20 de dezembro de 2019

Lição 12: Jesus, Verdadeiro Deus, Verdadeiro Homem: Central Gospel - Jovens e adultos

BÍBLIA ONLINE

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
João 1.1-13

1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 - Ele estava no princípio com Deus.
3 - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 - Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
5 - E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
6 - Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
7 - Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
8 - Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
9 - Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
10 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 - Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
13 - Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.



TEXTO ÁUREO
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9.6


Palavra introdutória
O texto áureo desta lição (Is 9.6) manifesta o testemunho profético das duas naturezas do Senhor Jesus, quando faz referência ao menino que nasce (Jesus-homem) e ao Filho que nos é dado (Jesus-Deus). O termo menino evidencia a natureza humana do Senhor Jesus; enquanto o termo filho revela a natureza divina de Cristo.


1. JESUS-HOMEM: O MENINO NASCE
1.1. Semelhante a nós
Diversas passagens bíblicas comprovam a humanidade de Cristo.
Como homem, Ele experimentou as mesmas coisas que experimentamos.

Ele nasceu da mesma forma que todas as crianças (Lc 2.7);
desenvolveu-se em estatura como qualquer outro jovem (Lc 2.40,52); assumiu a semelhança de carne pecaminosa, mas não o pecado da natureza carnal (Rm 8.3; 2Co 5.21).



1.1.1. Outras evidências textuais
O Dr. Harold L. Willmington, em sua obra teológica intitulada "Guia de Willmington para a Bíblia", contempla-nos com um joia de inestimável valor a respeito da humanidade do Senhor Jesus: Na dimensão física - Seu corpo foi concebido no ventre de uma mulher (Mt 1.20; Lc 1.31), e com aquele corpo, Ele viveu na Terra (Mt 26.12). Ele possuía carne e sangue (Hb 2.14); Ele sentiu fome (Mt 4.2; 21.18); Ele sentiu sede (Jo 4.7; 19.28); Ele cansou-se (Jo 4.6); Ele dormiu (Mt 8.24); Ele suou gotas de sangue (Lc 22.44); Ele sofreu (1 Pe 4.1); Ele sangrou (Jo 19.34); Ele morreu (Mt 27.50; 1 Co 15.3).
Na dimensão cognitiva - Ele era sábio (Lc 2.40,52); Ele aprendia (Lc 2.46,47; Hb 5.8).
Na dimensão emocional - Ele amou (Mc 10.21; Jo 11.3; 13.23); Ele demonstrou compaixão (Mt 14.14; Mc 1.41; Lc 7.13); Ele irou-se e entristeceu-se (Mc 11.15-18); Ele sentiu alegria (Lc 10.21) etc.



2. JESUS-DEUS: O FILHO NOS É DADO
2.1. O testemunho das Escrituras
Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento expõem de modo claro e sublime a divindade do Senhor Jesus. Observe:


2.1.1. No Antigo Testamento
Gênesis 3.15 - Neste texto, encontramos a primeira referência feita ao Verbo divino. Jesus só poderia ser o Redentor da humanidade porque, além de humano, possuía todos os atributos da divindade.
Isaías 7.14 - Isaías vaticinou que a virgem conceberia e daria a luz um filho, cujo nome seria Emanuel (hb. Deus Conosco). Esta profecia é uma clara referência ao Verbo que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14).
Miqueias 5.2 - Inspirado pelo Espírito do Senhor, além de anunciar o lugar do nascimento do Messias (Belém), Miqueias referiu-se a Ele da seguinte maneira: [Aquele] cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Jesus é eterno. Jesus é Deus.
Isaías 9.6 - Isaías atribui a Jesus nomes e títulos inerentes a Deus: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.



2.1.2. No Novo Testamento: João
João, em seu evangelho apresenta-nos Aquele que é divino. Observe:
O testemunho do Pai (Jo 5.32-37; 8.18);
O testemunho do Filho (Jo 8.14; 18.37);
O testemunho do Espírito Santo (Jo 15.26; 16.13-15);
O testemunho da Palavra (Jo 1.45; 15.25; 19.36);
O testemunho de João Batista (Jo 1.7; 5.32-35);
O testemunho das obras (Jo 10.25; 14.11).



2.1.3. No Novo Testamento: Paulo
Paulo estava convicto de que Cristo possuía a mesma natureza do Pai. Observe: Gálatas 4.4,5 - Paulo compreendia que havia um plano eterno a ser cumprido na plenitude dos tempos.
Colossenses 1.19; 2.9 - O apóstolo sabia que em Cristo residia toda a plenitude (gr. pléróma = deidade plena).
1 Timóteo 3.16 - Um ser humano comum não poderia possuir a glória que havia em Cristo.
Tito 2.11-13 (NTLH) - Paulo afirma a Tito que Deus revelou a sua graça [por intermédio de Cristo] para dar a salvação a todos.



3. VATICÍNIOS RELACIONADOS AO VERBO DIVINO GERADO EM UM VENTRE HUMANO
3.1. O Espírito Santo descerá
Gabriel, o anjo do Senhor, declarou: Descerá sobre ti o Espírito Santo (Lc 1.35). Os editores de O Novo Comentário Bíblico Novo Testamento apropriadamente destacam: "A concepção virginal de Jesus indica que Ele é singularmente separado, o Santo, expressão que aqui é mais do que um título, é uma descrição da natureza sem pecado de Jesus. O nascimento ímpar é outra razão pela qual o menino pode ser chamado de Filho de Deus". (RADMACHER; ALLEN; HOUSE. Central Gospel, p. 147).
Quando Maria declarou: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1.38), naquele momento o Espírito Santo desceu sobre ela, poderoso, sublime e excelso.


3.2. A semente dará o seu fruto
A primeira profecia bíblica (Gn 3.15), confirmada pela declaração do apóstolo Paulo no Novo Testamento (Gl 4.4), destaca a semente da mulher como fonte originária do Senhor Jesus.
Nas palavras do teólogo Albert Barnes: "Isso significa evidentemente, que o corpo de Jesus seria criado pelo poder direto de Deus. Não foi por geração ordinária; mas, como o Messias veio para redimir os pecadores - para fazer expiação por outros, e não por si mesmo, era necessário que sua natureza humana fosse pura e livre da corrupção da Queda. Deus preparou-lhe, portanto, um corpo pela criação direta que deveria ser puro e santo (Hb 10.5).


4. JESUS CRISTO, PLENAMENTE DIVINO, PLENAMENTE HUMANO
Ao se afirmar que Jesus é divino, está-se dizendo que Ele possui em si a plenitude da divindade; está-se dizendo que Ele é Deus, o ser supremo e sobrenatural que criou o Universo - esta é a ideia encontrada em Colossenses 2.9.


4.1. O depoimento da Teologia
O colegiado de teólogos cristãos manifestou-se acerca de uma doutrina fundamental da fé cristã: a união das duas naturezas do Senhor Jesus Cristo, a humana e a divina.
No palácio de Savoy, em Londres, cerca de duzentos delegados de cento e vinte igrejas participaram de uma conferência (1658) na qual concordaram, por unanimidade, acerca de uma confissão de fé, disciplina e ordem. Eis a declaração de Savoy: "O filho de Deus, a segunda pessoa da Trindade, sendo verdadeiro e eterno Deus, da mesma substância e igual ao Pai, quando chegou a plenitude dos tempos, tomou sobre si a natureza humana, com todas as propriedades essenciais e enfermidades comuns; embora sem pecado: foi concebido pelo poder do Espírito Santo, no ventre da virgem Maria, e da substância dela. Para que duas naturezas inteiras, perfeitas e distintas, a divindade e a humanidade, fossem inseparavelmente unidas em uma só pessoa, sem conversão, composição ou confusão. Esta pessoa é verdadeiro Deus e verdadeiro homem, mas um só Cristo, o único Mediador entre Deus e o homem.



CONCLUSÃO
Deus fez-se homem para salvar o homem (Is 43.11).
Deus fez-se homem assumindo a forma de servo (Fp 2.6-9), para reconciliar consigo o mundo (2 Co 5.19).
Enfim, Deus fez-se homem para tornar os filhos dos homens filhos de Deus. João 1.12



ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. De acordo com esta lição, responda: Quais testemunhos o Evangelho de João apresenta acerca Daquele que é divino?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------








  Vídeo aula: 
Endereço na descrição do vídeo




Central Gospel
ANO 2019 
 Revista Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 60 - 4º Trimestre de 2019 - Tema: Corpo, Alma e Espírito: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 59 - 3º Trimestre de 2019 - Tema: Família Cheia da graça: Revista Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 

 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017

 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário