7 de dezembro de 2020

Pré - aula: Lição 11- Pedro e João ajudam o coxo - Maternal de 3 e 4 anos








Iniciando a aula:
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!



   Título da Lição: 
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. 

É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. 
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Vídeos aulas:
Endereço na descrição dos vídeos:

Prof. Marlene Krueguer


Brincar: 
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou.
Aula para Maternal 011
Cante e toque com as crianças mostrando alegria por louvar a Deus:
 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.



Não Há Ninguém Como Jesus - Levi da Luz






É BOM, É MUITO BOM (louvor infantil





O Amor de Jesus - Louvor infantil



Grande e Largo - 3 Palavrinhas -



Minha pequenina luz: Cristina Mel



Denise Cardoso. Ouro, Prata, Tesouro




O coração do menino e da menina - corinho infantil 




Deus é bom pra mim - 3 Palavrinhas




Deus É Tão Bom - 3Palavrinhas - Volume 4

O MEU CORAÇÃO É UMA CASINHA, NELE HABITA ALGUÉM MUITO ESPECIAL...



POR DENTRO, FORA, ALTO E BAIXO SEMPRE SOU FELIZ - Marilene Vieira (Clipe Oficial Animado)



Use alguns instrumentos musicais de brinquedo ou reciclado como você achar melhor.




Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
. Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo para as crianças, explique e repita com elas. Mostre figuras de crianças lendo a Bíblia e louvando.



. Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. Pode pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala. 
Você gosta de ler?

Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
· Para o momento da oferta, pode estar deixando uma criança ser ajudante e deixar que colhe a oferta de seus amiguinhos.
- HORA DA OFERTA 

Se você puder leve sua oferta também, coloque você e sua assistente primeiro, depois as crianças.
Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros





Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)


MOMENTO DA ORAÇÃO:
INCLUA A FRASE DO DIA:



Objetivo da lição:
Conscientizar a criança de que também podemos ajudar alguém através da oração e dos dons espirituais.


Para guardar no coração:

“[...] O que tenho eu lhe dou.” (At 3.6)



Mostre a Bíblia e leia o versículo bíblico para a criança. Explique e repita.

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
 
 Atos – Capítulo 3. 1 - 16
1 Certo dia de tarde, Pedro e João estavam indo ao Templo para a oração das três horas.

2 Estava ali um homem que tinha nascido coxo. Todos os dias ele era levado para um dos portões do Templo, chamado “Portão Formoso”, a fim de pedir esmolas às pessoas que entravam no pátio do Templo.
3 Quando o coxo viu Pedro e João entrando, pediu uma esmola.
4 Eles olharam firmemente para ele, e Pedro disse: – Olhe para nós!
5 O homem olhou para eles, esperando receber alguma coisa.
6 Então Pedro disse: – Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande.
7 Em seguida Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. No mesmo instante os pés e os tornozelos dele ficaram firmes.
8 Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. Depois entrou no pátio do Templo com eles, andando, pulando e agradecendo a Deus.
9 Toda a multidão viu o homem pulando e louvando a Deus.
10 Quando perceberam que aquele era o mendigo que ficava sentado perto do Portão Formoso do Templo, ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido.
11 O homem que havia sido curado acompanhou Pedro e João. Todas as pessoas estavam admiradas e correram para a parte do pátio do Templo chamada “Alpendre de Salomão”, onde eles estavam.
12 Quando Pedro viu isso, disse ao povo: – Israelitas, por que vocês estão admirados? Por que estão olhando firmemente para nós como se tivéssemos feito este homem andar por causa do nosso próprio poder ou por causa da nossa dedicação a Deus?
13 O Deus dos nossos antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, foi quem deu glória ao seu Servo Jesus. Mas vocês o entregaram às autoridades e o rejeitaram diante de Pilatos; e, quando ele resolveu soltá-lo, vocês não quiseram.
14 Jesus era bom e dedicado a Deus, mas vocês o rejeitaram. Em vez de pedirem a liberdade para ele, pediram que Pilatos soltasse um criminoso.
15 Assim vocês mataram o Autor da vida; mas Deus o ressuscitou, e nós somos testemunhas disso.
16 Foi o poder do nome de Jesus que deu forças a este homem. O que vocês estão vendo e sabendo foi feito pela fé no seu nome, pois foi a fé em Jesus que curou este homem em frente de todos vocês.



