7 de dezembro de 2019

Lição 10: Escapando da ira vindoura: Betel Conectar+ 4º Trimestre de 2019 - Jovens

BÍBLIA ONLINE
TEXTO DE REFERÊNCIA
Apocalipse 20.11-15
11 Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

12 Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito segundo o que estava registrado nos livros.

13 O mar entregou os mortos que nele havia e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito.

14 Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. 

15 Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo. 
VERSÍCULO DO DIA
1 Tessalonicenses 1.10
E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.  




OBJETIVOS DA LIÇÃO
Entender o que é ira vindoura;
Saber quem passará por ela;
Descobrir como escapar da ira vindoura.


Para impactar
Estamos vivendo o fim dos tempos! A volta de Cristo é iminente! Você está preparado para esse evento?



Introdução
Certamente você já ouviu alguém falar que os ponteiros no relógio de Deus estão quase cruzando. Os sinais da volta de Jesus são visíveis e incontestes. O cristão é capaz de "discernir os sinais dos tempos" e estar prontos para receber Jesus com avidez e alegria.


Ponto chave

A condenação da humanidade veio pelo pecado, mas a salvação veio pela obra do Senhor Jesus na cruz do Calvário, que permite a todo aquele que o aceitar como Salvador livrar-se do dia da ira.


1. O QUE REPRESENTA A IRA VINDOURA?

E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir? Ap 6.16-17


1.1. Esclarecendo o que é ira
Ira é um estado extremo de nervosismo, indignação, sentimento de inquietação por desaprovar algo.
A Bíblia relata alguns momentos da ira de Deus sobre as pessoas, povos e nações, não por Ele ser mal ou cruel, mas pelo fato da indignação quanto a corrupção da humanidade.
Devemos entender que a ira de Deus é completamente diferente da ira do homem, pois Deus se ira sem perder a sua Santidade, sua Imparcialidade e sua Justiça, que por sinal são perfeitos. Já o homem se ira e nem se preocupa com aquilo que é justo, ele simplesmente age como se fosse um vingador justiceiro.
"Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto.", Sl 89.14



1.2. A ira vindoura
Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?", Lc 3.7
João Batista, quando ministrou essa mensagem, deve ter deixado muita gente intrigada sobre o que seria o dia da ira e quando seria. Pois bem, o dia da ira futura é o dia em que Cristo não mais estará como advogado e sim como juiz, e julgará as nações e condenará ao fogo eterno todos aqueles que não aceitaram sua obra redentora.
"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Ap 20.15



Para refletir e adorar
Se somos crentes em Jesus Cristo, já passamos pela tempestade do Juízo, Ela aconteceu na cruz.
Billy Graham


2. UM EVENTO MARCANTE
E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Ap 20.12


2.1. Para quem será o juízo final?
Segundo a Bíblia Sagrada, o juízo final será para os anjos caídos e para as nações, apenas quem não participará no Juízo como réus serão aqueles que foram arrebatados e os que ressuscitaram como diz em 1 Ts 4.16.
"Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?", 1 Co 6.2-3



"...mas a salvação veio pela obra do Senhor Jesus na cruz do Calvário..."


2.2. Uma sentença irreversível
Diante do que a Bíblia diz, no Juízo Final, as pessoas se apresentarão diante do grande trono branco, onde Cristo estará assentado; e aquele cujo nome não se encontrar escrito no livro da vida, será condenado eternamente.
"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Ap 20.10



3. ESCAPANDO DA IRA VINDOURA

Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Rm 5.9


3.1. Crendo na obra da redenção
A condenação da humanidade veio pelo pecado, mas a salvação veio pela obra do Senhor Jesus na cruz do Calvário, que permiti a todo que o aceitar como Salvador livrar-se do dia da ira.
A graça instituída pelo Senhor Jesus permite ao homem ser alcançado, porém no dia da ira a graça terá dado lugar ao Juízo.
"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Jo 3.17



3.2. Atitudes que nos livram da condenação
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hb 12.14
Quem quiser ver o Senhor, ou seja, ser salvo da condenação futura, é necessário amar a Deus, santificar-se e amar o próximo como a si mesmo, regras básicas e fundamentais para livramento do dia da condenação de toda a impiedade.
Charles Spurgeon escreveu:
"Já não haverá mais tempo quando o juízo vier e, quando não houver mais tempo, qualquer modificação será impossível.



Conclusão
Fomos destituídos da glória de Deus, porém somos alcançados pela Sua maravilhosa graça!
A ira de Deus virá no dia do juízo sobre o pecador, mas aquele que aceitar Jesus como Senhor receberá a vida eterna.


Aprendeu
Responda
1. O que é ira?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2. Para quem será o juízo final? 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3. Quais são as atitudes que nos livram da condenação?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Lições bíblicas Betel
Ano 2019
   Revista Betel Conectar+ 4º Trimestre de 2019 - Jovens: Tema: “Escapa-te por tua vida!”












Lições bíblicas Betel



Lições bíblicas Betel








Lições bíblicas Betel








 Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família



 


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário