Vejam estas sugestões:
Para iniciar o estudo, apliquem a:
Dinâmica: A TeiaObjetivo: Refletir sobre as artimanhas e ciladas do inimigo, para destruir a nossa vida espiritual, familiar e social, através dos vícios e jogos.
Material: um novelo de lã ou cordão
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Entreguem o novelo de lã ou cordão para um aluno, solicitem que pegue a ponta do cordão, enrole no dedo e jogue para qualquer pessoa do círculo que está a sua frente. O que pegou o novelo, segura o cordão e joga para outro colega até o último aluno.
- Ao terminar, você verão uma formação de uma teia.
- Então, perguntem: Para que serve uma teia de aranha?
Espera-se que os alunos falem que a aranha tece a teia para servir de armadilha para pequenos insetos e depois devorá-los.
- Perguntem: O que isto pode representar para nossa vida cristã? Cair na teia e ser devorado pelos vícios e jogos?
Aguardem as respostas.
- Depois solicitem que os alunos soltem a teia no chão e desembaracem os fios. Certamente haverá dificuldade.
- O que isto pode representar?
Ficar embaraçado com as coisas do mundo não deve ser o desejo nosso, e quem já se encontra viciado, isto é, preso na teia, tem dificuldade de sair. Por isso, devemos ter cuidado, Deus pode nos dar força para resistir as ciladas do inimigo, como os vícios e os jogos.
Dinâmica: Ética Cristã
Objetivo:
Concluir o estudo sobre ética cristã em oposição as questões morais do nosso tempo.
Material:
01 esponja
01 filtro de papel
Procedimento:
- Falem: Estamos concluindo o estudo sobre ética cristã que tem sido desafiada e confrontada pelos valores mundanos atuais.
- Peçam para que os alunos citem as ideias estudadas em cada lição.
Acrescentem algumas que porventura os alunos tenham esquecido de falar.
- Apontando para os temas estudados, falem: Somos bombardeados diariamente com uma enorme quantidade de ideologias, mas podemos confrontá-las de acordo com a palavra de Deus.
- Apresentem para a turma a esponja e falem:
Há pessoas que são como esponjas, que absorvem tudo que ouvem do sistema mundano ou o que são apresentados como argumentos para convencimento, como se fosse algo natural.
Mas, a Bíblia adverte: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!”(Isaías 5:20).
- Agora, apresentem um filtro de papel e perguntem:
Para que serve um filtro de papel?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem: Sabemos que um filtro serve para reter aquilo que não se deseja que permaneça no que está sendo coado. Isto nos remete as ideologias que estamos sendo propagadas e tidas como verdades, mas que precisam ser analisadas e passar pelo filtro da ética cristã, que está embasada na Palavra de Deus.
A Bíblia nos ensina: “Examinai tudo. Retende o bem”(I Tessalonicenses 5:21).
- Para concluir, falem em que cada tema estudado, as informações foram analisadas e só podemos absorver e deixar passar pelo filtro aquilo que é bom e que está de acordo com a palavra de Deus; as demais coisas devem ser rejeitadas. Que Deus nos dê sabedoria diante da ética mundana, para que continuemos sendo “luz do mundo” e “sal da terra”.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo///blogatitudedeaprendiz.blogspot.com
Endereço na descrição dos vídeos:
Bíblia online
Bíblia sagrada online
HINOS SUGERIDOS:
Harpa Cristã: 75
Harpa Cristã: 235
Harpa Cristã: 432
Fonte: Revista Betel ConectarJovens: Betel Conectar, 4º Trimestre de 2020: Ética Cristã: Os desafios do comportamento na atualidade
Jovens: Betel Conectar, 3º Trimestre de 2020 | Fim dos tempos: o arrebatamento e o juízo de Deus?
Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsídios, Pré - aulas: Arquivo
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