Vamos ver como podemos ensinar sobre uma das frases mais conhecidas de Pedro e João, “Não tenho ouro nem prata”, dita a um coxo curado, em seguida, por eles. As crianças possam compreender que devemos ser sempre gratos a Deus pelos feitos através de nós. Não devemos ficar orgulhosos ou vaidosos quando somos usados por Deus. Esta aula é uma ótima oportunidade para mostrar às crianças como é importante a humildade e que somente o Senhor deve ser reverenciado. Esta ministração para crianças também é ideal para pais ensinarem aos seus filhos. Se você puder, recomende que os pais façam um estudo em casa com seus filhos sobre essa história.

Introdução
Olá, crianças! Tudo bem com vocês? Como foi a semana de vocês? Quem aqui tem uma história boa para contar? Quem ganhou um presente, comeu algo bom, foi a algum lugar legal ou qualquer outra coisa assim? Hoje nós vamos aprender a história de um homem que tinha um problema muito sério, e sofria muito até que um dia algo muito bom aconteceu em sua vida.

Dois discípulos de Jesus continuavam ensinando ao povo sobre tudo o que Jesus tinha feito e ensinado. Pedro e João sempre iam ao templo da cidade para falar disso e também para orar. Naquela época as pessoas não tinham o costume de orar em casa, a maior parte das pessoas ia ao templo de Jerusalém para orar.
A história
Certo dia Pedro e João estavam indo ao templo para orarem, quando passaram por um homem coxo, que tinha um problema na perna e não podia andar. Naquele tempo quem tinha esse tipo de problema não conseguia trabalhar e vivia de esmolas. Pouca gente ajudava. Muitos diziam que as pessoas tinham esses problemas físicos por que eram castigadas por Deus.

Professor, não se esqueça de sempre utilizar muitos recursos visuais para preparar uma ministração para crianças. Mostre imagens do templo daquela época e sua escadaria, para que tenham ideia de como era a cidade de Jerusalém.

Aquele homem vivia pedindo dinheiro no templo e algumas pessoas ajudavam. Pedro e João, porém, não eram homens ricos e também não podiam ajudar aquele homem com dinheiro. Quando o homem coxo (com problema na perna) viu João e Pedro chegando, começou a gritar bem alto para que eles dessem uma esmola. Apesar de não terem nada para oferecer, Pedro olhou bem para aquela pessoa e disse – “Olhe para mim”. O homem achou que iria receber um trocado e olhou bem para Pedro, com muita esperança.
Pedro disse: “Olhe bem para nós. Não tenho ouro e nem prata, mas o que tenho eu te dou – Em nome de Jesus, levanta e anda”. Pedro segurou aquele homem pela mão, o homem levantou e conseguiu firmar suas pernas, como nunca tinha conseguido.

Pedro sabia que ele não tinha poder para fazer milagres, apenas Deus, através de Jesus; por isso, depois de dizer “não tenho ouro nem prata”, Pedro disse “em nome de Jesus, levanta e anda”. Todos nós temos alguma habilidade, somos bom em alguma coisa, só que muitas vezes ficamos nos gabando, dizendo que somos melhores que os outros. Devemos saber que Deus é que nos dá toda capacidade para realizarmos coisas boas.

Para realizar uma ministração para crianças mais agradável, deixe que elas participem dizendo quais são suas habilidades. O que elas sabem fazer, no que elas são boas, ou relatem o que já fizeram de bom e receberam elogios.
Quando o homem foi curado ele começou a pular e gritar dando glória a Deus por que tinha sido curado. Ele estava tão feliz que mal podia se controlar. Por um momento, aquele homem ficou triste quando Pedro disse – não tenho ouro nem prata, mas quando conseguiu se levantar e andar, ficou muito mais feliz do que se tivesse recebido muito dinheiro As pessoas que estava por perto logo foram falar com Pedro e João para saber se eles tinham poder de realizar milagres. Pedro logo explicou que Deus tinha feito um milagre para mostrar a eles que o nome de Jesus é poderoso, não apenas para realizar milagres, mas para nos dar um presente especial, que é a salvação de nossas vidas. Pedro aproveitou que o povo todo estava prestando atenção nele e falou sobre o que Jesus tinha feito por nós.

O maior milagre que podemos ter é a salvação de nossas vidas. Não adianta termos saúde, ganharmos dinheiro e ter uma vida boa se não tivermos a vida eterna. Por isso, Jesus morreu e ressuscitou; para nos mostrar que podemos ter a vida eterna se crermos nele e aceitarmos que somente ele é o salvador de nossas vidas. Quando Pedro afirmou – não tenho ouro nem prata – ele estava nos ensinando que existem coisas mais importantes que dinheiro e riquezas.

Conclusão
Naquele dia, todos os que estavam ali por perto puderam aprender sobre a vida de Cristo. Um homem foi curado, mas todos os outros aprenderam que podemos receber o maior milagre de todos, que é a vida eterna. E para isso, basta aceitarmos Jesus como nosso salvado. Pedro podia ficar se gabando e se achando melhor que os outros. O homem curado também podia ficar falando que ele foi curado por que tinha mais fé que os outros, mas eles não ficaram se gabando, agradeceram a Deus pelo milagre e continuaram falando de Jesus para todos.

Quando algo de bom acontece em nossas vidas, quando conseguimos realizar algo muito difícil, ficamos muito alegres e queremos contar aos outros. Não devemos nunca esquecer de agradecer a Deus sempre que algo de bom acontecer em nossas vidas.

Pedro disse logo àquele homem – não tenho ouro nem prata – para mostrar que ele não iria oferecer uma esmola, que logo seria gasta. Eles estavam oferecendo algo maior, o poder do Senhor Jesus.



OBS: 
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.





Recursos visuais: 











Recursos visuais: 

Maquete:







 Atividades:














Pintar com lápis cera ou colar papel picado verde na árvore, marrom no telhado e vermelho nas janelas. Escrever o versículo bíblico.



ATIVIDADE

A sacola surpresa é feita usando envelope pardo. Eu corto ao meio, colo uma das partes,
furo para passar a alça(barbante ou lã) e as crianças decoram!



Oração:
Ao terminar faça uma ministração para crianças devemos sempre orar pelas crianças já convertidas e por aquelas que ainda não aceitaram Jesus como salvador. Ao terminar essa ministração para crianças faça as duas orações, deixando bem claro qual o motivo de oração. 
Veja um exemplo.
Se você entendeu hoje que o maior milagre que pode acontecer conosco é ter a vida eterna e você quer isso para você, a única coisa que precisa fazer é aceitar Jesus como seu salvador. Se você nunca fez esse pedido, vamos orar comigo. Se você já fez este pedido, pode ficar quietinho para não atrapalhar. Ore!

Depois, você pode orar pelas crianças já convertidas. Se você já recebeu Jesus como seu salvador e hoje entendeu que devemos sempre agradecer a Deus pelas coisas boas que tem em sua vida, vamos orar agradecendo a Deus. Podemos fazer como Pedro e dizer – não tenho ouro nem prata, mas tenho fé em Jesus.

Podemos aprender a tocar um instrumento para louvar a Deus.
Assim, quando ficarmos grandes, podemos escolher o que fazer para ajudar no templo: ensinar a Palavra como pastor ou professor, orar pelas pessoas, ajudar os pobres, cuidar do templo como zelador, tocar algum instrumento, cantar no louvor, visitar as pessoas que precisam de ajuda, aconselhar as pessoas e outras coisas que Deus colocar em seu coração.

Criança de jesus tem energia pra gastar




Lembrancinhas:





Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.
ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS 
Mostre uma figura de crianças orando. 



*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.


A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.




Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
 



 





Conclusão:
Então crianças, o Senhor promete que se formos fiéis à Sua Palavra, Ele também nos sustentará em todas as batalhas de nossa vida. 
   
Prepare as crianças para a saída.
Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). 



Fale o texto bíblico da lição esta em: 
  Atos 3.1-16.
Escreva em um papel e entregue os pais ou responsáveis.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.



Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.
CRIANÇAS ATENÇÃO!
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista
Cpad
maternal-Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal
(Marta Doreto).
Escolinha Bíblica da Garotada
www.materialgospel.com.br
http//gardenofpraise.com/slideshows.htm
Pequeninosdejesusblogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Ensino infantil num cliqueblogspot.com
www.pequeninospracristo.com
criancacrescendocomjesus.blogspot.com/
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
historiasdapalavradedeus.blogspot.com
apascentarospequeninos.blogspot.
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
(GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)



 Escola Bíblica Infantil



Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?





SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.




Jesus faz a vida melhor

Deixe ele conduzir sua vida

Ovelhinhas de Cristo.
  

Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações.
Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).

A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Lembre-se...



LEIA A BÍBLIA!

Vamos lá!!!

"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.
*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário