26 de dezembro de 2019

Lição 13: A Relevância da Experiência Cristã: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

  
BÍBLIA ONLINE
TEXTOS DE REFERÊNCIA
João 9.9-11,24,25
9 - Uns diziam: E este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
10 - Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
11 - Ele respondeu, e disse lhe o homem chamado Jesus fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.
24 - Chamaram, pois, pela segunda vez, o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador
25 - Responde u ele, pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, e é que, havendo e u sido cego, agora vejo. 





Texto Áureo
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem e vê. João 1.46.



Verdade Aplicada
O cristianismo desafia o homem a viver sua própria experiência com Jesus Cristo, ao invés de se limitar a conclusões baseadas em teorias.


Objetivos da Lição
- Aprender que a experiência cristã é produzida através da crença naquilo que é real;
- Explicar que a experiência cristã trás propósitos e diretrizes para a vida;
- Mostrar que a experiência cristã não é uma imposição, mas um convite. 




Motivo de Oração
Nesta última aula do ano, ore a Deus agradecendo pelo sustento, oportunidades e fôlego de vida.


Hinos Sugeridos:
Harpa Cristã: 37



Harpa Cristã: 246



Harpa Cristã: 473

Introdução
Os críticos do cristianismo querem rebaixar sua realidade a um mero condicionamento da mente e da manipulação das emoções humanas. Seria mesmo o cristianismo uma simples "muleta " emocional?

1 - A Crença no Real
[...] O cristianismo conta com milhares de pessoas em cada raça, cada país, cada profissão, que testificam ter vivido uma experiência real com Jesus Cristo, que mudou suas vidas. Isto é fato, e não uma simples emoção.

1.1 - As Meras Emoções não Perduram no Cristianismo
Temos que admitir que certos evangelistas manipulam as emoções de seus ouvintes, mas o resultado é passageiro e não dá frutos.

1.2 - Os Condicionamentos não dão resultado no Cristianismo
Não se pode confundir experiência cristã com reflexos condicionados. Milhares de pessoas criadas em lares cristãos, infelizmente, nunca se converteram ao cristianismo. Entretanto,muitos que não tiveram tal influência confiam em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, e isto não pode ser explicado exclusivamente com base no seu passado e no seu ambiente.

1.3 - A Experiência Cristã Racional
No texto de João 1.46, encontramos o maior desafio para aqueles que duvidam das experiências da vida cristã: "Vem, e vê", simples assim.

2 - Propósitos e Diretrizes
"Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8.12). O homem sem Jesus anda na escuridão, como alguém que, em um quarto escuro, anda tateando, procurando o interruptor para ligar uma lâmpada. Quando a luz se acende, surge uma sensação de segurança. Assim é também quando o homem sai das trevas e vivência a experiência cristã, passando a andar na luz da vida espiritual que é Cristo Jesus.

2.1 - A Realidade de Vidas Transformadas pela Experiência Cristã
Uma máxima antiga diz que "contra fatos não há argumentos". Como justificar mudanças de vidas, de forma radicais, de pessoas totalmente desenganadas pelos métodos humanos.

2.2 - Abrangência da Experiência da Vida Cristã
[...] Assim, todos os aspectos da vida do homem, material e espiritual, são alcançados pela experiência da vida cristã. O fato de que uma sólida experiência cristã é também a robusta saúde mental e espiritual, também é uma evidência da validade do Evangelho.
2.3 - A Experiência da Vida Cristã tem Propósitos Eternos
Não há dúvidas que os homens que não têm a experiência da vida cristã, têm propósitos temporários, tais como a família, a carreira profissional e o dinheiro, que lhes darão satisfações limitadas. [...] A vida cristã proporciona uma vida melhor neste mundo e a convicção de uma vida eterna com Deus (Mc 10.28-30).
3 - A Experiência Cristã é uma Escolha Pessoal
Diferente de outros sistemas políticos e religiosos, o cristianismo tem implicações mutuas entre a vontade divina e o livre arbítrio do homem.
3.1 - Jesus como Filho do Homem
Se alguém quer" (Lc 9.23), é a máxima norteadora para quem quer seguir Jesus, pois a conversão depende da decisão pessoal. Não há imposição ou ameaças.
3.2- A Experiência Cristã é para Todos os Homens
E dizia a todos" (Lc 9.23). Todos os homens são atraídos para a cruz de Cristo. Mesmo que nem todos se aproximem, o convite permanece aberto. Isto é confirmado nas palavras do apóstolo Paulo: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam." (At 17.30).
Questionário
1) Se seguir a Jesus fosse baseado em meras emoções, e não em experiência reais, o que já teria acontecido com o cristianismo?
R. Já teria sucumbido.



2) Qual o maior desafio para aqueles que duvidam da experiência da vida cristã?

R. "Vem, e vê" (Jo 1.46).



3) O que estão, durante a vida terrena, inextricavelmente interlaçados?
R. O corpo e o Espírito do homem.




4) O que a vida cristã proporciona?
R. Uma vida melhor neste mundo e a convicção de uma vida eterna com Deus (Mc 10.28-30).




5) Qual é a máxima norteadora para quem quer seguir Jesus?

R. Se alguém quer (Lc 9.23).





Slides:





















Fonte: Slides das imagens acima-www.revistaebd.com.Editora betel
Apologética Cristã.
O estudo trata-se sobre Ciência e Fé Cristã que é comentada pelo Pr. Joabes Rodrigues do Rosário, presidente da Assembleia de Deus ministério de Madureira campo Araguaçu–TO.  




Videos aulas:
O endereço na descrição dos videos





Lições bíblicas Betel
Ano 2019

 Revista Editora Betel Dominical Adultos - 4º Trimestre de 2019: Apologética Cristã: A Importância da Defesa da Fé diante dos Desafios da Sociedade Atual


Adultos: Betel Dominical 3º Trimestre de 2019 - Tema: Lucas: Uma exposição bíblica e cristocêntrica do Evangelho, da misericórdia e do amor de Deus pela humanidade, através da vida e obra de Jesus, o Filho do homem.



Adultos: Betel Dominical 2º Trimestre de 2019
- Tema: Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus. A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão



Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos



 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos



 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos



 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.


Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel


Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »



Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel



 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel



 Adultos: Lições Biblicas Arquivo

 
 Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário