Num encontro já considerado histórico, ainda que demasiado envolto em polêmica, o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, de visita a Lisboa numa visita não oficial, aproveitou a presença de Mike Pompeo, o secretário de estado norte-americano, para afirmar o direito de Israel a anexar o vale do Jordão, afinal nada mais do que território bíblico concedido por Deus a Israel.
O encontro de Quarta à noite num hotel da capital portuguesa permitiu ainda a Netanyahu abordar com Pompeo a questão do acordo mútuo de defesa, que ambos concordaram em fazer avançar.
Este tratado mútuo permitirá a Israel não agir sozinho numa eventual guerra contra o inimigo Irã, cada vez mais prepotente e ameaçador. Para o primeiro-ministro de Israel, esta é “uma oportunidade histórica”, tanto mais que não se sabe por quanto tempo o atual presidente norte-americano Donald Trump “aguentará” a presidência do seu país. A administração Trump tem sido aquela que mais tem favorecido Israel, como foi o caso do reconhecimento de Jerusalém como capital do estado judaico, e ainda da anexação israelita dos Montes Golã como parte do seu território.
IRÃ, IRÃ, IRÃ
Nas comunicações feitas pelos líderes reunidos em Lisboa, o tema principal abordado teria sido o Irã, cujo regime Netanyahu espera ver “desmoronar”, tanto mais que a altura é propícia para tal, com manifestações contra o governo de Teerã nas ruas do Iraque, Líbano e do próprio país, onde as forças armadas dos ayatollahs têm dizimados centenas de pessoas durante as grandes manifestações da população contra o aumento do preço dos combustíveis.
A Força Aérea de Israel bombardeou nestes últimos dias mais um lugar de armazenamento de armamento iraniano em território sírio, e a Marinha norte-americana também interceptou um carregamento de sofisticados mísseis iranianos a caminho do Iêmen, o que prova o crescente envolvimento e ameaça do regime iraniano em toda a região do Oriente Médio.
Fonte: Shalom Israel.
Últimos Acontecimentos Bíblico é Notícias
Últimas Noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário