria sua própria natureza (Jó 34.10,12).



2. O caráter justo de Deus.
Para não haver dúvida, Eliú passa a descrever o caráter justo de Deus: (1) Ele age com justiça quando retribui ao homem o que ele merece (Jó 34.11); (2) Deus não precisa prestar contas de seus atos a ninguém, visto que não recebeu autoridade de nenhum outro ser criado (Jó 34.13); (3) como o provedor da vida humana, Ele tem todo o poder de manter ou não a humanidade (Jó 34.14,15); (4) o Todo-Poderoso não faz acepção de pessoas, quer sejam reis, nobres ou pobres (Jó 34.16-20); (5) Deus é onisciente e como tal conhece os passos e as intenções de todos os homens sem precisar inquiri-los em juízo (Jó 34.21-25); (6) Ele é justo para punir os maus (Jó 34.25-30).



3. A defesa da soberania de Deus.
Atente para a seguinte pergunta: “Será que Deus deve recompensá-lo segundo o que você quer ou não quer?” (Jó 34.33 — NAA). Eliú encerra o capítulo mostrando a Jó que Deus, em sua soberania e livre vontade, não tem a obrigação de agir segundo o querer do homem. Sendo soberano, Ele não está sujeito a qualquer julgamento humano. Por todo o livro de Jó o autor destaca a soberania divina. Um exemplo disso está claro no uso da palavra “Todo-Poderoso” que ocorre 31 vezes. Para Eliú, portanto, por ser Soberano, Deus jamais age com injustiça como Jó dera a entender.

Todavia, é preciso destacar duas coisas sobre fala de Eliú. Primeiramente, ele, assim como seus amigos, erra por partir do princípio de que Jó havia cometido pecado. Em segundo lugar, Eliú exalta apenas a justiça de Deus e nada diz acerca de sua misericórdia. Para ele, o Altíssimo havia posto sua justiça soberana acima do seu amor, o que é um erro crasso. Deus, sem dúvida alguma, é justo; mas grandiosamente amoroso e misericordioso.




SÍNTESE DO TÓPICO (II)
Para Eliú, o sofrimento revela o caráter justo e soberano de Deus.



SUBSÍDIO DIDÁTICO—PEDAGÓGICO
“A teologia da prova. Adiantando-se em seu discurso, exclama Eliú: ‘Pai meu! Provado seja Jó até ao fim’ (Jó 34.36a). Recorramos ao hebraico: Avi ybahen Yôb ad-netsah . O vocábulo ybahen comporta os seguintes sinônimos: provar, refinar como ouro, fundir como metal. Por conseguinte, deveria Jó, como o mais precioso dos metais, ser intensamente provado até que todas as impurezas e imperfeições lhe fossem tiradas. Observe que Eliú roga a Deus seja o patriarca provado até o fim. Se Jó tem de ser acrisolado, que lhe seja completo o crisol; até ao fim: ad-netsah . A provação haveria de perdurar enquanto fosse necessária. Não fora Jó suficientemente provado? Entretanto, teria ele de suportar toda a ardência daquele cadinho até que viesse a entender a soberania de Deus. Doutra forma, jamais chegaria à estatura de perfeito varão (Jó 34.36b)” (ANDRADE, Claudionor de. Jó: O Problema do Sofrimento do Justo e o seu Propósito. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p.168).



III. O SOFRIMENTO COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE DEUS
1. O caráter pedagógico do sofrimento (36.7-15).
Há uma diferença entre o pensamento teológico de Eliú e o de seus amigos. Elifaz, Bildade e Zofar acreditavam que o sofrimento de Jó era por causa de um pecado cometido por ele e sua recusa em reconhecê-lo. Eliú também crê dessa forma, mas vai além. Embora compreenda que, durante sua provação, Jó se comportou de forma pecaminosa, Eliú introduz a ideia de que o sofrimento tem um caráter pedagógico (Jó 36.15). O caráter pedagógico do sofrimento está na capacidade de nos fazer refletir e voltar para Deus. Dessa forma, os justos aprendem com o sofrimento.



2. Adorando a Deus na tormenta.
No capítulo 36 e versículo 26, Eliú afirma que “Deus é grande, e nós o não compreendemos”. Para ilustrar o argumento da grandeza de Deus, ele faz uma explanação sobre a ação de Deus nas estações do ano: Outono, Inverno, Primavera e Verão. O argumento de Eliú tem por objetivo demonstrar a grandeza de Deus sobre a criação e como esse fato deve fazer com que Jó o reconheça como grande e o louve como tal (Jó 36.24-25). A fala de Eliú põe em destaque o argumento contraditório de Jó, que por um lado magnificava a majestade de Deus, mas por outro murmurava contra Ele. Nesse aspecto, Eliú acerta em mostrar que a adoração e a murmuração não podem coexistir, são atitudes excludentes.

Jó 37.6-13 ilustra de forma poética o pensamento do orador. É uma metáfora da situação do patriarca, que no meio da tormenta, em todo o seu impacto e estrondo, pode contemplar o caráter pedagógico do amor de Deus.



SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Segundo Eliú, o sofrimento é um instrumento pedagógico para o cristão.



SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“Depois de meditar longamente sobre o propósito dó sofrimento do justo, declara H. Dieterlen: ‘Tudo depende do modo porque se sofre. Mas Deus sempre tem um pensamento de amor nas tristezas que nos envia’. Afinal, como enfatiza o apóstolo, todas as coisas concorrem juntamente para o bem daqueles que, sinceramente, amam a Deus.

A pedagogia da prova. O Senhor conduzia a Jó através das mais difíceis e inimagináveis provas, a fim de que ele viesse a tornar-se um instrumento ainda mais valioso e útil para o seu Reino. Quão maravilhosa é a pedagogia do sofrimento! Se incrédulos, ensina-nos a crer. Se intempestivos, disciplina-nos em um amor paciente e temperante. Se indiferentes, leva-nos a chorar com os que choram e a alegrar-se com os que se alegram. Sim, Deus educava Jó por intermédio do sofrimento. E o mesmo está Ele fazendo neste instante. Por isso, não se desespere! Este é o modo pelo qual o Senhor educa seus filhos” (ANDRADE, Claudionor de. Jó: O problema do sofrimento do justo e o seu propósito. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p.168).



CONCLUSÃO
Vimos nessa lição três aspectos da teologia de Eliú. Primeiramente, o jovem amigo defende o direito de Deus ficar em silêncio mesmo quando achamos que ele deve falar. Acredita que Jó não consegue escutar a Deus devido ao seu orgulho. Entretanto, o equívoco de Eliú está no fato de associar o sofrimento de Jó ao pecado. Segundo, ele destaca que Deus tem todo o direito de ser soberano e como tal agir com justiça. Todavia, ele se equivoca em colocar essa soberania acima de seu amor, pois, primeiramente, Deus é amor. E, finalmente, Eliú vê no sofrimento um papel pedagógico.



PARA REFLETIR
A respeito de “A Teologia de Eliú: O Sofrimento É uma Correção Divina?” responda:

1. O que Eliú destaca em seu primeiro discurso?
Nesse primeiro discurso, Eliú destaca a queixa de Jó porque Deus não lhe respondera.




2. Segundo Eliú, qual o problema em relação ao silêncio de Deus?
De acordo com Eliú, o problema não é o silêncio do Altíssimo, mas o orgulho humano que não lhe permite escutá-lo.





3. Cite pelo menos duas características do caráter justo de Deus.
1) Ele age com justiça quando retribui ao homem o que ele merece (Jó 34.11);
(2) Deus não precisa prestar contas de seus atos a ninguém, visto que não recebeu autoridade de nenhum outro ser criado (Jó 34.13).





4. Quais são as duas coisas destacadas acerca de Eliú pelo comentarista?
Primeiramente, ele, assim como seus amigos, erra por partir do princípio de que Jó havia cometido pecado. Em segundo lugar, Eliú exalta apenas a justiça de Deus e nada diz acerca de sua misericórdia.





5. Fale acerca do caráter pedagógico do sofrimento.
O caráter pedagógico do sofrimento está na capacidade de nos fazer refletir e voltar para Deus.




Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:




SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
A TEOLOGIA DE ELIÚ: O SOFRIMENTO É UMA CORREÇÃO DIVINA?

Estudaremos o discurso de Eliú. 
Sua teologia distingue tanto do que Jó disse quanto do que seus três amigos disseram. Ela mostra que Deus é soberano e não precisa dar respostas aos seres humanos. Uma das consequências da teologia de Eliú é mostrar o sofrimento como uma ação pedagógica de Deus. Uma visão que se opõe tanto a de Jó quanto a de seus amigos.
Olhar para o sofrimento como efeito pedagógico para a vida muda por completo a nossa perspectiva.


Resumo da lição
O objetivo central da lição é mostrar que o sofrimento pode ser usado por Deus com fim pedagógico. Nessa perspectiva, os outros três objetivos específicos serão desdobrados de acordo com os tópicos que dão estrutura a lição.

O primeiro objetivo explicita que Deus, como soberano, pode se revelar e falar por meio do sofrimento. O primeiro tópico apresenta a possibilidade de Deus se revelar no sofrimento e falar com o ser humano. Para isso, o tópico versa acerca da soberania de Deus, analisa o orgulho humano como obstáculo para ouvir a sua voz e trabalha as questões das diversas manifestações divinas ao longo da Bíblia, denominadas de teofanias. No sofrimento, essa revelação divina ataca o orgulho humano.

O segundo objetivo destaca que a soberania de Deus não se sobrepõe ao seu amor. O segundo tópico mostra o sofrimento como um meio de mostrar a justiça e a soberania de Deus. Entretanto, é importante ressaltar que a soberania divina não é desprovida do amor de Deus. O que seria uma falha na teologia de Eliú. Deus é soberano, mas também é amor. Deus é justo, mas também é misericórdia. O amor de Deus é a base de todo o plano divino para salvar o ser humano do pecado.

O terceiro objetivo é afirmar que Deus não tem prazer no sofrimento, mas pode usá-lo para educar cristão. O terceiro e último tópico mostra o sofrimento como um instrumento pedagógico para o crente. Ele nos serve para despertar da letargia espiritual, perceber os maiores significados da vida e adorar a Deus mesmo num contexto de tormenta. Nesse sentido, o sofrimento nos amadurece. Ninguém sai o mesmo espaço depois que passa pela “escola do sofrimento”.



Aplicação
Conclua esta lição fazendo uma reflexão com alunos acerca de mudar o nosso paradigma sobre o sofrimento. Mostre que ele é real, mas é possível vivê-lo de uma maneira que agrade a Deus e fortaleça a nossa vida espiritual.



Para concluir
Dinâmica: No Deserto
Objetivo: Refletir sobre as dificuldades que enfrentamos no deserto da vida, mas com a confiança de que Deus é amoroso, soberano e provedor.
Material:
01 saco ou 01 caixa, que caiba os objetos abaixo relacionados:

Uma bússola, uma vela, fósforo ou lanterna

Uma Bíblia

Uma borracha

Um sachê de chá de camomila ou erva-doce

Um clip

Uma liga(elástico)

Um bandaid

Uma bala

Uma peça de um quebra-cabeça

Uma cópia da oração do Pai Nosso

Um relógio

Procedimento:
- Falem: Há momentos na vida que temos certeza de que estamos no deserto, sofrendo com a aridez da situação que pode ser material e/ou espiritual.

- Perguntem: O que pode causar a nossa permanência temporária no deserto da vida?

Observem as respostas dos alunos.

- Falem: Precisamos de alguns objetos e realizar ações para que a nossa sobrevivência neste deserto seja amenizada e/ou garantida.

- Agora, falem: Aqui está um kit de sobrevivência para quem está nesta situação.

Então, comecem a retirar, do saco ou caixa, os objetos e falem sobre a finalidade de cada um:

Uma bússola, uma vela, fósforo ou lanterna: para indicar e mostrar o caminho para sair da situação.

Uma Bíblia: Para fortalecimento da nossa fé e confiança em Deus, útil para o ensino, repreensão e correção.

Uma borracha: para apagar as ações negativas e perdoar.

Um sachê de chá de camomila ou erva-doce: Para relaxar e esperar com paciência e esperança.

Um clip: Para juntar as experiências.

Uma liga(elástico): Para se lembrar de ser flexível e adaptar-se a situação.

Um bandaid: Para curar as mágoas, as feridas.

Uma bala: Para adoçar a difícil situação.

Uma peça de um quebra-cabeça: Para lembrar que você não está sozinho.

Uma cópia da oração do Pai Nosso: Para lembrar que a oração do justo muito pode em seus efeitos.

Um relógio: Para lembrar que Deus é soberano, que o tempo lhe pertence e que devemos persistir em oração.

- Depois, perguntem: Vocês indicariam outros objetos para compor este Kit?

Aguardem as respostas. Escrevam num papel e coloquem no saco ou caixa.

- Depois, falem: Quem está passando por um período difícil, como estiagem ou seca ou no deserto, precisa que haja uma solução – a chuva.

- Para concluir, leiam I Rs 18.41 “Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há um ruído de uma grande chuva”
Ideia original do uso de um kit de sobrevivência desconhecida.
Elaboração da versão deste kit com suas finalidades e da dinâmica por Sulamita Macedo.




Para conclusão do tri mestre, sugiro a aplicação da dinâmica abaixo descrita.



Dinâmica: Jó x 04 amigos
Objetivo:
Concluir o estudo sobre Jó, através da argumentação de seus amigos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú quanto a sua situação de sofrimento.
Contra argumentar as ideias destes amigos.

Material:
Digitar separadamente as ideias dos 04 amigos de Jó, contendo de forma objetiva o que defendiam, acusando Jó(veja no procedimento).

Nomes digitados de Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú, para identificação.

Recursos humanos:

05 alunos para representar Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú. Jó ????

Procedimento:
- Falem: Estudamos o que causou as perdas, a doença, o abandono e o sofrimento de Jó.

- Ele recebeu visita de 04 amigos: Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.

Neste momento, chamem 04 alunos e coloquem um nome de um dos amigos de Jó em cada um deles.

- Falem: Aqui temos Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú.

- Perguntem:

Está faltando algum personagem?

Certamente, os alunos vão falar que é Jó.

- Então, falem que cada aluno representará Jó. Como assim?

Claro que nem de longe nossa situação se iguala a de Jó. Porém, nós representaremos Jó quanto as aflições, as dificuldades, as doenças, o abandono que sofremos.

- Em seguida, peçam aos alunos que estão representando Elifaz, Bildade, Zofar e Eliú para falar o que está escrito no papel que receberam.

Um de cada vez apresentará suas ideias quanto ao sofrimento de Jó.

Todos os alunos “Jó” devem contra argumentar, apresentando o que afirma a palavra de Deus, se possível com referências bíblicas.

Para concluir, leiam Tg 5.11:

“Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”.
Fonte da dinâmica/por Sulamita Macedo/blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Credito, Lições Bíblicas Cpad
Adultos
4º Trimestre de 2020
Comentarista: José Gonçalves.







Adultos - Lições Bíblicas: 4° Trimestre de 2020: Cpad - Tema: A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: O Sofrimento e da Restauração de Jó




Adultos: Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

Um comentário:

  1. didática muito proveitosa eu sempre me baseio em suas dinâmicas pois são bem ilustrativas e de fácil entendimento

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